You are on page 1of 21

Um estudo autobiogrfico

Sigmund Freud

Notas do editor

Primeira publicao do texto 1925 edio alem; Traduo inglesa 1935, sendo a verso brasileira uma traduo desta obra; um relato da participao de Freud na criao da psicanlise;

Parte 1

Inicia comentando seu primeiro relato sobre a criao da psicanlise Cinco lies conferncias norte americanas (1909); Em 1914 Histria do movimento psicanaltico;

Interesse de Freud trazer uma nova proporo entre os dados histricos e biogrficos.

Freud nasceu em 6 de maio de 1856, em Freiberg, na Morvia; Filho de Judeus, relata que a famlia aps perseguies sofridas durante dcadas, no ficava muito tempo em uma nica localidade; Aos quatro anos a famlia se muda para Viena e ali recebeu toda a sua educao. Durtante sete anos escolares era o primeiro da turma, e sempre foi muito estimulado pelo pai e familiares a seguir suas inclinaes no que se referia a uma vida profissional.

Em 1873 ingressa na Universidade para cursar medicina; 1876 a 1882 trabalhou no laboratrio de Fisiologia de Ernest Brcke; 1881 se forma em medicina; 1882 abandona o laboratrio de fisiologia para ingressar no Hospital Geral como assistente clnico na rea de psiquiatria. 1884 faz pesquisa com a cocana e sua ao fisiolgica.

1885 foi nomeado conferencista professor de neuropatologia e recebeu uma bolsa de estudos em Paris Salptrire; inicia ainda um percurso com Charcot; 1886 volta a Viena e se casa.; inicia seu trabalho como psiquiatra; apresenta a sociedade mdica o percurso com Charcot referente a histeria masculina; perde a vaga de professor na Universidade. Passa a trabalhar com o hipnotismo e com a eletroterapia;

Sobre o hipnotismo
Freud faz algumas afirmaes importantes sobre o mtodo: No era capaz de hipnotizar todos os pacientes; Os pacientes quando hipnotizados, no aderiam a um estado muito profundo. Em 1889 vai a Nancy para aprofundar o mtodo e acompanha os trabalhos de Libeault e de Bernheim trabalhavam com sugesto em estado hipntico.

Parte 2
Complementa afirmando que a hipnose lhe serviu para investigar situaes quanto a origem dos sintomas de seus pacientes; Antes de ir a Paris conheceu Breuer, que comenta a Freud sobre um caso de Histeria que atendera entre 1880 e 1882. neste caso algo se revela sobre a origem dos sintomas e o significado destes.

Era solicitado a paciente por Breuer que falasse sobre suas fantasias e emoes no momento do trabalho. estava estabelecido o mtodo catrtico; 1893 a 1895 - Aps trabalhos com Breuer referente a este mtodo, Freud prope uma publicao conjunta de casos tratados a partir deste referencial; (Estudos sobre a histeria e Sobre o mecanismo psquico dos fenmenos histricos ) Anna O. Neste momento, h uma formulao primria referente ao inconsciente e a etiologia sexual da neurose.

Aps a publicao da obra, algumas situaes tericas e pessoais provocam a ruptura de Freud e Breuer; Freud insistia no fato da sexualidade ser um fator de origem das neuroses histricas (defesa psquica referente a excitao sexual), e Breuer sustentava a origem dos sintomas na fisiologia e em estados hipnides inconscientes. Havia uma disjuno na medicina referente a sexualidade e sua relao com os aspectos mentais.

Freud e a Neurose

Aps a ruptura com Breuer, Freud passou a trabalhar com pacientes neurastnicos neuroses que envolviam fadiga fsica, e alteraes na sexualidade; Neste momento, Freud dedica sua escuta a relao possvel referente a origem da sexualidade, e entende, a partir de seus pacientes, que as alteraes da conduta referente a sexualidade est intimamente ligada a formao da neurose. Divide as neuroses em neurose de angstia e neuroses atuais.

Uma das hipteses lanadas quanto as neuroses atuais refere-se a um possvel desequilbrio qumico provocado por alteraes na conduta sexual, pois era claro para Freud que nem todos os casos respondiam ao tratamento mental. No aprofunda sua investigao referente a esta hiptese pois no o foco de seu trabalho.

Sobre a transferncia.

Desde o caso de Anna O., um fator incompreendido foi o afeto amoroso da paciente destinado a Breuer. Neste sentido, algo se revela como insuportvel na relao de trabalho entre mdico e paciente, porm inevitvel. Outras pacientes histricas manifestam tal afeto a Freud, e passa a designar este afeto amoroso como um sintoma neurtico. A relao de trabalho estabelecida entre mdico e paciente representava a ser uma manifestao forte o suficiente para encorajar Freud a abandonar a hipnose e o mtodo catrtico.

Neste momento, passa a trabalhar com o mtodo sugestivo, permanecendo com o div e se posicionando fora do campo de viso do paciente.

Parte 3

Freud a partir do novo mtodo catrtico e sugestivo, comea um outro processo de investigao junto a seus pacientes: Porque ocorriam os esquecimentos? Percebe a partir da escuta de seus pacientes, que no era qualquer fato que ocorria ou era experienciado que era esquecido; Ou era algo penoso, ou alarmante, ou ainda vergonhoso. Constri o conceito de resistncia e de represso, ao perceber que quanto mais esforo fazia como mdico para trazer a tona uma lembrana, mais os pacientes se defendiam e se mantinham resistentes. Outras teorias oriundas deste momento: teoria instintual e pulsional, a teoria do conflito psquico, a catexia e anticatexia, sintoma. Passa entao a ter um outro processo no direcionamento do tratamento: diminuir a resistencia e o conflito psquico, atravs da fala. Assim, nasce a psicanlise.

A noo de inconsciente.

A teoria da represso descrita por Freud como a pedra angular da psicanlise para entendermos a vida mental humana;

A partir da noao de patologia, a teoria do inconsciente ganha seriedade, e passa a se diferenciar do inconsciente de outras teorias.

A natureza mental segundo a psicanlise passa a ter a noo de inconsciente em primeiro plano e neste momento se diferencia da Filosofia.

Sobre a sexualidade

A investigaao Freudiana do incs, o leva a se deparar com outra noo terica importante: a sexualidade. Percebe que os maiores conflitos na neurose referem-se aos impulsos e resistencias sexuais. Ao levar este fato a srio, e investiga-lo com seus pacientes, fatalmente se chegava a infancia, e a forma com que seus pacientes descobriam a sexualidade e a fantasia ligada a esta. Constri assim a teoria da sexualidade infantil, libido, Complexo de dipo e de castrao; Em 1905 publica a obra Trs ensaios sobre a Teoria da sexualidade e busca compreender o funcionamento humano atravs do desenvolvimento sexual e de seus destinos pulsionais.

Parte 4
1. 2.

3.
4. 5.

Principais constituintes da teoria psicanaltica segundo Freud: resistncia e represso,inconsciente,etiologia da sexualidade e experincias infantis. Quanto a tcnica: Associao livre regra fundamental da psicanlise; Identificao da resistencia quando aparece; Arte de interpretao; Relao transferencial e consequente superao deste aspecto; Trabalhar com as manifestaoes incs. - os sonhos possibilitando a associaao livre e no a interpretao.

Sobre os sonhos

O trabalho com os sonhos se revelou rico e importante para o contexto analtico, pois possibilita entender a construao de um contedo inconsciente. H o contedo manifesto ( que manifestado no sonho) e o latente (pensamentos ou contedos articulados ao contedo manifesto) O conteudo se resume em: residuos diurnos e a realizao de um desejo incs; So interpretados como um sintoma neurtico; deslocamento e condensao;

Parte V
Neste captulo, Freud comenta o trabalho de seus seguidores e alunos; Inicialmente h uma rejeiao onde aparece a pscanlise; Crticas a Psicanlise: falta de registros, que explica mas no ultrapassa algumas questes, generaliza sem justificativa. Comenta do incio da IPA; Visita ao EUA como conferencista; As discidncias: Adler e Jung;

Principais teorias aps 1900


Ao formular a teoria do Complexo de dipo, pensa a relao triangular (paime-filho) e suas implicaes subjetivas, trazendo o caracter universal a teoria. Teoria do narcisismo: possibilita aprofundar o estudo da Psicose; Teoria das pulses e das repeties; Teorias metapsicolgicas;

Parte 6
Comenta as interferencias textuais para a elaboraao de suas teorias: Complexo de dipo; Primitivismo psquico na neurose; A articulaao da psicanlise com a religio; Funcionamento inconsciente: Condensao-deslocamentorepresentao da coisa pelo seu oposto;

You might also like