You are on page 1of 41

TEORIA NEURAL DA LINGUAGEM

Prof. Paulo H. Duque

Paul Broca (1861)

Karl Wernicke (1900)

Camillo Golgi (1900)

LINGUAGEM COMO FUNO SUPRAMODAL (SMBOLO)

vs LINGUAGEM COMO FUNO MULTIMODAL

Donald Olding Hebb (1950)

Eric Richard Kandel (1970)

Antnio Damsio (2000)

LINGUAGEM COMO FUNO SUPRAMODAL DO CREBRO

LINGUAGEM COMO FUNO MULTIMODAL DO CREBRO

Continuamente somos submetidos a perturbaes externas e somos forados a compensar essas perturbaes. Logo, a informao no pr-estabelecida como ordem intrnseca, mas como ordem que emerge das prprias atividades cognitivas. Usamos substratos neurais tanto para a ao quanto para a percepo. As modalidades de ao e percepo so integradas no sistema sensrio-motor em si e no via reas de associao de nveis mais altos.

crtex pr-motor crtex motor crtex pr-frontal

aes e movimentos

sequncias de movimentos

crtex visual

subreas que processam os dados visuais recebidos do exterior: cor movimento profundidade - distncia

rea visual primria rea visual secundria

crtex auditivo

estmulos auditivos

rea auditiva primria rea auditiva secundria

crtex somatossensorial

Localizao do corpo no espao

recebe a sensao

10

11

Os neurnios do embrio buscam reforo de alimento. Como resultado, comeam a formar associaes Hebbianas, agrupando-se em clusters neuronais.
Estes clusters de neurnios agem como organismos estimulados pela busca de nutrio, e competem uns com os outros medida que migram pelo tubo neural para os rgos dos sentidos emergentes.

12

Neurnios passam a variar de padres fsicos de mapeamento das modalidades sensoriais.

PARAMETRIZAO NEURAL
Todas as aes, percepes e simulaes fazem uso de parmetros neurais e valores. Por exemplo, a ao de alcanar um objeto faz uso do parmetro neural de direo; a ao de pegar um objeto faz uso do parmetro neural de fora. Os mesmos valores que caracterizam a estrutura interna de aes e simulaes de aes tambm caracterizam a estrutura interna de conceitos de aes. direo

13

fora

14
algum

Normalmente pessoas manipulam coisas. Por isso, muitas aes so equipadas com o parmetro agentividade.

age sobre

alguma coisa

alguma coisa

se movimenta

O disparo de um agrupamento de neurnios um parmetro neural e as frequncias (baixa, mdia ou alta) dos disparos so os valores do parmetro neural.

15

A converso de estmulos de presso, temperatura e dor em tato utiliza respectivamente mecanoceptores, termorreceptores e nociceptores.

16
As reas tteis desenvolvem mapas somticos para a dor e o tato ao longo das extremidades e, mais tarde, mapas somatomotores para desenvolver msculos distribudos entre os membros.

17

A converso de estmulos qumicos em paladar e olfato requer quimiorreceptores.

A converso de estmulos de vibrao sonora em audio requer mecanoceptores. Sensao de equilbrio.

reas auditivas desenvolvem mapeamentos que indicam aumento de freqncia e de volume

18

A converso do estmulo luminoso em viso requer fotorreceptores.

19

O PERCURSO DA PERCEPO VISUAL

20
cones bastonetes

O PERCURSO DA PERCEPO VISUAL Distncia Direo Localizao Cor Tipo de objeto

21
Amgdala agressividade/ afeio Hipocampo memria de longo termo Tronco cerebral viglia/sono Tegmental ventral recompensa/ prazer Conexes com a rea pr-frontal (movimento)

1. Reconhece linhas em orientaes especficas

Se o sistema visual e o sistema motor do crebro esto envolvidos na linguagem e no pensamento, ento como possvel que pessoas portadoras de cegueira congnita e paraplgicos congnitos produzam e compreendem enunciados?

22

A origem da deficincia visual se localiza entre a retina e crtex visual primrio. O restante do sistema visual (que ocupa mais de 1/3 do crebro) permanece intacto.

O sistema visual est integrado com o sistema motor, tanto que o input motor pode ser usado para construir a imaginao mental visual sem necessidade de inputs originados na retina. Pessoas com deficincia congnita de um membro, ativam o crtex pr-motor quando geram experincias de membros fantasmas. Muito da atividade do sistema motor consiste de simulao mental, que realizada sem membros.

23

Gerao e controle de aes

rea associativa de integrao de informao sensria de vrias partes do corpo

24
Evidncias convergentes das neurocincias cognitivas passaram a estabelecer a base neural do esquemas imagticos enquanto padres dinmicos de ativao compartilhados entre circuitos neurais dos crtex somatossensorial, pr-motor, motor e pr-frontal.

25

crtex motor crtex parietal posterior crtex intraparietal

Os principais circuitos parieto-frontais envolvidos na execuo e reconhecimento de aes dirigidas a objetos so VIP-F4, AIP-F5 e PF-F5.

PRINCIPAIS REAS ENVOLVIDAS COM AES DIRIGIDAS A OBJETOS

26

A REA MOTORA F5: DOIS SETORES PRINCIPAIS F5AB E F5C

27

CIRCUITOS PRINCIPAIS TRABALHANDO EM PARALELO

Circuito VIP-F4
Codificao peripessoal de espao e de movimentos dos braos.

Circuito AIP-F5ab
Codificao de affordances dos objetos e nos movimentos das mos.

Circuito PF-F5c
Reconhecimento de aes direcionadas a objetos.

28

CIRCUITO VIP-F4
rea VIP Recebe informao somatossensorial. visual e

Os neurnios desta rea podem categorizados em duas classes: Neurnios (unimodais) exclusivamente

ser

visuais

Seletivos a estmulos visuais, podendo permanecer ativados durante a expanso ou a contrao de estmulos visuais ou ser muito seletivos em relao direo e velocidade de estmulos em movimento.

Neurnios visuais e tteis (bimodais)


Respondem de forma separada a estmulos visuais ou tteis. Os campos receptivos visuais (Receptive Fields - RFs) so localizados em partes do campo de viso que correspondem a RFs tteis.

29

A rea VIP fortemente conectada rea motora F4. Experimentos de microestmulos mostraram que na rea F4, so executados movimentos do brao, do pescoo, do rosto e da boca. Muitos neurnios disparam durante movimentos em direo ao corpo ou movimentos para fora do corpo, mas no disparam diante de movimentos distantes.

30

CIRCUITO AIP-F5AB
Os neurnios da rea AIP (Anterior Intra Parietal) foram estudados em macacos treinados para alcanar e pegar objetos de diferentes tamanhos e formas. Os experimentos foram realizados sob claridade e sob escurido. Muitos neurnios AIP disparam durante a ao de pegar objetos especficos e sua atividade principalmente direcionada aos movimentos da mo e dos dedos e no aos movimentos do brao nem posio do objeto no espao.

31

Tipos de neurnios na rea AIP


NEURNIOS PREDOMINANTEMENTE MOTORES Muitos neurnios disparam durante a fixao em objetos, mesmo quando a fixao no seguida de um movimento de pegar subsequente. NEURNIOS VISUAIS E MOTORES AO MESMO TEMPO Um neurnio que dispara durante a fixao em um objeto pequeno, dispara tambm durante movimentos precisos normalmente usados para pegar objetos pequenos. NEURNIOS PREDOMINANTEMENTE VISUAIS Disparam vigorosamente apenas quando o estmulo est visvel.

32

A rea AIP conectada fortemente com a rea motora F5ab onde os neurnios disparam durante objetivos especficos direcionados para aes realizadas com a mo, boca ou os dois.

33
De acordo com a ativao, os neurnios F5ab foram divididos em vrias classes. Dentre elas, as mais executadas so: pegar, segurar, rasgar e manipular.
Muitos neurnios de pegar codificam tipos especficos de presso da mo, tais como, por exemplo, aderncia da presso, presso da mo como um todo, presso dos dedos.

A relao temporal do disparo do neurnio com movimentos da mo muda de neurnio a neurnio. Alguns neurnios disparam durante a ltima etapa do ato de pegar, outros comeam a disparar na abertura do dedo e continuam a disparar durante o fechamento do dedo, outros so ativados em avano da abertura e movimentos do dedo (Rizzolatti et al., 1988).

A rea F5ab pode ser agrupada em diferentes subconjuntos, cada um responsvel por diferentes aspectos da segmentao temporal do movimento (Rizzolatti et al., 1988, 1996). s vezes, h tambm especificidade dentro do tipo geral de aperto. Por exemplo, considerando a pegada usando a mo inteira, que exige a oposio de todos os dedos, codificada por neurnios diferentes daqueles que codificam a presso que requer a oposio de todos os dedos com relao ao polegar.

34

na REA F5AB esto localizados neurnios cannicos. Os neurnios cannicos disparam durante a execuo de uma ao dirigida a um objeto e na apresentao visual de um objeto a que a ao vai ser direcionada. Normalmente h uma congruncia entre a ao codificada por um dado neurnio cannico e o objeto observado que capaz de evocar o disparo visual naquele neurnio.

Por exemplo, um neurnio cannico que codifica, no msculo, uma preciso de pegada tambm ativado quando o macaco olha para uma bola pequena (porque uma pequena bola normalmente apanhada com um movimento preciso).
Toda vez que um objeto que pode ser pego apresentado visualmente, os neurnios cannicos F5 deduzem a ao adequada (FADIGA ET AL., 2000).

35

36
A descrio de um objeto possivelmente em termos de seus affordances (MURATA et al., 1997; TESSITORE et al.,2009) realizado no AIP e ento transmitido para o F5ab, onde diferentes tipos de aes so codificadas (MURATA et al., 1997).

Forte suporte para um papel crucial do circuito AIP-F5ab na transformao visomotora foi oferecida recentemente por estudos em que as duas reas foram inativadas separadamente e o macaco teria de realizar movimentos de pegar (FOGASSI et al. 2001).

37

CIRCUITO PF-F5C

Este circuito desempenha um papel crucial na transformao de propriedades intrnsecas do objeto em movimentos apropriados da mo (JEANNEROD et al., 1995).

Os neurnios viso-motores da rea F5c so os neurnios espelho, que disparam em duas situaes: a) quando o macaco executa uma ao direcionada a um objeto e b) quando o macaco observa outro indivduo (macaco ou humano) executando uma ao semelhante. Para dispararem a partir de estmulos visuais, os neurniosespelho exigem uma interao entre um efetor biolgico (ex.: mo ou boca) e um objeto.

38

CONCLUSES
Temos um corpo emergente de provas convincentes de que a construo do sentido se d por meio de esquemas imagticos localizados nas mesmas reas corticais que mapeiam atividades sensrio-motoras.

39

Com estmulos lingusticos devidamente projetados, mapeamentos corticais sensriomotores primrios e secundrios so acionados. Mais especificamente, termos de movimento acionam mapeamentos de movimento, termos de cor acionam reas do mapeamento de cores, e termos que designam objetos acionam reas de mapeamentos de referncia.

Langacker argumenta que as relaes gramaticais so derivadas de relaes espaciais (Langacker 1987), na verdade ele originalmente chamou sua gramtica cognitiva de gramtica do 'espao.

40

Suas propostas se refletem nas regies do crebro conhecidas por estarem envolvidas no mapeamento neural do movimento espacial. Por exemplo, a noo de aspecto e tempo acionada a partir de reas do mapeamento do movimento por construes como Henrique est indo para a sala de aula" vs Henrique foi para a sala de aula.

As evidncias convergentes, at agora, para a participao do crtex sensrio-motor no processamento da linguagem. A evidncia neurocognitiva mais recente mostra que sempre que temos idias, estamos realizando simulaes esquemtico-imagticas que ocorrem no crtex sensrio-motor. Alm disso, pesquisas recentes evidenciam que o significado corporificado e est amplamente distribudo por todo o crebro e no localizado em 'reas de linguagem especficas.

41

You might also like