You are on page 1of 35

AULA DIGITAL E PLANO DE AULA

Equipe responsvel pela produo


Coordenadora: Lcia Rigueira Revisora: Catharina Harriet Validadora: Rogria Mattos Produtora: Ana Cludia Sarandy Adaptadora: Danielle Regina Borges

Disciplina
Asas de Papel

Ano
4/5

Aula nmero
5

Tema da Aula Digital


A bolsa amarela, Lygia Bojunga

PARMETROS DIDTICOS
Competncias e Habilidades envolvidas
- Pesquisar e organizar informao para a transformar em conhecimento mobilizvel; - Realizar atividades de forma autnoma, responsvel e criativa; - Criar autonomia na leitura e hbitos de leitura.

Referencial Terico
http://www.youtube.com/watch?v=IsNFwhkcZ5U http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/letronica/article/viewFile/4215/3556

PRIMEIRO MOMENTO DA AULA DIGITAL


Apresentao e Justificativa ATIVIDADE 1 ATIVIDADE 2 ATIVIDADE 3 ATIVIDADE 4 Pergunta-desafio Escritora Ilustradora

Atividade 1: Apresentao e justificativa do livro

A Bolsa Amarela, Lygia Bojunga

Atividade 1: Apresentao e justificativa do livro


Orientaes prticas de aplicao dessa atividade
Professor, trabalhe a capa do livro com os alunos, incentive-os a imaginar o porqu de uma bolsa amarela na capa de um livro. Assista com os alunos ao vdeo de 4 minutos e 36 segundos. Nele, Eva Furnari fala sobre a obra e l um trecho. Aproveite para explorar os pontos citados por ela. Faa perguntas e levante hipteses sobre o livro.

Orientaes sobre a utilizao dos objetos de aprendizagem


Sinopse https://www.youtube.com/watch?v=NsXBfCZpPh0 Imagem http://3.bp.blogspot.com/_yGKE2Irtzeo/TAFkn98QPfI/AAAAAAAAAJQ/IZ5ST3viLoA/ s1600/bolsa_amarela_300dpi.jpg Tempo de durao da atividade: 10 a 15 min (sendo 5 min. para o vdeo) Organizao da sala de aula: Alunos arrumados em duplas ou grupos de 4.

Atividade 2: Pergunta-desafio

Nossa menina inventadeira

Clique no nome e conhea Raquel, a protagonista do nosso livro. Raquel escolheu um timo lugar para esconder suas vontades.

E voc, onde esconderia suas vontades secretas?

Atividade 2: Pergunta-desafio
Orientaes prticas de aplicao dessa atividade
Professor, converse com os alunos sobre as vontades deles, pensando sobre at que ponto elas podem ser realizadas. Crie um debate com as perguntas: Inventar e mentir a mesma coisa? Raquel imaginava histrias ou contava mentiras?

Orientaes sobre a utilizao dos objetos de aprendizagem


Crie um painel com o ttulo Onde voc esconderia suas vontades secretas? Coloque a produo de texto do aluno. Prezi uma apresentao dinmica, mostrando informaes de formas variadas. Descrio da personagem http://prezi.com/icr36vpdlr-v/raquel/ Imagem http://users.cjb.net/acrsarandy/raquel2.jpg.png Gifs http://fotos.sapo.pt/cantinhomeu/pic/00ce9yp3

Tempo de durao da atividade: 20min Organizao da sala de aula: Sala com projetor.

Atividade 3: Apresentao da escritora

A escritora
Nossa escritora, Lygia Bojunga, tem uma casa na internet. Voc acredita? Vamos bater sua porta e conhec-la um pouco mais?

Atividade 3: Apresentao da escritora


Orientaes prticas de aplicao dessa atividade
Professor, ao apresentar a escritora, aproveite para mostrar outros livros escritos por ela.

Orientaes sobre a utilizao dos objetos de aprendizagem


A Casa Lygia Bojunga ir ajudar o aluno a conhecer um pouco mais o trabalho e a vida da escritora. Em que momento de sua vida a autora comeou a mostrar seus dons artsticos? A paixo pelo teatro ajudou Lygia a se tornar escritora? Quais dos alunos podem perceber que possuem algum dom artstico? Pgina da autora http://www.casalygiabojunga.com.br/pt/livroatroca.html Imagem http://users.cjb.net/acrsarandy/houselygia.png

Tempo de durao da atividade: 15min Organizao da sala de aula: Sala com projetor

Atividade 4: Apresentao da ilustradora

Nossa ilustradora
Marie Louise nasceu em Berna, na Sua, no dia 31 de maio de 1924. Assim que chegou ao Brasil, logo comeou a participar ativamente da vida artstica e cultural do Rio de Janeiro. Por ser figurinista, aderecista e cengrafa, trabalhou para o carnaval carioca e assinou diversos espetculos de teatro, pera e bal. Ilustrou livros infantis de autores como Maria Clara Machado, Vinicius de Moraes, Lygia Bojunga Nunes, Manuel Bandeira e Ceclia Meireles. Clique na imagem para conhec-la mais um pouco.

Atividade 4: Apresentao da ilustradora


Orientaes prticas de aplicao dessa atividade
Professor, faa uma enquete sobre a ilustrao do livro. Pergunte o que os alunos acharam das ilustraes. Leia uma passagem do livro e lhes pea que faam uma ilustrao baseada em tal passagem. Biografia da ilustradora: http://www.funarte.gov.br/brasilmemoriadasartes/acervo/cenario-efigurino/biografia-de-marie-louise-nery/

Orientaes sobre a utilizao dos objetos de aprendizagem


A ilustradora diz que todos somos mscaras e que no podemos mostrar a prpria natureza. O que os alunos acham dessa colocao? Isso acontece com Raquel? Se achar adequado, o professor poder escolher uma parte do vdeo, por este ser um pouco extenso. Durao do vdeo 6 minutos vdeo de filme http://www.youtube.com/watch?v=Z25Wt8kK9qM Imagem http://users.cjb.net/acrsarandy/marie.jpg Tempo de durao da atividade: 20min Organizao da sala de aula: Sala com projetor

SEGUNDO MOMENTO DA AULA DIGITAL


Construo do conhecimento sobre a obra ATIVIDADE 5 a 12

Atividade 5: As vontades de Raquel

As vontades de Raquel
A bolsa amarela inicia-se com a seguinte frase, dita por Raquel: Eu tenho que achar um lugar pra esconder as minhas vontades. Clique no cone e descubra que vontades so essas. Segundo Adriana Falco, em seu livro Dicionrio de palavras ao vento, vontade um desejo que cisma que voc a casa dele. Voc concorda? Por que algumas vontades devem ser escondidas? Converse com seus colegas a respeito. No seu caderno ou no bloco de notas escreva quais so as suas 3 vontades.

Atividade 5: As vontades de Raquel


Orientaes prticas de aplicao dessa atividade
Professor, pea aos alunos para definirem a palavra vontade. Explique a diferena entre ato involuntrio e voluntrio. Que atos so decorrentes da nossa vontade? Ao realizarmos uma vontade, teremos uma consequncia? Que motivos podem levar algum a esconder suas vontades?

Orientaes sobre a utilizao dos objetos de aprendizagem


As trs vontades de Raquel podem ser exploradas e questionadas pelos alunos, incentivando-os a responderem s perguntas. Prezi uma apresentao dinmica, mostrando informaes de formas variadas. Prezi com trechos do livro: http://prezi.com/nbl1ff93qlf_/a-bolsa-amarela-minhasvontades/ Imagem http://www.sebodomessias.com.br/loja/imagens/produtos/produtos/16/166492_828.j pg Tempo de durao da atividade: 20min Organizao da sala de aula: Em grupos

Atividade 6: Amigos diferentes

Imaginando um amigo
Raquel cria amigos imaginrios para poder desabafar e tentar resolver seus problemas. Ela encontra bilhetinhos de seus amigos em lugares inusitados! Um dia, achou um bilhete dentro do prprio sapato, Imagine!!! sempre bom ter um amigo por perto! Crie um amigo imaginrio, escolha um nome para ele e lhe escreva um bilhete. Clique na imagem para cri-lo.

Atividade 6: Amigos diferentes


Orientaes prticas de aplicao dessa atividade
Professor, aps os alunos escreverem os bilhetes, faa uma brincadeira. Esconda os bilhetes pela sala e pea para os alunos encontr-los e respond-los.

Orientaes sobre a utilizao dos objetos de aprendizagem


O personagem criado antes do cadastramento. Ao criar o personagem, o aluno dever teclar PrintScreen e colar no Paint para salvar o amigo imaginrio. Site: http://www.opequenoleitor.com.br/cadastro-passo1.php

Imagem: http://www.ossoz.com.br/blog/wp-content/uploads/2009/11/amigao.jpg Tempo de durao da atividade: 20min Organizao da sala de aula: Em grupos. Sala com netbook.

Atividade 7: Pensando nas diferenas

Meninos X Meninas
Raquel tinha uma vontade gorda de ser menino. Sabe por qu? Ela achava que os meninos sempre podiam mais e sempre eram escolhidos para chefes das brincadeiras! Ela estava cansada de ser menina e de nunca poder fazer nada. Ser que Raquel estava certa? Voc acha que h muitas diferenas entre meninos e meninas? Discuta isso com seus colegas. Para lhe ajudar a pensar, clique na imagem e assista ao vdeo.

Atividade 7: Pensando nas diferenas


Orientaes prticas de aplicao dessa atividade
Professor, estimule um debate entre as crianas sobre diferenas entre meninos e meninas, fazendo-os perceber que estas diferenas promovem a interao.

Orientaes sobre a utilizao dos objetos de aprendizagem


Utilizar o vdeo para promover o debate. Animao com durao de 1min e 48seg
vdeo de animao http://www.youtube.com/watch?v=dvl_oTbFvYk&NR=1 Imagem http://users.cjb.net/acrsarandy/boy girl.png Tempo de durao da atividade: 15 min Organizao da sala de aula: Sala com projetor

Atividade 8: Tudo tem seu tempo

Toda criana quer...


Raquel quer muito crescer e deixar de ser criana. Em sua casa, todos j so grandes e no a compreendem. Toda criana tem vontade de crescer e poder fazer tudo que gente grande faz, mas ser que ser gente grande bom mesmo? Pense e discuta com sua turma. Vamos escutar a msica Toda criana quer, do grupo Palavra Cantada, que fala justamente sobre o desejo de crescer?

Atividade 8: Tudo tem seu tempo


Orientaes prticas de aplicao dessa atividade
Professor, questione os alunos sobre as vantagens de ser adulto ou de ser criana. Divida a turma em dois grupos. Um ser responsvel por ressaltar as vantagens do mundo adulto e o outro por falar sobre as vantagens do mundo infantil. Ao final da atividade, preciso ressaltar que h momentos adequados para vivenciar cada mundo.

Orientaes sobre a utilizao dos objetos de aprendizagem


Msica com vdeo: 3min 35seg http://www.youtube.com/watch?v=YOYDlqu8F10 Na segunda atividade, a turma ser dividida em grupos. Ser criado um mural com fotos, recortes de jornais e revistas, textos diversos (produzidos pelos alunos e retirados de outros lugares), mostrando as particularidades do mundo adulto e do mundo infantil. Tempo de durao da atividade: 30min Organizao da sala de aula: Sala tradicional

Atividade 9: Futuros escritores

Mania de escrever
Raquel tem uma vontade gorda de ser escritora. Ela comea inventando personagens, escolhendo nomes, escrevendo bilhetes... Que tal ler um trechinho de uma das histrias criadas por ela?

E voc? Tambm gosta de escrever? Faa uma enquete na sua turma. Descubra quantos so como Raquel: tem uma vontade gorda de escrever...

Atividade 9: Futuros escritores


Orientaes prticas de aplicao dessa atividade
Professor, faa uma enquete com a turma para saber quantos gostam de escrever histrias. Se possvel, questione os motivos que levam alguns alunos a no gostarem de escrever.

Orientaes sobre a utilizao dos objetos de aprendizagem


Link do texto: http://literaturainfantilasasdepapel.blogspot.com.br/2013/01/a-historiado-galo-trecho-do-livro.html Tempo de durao da atividade: 20min Organizao da sala de aula: Sala tradicional

Atividade 10: As personagens

A famlia da bolsa amarela


Todo mundo tem uma bolsa! Mas nenhuma igual bolsa amarela! Raquel teve muita sorte ao ganh-la. A bolsa amarela possibilitou Raquel uma viagem em busca de si mesma. Alm disso, Raquel guardou muitos amigos dentro dela. Clique na imagem abaixo e descubra os amigos que fazem parte da famlia da bolsa amarela.

Raquel encontrou o seu prprio caminho juntamente com seus

amigos.
Mas preciso estarmos atentos, pois muitas vezes a vida nos d dicas para onde devemos seguir e encontrar o que buscamos. Pense nisso!

Atividade 10: As personagens


Orientaes prticas de aplicao dessa atividade
Professor, trabalhe as caractersticas de cada personagem e o modo como cada um ajuda no caminhar da menina Raquel. Crie uma roda de conversa para que os alunos possam expor seus pensamentos em relao s diferentes buscas de cada um. O que pensam da prpria realidade e o que esto fazendo para alcanar seus objetivos? J os possuem? J est na hora de pensar na vida? O que pensam encontrar pelo caminho?

Orientaes sobre a utilizao dos objetos de aprendizagem


Prezi uma apresentao dinmica, mostrando informaes de formas variadas.

Apresentao das personagens http://prezi.com/efitxh5anfwa/a-familia-da-bolsaamarela/ Imagem http://users.cjb.net/acrsarandy/osamigos.jpg 15min Em grupos

Organizao da sala de aula:

ATIVIDADE 11: Um esconderijo

Onde voc esconderia suas vontades secretas?


Ento, agora que voc j escreveu suas 3 vontades, que tal criar um lugar bem diferente para guard-las? Deixe seu pensamento livre e escolha um lugar bem criativo! No vale coloclas em uma bolsa amarela! Junte a turma e complete a frase: Eu esconderia minhas vontades secretas... Depois de completar a frase, clique no cone para fazer um desenho do lugar escolhido.

Atividade 11: Um esconderijo


Orientaes prticas de aplicao dessa atividade
Professor, incentive seus alunos a escolherem lugares inusitados, diferentes, criativos para esconderem suas vontades.

Orientaes sobre a utilizao dos objetos de aprendizagem


Imagem http://1.bp.blogspot.com/_JotC3rZ5P8E/TT9OckCWU6I/AAAAAAAAARQ/uXXCtW5Qec Y/s1600/the+secret.jpg Link OA: http://recreionline.abril.com.br/jogos/peixonauta-pinte-a-vontade Tempo de durao da atividade: 20min Organizao da sala de aula: Sala tradicional

Atividade 12: ESPAO REAL X ESPAO IMAGINRIO ENTRE A REALIDADE E A IMAGINAO

Em nossa histria, h momentos reais e muitos outros que nos levam para dentro de um mundo imaginrio. Ento, ser que voc conseguiria descobrir que momentos fariam parte da realidade e da imaginao de Raquel? Em dupla, tente descobri-los! Clique na imagem para descobrir.

Atividade 12: ESPAO REAL X ESPAO IMAGINRIO


Orientaes prticas de aplicao dessa atividade
Professor, trabalhe trechos do livro que possibilitem aos alunos perceberem o movimento entre a realidade e o imaginrio de Raquel.

Orientaes sobre a utilizao dos objetos de aprendizagem


No vdeo aparecem 4 pequenos trechos. Dois trechos ilustram a realidade de Raquel (ida ao cinema e a comida que detesta) enquanto os outros dois mostram a imaginao da menina. Link: https://www.youtube.com/watch?v=dhooW7Bti9Y Imagem: http://users.cjb.net/acrsarandy/imagina.jpg Tempo de durao da atividade: 20min Organizao da sala de aula: Sala com projetor

TERCEIRO MOMENTO DA AULA DIGITAL


Educoquiz Educossntese Para fim de conversa

ATIVIDADE 13

ATIVIDADE 14

ATIVIDADE 15

Atividade 13 : Quiz 1 Mostre o que voc aprendeu sobre o livro!

Seja corajoso!
Clique no cone e teste seus conhecimentos.

Atividade 13: Quiz 1 Mostre o que voc aprendeu sobre o livro!


Orientaes prticas de aplicao dessa atividade
Professor, o link direciona ao quiz. So 4 perguntas de mltipla escolha sobre a obra apresentada. Para fazer o quiz novamente, basta recarregar a pgina. Use as setas para avanar ou voltar as perguntas.

Orientaes sobre a utilizao dos objetos de aprendizagem Jogo de perguntas: http://danielleborges.xpg.com.br/

Tempo de durao da atividade: 10 min Organizao da sala de aula: Sala com netbook

Atividade 14: Educossntese

Que tal um caa-palavras? Clique na imagem ao lado:

Escreva, com as suas palavras, o que voc aprendeu sobre a histria: A BOLSA AMARELA. Voc criar a sua verso da histria, bem curtinha. Use o seu caderno ou bloco de notas. Se quiser, clique na imagem do caderno e poste no blog o seu fanfiction.

Quando terminar, clique no livro e leia o resumo. Compare com o que voc escreveu!

Atividade 14: Educossntese


Orientaes prticas de aplicao dessa atividade
Professor, o aluno ter que escrever um texto sobre o livro. Pode ser um fanfiction ou outro tipo de produo textual. Depois, visitar o link, ler o resumo, para comparar as informaes com as suas. Caso queira postar no blog o texto, poder faz-lo sem problemas. O caa-palavras apresenta palavras relacionadas obra, auxiliando o aluno a lembrar do texto.

Orientaes sobre a utilizao dos objetos de aprendizagem


Imagem: http://4.bp.blogspot.com/wTq4g4ADXm4/Tlr3KRzao5I/AAAAAAAAAWA/8ztU0wzYu0A/s1600/folha_em_BRANCO.jpg Imagem: http://2.bp.blogspot.com/_iQ_ZTRJGCA/TIOTyVGvT9I/AAAAAAAABXQ/PAX_4GzPEcA/s1600/A_BOLSA_AMARELA_1245165320P.jpg Imagem: http://www.procurarpessoas.com/wp-content/uploads/2010/03/achar-alguem-300x299.jpg Link 1: http://literaturainfantilasasdepapel.blogspot.com.br/2013/01/escrevendo-o-resumo-do-livrobolsa.html Link 2: http://asasdepapeleducopedia.blogspot.com.br/search/label/A%20bolsa%20amarela Link 3: http://literaturainfantilasasdepapel.blogspot.com.br/2013/01/caca-palavras-bolsa-amarela_21.html

Tempo de durao da atividade: Organizao da sala de aula:

15 min Sala com netbook

Atividade 15: Para fim de conversa

Os livros de Lygia Bojunga


Ao visitar qualquer livro de Lygia Bojunga, sua vontade de ler ir engordar, engordar, engordar... Assim como as vontades de Raquel. Pensando nisso, aqui temos a oportunidade de conhecer mais alguns livros dessa maravilhosa escritora brasileira. Aproveite!!! V at a Sala de Leitura da sua escola junto com a sua turma e seu professor. L vocs encontraro outros livros da autora. Que tal ler A Bolsa Amarela, A Casa da Madrinha, Corda Bamba, O Sof Estampado...? Converse com a sua turma, decidam quem vai ler o qu e depois troquem os livros.

Atividade 15: Para fim de conversa


Orientaes prticas de aplicao dessa atividade
Professor, crie uma caixa de livros da Lygia Bojunga e faa as apresentaes. Voc pode utilizar o jogo de mmicas para apresentar os livros. Estimule os alunos a lerem A bolsa amarela e outras obras da autora. Incentive-os a criarem um espao para indicao de livros diversos.

Orientaes sobre a utilizao dos objetos de aprendizagem


Imagem http://1.bp.blogspot.com/-iCZIWCL1klk/TbWEGuaXBI/AAAAAAAAA2A/63BcWl1qf-4/s1600/livros-para-presente.jpg

Tempo de durao da atividade: 20min Organizao da sala de aula: Sala de Leitura

You might also like