You are on page 1of 26

CRITRIO POLTICO

O Direito romano apresenta-se-nos como uma expresso do poderio politico de Roma, a sua vigncia s atinge perodos de grandeza quando protegido pelo imperium (poder poltco), um direito tipicamente imperial. Esta situao passvel de ser observada durante a poca clssica central (perodo de esplendor do direito romano) pois coincide com o auge do poderio romano (poca imperial) Importncia do poder poltico para o Direito: Para alm da cincia os juristas precisam de autoridade social para que as suas doutrinas se imponham e triunfem. Ao jurista no lhe basta ser um mero cientista visto que a opinio jurdica no uma simples equao matemtica; no basta ser exacta, necessrio alm disso ter uma certa autoridade social a sustent-la. A principio os juristas romanos tinham autoridade social proveniente da linhagem. (era aristocrtica) Depois, com Augusto, chamou pessoas de classe mdia a cargos importantes e lhes concedeu o ius publice respondendi passaram a ter autoridade politica. Com Adriano, os juristas obtiveram autoridade de carcter burocrtico Por ultimo, surge o imperador, no baixo imprio, como fonte nica das leis.

Roma antes da Civitas passou por vrios grupos polticos: Famlia: no inicio as pessoas encontravam-se sob o comando de um Paterfamilias, que significava chefe de famlia, o vnculo que ligava as pessoas ao paterfamilias no era de sangue mas sim de sujeio ao seu poder. Gens: da famlia passa-se h Gens, em que as pessoas eram conhecidas pelo seu nome. Curia: da Gens os romanos passaram formao das curias; cerimonias solenes de homenagem a uma divindade, onde era nomeado um chefe que presidia a esses rituais. Tribus: Da Curia nasce a tribus, que j consistiam numa organizao mais vasta. Civitas: Por ultmo, quando as crias se sentiam ameaadas uniam-se para se defender, foi da que com a nomeao do Rex nasceu a civitas.

Nos 1s tempos Roma foi governada pela realeza, mas quase todos os reis so lendrios apenas os ltimos 3 parecem ser histricos. No regime monrquico de Roma, o poder politico encontrava-se dividido em 3 elementos: Rei: Sumo sacerdote, chefe do exrcito, juiz supremo. O seu cargo era vitalcio, mas no hereditrio. No entanto cada rei podia designar o seu sucessor. Todavia este s era considerado rex depois de investido pelo povo reunido no comcio das crias. Senado: Os seus elementos, numa primeira fase eram escolhidos apenas de entre os patrcios, numa segunda fase, da qual no existe data precisa, foram excepcionalmente admitidos alguns plebeus. Em 312 a.c, pela Lex Ovinia os plebeus alcanaram entrada definitiva. O senado, uma das instituies politicas mais antigas de Roma, foi criado sobretudo para aconselhar o rex, posteriormente, teve ainda as atribuies de nomear o interrex ( o membro do senado que havia de exercer o poder durante o interregno entre a morte de um rei e a nomeao do seu sucesso r) e a de conceder a auctoritas patrum (concentimento, ratificao) s leis votadas nos comcios. Povo: A sociedade romano, desde o seu inicio era constituda por patrcios e plebeus, enquanto que os patrcios era detentores de todos os privilgios os plebeus embora desde sempre considerados cidados romanos no possuam os mesmos direitos que os outros. Embora sem os privilgios concedidos aos patrcios, os plebeus possuam a condio de membros da civitas na organizao politico-militar, que era feita por centuriae (companhia de soldados) e tribus (diviso territorial de carcter militar). A plebe servia-se principalmente da tribus para estabelecer uma organizao parte e com chefes prprios formando como que um estado dentro do estado. O povo, detentor de uma parcela do poder politico, exercia os seus direitos manifestando a sua vontade em assembleias denominadas comcios, estes celebravam-se de um modo obrigatrio, em determinados dias, e tambm sempre que a entidade competente os convocasse. Os comicios mais antigos e mais importantes eram os das crias (Comitia Curiata), das vrias atribuies que teriam, na epoca monrquica, deve destacar-se a investidura do rei no poder, por meio da lex curiata de imperio. A partir da repblica, as atribuies das comitia curiata foram absorvidas pelas comitia centuriata e tributa, conservando apenas as atribuies de cariz religioso.

MONRQUIA (753 a 510 A.C)

REPBLICA (510 a 27 A.C)


A partir de 510, o poder supremo j no reside num nico chefe, mas geralmente em 2 (consules), estes exercem o cargo por um ano e no por toda a vida. So eleitos pelo povo. A constituio republicana consta de 3 elmentos: as magistraturas, o senado e o povo. Magistraturas: Compreendia todos os detentores de cargos polticos de consulado para baixo. Inicialmente so os grandes detentores do imprio (poder supremo) que anteriormente pertencia aos reis. As magistraturas importantes eram: a dos consules, a dos censores, dos pretores, dos questores e dos edis curuis, designavam-se magistraturas ordinrias. Os poderes dos magistrados dividiam-se em: Potestas: o poder de representar o povo romano, era comum a todos os magistrados embora em graus diferentes. Imperium: era o poder de soberania e continha as faculdades de: 1) comandar os exercitos 2) convocar o senado 3) convocar as assembleias populares e 4) administrar a justia; este poder no comum a todos os magistrados mas prprio dos cnsules e dos pretores iurisdicto: o poder especifico de administrar a justia de uma forma corrente nas causas, era o principal poder do pretor, magistrado este que do ponto de vista jurdico o mais importante. Em suma, o pretor era o interprete da lei mas sobretudo o protector do direito. Senado: rgo politico por excelncia da repblica, tinha um verdadeiro carcter aristocrtico. Nele se encontravam reunidas a autoridade, a riqueza e o saber tcnico. (faculdade conceder a auctoritas patrum, como na monrquia) Povo: Reune-se em assembleias ou comicios cujos poderes so o de eleger certos magistrados e o de votar, as leis propostas por esses magistrados, alem de que em certas circunctncias funcionava como tribunal de ultima instncia. Existiam 3 espcies de comcios: os comitia curiata (que entram em franca decadncia), os comita centuriata (que intervm na eleio dos magistrados de grau mais alto e na votao das leis por eles propostas) e os comitia tributa que elegiam alguns magistrados menores e votavam certas leis. Em suma, a constituio politica da republica de Roma funda-se no equilbrio de trs foras: o imperium dos magistrados; a autoritas do senado e a maestas do populus.

PRINCIPADO ( 27 A.C A 284 APX.)


A constituio republicana a uma certa altura entra em crises sucessivas: 1) o alargamento extraordinrio do poder de Roma, dominado todo o mediterrneo 2) - uma profunda desmoralizao da gente de Roma 3)- o aparecimento de novas classes sociais (lutas de classes) 4) - o antagonismo entre a velha nobreza e a nova aristocracia 5)- revolta dos escravos que pretendem liberdade Da, Octvio Csar Augusto, instaura uma nova forma constitucional o principado. O principado era uma monarquia de tendncia absolutista, baseada no prestgio do seu fundador, mas sem desprezar as estruturas existentes na republica. Defensor da tradio romana, Augusto impulsionou o engrandecimento de Roma em todos os ramos do saber, foi um soberano pacificador conseguindo obter uma paz duradoura que ficou conhecida na histria como pax augusta. Os trs elementos desta poca so: Princeps: a figura central da constituio politica, acumula uma serie de titulos e faculdades que lhe so oturgadas pelos orgaos republicanos sobrevivententes. No constitui uma magistratura, mas sim um novo elemento politico de cariz permanente, vai concentrando letamente na sua figura o imperium dos magistrados, a auctoritas do senado e a maestas do populus. Fazendo com que tudo e todos lhe sejam subordinados. Senado: A principio ganha uma certa importncia, mas logo no tempo de Augusto perde grande parte da sua autoridade politica, que gradualmente vai passando para o princips. Mais tarde no final do principado os senatusconsulta so meros discursos do imperador. Povo: Os comicios no foram abolidos, mas pouco a pouco vm a morrer por inactividade. As suas atribuies passam em grande parte para o senado, mas sobretudo, para um novo elemento, o exrcito. verdadeiramente caracterstico do principado a criao de um corpo burocrtico de funcionrios que ho-de chegar, sob as ordens exclusivas do princeps, a fiscalizar tudo.

DOMINADO (284 476)


Os 50 anos antes da subida de Deocleciano ao poder caracterizam-se por: 1) lutas internas 2) falta de prestgio da autoridade pblica 3) conflitos entre o imprio romano e o cristianismo 4) Crise econmica 5) infiltrao dos brbaros 6) demasiada extenso do imprio
Deocleciano sobre ao poder em 284, aclamado imperador pelos seus companheiros de armas. Inaugura um novo regime politico. Proclama-se senhor nico. O seu poder no provm mais de uma lex curiata de imperio, mas de uma investidura divina. Deocleciano procede a vrias reformas: administrativa, econmica e politica. Em 286 estabelece-se a 1 diviso do imprio ficando deocleciano no Oriente e Maximiano no Ocidente Teodsio em 394, reune, pela ultima vez, oriente e ocidente, mas em 395, aquando da sua morte o imprio dividido definitivamente pelos seus 2 filhos. Em suma, como factos principais desta epoca podemos apontar: a reforma poltico-administrativa de Deocleciano; o reconhecimento do cristianismo, a partir do tempo de constantino, como religio oficial; a tendncia para dividir o imprio entre 2 imperadores, por se considerar muito extenso; as invases dos povos brbaros por um processo de infiltrao. Queda dos imprios: Ocidente: a entrada dos brbaros dentro das fronteiras do Imprio Criou, uma barbarizao geral no ocidente, at que em 476 Roma cai definitivamente. Oriente: mais rico e organizado, no sucumbiu s invases brbaras, chegando mesmo no tempo de Justiniano a restaurar parte da sua velha glria, esta parte do imprio conservou-se mais um milnio at que em 1453 caiu s mos do exercito do imprio Turco.

COSTUME
(1FONTE MANIFESTANDI DE DIREITO) a sua fonte esxistendi o populus
O costume principal dos romanos diferente do costume actual existem 3 palavras para indicar a ideia de costume. USUS - habito de agir, sem que isso constitua uma obrigao ou at um simples dever. MORES MAIORUM expresso antiqussima, a 1 a ser utilizada significa a tradio de uma comprovada moralidade, ou seja, uma tradio inveterada que se impunha aos cidados como norma e como fonte de normas . CONSUETUDO Palavra utilizada para traduzir a ideia de costume moderno, isto, a observncia constante e uniforme de uma conduta pelos membros de uma comunidade social, com a convico da sua obrigatoriedade. FASES DO COSTUME: 1 etapa da poca Arcaica, ou seja, antes da lei da XII tbuas o mores maiorum era a fonte nica; Depois da lei das XII tbuas (450) continua ainda como fonte importante em matria de direito Pblico, mas em Direito Privado a Lei das XII tbuas e agora a fonte principal. 2 etapa da poca Arcaica, ainda muito importante em Direito Publico(sobretudo em DT. Constitucional e DT. Administrativo), mas em Direito Privado reduz-se a um mnimo. Na poca Classica, o mores maiorum quase desaparece por completo como fonte autnoma Na poca Post-Classica surge o Costume (consuetudo) como fonte de direito a enfrentar as constituies imperiais.

LEI DAS XII TBUAS


A lei na ordem do tempo a segunda fonte manifestandi. A lei das XII tbuas j uma verdadeira lei (comicial) pois foi votada e aprovada pelos comicios , ao contrrio das Leges Regiae. Leges Regiae -(colectanea de normas juridicas, constituidas por leis votadas nos comicios das curias sob proposta dos reis; no so consideradas leis verdadeiras por 2 razoes: So atribuidas iniciativa dos primeiros 6 reis romanos, ora tudo o que se sabe sobre eles lendrio. Escritores antigos, muito anteriores epoca de Augusto fazem referencia lei das XII tbuas como sendo a 1 ou seja, estas leis regias no passam de preceitos consuetudinrios, compilados pela iurisprudencia pontifcia

Diviso e Contedo: Encontra-se dividido em 12 partes, tbuas e cada uma est dividida em fragmentos ou leis. Contedo : I-III Processo Civil IV e V Famlias e sucesses VI Negcios Jurdicos mais importantes VII XII Direito Penal

O que , como, e porque foi feita a Lei das XII tbuas? uma obra codificadora de grande envergadura, elaborada por uma comisso de 10 homens, depois aprovada nos comcios das centurias, afixada publicamente no forum e finalmente publicada em 12 tbuas de madeira. ( o documento de maior relevo do direito antigo) teve origem nas reivindicaes jurdicas dos plebeus, que cansados de serem tratados de uma forma desigual exigiram uma lei escrita: um regime de igualdade. Depois de vrias campanhas, os plebeus conseguiram que se iniciasse a preparao da elaborao da reforma do ordenamento jurdico ate ai vigente. ento enviada a grcia, em 452 a.c, uma comisso de 3 homens com a finalidade de estudar as leis de solon. Em 451 a.c, o povo reunido nos comcios das crias e das centrias nomeia uma magistratura extraordinria, composta de 10 cidados patricios, que durante um ano gozam de plenos poderes (suspendiam-se todas as magistraturas normais) . Redigiram 10 tbuas, que foram aprovados pelos comcios das centrias como as 10 tbuas no eram suficientes, foi construido no ano seguinte (450) um novo decenvirato desta vez formado por plebeus e patrcios para que se terminasse o cdigo, eleboraram-se mais 2 tbuas. Em 449 os dois consules Valrio e Hortio, mandaram fixar as XII tbuas. As XII tbuas foram destrudas no incndio de Roma, quando das invases Gaulesas de 390 a.c o texto no chegou na integra ao nosso tempo, at fins da republica o nico conhecimento que se tinha dele baseava-se unicamente na tradio oral e escrita, tudo o que se conhece foi reconstitudo atravs de obras extra-jurdicas muito posteriores.

LEI
Depois da Lei das XII tbuas o Direito Romano deixou de ser um direito baseado exclusivamente no costume.
Noo de lei: toda a declarao solene com valor normativo, baseada num acordo entre que a emite e o seu destinatrio (os), a lei vincula num duplo sentido: vincula aquele que a emite e as pessoas s quais se destina. Lex Privata: declarao solene com valor normativo que tem por base um negcio privado, criando como natural direito privado Lex Publica: surgiu depois da lei privada. Esta no uma declarao unipessoal, deriva de uma promessa solene da comunidade social, ou seja baseia-se num negcio publico. Lex Rogata: era aquela que era votada pelos comcios Romanos. As suas fases de formao eram as seguintes: 1 Promulgatio: o texto do projecto devia ser afixado num lugar publico, para que o povo lesse, esta afixao (que devia durar bo minimo 3 semanas) era a promulgatio. 2 Conciones: reunies feitas em praa publica onde se discutia o projecto da lei. 3 Rogatio: terminado o prazo do promulgatio, o magistrado que presidia lia o projecto e pedia a aprovao da lei aos comcios, esse pedido de aprovao era a Rogatio. 4 Votao: de inicio era oral, para depois passar a ser escrita e secreta. 5 Aprovao do senado 6 Afixao: depois de concedida a aprovao do senado, o projecto transformava-se em lei e era afixada no forum.

Partes de uma lei Rogata: 1 Praescriptio: uma especie de prefcio 2 Rogatio: a parte dispositiva 3 Sanctio: a parte final da lei Leis datae: so proferidas por um magistrado no uso de uma autorizao legislativa concedida pelo povo, no entanto hoje quem ponha em causa a existncia destas leis. Leis dicta: provinha de um magistrado no uso dos seus prprios poderes, embora os tenha recebido do povo quando este o elegeu. A partir do sculo II d.c, as leis publicas, principalmente as leis rogatae, comeam a desaparecer para darem lugar aos senatusconsultos e s constituies imperiais. Estas principiam a diminuir com a decadncia dos comcios, decadncia essa que se verifica depois da poca de Augusto. No sec. II inicia-se a afirmao do poder imperial, perante isto, a lex rogata desaparece por completo no sc. III A partir do baixo imprio a palavra leges comea a significar apenas as constituioes imperiais. Que desde o sc. IV so a nica fonte de Direito, sendo o imperador o nico criador do ius

SENATUSCONSULTUM
De inicio significava uma consulta feita ao senado pois certos magistrados em algumas situaes eram obrigados a ouvir o senado, mas no a seguir a sua opinio. A uma certa altura as consultas do senado principiaram a ser decises do senado, pois o magistrado tinha de acatar as suas opinies, fazendo com que os senatusconsultos passassem a ser fonte imediata de direito.
Como adquiriram fora legislativa: Do inicio ao sc I a.c eram meros pareceres do senado, dados aos magistrados que os consultavam, sem que fosse vinculados nas sua decises. (tinham apenas carcter consultivo) A partir do sc I a.c so fonte mediata de direito, principalmente atravs do edito do pretor. Depois da lex aebutia de formulis de 130 criavam verdadeiro direito. Desde o inicio do principado, j so fonte imediata de Direito. Como os Senatusconsultos foram perdendo fora jurdica prpria? A partir de Adriano (117- 138), j no era o senado que estabelecia as normas mas sim o imperador (princeps), apresentava-se perante o senado propunha num discurso o seu projecto e os senadores sistematicamente aprovavam; alem de que os magistrados (sendo simples funcionarios do imperador) j no apresentavam propostas legislativas ao senado, portanto o senado s recebia propostas do imperador. Em suma, o senatusconsultos deixam de ser a expresso da vontade autonoma do senado para se converterem numa expresso da vontade do imperador.

Estrutura Formal de um senatusconsultum: (muito semelhante a uma lei) Praefatio: espcie de prefcio Relatio: o seu conteudo Denominao, so designados: ou pelo cognom do magistrado proponente ou pela matria de que trata ou pelo nome da pessoa que deu motivo deciso do senado

EDITOS DO PRETOR (IUS PRAETORUM)


Foi atravs da das Leges licinia Sextiae de 367 a.c que foi criada a magistratura denominada pretur, de inicio talvez associada ao Consulado, mas em breve totalmente autnoma, encarregada de aplicar a justia nas causas civis. No incio havia apenas um pretor, o urbanus, que se encarregava apenas das relaoes juridicas dos cidados romanos, mas com a expanso do imprio houve a necessidade de criar outro, o peregrinus (242 a.c), que se encarregava das relaes jurdicas entre cives e non-cives e entre apenas non-cives, iniciando assim o perodo do ius gentium . Assim a partir de 242 a.c existiam em Roma 2 pretores com jurisdies distintas; posteriormente o nmero desses magistrados aumentar medida que as necessidades impuserem a especializao de funes. Dentro dos puderes do pretor encontrava-se o de enunciar publicamente o modo como exercia a sua jurisdio (jus edicendi), designando-se por edicto do pretoro texto em que tal anuncio era proposto ao publico, quando da sua eleio. Tambm outras magistraturas, para alem da pretura, possuiam o ius edicendi, estando neste caso os edis curuis e os governadores das provncias designando-se ius honurarium todo o direito introduzido atravs dos seus edictos, equanto a designao ius praetorum era nica e simplesmente para denominar o edicto do pretor, o mais importante de todos. Em suma, o edicto do pretor era um texto escrito, que o magistrado apresentava publicamente, onde estava contido o programa jurdico que nortearia a sua actuao durante o mandato e onde se encontravam inseridos os preceitos juridicos que o publico poderia esperar ver aplicados.

Consoante o momento em que era anunciado, o edicto podia ser: Perpectuum: aquele que era anunciado no inicio do mandato contendo o programa de actuao que iria vigorar no seu mandato, ou seja durante um ano. Repentina: eram aqueles alteraes que em virtude de circunstncias excepcionais surgidas durante aquele espao de tempo, o pretor se via obrigado a emitir. O edicto podia tembem ser: Tranlatitium: o conjunto de preceitos que transitava de um edicto para o seguinte, apresentado pelo sucessor. novum: inovaes que cada pretor entendia introduzir no seu programa.

Com o decorrer do tempo uma grande parte do edicto do pretor fixa-se aparecendo sempre nos novos edictos, ou seja nada de novo criado) devido aesse facto, mas tambm em virtude da progressiva concentrao de poderes no princeps, Adriano mandou redigir me 130 d.c um modelo que fixasse o edicto dos diversos magistrados que possuiam o ius edicendi. A partir deste momento deixou de poder ser considerado uma fonte autnoma do direito, mas continuou a ser publicado at cerca dos finais do sculo III, deixar mesmo de ser publicado

CONSTITUIES IMPERIAIS (Ius Novum)


As constituies imperiais so decises de carcter jurdico proferidas directamente pelo imperador. Constituies Imperiais durante o principado e parte do dominado: com o inicio do principado, as magistraturas republicanas, sobretudo os consules e pretores, transformam-se em funcionrios e executivos. Surge o funcionalismo, tudo e todos ficam subordinados ao Princeps. Princeps comea ento a proferir edictos.

Partes de uma constituio: Inscripto: contem ou nome do imperador, autor da constituio e o da pessoa a quem dirigida Corpus: parte dispositiva, onde est o conteudo da constituio Subscriptio: Parte final, contem a data e o local onde foi redigida

Evoluo do valor das constituies imperiais: Sc I tem um valor jurdico de ordem prtica Sc II so equiparadas s leis, isto tem fora de lei mas ainda no so leis Sc III j so leis A partir do sc IV so a nica fonte do direito.

Vrios tipos de constituies imperiais: (de I a IV) Edicta: constituies de carcter geral, exemplo: Edicto de Caracala que concedeu a cidadania a todos os habitantes do imprio. Decreta: Eram decises judiciais proferidos pelo imperador nos casos que lhe fossem submetidos, no mbito de um tribunal especial por ele presidido Mandata: ordens ou instrues dadas pelo imperador dadas aos funcionrios; autenticas circulares sobre problemas administrativos. Rescripta: eram decises (respostas) do imperador dadas por escrito s perguntas ou pedidos que lhe faziam os magistrados ou particulares. de IV a VI Pragmati cae Santiones novo tipo de const. imperiais de caracter geral.

As C. Imperiais constituam uma nova forma de fazer direito, o ius Novum

IURISPRUDENCIA
Era entendida pelos romanos como um misto de cincia e de tcnica, tendo por objecto o Direito Como ciencia (prudentia) ensinava a distinguir o que devia ser feito em oposio ao que devia ser rejeitado. Como tcnica (ars) ensinava a conseguir, a obter, o que atravs da prudentia se entendia por justo ou injusto Jurisprudentes: aqueles que se dedicavam ao estudo do direito, atravs da descoberta do que era o ius, nos periodos mais antigos da histria romana a jurisprudencia pertencia exclusivamente aos sacerdotes, depois lentamente foi-se laicizando e simultaneamente divulgado, at estar ao alcance de qualquer um que a ela se quisesse dedicar, sendo no final considerada uma carreira profissional ao qual alguns se dedicavam a tempo inteiro. Funes da jursiprudencia: Cavere: era a actividade destinada a aconselhar os particulares a praticar actos jurdicos vlidos Agere: era a funo de assistir s partes do processo: qual a formula a empregar, que palavras a usar, quais os prazos para apresentar provas,etc Respondere: era a actividade de dar pareceres em questes juridicas que lhes fossem submetidas. Era a actividade consultiva. Evoluo: antes do principado a jurisprudncia no criava direito, na medida que aos seus pareceres no vinculavam os juizes que decidiam o litigio. a partir de augusto, a jurisprudncia beneficiou do interesse do princips que atribuiu a alguns dos seus cultores o ius publice respondendi, nesta altura as suas responsa (pareceres), j tinham valor vinculativo. A partir de adriano a jurisprudencia considerada fonte de dt. desde que houvesse unanimidade nas

A partir de adriano a jurisprudencia considerada fonte de dt. desde que houvesse unanimidade nas respostas, caso contrrio o juiz seria livre de decidir a seu bel-prazer. com o decorrer dos sculos, os pareceres e opinies dos jurisconsultos, foram-se multiplicando, surgindo frequentemente pontos de vista diferentes sobre as mesmas questes. Para alterar essa situao, vai ser no ano de 426 promulgada uma constituio imperial da autoria de Teodsio II e Valentiniano III, denominada Lei das Citaoes. 1. eram confirmados todas as obras dos juristas, PAPINIANO (o + imp), PAULO, GAIO, ULPIANO E MODESTINO 2. eram tambem confirmadas as obras dos outros jurisconsultos desde que: a) as suas obras tivessem sido citadas por qq dos acima indicados b) que fosse possivel garantir a autenticidade das citaoes feitas 3. Se existissem divergencias opinioes divergentes relativas ao mesmo ponto. A) prevalecia a que recolhesse o mais numero b) em caso de empate, prevalecia aquela onde figurasse Papiniano. C) se este jurista se abstesse o juiz podia decidir livremente.

CORPUS IURIS CIVILIS


Criado por Justiniano, imperador do imprio romano do Oriente, que aproveitando os trabalhos e os valores de algumas escolas jurdicas, nomeadamente Beirute e Constantinopla e com a ajuda de juristas romanos como Tribuniano e Teofilo, quis restaurar a tradio juridica dos romanos. O esforo legislador e restaurador de justiniano, graas ao qual o direito romano pode ser transmitido idade media e chegou aos nosso dias. O Corpus iuris Civilis uma colectnea de fragmentos de obras de juristas clssicos e de constituies imperiais e encontra-se dividido em 4 partes: As instituitiones (Nov de 533), um manual de direito que serve de introduo s outras partes do Corpus Os Digesta ou Pandectas (Dez de 53) extensa coleco de fragmentos de obras de jurisconsultos notveis. O Codex de 534, coleco de constituies imperiais As Novellae de 535 a 565, serie de constituies imperiais que foram criadas aps a aprovao do Codex considerado o maior monumento jurdico de todos os tempos e foi a obra que imortalizou o imperador Justiniano.

AS VRIAS ESCOLAS
At ao sc III, no h escolas (de direito): a aprendizagem era feita em casa dos iurisprudentes; atravs de consultas que os particulares l iam fazer e que o candidato a jurista ia acompanhando e anotando. A partir do sc. III, mas sobretudo em meados do sc. IV, verifica-se a necessidade de escolas: as razes justificativas dessa necessidade prendiam-se com a necessidade de haver um grande numero de pessoas conhecedoras de direito, como consequncia do edicto de Caracala. (agora que todos os habitantes do imprio so cidados romanos todos os seus actos jurdicos tem de ser celebrados segundo o ius romanum) preciso pois conhece-lo, saber quem o saiba interpretar e aplicar. Importncia da escola em si: A partir do sc. IV, a escola representa tudo na vida jurdica. So elas que preparam os textos juridicos, que do pareceres e que elaboram um trabalho de simplificao das obras dos juristas clssicos. Valor das escolas do Oriente e do ocidente: segundo certas opinies, a orientao das escolas do Ocidente bastante diferente das do Oriente. Ocidente: Dominio do Vulgarismo (corrupo do DR Classico), h uma finalidade mais de carcter profissional e a orientao mais retrica do que jurdica. Oriente: impera o classicismo, acompanhado de certas influncias helensticas; o estudo do direito feito com verdadeira finalidade cientfica e acentuada ndole especulativa. Esta diversidade de orientao escolar traduziu-se em resultados diferentes: No Oriente o resultado ultimo foi a codificao justinianeia enquanto que no Ocidente o resultado prximo foi a criao do Direito Romano Vulgar.

ROMA
A primeira escola de direito foi a de Roma, Roma era o local ideal para fundar a primeira escola de direito devido ao seu alto nvel cultural, exuberncia da sua vida publica, vizinhana com os rgos legislativos e judiciais do imprio. At queda do imprio, esta escola gozou de grande prestgio, albergando os melhores professores da altura. No entanto, aps a queda do imprio, a escola de Roma entrou em decadncia, para, dai a pouco quase desaparecer. No tempo de justiniano, consta-se que foi restaurada, mas por pouco tempo, pois voltou a decair

CONSTANTINOPLA
Pensa-se que a escola de Roma tenha servido de modelo para esta escola, pois era denominada Nova Roma, foi criada em 425 e funcionou como um centro de estudos fecundo e como pilar da tradio clssica at 1453.

BEIRUTE
a mais importante de todas; julga-se ter sido fundada por volta do ano 200, em grande parte devido a esta escola que foi possvel elaborar o digesto (parte principal do corpus iuris civilis), pois ela conservou o pensamento jurdico clssico, forneceu juristas notveis para a comisso compliladora do ius e das leges e criou o ambiente propcio elaborao do corpus.

Outras escolas de direito: Atenas, Antiopia e sobretudo Alexandria e Cesareia

ESCOLA DOS GLOSADORES E ESCOLA DOS COMENTADORES

Escolas jurisprudenciais da idade media


Depois da queda do Imprio Romano do Ocidente, em 476, o estudo do Direito Romano entrou em profunda crise. Acredita-se que principal razo da sobrevivncia do Ius Romanum encontra-se no fenmeno da recepo do Direito Romano. A recepo vem a dar-se no Ocidente com o renascimento do Direito Romano na Escola dos Glosadores e, posteriormente, com a Escola dos Comentadores. Atribui-se a criao da Escola dos Glosadores ou de Bolonha, a Irnrio. Tendo as suas razes nos fins do sculo XI, incios do sculo XII, com esta que se d o renascimento do Ius Romanum, isto , o estudo sistemtico e a divulgao, em larga medida, do Corpus Iuris Civilis. A Irnrio, professsor na Universidade de Bolonha, reconhece-se a emancipao do estudo do Direito da retrica e dialctica, fazendo do Direito Romano Justinianeu o seu objecto de investigao. Entre os discpulos de Irnrio, os mais importantes, conhecidos como os quatro doutores so: Bulgarus, Martinus, Hugo e Jacobus. Sendo que, posterior a estes, destaca-se Acrsio, autor da Magna Glosa, a qual consistia num trabalho de compilao de glosas, suas e dos seus precedentes, do Corpus Iuris Civilis. Irnrio aplicou ao Corpus Iuris Civilis o mtodo de exame directo dos textos. Sendo a glosa o principal instrumento de trabalho desta escola. Foi nesta escola que se fez a sistematizao da obra do corpus. Dividindo-a em 5 partes: a 1 - o Digesto Velho (abrangia os livros 1 a 23, para alm dos dois primeiros ttulos do livro 24 do Digesto); a 2, o Digesto Esforado (inclua o livro 24, a partir do III ttulo e o livro 38 do Digesto); a 3- o Digesto Novo (livros 39 at ao final do Digesto); a 4- o Cdigo (compreendido pelos nove primeiros livros do Cdigo Justinianeu); e a 5- o Volume Pequeno (constitudo pelos trs ltimos livros o Cdigo Justinianeu, as Instituies de Justiniano e uma colectnea de Novelas. Por fim, a Escola dos Glosadores foi incapaz de transformar o sistema romano num Direito que pudesse ser aplicado s exigncias da poca, razo pela qual se tornava iminente uma mudana. Mudana essa que se fez com a Escola dos Comentadores. Esta surgiu no sculo XIV e caracterizou-se, essencialmente, por utilizar o comentrio. Afastarando-se da mera interpretao literal dos textos justinianeus; recorreu, tambm, a outras fontes de Direito: costumes locais e direito cannico; criaram novos institutos e ramos do Direito que at ento no se inseriam em nenhuma categoria do Direito Romano e, principalmente, tiveram uma atitude pragmtica, voltando-se para a soluo dos problemas concretos. Principais figuras desta escola: Cino, Brtolo, Baldo, Paulo de Castro e Jaso. Todavia, foi Brtolo o jurista que mais prestgio e importncia detinha nesta poca, sendo que os seus comentrios tornaram-se inclusivamente fonte subsidiria em vrios ordenamentos jurdicos europeus (incluindo no nosso). Eventualmente, a crtica dos Humanistas levou ao declnio desta escola (sculos XV e XVI).

DIREITO CANNICO
O Direito Cannico o direito da Igreja. Nasce no interior do Imprio Romano e vem at aos nossos dias. Depois da queda do Imprio Romano do Ocidente , em 476, a unidade poltica do Ocidente desaparece. A ideia de unidade s subsiste ao nvel, espiritual com base na Igreja e no direito Cannico, que constituem as nicas referncias comuns aos povos da Europa Ocidental.

Histria do Direito Cannico e da Igreja Crist


Do sc.I a IV, a Igreja vive um perodo em que os seus membros so perseguidos e torturados, por ordem dos imperadores romanos. Cada comunidade crist era dirigida por um Bispo. O conjunto dos Bispos, dos seus colaboradores e dos crentes, chamava-se CLERO. As reunies dos Bispos chamavam-se Concilios. As decises dos Conclios receberam o nome de Canones ou decretos. A legislao cannica, constituda nesta poca pelos Cnones dos Conclios e pelas Cartas Decretais do Bispo de Roma, bispo este que era o chefe supremo da igreja crist. A religio crist oficializada e a partir deste momento comea a cristianizao das instituies jurdicas romanas e a romanizao das institues jurdicas da Igreja. A Igreja passa a ser uma instituio do imprio e as organizaes eclesisticas vo adaptar-se ao sistema de organizao romana. A partir do sc.V, o Cristianismo sendo a Religio do Imprio, vai ter que legislar sobre casos concretos e em virtude das dimenses geogrficas do Imprio, o Direito Divino contido nas Sagradas Escrituras j no suficiente . Neste perodo realizam-se os primeiros Conclios Ecumnicos, que visam condenar todas as heresias entretanto aparecidas. A partir dos sc. VII/VIII a Igreja vai sofrer o impacto das invases dos Germnicos, povos que possuem um direito consuetudinrio.

No sc. XI o Papa Gregrio VII vai ser o responsvel pela chamada Reforma Gregoriana e pela crescente importncia das Cartas Decretais como fontes de direito. Nos sc. XII e XIII o poder do Papa atinge o seu apogeu; a poca da afirmao dos poderes espiritual e pontifical em clara concorrncia com os Reis da Europa Ocidental. Nesta poca o Direito Romano aplicado e visto como o direito antigo e o Direito Cannico como o direito novo , que est em constante construo e produzido em funo das necessidades presentes e nascentes. No sc. XII, surge a primeira grande compilao de Direito Cannico, a compilao de Graciano concordia Discordantum Canonum . Inicialmente o Direito Cannico tem como fonte nica de direito, as Sagradas Escrituras, o ius Divinum, mas ao longo do tempo os Bispos e Papas, foram produzindo legislao (os Cnones e as Cartas Decretais), consoante a necessidade do momento.. O Direito cannico o nico direito que utiliza sistemticamente a escrita, o que facilita a codificao. Inicia-se a Cincia do Direito Cannico, ou seja , o estudo sistemtico e cientfico desta legislao em geral. legislao chamava-se auctoritates e os textos adicionais que procuravam solues de harmonizao com os cnones chamavam-se Dictum.

Factores que permitem definir o Direito Cannico : Vocao Universalista Direito Ecumnico (direito universal, comum a todos) Recurso sistemtico escrita Nascimento de uma cincia do Direito

HUMANISMO JURDICO
O fenmeno do Humanismo Jurdico, em meados do sc. XV e teve repercusses nas mais variadas reas como por exemplo Arquitectura, Literatura e Pintura, rea ltima onde se notabilizou o clebre humanista Miguel ngelo. As principais caractersticas so a centralizao de tudo na pessoa humana, isto , ao contrrio do que se tinha observado at a essa altura em que Deus era o centro do Universo e de todas as correntes do pensamento, era agora no homem onde tudo estava concentrado. Figura tambm como caracterstica do humanismo a violenta critica para com a Idade Mdia (perodo que teve o seu trmino com a queda do Imprio Romano do Oriente no ano de 1453), que consideravam ter sido uma etapa de ignorantes e recheada de supersties. Esta corrente crtica tambm todo o trabalho realizado pelos glosadores e pelas respectivas escolas, tendo especial ateno para com Acrsio que consideravam ter conspurcado o corpus iuris civilis com a sua Magna Glosa. Em ltimo lugar, mas no menos importante, o humanismo jurdico foi caracterizado pelo retrocesso s tradies romanas e gregas da poca clssica que consideravam constituir tudo o que de melhor se fez a nvel jurdico at ento.

Juristas do humanismo jurdico:

CONCEITOS FUNDAMENTAIS DE DIREITO


IUS aquilo que hoje chamamos de ius humanum, direito positivo, o direito que regula as relaes dos homens entre si. FAS direito de deus o que hoje chamamos de religio o direito que regula as relaes entre os homens e Deus. Numa 1 fase encontravam-se misturados, no era possvel separa-los e a prova-lo estava o facto de, na monarquia, o rei tambm ser sumo sacerdote; com o inicio da republica o direito vai-se laicizando. IUS SCRIPTUM Aquele que se encontra formulado por palavras escritas, hoje em dia constitudo por 3 das 4 actuais fontes do direito, lei, jurisprudncia e doutrina. IUS NON SCRIPTUM constitui o direito que no se encontra escrito, hoje em dia apenas o costume.

IUS PUBLICUM e IUS PRIVATUM melhor distino foi dada por Ulpianus no sc. III. O 1 aquele que diz respeito ao estado das coisas romanas, o 2 o que diz respeito utilidade dos partiulares\privados. Critrios de distino: critrio dos sujeitos diz que a relao juridica de direito publico quando dela aparece o estado, uma das partes tem de ser um orgao do estado; diz que a relao de direito privado quando as partes so todas particulares, nada tem a ver com o estado. Critrio dos interesses: quando diz respeito ao um assunto da ordem pblica (ex. construo de um hospital, de uma estrada) faz parte da alada do ius publicum; quando diz respeito a um interesse particular, ou seja nada tem a ver com o estado, diz-se sob a slada do ius privatum.

IUS CIVILE direito dos cidados romanos, pelo qual todos os romanos regiam a sua conduta. A uma certa altura com a expanso romana, d-se tambm uma expanso do ius civile que se torna mais abrangente. Torna-se necessrio criar um novo ordenamento juridico para juntar as relaoes juridicas das varias tribos, por isso cria-se o IUS GENTIUM (dt. das gentes), um direito mais plstico, mais flexvel que o civile, constitui uma espcie do que hoje chamamos de direito internacional. Ainda no imperio romano, deixa de ser (teoricamente) necessrio a partir do edicto de caracala pois todos os todos os habitantes do imperio passam a ser cidados. (excepto os escravos). IUS HONORARIUM na quase totalidade preenchido pelo Ius Praetorium, pode assim ser considerado como o conjunto de solues que aquele magistrado introduzia. No entanto o pretor no criava directamente direito substantivo, limitava-se a conferir tutela processual a situaes que o ius civile no previa . existe assim uma grande diferena entre o Civile e o Honorarium. No s porque o 1 tem origem no antigo ius enquanto o 2 se baseia essencialmente no edicto, como tambm porque o 1 identifica o sistema de normas normalmente aplicveis enquanto o 2 aplica apenas caso a caso, segundo a proteco com que o magistrado entendia dar-lhe.
IUS NATURALE at poca de Gaio as menes a este conceito confundem-se com o ius gentium, no aparecendo um conceito autnomo de ius naturale, por outro lado no corpus so muito frequentes as passagens que o referem . O ius naturale um conceito que buscando as suas razes na antiguidade greco-latina, traduz essencialmente a concepo crist adaptada s classificaes do direito operantes no perodo justinianeu.

You might also like