You are on page 1of 9

O FIM DO SISTEMA INTERNACIONAL DA GUERRA FRIA E A PERSISTNCIA DA DICOTOMIA NORTE-SUL

A CRISE ECONOMICA DA URSS


Aumento de gastos com produo de armas, espionagem, represso; Diminuio do investimento interno, provocando escassez de habitaes, longas filas de consumidores e prateleiras vazias. Diminuio na qualidade dos servios de sade, educao e transporte. Crescimento do desemprego, do consumo de drogas do alcoolismo e do crime organizado. Liberdades individuais restritas Apoio financeiro aos pases do bloco de leste representavam um grande encargo Administrao do territrio sufocava com a burocracia.

MIKHAIL GORBACHEV 1985 1991

Perestroika- reestruturao da economia Objetivos: O fim do monoplio do Estado sobre alguns setores; A permisso para a abertura de empresas privadas no pas; Descentralizao da economia para permitir a livre concorrncia e estimular a produo; A permisso para as empresas estrangeiras atuarem na indstria de bens de consumo e no comrcio; O estmulo renovao tecnolgica e competitividade entre as empresas. Na agricultura permitido o arrendamento de terras estatais e cooperativas por grupos familiares e indivduos.

Glasnost uma palavra russa que significa :


Abertura Transparncia Reestruturao A Glasnost foi desencadeada paralelamente ao anncio da Perestroika com o intuito de: Mudar a mentalidade; Acabar com a burocracia; Criar uma vontade geral de acabar com as reformas; Abranger o fim da perseguio aos dissidentes polticos; Incluir campanhas contra a corrupo e a ineficincia administrativas. (realizadas com a interveno dos meios de comunicao e a crescente participao da populao). Liberalizao cultural e obras proibidas; Liberdade de imprensa.

Prevendo futuras fraturas nos pases integrantes do Bloco Sovitico, Gorbachev props o que se chamou de doutrina sinatra, ou seja, dali em diante cada pas acharia o seu prprio caminho (my way) para ficar ou no dentro do Bloco Sovitico. GOLPE MILITAR de 19 DE AGOSTO DE 1991 Um grupo de comunistas conservadores deu um golpe militar e afastou Gorbatchev. O povo russo saiu s ruas, enfrentou os golpistas, e o pas voltou ordem. COMUNIDADE DOS ESTADOS INDEPENDENTES Mesmo com a volta de Gorbachev ao poder iniciou-se o processo de independncia das repblicas soviticas. Em 8 de dezembro de 1991, Ieltsin proclamou a independncia da Rssia e a criao da CEI. Em 25 de dezembro de 1991, Gorbachev renunciou ao governo.

O fim do modelo sovitico


-Imobilismo poltico --Deteriorao econmica -Avano econmico, tecnolgico -e militar dos EUA
1985

Mikhail Gorbatchev
Aproximao ao Ocidente - Recomeo do dilogo e das negociaes para a reduo de armamento Boris Yeltsin

Reestruturao interna Perestroika -Reformas econmicas -Abertura poltica ( glasnost)

Onda de contestao ao(s) regime(s) comunista(s) Rpida deteriorao econmica

1991

Desagregao do Bloco sovitico FIM DA GUERRA FRIA

Desagregao da URSS Constituio da CEI

Mikhail Gorbatchev

You might also like