You are on page 1of 22

UNIX / LINUX

Histrico - O Unix teve origem no projeto MULTICS, que por ser complexo demais nunca saiu do ambiente acadmico.
No incio, por volta de 1969, Unix era um sistema operacional desenvolvido por um grupo de funcionrios da AT&T2 no Bell Labs3. Entre esses funcionrios estavam Ken Thompson, Dennis Ritchie e Douglas Mcllroy.

A primeira verso do Unix veio em 1971, e rodava em mquinas DEC4 e Mainframes.

Em 1973 o Unix foi reescrito em Linguagem C, linguagem essa criada especificamente para reescrever o cdigo fonte do Unix.
Em 1979 foi portado para mquinas VAX da DEC.
1

Atualmente, o termo Unix uma marca registrada do The Open Group5, e os sistemas Unix se dividem em vrios ramos de sistemas criados e suportados por diversos vendedores. Inicialmente o Unix era um sistema aberto, apropriado ao ambiente acadmico, da a sua popularidade. Posteriormente diversas empresas surgiram, cada uma suportando o seu Unix. E para garantir a no fragmentao da arquitetura Unix em diversos sistemas operacionais incompatveis entre si, foi criado o padro ou comit POSIX.
O POSIX, um conjunto de definies e convenes que padroniza a interface, o conjunto de bibliotecas dos sistemas Unix e as suas chamadas de sistema Em 1992 os sistemas Unix foram adaptados para a arquitetura RISC.
2

Famlia Unix
Aps o POSIX, tecnicamente o Unix passa a ser tratado como uma famlia de sistemas operacionais. Essa famlia composta tanto por membros proprietrios quanto membros de cdigo fonte aberto. Os principais membros dessa grande famlia so:

Um sistema proprietrio onde o desenvolvedor no quer que seu produto seja alterado por terceiros.

ALGUMAS VANTAGENS

ALGUMAS DESVANTAGENS
3

QUANDO E QUEM CRIOU O LINUX


O LINUX foi originalmente desenvolvido como um passatempo de Linus Torvalds. Ele queria um sistema operacional que fosse semelhante a um Unix, com todas as suas funcionalidades e, ainda, que pudesse utiliz-lo num PC.
O LINUX um sistema operacional criado em 1991 por Linus Torvalds. um sistema de cdigo aberto distribudo gratuitamente pela internet.

AS PRINCIPAIS DISTRIBUIES GNU/LINUX

ALGUMAS CARACTERSTICAS DO LINUX


livre e desenvolvido voluntariamente ;

Tambm recebe apoio de grandes empresas como IBM, SUN, HP, etc;
Convivem sem nenhum tipo de conflito com outros sistemas operacionais; Multitarefa; Multiusurio; Utiliza permisses de acesso a arquivos, diretrios e programas em execuo; Suporte a nomes extensos de arquivos e diretrios (255 caracteres); Proteo entre processos executados na memria RAM; Suporte a mais de 63 terminais virtuais (consoles);

IDEIA BSICA DE SOFTWARE LIVRE


Executar Reproduzir Distribuir Estudar
Tudo isso sem autorizao direta de ningum

Licenas
A GPL regulamenta as liberdades centrais, definindo as condies para cpia, distribuio e modificao dos programas. Embora qualquer pessoa possa modificar uma cpia do programa obrigatrio que: 1. Exista um aviso, em destaque, em cada arquivo modificado, de que os dados originais foram alterados. 2. Exista um aviso de que o trabalho distribudo ou publicado deriva totalmente ou em parte do programa original. 3. Caso o programa seja executado de forma interativa, no inicio de sua execuo deve ser apresentada informao de copyright e de ausncia de garantias (ou de que a garantia corre por conta de terceiros). Quem rege as licenas a GPL Licena Pblica Geral. Outro nome de pagamento de licena a COPYLEFT

Partio no Linux
O sistema de partio no Linux baseada no padro EXT3 um sistema de partio que permite a verificao na integridade de disco com aplicao JOURNAL. O EXT3 possui trs modos de operao:
1 No modo ordered (o default), o journal atualizado no final de cada operao; 2 No modo writeback o journal armazena apenas informaes referente estrutura do sistema de arquivo (metadata); 3 Finalmente, temos o modo journal, o mais seguro, porm mais lento. Nele, o journal armazena no apenas informaes sobre as alteraes, mas tambm uma cpia de segurana de todos os arquivos modificados, que ainda no foram gravados no disco.

Segurana no Linux
Distribuio quanto aos pacotes de instalao: Gratuito Pago Diferena dos pacotes: *.DEB *.RPM Tempo de atualizaes Usuabilidade Interface grfica (KDE, GNOME)

Estrutura das Pastas no Linux


dev Pasta que contm arquivos que representam dispositivos fsico de hardware e que so essenciais para o bom funcionamento do sistema. etc - Uma das pastas mais importantes. Aqui encontramos os arquivos de configurao e aplicativos do sistema. Tais como Apache, X11 e sysconfig. home - Nesta pasta esto alojadas as pastas para cada usurio que temos no sistema. lib - Contm as bibliotecas necessrias para executar os arquivos executveis das pastas /bin, /sbin e outras. Sem ela, os programas no funcionaro corretamente.

media Contm as subpastas para os pontos de montagem de dispositivos mveis como HD externos, pendrives, cartes microsd, etc. mnt Tal como a pasta /media, tambm serve para pontos de montagem. Mas aqui para montar parties do HD, tal como uma partio Windows, por exemplo. opt Pasta que guarda arquivos de aplicativos. Cada aplicativo tem uma subpasta com seu respectivo nome.
usr A maior parte dos aplicativos e outros componentes ficam instalados dentro dessa pasta. root - a pasta do administrador do sistema. Somente o root poder acess-la.

tmp Contm todos os arquivos temporrios gerados por aplicativos que tenham sido usados pelos usurios. lost+found Contm arquivos perdidos como pacotes (dependncias), arquivos fragmentados, quebrados ou danificados. pendentes

sys parecida com a pasta /proc. Contm arquivos especiais do Kernel bin Pasta que contm os arquivos executveis do sistema. Entre eles, os comandos bash, tais como ls, cat e cd. Alm disso, h tambm utilitrios para configurao do sistema e gerenciamento de arquivos. sbin Contm arquivos executveis necessrios para o boot, para recuperao e reparaes. Somente podem ser executados pelo usurio root, ou raiz, ou administrador do sistema. proc Pasta que contm arquivos especiais do Kernel e de processos que interagem com ele. No armazena arquivos, mas sim informaes sobre o hardware e sobre a configurao do sistema. var Contm arquivos que so modificados com o decorrer do uso do sistema.

Comandos no Linux
Ctrl + Alt + F1 Ctrl + Alt + F7 Man Cada comando possui um manual

Teste: man ls Para sair do man digite a letra q = quit


ls ls l ls a ls R

clear: Limpa a tela, uma forma de colocar a ordem na casa antes de executar
novos comandos.
Ctrl + c Cancela o processo pwd Visualiza o local exato onde o usurio est

Devido quantidade de parmetros disponveis, os manuais de muitos programas so muito longos e complicados. Teste:

--help ou ls --help
Apenas uma descrio rpida. Teste:

whatis ls
Mais uma variante do man o comando "info", que contm manuais alternativos para muitos comandos. Enquanto os manuais do man so tcnicos, desenvolvidos para serem manuais de referncia, os do info normalmente utilizam uma linguagem mais simples, abordando apenas as opes mais comuns. Teste:

info lsmod

cat: Serve para ver o contedo de um arquivo. Teste: cat

carta

du: O du permite ver uma lista com o espao ocupado por cada pasta dentro do diretrio atual. uma forma rpida de encontrar grandes arquivos ou pastas que esto consumindo muito espao. Teste:

du -h

Ponto e vrgula: Voc tambm pode executar uma fila de comandos de uma vez. Teste:

clear; ls; ls a; cd ..; ls l; -h +15

shutdown h Serve para desligar o sistema, mas permite que voc especifique
um horrio. Teste: shutdown

cat arquivo: mostra o contedo de um arquivo. Teste: cat infowester.txt

date: mostra a data e a hora atual; - df: mostra as parties usadas; du diretrio: mostra o tamanho de um diretrio; Teste: du /home

finger usurio: exibe informaes sobre o usurio indicado; Teste: finger ceep free: mostra a quantidade de memria RAM disponvel; id usurio: mostra qual o nmero de identificao do usurio especificado no sistema; Teste: id ceep Verificando processos com o comando ps. Teste: ps ou ps aux

As opes mais importantes so os seguintes: a - mostra todos os processos existentes; e - exibe as variveis de ambiente relacionadas aos processos; f - exibe a rvore de execuo dos processos; l - exibe mais campos no resultado; m - mostra a quantidade de memria ocupada por cada processo; u - exibe o nome do usurio que iniciou determinado processo e a hora em que isso ocorreu; x - exibe os processos que no esto associados a terminais; w - se o resultado de processo no couber em uma linha, essa opo faz com que o restante seja exibido na linha seguinte.

Das opes acima,a combinao mais usada aux. Teste: ps aux; ps lax

date Exibe e edita a data e a hora atuais do sistema.


date para exibir a data e hora atual. sudo date 032914502007 para alterar a data e hora para 14:50 h de 29/03/2007

hwclock Consulta ou define o relgio do hardware (Hardware Clock).


"sudo hwclock -s" para atribuir ao sistema a data e hora do hardware (BIOS). "sudo hwclock --set --date=032914502007" para definir a data e hora do hardware como 14:50 h de 29/03/2007.

Observao
Quando vamos criar pasta como o exemplo abaixo devemos utilizar Exemplos: Nome da pasta Nome da pasta Escola Estadual Jos F Barreto Colgio Dom Luciano

cal: exibe um calendrio.


Como visualizar o contedo de uma pasta ou diretrio:
ls /mnt -R ls /mnt -s ls /tmp -a ls /bin -l Como abrir uma pasta ou diretrio: cd /bin cd /mnt

cd /home
Cd /tmp

mkdir cria uma pasta ou diretrio de nome dentro da pasta tmp teste:

mkdir /tmp/aulas
cd /tmp/aulas Como voltar a pasta ou diretrio anterior teste: Cd Agora vamos listar o contedo da pasta ou diretrio utilizando o comando: ls /tmp/aulas

Como voltar a pasta ou diretrio anterior teste:

Cd -

Exerccio 1
Criando pasta na pasta tmp sub-pastas ou seja pasta dentro da pasta TMP: /tmp /Escola /Diretoria /Secretaria /Apoio ao aluno /Estacionamento /Bloco A /Bloco B

TECLAS DE COMBINAES CTRL+L: limpa a tela de video. Ctrl+alt+del/reboot: reinicia o sistema. Shutdown -h now/halt: desliga o computador.

Como criar um arquivo vazio ( Incremento >>) >> /tmp/Escola/arquivo1.txt

>> /tmp/Escola/Diretria/Texto.log
>> /tmp/Escola/Diretria/Secretaria/Apoio ao aluno/Texto1.log cat > /tmp/Escola/arquivo.txt

You might also like