You are on page 1of 10

Arquitetura

Postmaster: Um processo servidor, que gerencia os arquivos de banco de dados, recebe conexes dos aplicativos cliente com o banco de dados, e executa aes no banco de dados em nome dos clientes.

Arquitetura
Cliente: Pode ser uma ferramenta no modo caractere, um aplicativo grfico, um servidor Web que acessa o banco de dados para mostrar pginas Web, ou uma ferramenta especializada para manuteno do banco de dados.

Arquitetura
O servidor: PostgreSQL pode tratar vrias conexes simultneas de clientes. Para esta finalidade iniciado um novo processo (fork) para cada conexo. Deste ponto em diante, o cliente e o novo processo servidor se comunicam sem interveno do processo postmaster original. Portanto, o postmaster est sempre executando aguardando por novas conexo clientes.

Arquitetura
Chamada de Sistema (Fork), Para criar um novo processo, o processo copia a si prprio atravs da chamada de sistema fork. O fork cria uma cpia de processo original que em grande parte idntica ancestral. O novo processo possui um PID (identificador de processo) prprio, e suas prprias informaes de contabilizao.

Segurana
Integridade: tem muito haver com ACID. Seus dados no podem se corromper, independente do que venha a acontecer. Mesmo que seus dados se tornem indisponveis durante um certo perodo (devido a uma queda de energia, falha na rede ou num disco por exemplo) voc tem que garantir que uma vez que o problema de indisponibilidade esteja resolvido, todos os dados tem que reaparecer intactos. Integridade tambm tem muito haver com o uso de restries de integridade, para que um erro do usurio ou da aplicao no permita que os dados sejam corrompidos. O uso das restries de integridade devem proteger seus dados contra alteraes que no esto de acordo com as suas regras de negcio;

Segurana
Perda de dados: a preocupao nmero 1 de todo administrador de banco de dados evitar ao mximo a perda de dados. A entra em cena a mais tediosa das tarefas: o backup. Ocorre que em bancos de dados, no existe uma nica forma de se fazer um backup, existem vrias estratgias. De toda forma, preciso definir antes de mais nada: qual o volume mximo de dados que admissvel perder? Os dados relativos a ltima semana de operao? Talvez o ltimo dia? A ltima hora? Nem um segundo sequer? Bom, claro que ningum quer perder nada, mas voc sabe realmente qual a o grau de proteo que a sua atual poltica de backup lhe oferece?

Segurana
Disponibilidade: capacidade de manter o acesso s informaes de forma contnua. Falhas humanas, falhas de software e falhas de hardware podem gerar indisponibilidade a qualquer momento. A sua tolerncia a indisponibilidade vai variar conforme a importncia e rtimo de operao das suas aplicaes. Algumas no podem parar nunca e trabalham em regime 24/7. Outras s precisam estar ativas em horrio comercial, mas no admitem um minuto sequer de indisponibilidade neste perodo. Seja como for, importantssimo definir qual o SLA agregado aos servios prestados pelo banco de dados para que se possa traar uma estratgia adequada para se atingir estes objetivos. Sua estratgia deve garantir que mesmo ocorrendo uma falhas, mesmo graves, os dados devem estar disponveis no prazo determinado pelo seu contrato de SLA.

Segurana
Controle de Acesso: capacidade de que as informaes disponveis no banco de dados estejam disponveis para as pessoas corretas, que tero permiso de acesso apenas as operaes permitidas para o seu perfil. Geralmente o controle de acesso se d a partir de objetos do banco de dados, mas pode se re referir ao acesso de apenas um parte dos dados de um objeto, como apenas algumas linhas de uma tabela. O controle de acesso pode limitar a quantidade de recursos que voc pode utilizar no banco de dados. Os recursos podem ser o nmero de conexes ativas, memria, processador, volume de dados acessados em disco, etc.

Segurana
Auditoria: registro de operaes realizadas no banco de dados. O registro pode conter informaes sobre quem, realizou que tipo de operao, sobre qual objeto e em qual momento. O registro tambm pode conter quais foram as alteraes realizadas, permitindo reconstruir os dados num estado anterior se necessrio. A auditoria tambm pode significar monitorar outras condies do banco de dados, como picos de utilizao, espao em disco e outros detalhes que se deseje registrar.

You might also like