You are on page 1of 24

1.

Da Ordem Econmica Constitucional


1.1 Carta Imperial de 1824

Inspirada na carta francesa de 1814, estabeleceu o direito


a propriedade material e intelectual, assegurando o livre exerccio da atividade profissional. 1.2 Carta Republicana de 1891 Trouxe a liberdade de associao com o objetivo de consagrar o livre exerccio profissional, com vista ntida do liberalismo.
1

1.3 Carta de 1934

Primeira carta da poltica nacional que instituiu uma


ordem econmica e social no direito constitucional, influenciada pela constituio alem de 1919, norteando as economia nos princpios de justia social e da dignidade da pessoa humana. Com esta carta adotou-se

uma postura de estado intervencionista social. Diante do


quadro internacional econmico, o modelo da derrocada do Estado Liberal, teve como conseqncia, a depresso econmica mundial.
2

1.4 Carta de 1937

A influncia da constituio polonesa de 1935,


estabeleceu uma poltica intervencionista do

estado no domnio econmico com carter


nacionalista, com concentrao de poderes no executivo, pois tambm consagra a liberdade de associao, inclusive para fins profissionais e sindicais.
3

1.5 Carta de 1946


Estabeleceu vrias mudanas em relao a carta de

1937, buscou conciliar a iniciativa individual com o


estmulo estatal, resguardando os direitos fundamentais, harmonizando o direito a propriedade

com o bem-estar da coletividade, bem como os


interesses dos empregados e empregadores com os valores de dignidade humana no trabalho.

1.6 Carta de 1967

Manteve uma linha intervencionista, sem definir


um sistema econmico como princpio de ordem econmica a justia social, o desenvolvimento nacional e a harmonizao e solidariedade entre

os fatores de produo dava ao Estado o direito


a interveno, inclusive monopolista.

1.6.1 A Emenda Constitucional de 1969 Acrescentou o princpio da justia social a

expanso das oportunidades e empregos, o


direito do Estado em intervir na economia, inclusive com monoplio na indstria quando indispensvel a segurana nacional, garantindo a livre-iniciativa e a liberdade de concorrncia

2. A Ordem Econmica na Constituio de 1988 A CRFB/88, prev como regra a interveno indireta e direta na ordem econmica. O Estado se permite atuar como agente normativo e regulador, por meios dessas

posies, exerce uma trplice funo: fiscalizadora;


incentivadora e planejadora, no qual se preceitua no art. 174 da CRFB/88 e como agente explorador da atividade econmica, no caso de monoplio constitucional (art. 177, CRFB/88), bem como na explorao concorrencial com o particular (art. 173, CRFB/88).
7

Atualmente a ordem constitucional econmica da CRFB/88 garantida no


art. 170, caput. A atual carta magna, elegeu como preceitos fundamentais de sua ordem econmica os valores transcritos no art. 170, caput da CRFB/88, como: 2.1 A valorizao do trabalho humano O trabalho durante muito tempo foi considerado indigno para os homens da nobreza, sendo funo tipicamente escrava. A valorizao do trabalho humano foi garantido pelo poder pblico atravs da CLT de 1943, promulgado por Getlio Vargas. A valorizao ir se efetivar todos os

direitos sociais positivados no art. 6, observados as garantias do art. 7,


ambos da CRFB/88.

2.2 Livre-iniciativa Significa que o Estado no deve restringir o exerccio da atividade econmica, salvo para proteo do consumidor e de todas a sociedade. O Estado procura disciplinar, criando requisitos mnimos para o exerccio da atividade laborativa.

2.3 Existncia digna o fato do Estado direcionar a atividade econmica para erradicao da pobreza, acabando com as desigualdades e injustias sociais. 2.4 Justia Social uma das finalidades bsicas do Estado, garantindo a todos o acesso aos bens, a satisfao de suas necessidades fundamentais, pois trata-se do compartilhamento social de todos os riscos e riquezas da nao, a fim do desenvolvimento socioeconmicos, tendo como caracterstica social que se encontra no art. 195 da CRFB/88.

10

3. Princpios explcitos da ordem econmica

3.1 Princpio da soberania nacional


a capacidade de ser reconhecido como pessoa jurdica de

direito pblico na comunidade internacional.


Traduz-se na mais alta autoridade governamental de uma nao, representando a ltima instncia do poder decisrio, caracterizada pela supremacia interna e independncia externa.

11

3.2 Princpio da propriedade privada


Status de direito e garantia fundamental pela carta de 1988 ( art. 5, XVII), traduz-se no poder de usar, gozar dispor e perseguir um bem. Propriedade privada um direito real, exercido por um titular de um determinado bem, que lhe assegura o direito de uso, de fruio, de disposio e de sequela. 3.3 Princpio da funo social da propriedade Est condicionado Ao atendimento de uma funo maior, estipulado por lei, com a interferncia do Estado, inclusive a expropriao do bem.
12

3.4 Princpio da livre-concorrncia um dos alicerces da economia liberal, tendo como conseqncia a livre-iniciativa. O Estado deve garantir a livre-concorrncia, mantendo o mercado justo e sem abusos (monoplio, oligoplio, truste, cartel, etc.) garantindo o equilbrio entre a oferta e a procura. No Brasil a livre-concorrncia fiscalizada pelo Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrncia SBDC, composto pela Secretaria de Acompanhamento Econmico SEAE e pelo Conselho Administrativo de Defesa Econmica - CADE
13

3.5 Princpio de Defesa do Consumidor Atravs da Lei 8078/90 CDC, pela sua hipossuficincia em relao ao produtor e ao Vendedor, o consumidor precisa da tutela dpo Estado. 3.6 Princpio da defesa do meio ambiente Busca promover a proteo do meio ambiente em face dos fatores de produo, de poluidora que causam degradao a fauna e a flora, conf. Legislao vigente (Leis 7802/89 Agrotxicos; 11105/05 Eng Gentica; 9605/98 Crimes contra o meio ambiente, etc.)
14

3.7 Princpio da reduo da desigualdade regionais e sociais Consiste no compartilhamento equnime, em todas as regies do pas, desenvolvimento social, erradicao da pobreza e da marginalizao. 3.8 Princpio da busca do pleno emprego Trata-se da expanso das oportunidades de emprego, que tem por fim garantir que a populao economicamente ativa, gerando renda para si quanto para o pas.
15

3.9 Princpio do tratamento favorecido para as empresas de pequeno porte a garantia da existncia e participao no mercado (Lei Complementar 123/06)
4. Princpios implcitos da ordem econmica 4.1 Subsidiariedade O poder pblico atua junto a iniciativa privada, como agente regulador, nos termos do art. 174, CRFB/88. A interveno se dar nos casos previsto em lei, sendo vedado a explorao econmica fora das excees constitucionais (ar. 173, caput, CRFB/88)
16

4.2 Liberdade Econmica Consiste na manifestao da liberdade no ciclo econmico (produo, circulao e consumo). 4.3 Igualdade Econmica Art. 170, IV, CRFB liberdade de concorrncia; Art. 3 , IV e 5 , caput, CRFB manifestao de igualdade; Art. 179, CRFB critrios tcnicos; Art. 173, 1, II e 2, CRFB igualdade entre Estado e o particular na explorao direta da atividade econmica.
17

4.4 Desenvolvimento Econmico Objetiva reduzir as desigualdades regionais e sociais, visando uma igualdade real, nos termos do art. 3, III, CRFB. 4.5 Democracia Econmica Ampliar a oferta de oportunidades de emprego com chances iguais para todos (art. 3, IV; art. 170, caput, CRFB/88). 4.6 Boa-f econmica Aplicao do princpio da transparncia e da publicidade nas relaes comerciais. Refere-se a circulao, consumo e informaes corretas ao consumidor, conforme lei 8078/90 CDC
18

5. Interveno direta do Estado Brasileiro na Ordem Econmica defeso ao poder pblico a explorao direta, excepcionalmente nos casos que se revelem imperativos a segurana nacional, de relevante interesse coletivo, bem como o monoplio constitucional disposto nos arts. 173 e 177 da CRFB/88 5.1 Setorizao das atividades socioeconmicas da nao a) Setor de planejamento poltico; b) Setor de atividades estatais tpicas; c) Setor de atividades de utilidade pblica; e d) Setor de atividades privadas tpicas.
19

5.2 Classificao das atividades econmicas a) Atividade econmica em sentido estrito; b) Servios Pblicos. 5.3 Proibio de explorao de atividade econmica por parte do Estado Art. 173, 1 , I, II, III, IV, V; 2; 3; 4 e 5 5.3.1 Segurana nacional 5.3.2 Interesse coletivo 5.4 Entidade estatais empresariais Decreto-Lei 200/67 art. 5, II Empresa pblica; III Sociedade de economia mista.
20

6. Interveno Indireta do Estado Brasileiro na Ordem Econmica a forma normativa da ordem econmica dentro do texto constitucional, em seus art. 24,I c/c o art. 174, da CRFB/88, estabelecendo polticas pblicas de conduo e organizao do mercado interno e externo. 6.1 Agente normativo: o Estado regulador Art. 174, 1, 2, 3 e 4, CRFB/88 6.1.1 Da regulao um conjunto de atos e mediadas estatais que tem por fim garantir a observncia dos princpios norteadores da ordem econmica no mercado, bem como a devida e correta prestao de servios pblicos, alm do incentivo e fomento para a implementao da poltica pblicas respectivas para direcionamento de cada nicho da economia.
21

6.1.2 Estrutura da regulao Somente haver motivo para regulao se algum setor da economia cometer falhas no mercado, aliadas a uma insatisfao social, como: a) Deficincia na concorrncia; b) Deficincia na distribuio dos bens essenciais coletivos; c) Externalidades, com forte impacto social; d) Assimetria informativa, falta de conhecimento sobre o mercado em que opera; e) Poderio e desequilbrio do mercado 6.1.2.1 Forma de regulao a) Autoregulao ou regulao privada; b) Heteroregulao ou regulao pblica
22

6.1.3 Tipos de regulao a) Econmica prtica abusivas, ex.: ANP, BACEN e CVM b) Servios pblicos garantia dos servios,m ex.: ANATEL e ANEEL c) Social Respeito ao princpio da dignidade humana, ex.: ANVISA e ANS d) Ambiental preservao, ex.: IBAMA e) Cultural Visa fomentar a produo nacional, ex.: ANCINE e IPHAN
23

6.1.4 Instrumento de regulao So os institutos jurdicos que condiciona a sua definio quanto processo normativo, fiscalizador, incentivador,l planejador e mediador da atividade econmica. 6.1.5 Mecanismos de mercado e de regulao So todos os atos de cunho empresarial e societrio (contratual) em legislao especfica, dos quais podem se valer os agentes econmicos para garantir a sua permanncia saudvel no mercado, respeitando o processo competitivo e as regras e normas do direito concorrencial.
24

You might also like