You are on page 1of 54

Sindicato Nacional da Indstria de Produtos de Cimento e Sindicato da Indstria de Produtos de Cimento do Estado de So Paulo

Palestrantes: Eng. Anderson A. Oliveira Eng. Daniel de Luccas

Criado pela portaria 134/98, o PBQP-H como instrumento de regulamentao e estmulo ao cumprimento das normas tcnicas da produo dos materiais de construo e dos padres de qualidade.

Ampliar o acesso moradia de populao de menor renda, por dos patamares de qualidade e indstria da construo civil, procedimentos ambiental, economicamente sustentveis.

qualidade para a meio da elevao produtividade da com o uso de social e

Elevar e manter em 90%, o percentual mdio de conformidade com as normas tcnicas dos produtos que compem a cesta de materiais de construo.

Combate no-conformidade intencional s normas tcnicas de produtos

A CAIXA participa do PBQP-H exigindo, nas operaes de crdito imobilirio, a observncia das normas tcnicas vigentes, a utilizao de materiais conformes e apresentao de Atestados de Qualificao das construtoras.

Diretrizes: atendimento s diretrizes do PBQP-H Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat, principalmente no que diz respeito utilizao de materiais de construo produzidos em conformidade com as normas tcnicas e contratao de empresas construtoras certificadas no Sistema de Avaliao da Conformidade de Empresas de Servios e Obras da Construo Civil (SiAC).

BNDES CONSTRUO CIVIL - R$ 1 bilho Qualidade da Construo elevar o patamar de qualidade das construtoras,

fornecedoras de materiais, componentes e sistemas

construtivos, em conformidade com o PBQP-H

Para elevar o patamar de qualidade do setor o BNDES criou o Carto BNDES, que permite ao consumidor final adquirir produtos somente de empresas que se credenciaram como fornecedores de materiais para construo, componentes e sistemas construtivos. O credenciamento das empresas realizado atravs do Portal de Operaes do BNDES, sendo obrigatrio que as empresas estejam qualificadas pelo Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H)

Os Programas Setoriais da Qualidade tem por principal objetivo elaborar mecanismos especficos que garantam que os produtos colocados disposio dos usurios da construo civil apresentem desempenho dentro das normas tcnicas da ABNT (art. 39 do CDC), atendendo s necessidades dos usurios e promovendo a isonomia competitiva entre fabricantes, visando: Atingir e manter a qualidade, segundo especificaes tcnicas dos produtos, em adequao com as necessidades dos usurios; Prover de confiana os participantes do Programa, que a qualidade pretendida est sendo atingida e mantida; Prover de confiana os compradores dos produtos, que a qualidade pretendida est sendo alcanada; Fornecer informaes que permitam o combate no conformidade sistemtica.

Adeso Voluntria; Devem ser implementados por Entidades Nacionais que representem percentual expressivo da produo nacional; Devem fomentar a adeso de novos participantes; Documento referencial de avaliao a norma brasileira e os produtos tm que estar em conformidade, independente do local de produo e comercializao; Os programas so financiados integralmente pelo setor privado.

Programa implementado desde 2004 ; 24 empresas participantes; Parceria com ABCP e BLOCO BRASIL; Ensaios realizados em laboratrios credenciados pelo Inmetro; Auditria e amostragem realizadas em fbrica; Avaliao da Qualidade de acordo com o Selo da Qualidade da ABCP.

Blocos de Concreto
NBR 6136; NBR 12118. Peas para pavimentao

Blocos de Concreto
Resistncia compresso; Absoro de gua; Dimenses; Retrao.

Peas para pavimentao NBR 9780; NBR 9781. Resistncia compresso; Dimenses.

13%

8%

12%

4%

63%

MG

SC

SP

PR

RJ

Blocos de Concreto
19
19 18 17 16 15 14 CLASSE A CLASSE B CLASSE C CLASSE D

18 17 16

20

Peas de concreto para pavimentao


20 19 18

18
20 15 BLOCOS DE CONCRETO PEAS PARA PAVIMENTAO 10 5 0 35 mpa

18

17

50 mpa

EMPRESAS QUALIFICADAS Bloco Sigma Ltda Blojaf Ltda IBEC Artfs. Cim. Ltda BP Pr-Moldados de Concreto Ltda Tecpaver Pr-Moldados Ltda Protemix Ind. e Com. de Pr-Moldados de Concreto Multibloco Ind. e Com. de Arts. de Concreto Ltda. Pavibloco Pr-moldados em Concreto Ltda Balttcnica Indstria de Pr-moldados Ltda Arevale Distribuidora de Areia e Pedra Ltda Bechelli Ind. e Com. de Arts. de Cimento Ltda Bloco Renger Ind. Com. e Servios de Eng. Ltda

UF MG MG MG PR PR PR RJ RJ SC SP SP SP

EMPRESAS QUALIFICADAS Calblock Ind. de Pr-moldados de Concreto Ltda. Deblocos Ind. e Com. de Arts. de Cimento Ltda. Exactomm Pr-Moldados de Concreto Ltda. Glasser Pisos e Pr-moldados Intercity Ltda Itauara Premoldados Ltda Oterprem Pr-moldados de Concreto Ltda. Piuca Ind. e Com. Artfs. Concreto Ltda Portital Ind. Com. Ltda. Presto Blocos e Pisos de Concreto San Carlo Ind. E Com. De Artefatos de Cim. Ltda Tatu Pr Moldados Ltda.

UF SP SP SP SP SP SP SP SP SP SP SP SP

O Programa vem avaliando a qualidade das argamassas colantes industrializadas do TIPO ACI produzidas pelos fabricantes participantes, atravs da verificao dos requisitos constantes na Norma Brasileira NBR 14081/04, atualmente no laboratrio institucional da ABCP. Os ensaios realizados no referido laboratrio so aqueles estabelecidos na norma de especificao, ou seja: verificao do deslizamento, do tempo em aberto (15 min.) e da resistncia de aderncia trao aos 28 dias em cura normal e submersa. Salienta-se que o ensaio de deslizamento encontra-se em fase de implantao no mbito do Programa. Alm disso, o Programa avalia a conformidade da marcao das embalagens das argamassas e tambm a massa dos sacos.

Atualmente o Programa vem realizando o ensaio de deslizamento para as amostras de empresas participantes e marcas acompanhadas e est sendo formado o banco de dados.

Desde jun/09 est em andamento um interlaboratorial para estudar a metrologia e a sensibilidade do mtodo de ensaio de deslizamento.
Em jul/09 foi instalada a Comisso de Estudos de Argamassa Colante - ABNT/CB-18.

Programa implementado em 2001; 9 empresas participantes (que representam 90% da produo nacional), sendo representadas por 54 marcas comerciais; 18 marcas acompanhadas (que representam 5% da produo); Totalizando 72 marcas monitoradas (que representam 95% do volume de produo nacional); Amostragem realizada em: Revenda e Indstria.

Participantes 5.371

Acompanhadas 1.292

Total: 6.663

Evoluo do Indicador de Conform idade do Setor de Argam assas Colantes 100 88,3 86,0 85,1 85,1 83,4 83,8 85,4 86,6 87,6 90 77,6 75,5 80,8 75,1 80 70 63,8 60 50 40 30 20 10 0 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 Relatrio Setorial

Indicador de Conformidade (%)

EMPRESAS ABCCO REJUNTABRAS IND. COM LTDA CIMENTOLIT IND. COM. LTDA INDSTRIA MINERADORA PAGLIATO LTDA GUAPIARA MINERAO IND. COM. LTDA PAREX BRASIL IND. COM. ARGAMASSAS S.A PRECON INDL S/A

MARCA COMERCIALIZADA CERAMICOLA CIMENTOLIT CONSTRUVIP SANGALETTI CONSTRUMARQUES MINERCOLA LIGAFIX LIGAMAX QUALICOLA SUPERLIGA PORTOKOLL PRECON CIMENTCOLA QUARTZOLIT COLATEX IRMOES SOARES COLAFIX TECNOSOFT ECONOFIX VALEMASSA VOTOMASSA

SAINT-GOBAIN QUARTZOLIT

VALEMASSA IND. COM. DE ARGAMASSA LTDA VOTORANTIM CIMENTOS

PSQ L

Programa Setorial da Qualidade de Lajes PrFabricadas

Desde janeiro de 1998 o Sindicato Nacional da Indstria de Produtos de Cimento - Sinaprocim, o Sindicato da Indstria de Produtos de Cimento do Estado de So Paulo - Sinprocim e a Associao Brasileira da Indstria de Lajes Abilaje gerenciam o Programa Setorial de Qualidade de Lajes Pr-Fabricadas. A seguir um resumo do histrico do Programa: 1998 a 2004 Elaborao das Normas Tcnicas de Lajes Pr-fabricadas

2004 a 2006 Adeso e acompanhamento do primeiro grupo de empresas


2005 a 2007 Elaborao da Norma de mtodo de ensaio de vigotas e pr-lajes sob carga de trabalho 2008 a 2009 Criao dos dispositivos para ensaio de vigotas e pr-lajes 2009 Qualificao das empresas e reviso das Normas Tcnicas

O programa setorial de Lajes Pr-Fabricadas trabalhou intensamente desde 2004 na elaborao da norma tcnica de mtodos de ensaio NBR15522 Laje pr-fabricada - Avaliao do desempenho de vigotas e pr-lajes sob carga de trabalho, recentemente publicado pela ABNT. Esta norma tcnica uma ferramenta fundamental para realizao da verificao do desempenho das vigotas e pr-lajes pr-fabricadas. Concomitantemente elaborao da norma foi implantado processo de qualificao evolutiva baseada na MATRIZ DA QUALIDADE, que propiciou aos fabricantes participantes identificar e corrigir deficincias em seu processo produtivo, preparando-se assim para realizao de testes (ensaios) aps a concluso da norma tcnica.

Requisitos de desempenho: Documentao Matrias Primas Estoque de Matrias Primas Dosagem e Mistura Controle de equipamentos Processo de produo Processo de cura Produto acabado Rastreabilidade Projeto

Em parceira com a ESCOLA SENAI ORLANDO LAVIERO FERRAIUOLO, em 2008 foi implantado o laboratrio de ensaios de Lajes Pr-Fabricadas, baseado na NBR15522. A Escola Senai, com a colaborao das entidades e membros da comisso de estudos, desenvolveu dispositivo para a realizao dos ensaios. No primeiro semestre de 2009 iniciaram-se os primeiros ensaios para ajustes metrolgicos e calibrao do equipamento. Outra ao do Programa a criao de um dispositivo mvel de propriedade das entidades em parceria com a Fundao para o Desenvolvimento Cientifico e Tecnolgico FDCT, vinculada UNESP de Guaratinguet, que permitir uma capacitao prvia das empresas participantes do programa, atravs de ensaios nas fbricas.

Escopo Esta Norma especifica um mtodo de ensaio para a verificao do desempenho de vigotas e pr-lajes utilizadas em lajes prfabricadas unidirecionais e bidirecionais, sob carga de trabalho, objetivando garantir sua integridade estrutural durante as etapas de montagem e concretagem da laje.

REQUISITOS DE DESEMPENHO - todos os exemplares apresentarem para o carregamento F1 flechas com valores menores que 5 mm para vos at 1500 mm ou flechas com valores menores que L/300 para vos maiores que 1500 mm; - nenhum dos exemplares apresentar fissurao maior que o previsto, desagregao do concreto ou deformao visvel na armadura metlica, at ser atingido o carregamento F2. AMOSTRAGEM Cada lote ter como amostra 4 (quatro) CP, cada um constitudo por um segmento de vigota ou pr-laje, com comprimento L + 200 mm. Sua obteno ser com disco de corte ou similar, de forma a se obter um CP ntegro, de forma a no se deturpar o resultado do ensaio

Plano normal Momento positivo

Plano invertido Momento negativo

Plano normal Cortante

Equipamento de ensaio 2008 e 2009

* NBR 14859-1 Laje Pr-Fabricada Requisitos Parte 1: Lajes Unidirecionais * NBR 14859-2 Laje Pr-Fabricada Requisitos Parte 2: Lajes Bidirecionais * NBR 14860-1 Laje Pr-Fabricada Pr-Laje - Requisitos Parte 1: Lajes Unidirecionais * NBR 14860-2 Laje Pr-Fabricada Pr-Laje - Requisitos Parte 2: Lajes Bidirecionais * NBR 14862 Armaduras treliadas eletrossoldadas - Requisitos

NBR 15522 Laje pr-fabricada - Avaliao do desempenho de vigotas e pr-lajes sob carga de trabalho.
NBR 9062 Projeto e execuo de estruturas de concreto pr-moldado *EM REVISO http://abnt.iso.org/livelink/livelink

Incluso da TR 6 e sua composio; Manuteno do fio 3.4 mm; Utilizao de fio liso no banzo inferior; Variao da largura da base conforme altura da TR;

Adequao aos cobrimentos NBR 6118 e NBR 9062


- Durabilidade - Incndio

A reviso da Norma de Pr-moldados NBR 9062, compatibilizou os cobrimentos em relao NBR 6118, permitindo que os valores sejam diminudos em 5mm, admitindo que estes possuem controle maior do que estruturas moldadas no canteiro. Admite-se ainda, a reduo do cobrimento em funo de revestimentos e pinturas, desde que sua eficincia em relao ao concreto seja comprovada. Contudo, no caso especfico de lajes, este no poder ser inferior a 15mm.

Tabela 6.1 - Classes de agressividade ambiental NBR 6118:2003

Tabela 7.1 Correspondncia entre classes de agressividade e qualidade do concreto NBR 6118:2003 e NBR 12655*:

Tabela 7.2 Correspondncia entre classe de agressividade ambiental e cobrimento nominal

TR 8634 / TR 8644 ESPAADOR LT 80 COBRIMENTO INFERIOR: 1,0 cm (fora de Norma) Altura acabada da laje : 10 cm 1,0 inf +8,0 TR +1,0 sup 10,0

TR 6634 / TR 7634
ESPAADORES DP 04 / LT 80 COBRIMENTO INFERIOR: 1,5 cm Altura acabada da laje : 10 cm 1,5 +7,0 +1,5 10,0 1,5 +6,0 +2,5 10,0 inf TR sup

TR 6634 ESPAADORES GA / LT 80 COBRIMENTO INFERIOR: 2,0 cm Altura acabada da laje : 10 cm 2,0 inf +6,0 TR +2,0 sup 10,0

A resistncia que o concreto ensaiado deve atingir to maior quanto menor for o controle na sua preparao. Dessa maneira:

fc 28 fck 1,65 Sd
Condio A B Preparo Materiais dosados em massa e a gua de amassamento corrigida em funo da umidade dos agregados Cimento dosado e massa, agregados e gua em volume, a umidade do agregado mido determinada e seu volume corrigido atravs da curva de inchamento Cimento dosado em massa, agregados e gua em volume e a umidade do agregado mido estimada Sd 4,0 5,5 Exemplo para fck 20 MPa 26,6 29,1

7,0

31,6

SO PAULO
ARTEFATOS DE CIMENTO CAMPELO LTDA (LAJES IMPERIAL) CERMICA JUPTER LTDA (LAJES JUPTER) COMERCIAL DE LAJES COBRE EPP DOM BOSCO INDSTRIA E COMRCIO DE ARTEFATOS LTDA JHA INDSTRIA E COMRCIO DE ARTEFATOS DE CIMENTO LTDA L B M LAJES & BLOCOS MIX LTDA (LAJES MIX) LAJES ITAIM INDSTRIA E COMRCIO LTDA LAJES LESTE INDSTRIA E COMRCIO LTDA LAJES PARAISO DE CAMPINAS LTDA ME LAJES SALEMA INDSTRIA E COMERCIO LTDA M. I. CUSTODIO & CIA LTDA EPP MOLDELAJE INDSTRIA E COMRCIO LTDA OLIVEIRA LIMA EMPREENDIMENTOS CONSTR LTDA (LAJES MEDITERRANEA) PRE-MOLD RM INDSTRIA E COMRCIO LTDA TATU PR-MOLDADOS LTDA MINAS GERAIS FABRACOM COMERCIO E INDUSTRIA DE ARTEFATOS DE CIMENTO LTDA

RIO DE JANEIRO
ARINES ARTEFATOS DE CIMENTO LTDA ENGEMOLDE ENGENHARIA, INDSTRIA E COMRCIO LTDA FACIBRAS FABRICA DE ARTEFATOS DE CIMENTO DO BRASIL LTDA PRIMUS INDSTRIA E COMRCIO DE PR-MOLDADOS LTDA LAJES VOLTERRANA INDSTRIA E COMRCIO LTDA NOLACIL NOVALAJE E ARTEFATOS DE CIMENTO LTDA LM DE ITABORAI, TELHAS E TIJOLOS LTDA TRELICON ARTEFATOS DE CIMENTO LTDA

PARAN
A.R.S.S INDSTRIA E COMRCIO DE LAJES LTDA (LAJES PARAN) INDSTRIA DE ARTEFATOS DE CIMENTO VERA CRUZ LTDA INDSTRIA E COMRCIO DE LAJES FERNANDES LTDA (INCOLAJES) S. GONALVES & NOGUEIRA LTDA TRELLIS LAJES TRELIADAS LTDA ZAN INDSTRIA DE LAJES LTDA

Para verificar as empresas qualificadas acesse: http://www2.cidades.gov.br/pbqp-h/

You might also like