You are on page 1of 48

Reflexo da Luz

A reflexo da luz o fenmeno que consiste no facto de a luz, ao incidir sobre uma superficie de separao entre dois meios, ser reflectiva pela mesma

Leis da Reflexo
1 lei da reflexo O raio de luz reflectido e o raio de luz incidente, assim como a recta normal superfcie, pertencem ao mesmo plano, ou seja, so complanares.

2 Lei da reflexo O ngulo de reflexo (r) sempre igual ao ngulo de incidncia (i).

As duas leis na prtica

Ao ngulo formado pelo raio reflectido, e a mesma recta normal (N), d-se o nome de ngulo de reflexo.

O ngulo formado pelo raio incidente (a recta que o contm) e a recta N, o ngulo de incidncia

Se o ponto onde ocorre a reflexo (e a refraco) permitir que a maior parte da luz seja refletida e essa reflexo for regular, dizemos que a superfcie entre os dois meios se constitui num espelho. Se essa superfcie for plana ento o espelho plano, se a superfcie for esfrica, o espelho esfrico, como os nomes indicam

Espelho Cncavo

Espelho Convexo

Como se forma uma imagem num espelho?

Exemplo mais prtico, num espelho plano de uma casa, onde a imagem real

O que refrao?
a passagem de um onda de um meio para outro diferente havendo mudana na direo. Dependo do prximo meio onde se propaga a onda modifica a sua a velocidade e o seu comprimento, enquanto a frequncia mantm se sempre igual.

ndice de refrao
O ndice de refrao a relao entre a velocidade de luz no vcuo(c) e a velocidade num determinado meio.

Equao que mostra o ndice de refrao

N=c/v
C a velocidade da luz no vcuo V a velocidade da luz naquele meio que estamos a estudar N o ndice de refrao naquele meio

Caractersticas dessa equao


A maioria dos materiais tem velocidade menor que o do vcuo logo o n vai ser quase sempre maior que 1. A velocidade tambm depende da frequncia, como e o caso da velocidade no ar, algumas cores tem maior velocidade que outras. Por isso quando passamos um feixe de luz branca por um prisma, ira a acontecer decomposio da luz podendo observar-se o espectro da luz branca. Esta refrao diferencial das vrias frequncias recebe um nome especifico que disperso

Caractersticas dessa equao


Em cada meio de material quanto maior for a velocidade menor ser a frequncia ou vice-versa. A frequncia ser tambm proporcionalmente ao valor do ndice de refrao ou seja quanto maior for o ndice maior ser a frequncia. Em geral quando aumenta a densidade de um meio a sua ndice de refrao tambm aumenta, como sabemos a temperatura e a presso alteram a densidade logo tambm vo alterar o ndice de refrao. A maioria do ndice de refrao no ultrapassa o n= 2 s o diamante ultrapassa que e de 2.4

Comunidade tica
Para que haja mudana de direo e velocidade, tem de haver passagem de uma onda entre dois meios diferentes ou seja Na Nb, ou seja, existe refrao. Caso no existe mudana de velocidade nem de direo significa que Na=Nb,ou seja, no existe mudana de meio, e assim dizemos a isto de comunidade tica.

ndice de refrao relativo


Caso queremos ver qual o ndice de refrao de um meio, e analisa-lo em relao a um outro meio bastamos fazer O ndice de refrao de um meio a dividir pelo outro e assim vemos qual o ndice de refrao de um meio em relao ao outro.

Primeira lei da refrao


O raio incidente, o raio refratado e o normal, no ponto de incidncia esto contidos no mesmo plano.

Segunda lei da refrao(lei de Schnell descartes)


A lei de Schnell-Descartes foi descoberta experimentalmente pelo holands Schnell e mais tarde deduzida pelo Descartes, a partir da teoria corpuscular da luz. Por isso chama-se segunda lei da refraccao ou lei de Schnell-Descartes

O que Segunda lei da refrao?


Os senos de incidncia e de refrao so diretamente proporcionais as velocidades de ondas dos respetivos meios.

Equaes que comprovam a segunda lei


1 Inicialmente a teoria foi feita desta forma, mas depois para ser mais facil aplicar-se a segunda forma

Explicao da equao e respetivas concluses


Por isso podemos concluir quanto maior for o ndice de refrao menor ser o ngulo. Por isso para manter a igualdade da equao dois e preciso que o menor ngulo acontece no meio mais refringente e vice versa. E tambm podemos concluir que um meio com maior ndice de refrao diz-se refringente ou seja, meio mais denso, e o que possui menor ndice de refrao diz-se menos refringente ou seja menos denso.

Explicao da equao e respetivas concluses


Quando a incidncia for normal, no haver desvio e teremos , e, portanto, , de modo que a Segunda Lei tambm vlida nesse caso, na forma da equao 2:

Casos em ngulos pequenos


ngulo em graus ngulo em radianos Seno Tangente 0 0 0 0

0,035

0,035

0,035

0,070

0,070

0,070

0,105

0,104

0,105

0,140

0,139

0,140

10

0,174

0,174

0,176

Concluses dos ngulos pequenos


Podemos concluir que ate aos 10 graus que quer o valor em radianos, quer o valor em seno e na tangente so muitos idnticos. Podemos aqui aplicar a segunda lei de refrao, mas caso tenhamos os ngulos na unidade radianos.

Como as fibras pticas surgiu.


A fibra ptica foi inventada pelo fsico indiano Narinder Singh Kapany. Tendo muitos mtodos de fabricao, os mais conhecidos so MCVD, VAD e OVD.

O que so as fibras pticas?


A fibra ptica um fio de vidro ou de materiais com caractersticas idntica, transparente e flexvel com capacidade de transmitir luz. Tal filamento pode apresentar dimetros variveis, dependendo da aplicao, indo desde dimetros insignificante, da ordem de micrmetros (mais finos que um fio de cabelo) at vrios milmetros.

Existe dois tipos de fibras pticas:

Caractersticas das fibras


monomodo Permite o uso de apenas um sinal de luz pela fibra. Dimenses menores que os outros tipos de fibras. Maior banda passante por ter menor disperso. Geralmente usado laser como fonte de gerao de sinal. multimodo
Permite o uso de fontes luminosas de baixa ocorrncia tais como LEDs(mais baratas). Dimetros grandes facilitam o acoplamento de fontes luminosas e requerem pouca preciso nos conectores. Muito usado para curtas distncias pelo preo e facilidade de implementao pois a longa distncia tem muita perda.

Vantagens do uso das fibras:


Tamanho reduzido. Capacidade para transportar grandes quantidades de informao ( Dezenas de milhares de conversaes num par de Fibra); Perdas de transmisso baixa e banda passante grande; Imunidade s interferncias electromagnticas; Matria-prima muito abundante. Imunidade a interferncias ao ruido

Desvantagens do uso de fibras:


Custo ainda elevado de compra e manuteno; Fragilidade das fibras pticas sem encapsulamento; Dificuldade de conexes das fibras pticas; Acopladores tipo T com perdas muito grandes; Impossibilidade de alimentao remota de repetidores; Falta de padronizao dos componentes pticos.

APLICAES
sistemas de comunicao

Sistemas de sensores

Aplicaes militares sistemas de comunicao de voz; substituem cabos metlicos convencionais; sistema de navegao; controle de misseis.

O que difraco?
Difraco um fenmeno que pode ser sonoro ou luminoso. Fenmeno que ocorre com as ondas ao passarem por um orifcio ou contornarem um objecto cuja a dimenso da mesma ordem de grandeza que o seu comprimento de onda ().

A difraco ser maior quanto maior for o comprimento da onda e menor for o tamanho da fenda. O comprimento de uma onda sonora varia de 1,7 cm (agudo) a 17m (grave), j o comprimento da luz demasiado pequeno comparado com uma porta, varia na ordem dos micrmetros .

Tipos de difraco
Difraco de Fraunhofer o tipo de difraco mais simples; O tipo de onda difractada plana. Usa clculos matemticos mais simples. Difraco de Fresnel Tipo mais complexo; Usa clculos matemticos mais complexos; A onda no plana.

Exemplos de difraco:

You might also like