You are on page 1of 15

DETERMINAO DO pH DO SOLO

Emerson Lucas Scalabrin Gerson Ferreira de Deus Marcos Munaro

Princpio

O pH uma das importantes determinaes analticas usadas em qumica e fertilidade do solo. O pH, ou potencial hidrogeninico, uma expresso quantitativa que indica acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma soluo qumica. A escala pH varia de 0 a 14, sendo que pH 7 neutro, menor que 7 cido e maior que 7 alcalino ou bsico. uma medida da concentrao de hidrognio livre ions (H + ) que esto no solo.

TIPOS DE DETERMINO DO pH

Por adio de um indicador de pH na soluo em anlise. A cor do indicador varia consoante o pH da soluo. Um indicador usado para medir o pH de uma substncia. Indicadores comuns so a fenolftalena, o laranja de metilo e o azul de bromofenol. Usando um medidor de pH acoplado a um eletrodo de pH. O medidor de pH um milivoltmetro com uma escala que converte o valor de tenso do eletrodo de pH em unidades de pH. Este tipo de eletrodo chamado "on seletivo.

pHmetro

Para essa determinao, utiliza-se um aparelho eletrnico denominado de medidor de pH (peagmetro), provido de amplificador eletrnico de corrente eltrica e um eletrodo de vidro-calomelano, capaz de ampliar a diferena de potencial gerada pelos eletrodos e impressionar um voltmetro que ter sua escala em unidades de pH.

DETERMINAO ELETRNICA

Feita em uma suspenso aquosa de solo, por meio de um eletrodo de vidro especial, sensvel atividade dos ons H+. Forma-se uma diferena de potencial entre a face interna do eletrodo e a face externa, banhada pela soluo do solo. Essa diferena de potencial com a de um eletrodo de referncia medida por um potencimetro.

pHmetro

O aparelho calibrado com solues padres de pH conhecido, normalmente, com pH 4,0 e 7,0 (tampo). A acidez ativa (pH em gua) no fornece a indicao da concentrao total de cidos no solo, mas fornece uma estimativa da concentrao de H+ na soluo do solo.

Tipos de pHmetro

Preparo da amostra

Secagem do solo ao ar livre; Destorroamento e peneirao;

- A amostra que foi seca ao ar e passou na peneira de 2mm chama-se de terra fina seca ao ar (TFSA).

Materiais e Equipamentos

TFSA; 1 Becker de 100ml; 1 Medidor de 10 cm3; 1 Basto de vidro; 1 Proveta de 100ml; gua destilada; pHmetro (potencimetro).

Procedimento

Medir 10 cm3 de TFSA, colocar em becker de 100 ml e adicionar 25 ml de gua destilada; Agitar com basto de vidro e deixar em repouso pelo tempo determinado (o ideal por um tempo nunca inferior uma hora e nunca superior a trs horas); Aps o tempo de espera, agitar novamente com basto de vidro e determinar o pH, fazendo com que ambos os eletrodos do potencimetro mergulhem na suspenso. O valor digital processado pelo aparelho o pH da soluo do solo.

Fita ou soluo indicadora de pH

Para medir o pH de uma soluo, podemos usar um indicador universal que uma mistura de vrios indicadores. apresentado comercialmente sob a forma de papel indicador universal ou soluo de indicador universal, com uma escala de cores de referncia e produz uma gama de cores variveis consoante o pH do meio.

Cores que o indicador universal apresenta em funo do pH

Fita

Solues Indicadoras de pH

Vermelho de Metila

Fenolftalena

Azul de Bromotimol

You might also like