You are on page 1of 10

Planejamento Estratgico da Qualidade.

essencial para qualquer organizao. O P.E.Q. um processo estruturado para definir a misso ampla e as metas estratgicas para uma empresa, e a definio dos meios a serem usados para atingir as metas. No setor privado as metas estratgicas so orientadas rentabilidade ($) e no setor pblico, essas metas estratgicas so orientadas para misses (rentabilidade social).

Etapas do Processo Estratgico


Planejamento da Qualidade: Atividade de desenvolvimento dos produtos e processos, sempre buscando satisfao do cliente. Controle da Qualidade: Controlar, Avalia,Compara o desempenho, se precisar reprograma a qualidade. Melhoramento da Qualidade: Nesta etapa o meio de elevar o desempenho da qualidade a nveis sem precedentes.

Conselho da Qualidade: Supervisiona o estabelecimento e a manuteno da Gesto Estratgica da Qualidade. Este conselho deve est interligado com todos os nveis da organizao. Melhoria Contnua (Kaizen): Utiliza os talentos de cada colaborador como um diferencial competitivo. Sendo o capital humano o diferencial competitivo.

Princpios da Qualidade Total


Para obter xito na implantao da Qualidade total preciso envolvimentos de todos os colaboradores. O princpio da qualidade composto por 10 etapas. Onde apresentara novas atitudes, valores, objetivos e instrumentos a serem usados.

Princpios. 1 Total Satisfao dos Clientes: Atendimento ao cliente; Conhecer o cliente; Avaliao Sistemtica dos clientes; Superao de expectativas; Comparao do desempenho com os concorrentes. 2 Gerncia Participativa.

Incentivo manifestao de ideias e opinies; Participao nas decises; Atitudes do gerente: liderana para orientar e facilitar. 3 Desenvolvimento dos Recursos Humanos. Valorizao do ser humano; Capacitao para o trabalho; Motivao no trabalho; Satisfao com o resultado.

4 Constncia de Propsitos Persistncia; Continuidade: Coerncia nas atitudes e prticas; Planejamento estratgico; Alinhamento. 5 Aperfeioamento Contnuo Predisposio para melhorias; Inovaes; Uso de novas tecnologias.

6 Gerncia de Processos Cadeia Cliente Fornecedor integrao de processos. Gerenciar processos significa : Planejar, Desenvolver, executar, Controlar e Agir. 7 Delegao Descentralizao; Autonomia para tomada de decises; Respeito para as aes delegadas.

8 Disseminao de Informao Conhecimento do negcio, misso, propsito, estratgia e planos; Troca de informaes com o meio exterior; Sistema Interno de difuso das informaes. Fluxo de informaes rpido e constante; Transparncia da organizao.

9 Garantia da Qualidade Aes sistemticas e planejadas; Estabilidade dos processos e rotinas; Confiabilidade certificao; Formalizao do processo; Garantia da Qualidade em Servios. 10 No aceitao de erros No se conformar com erros; Definio do certo; Atitude preventiva.

You might also like