You are on page 1of 13

Escola de Comunicao UFRJ

Gramticas, normas e variao


Prof. Luana Machado

Afinal, que gramticas existem?


Ao longo do tempo, o ensino tradicional relacionou o termo Gramtica a uma disciplina escolar, na qual eram estudadas regras do bem falar e escrever. No entanto, quando se fala em gramtica, pode-se tambm, alm de uma disciplina, estar falando: 1) das regras que definem o funcionamento de uma lngua, correspondente, nesse caso, ao saber intuitivo, a gramtica internalizada; 2) das regras que definem o funcionamento de determinada norma norma culta; 3) de uma determinada perspectiva de estudo gramtica estruturalista, gramtica gerativa, gramtica tradicional; 4) de um livro, como em a Gramtica e Celso Cunha.

Afinal, que gramticas existem?


Todas essas acepes coexistem sem problemas, mas precisam ser enxergadas em suas especificidades. Cada acepo tem sua funo e possui limites que, quando no respeitados, geram transtornos de entendimento. Acepo 1 Mas existe a ideia simplista e ingnua de que apenas a norma culta segue uma gramtica. As outras normas funcionam sem gramtica. Movem-se deriva. Ora, toda lngua em qualquer condio de uso regulada por uma gramtica Antunes, Irand. Muito alm da gramtica.

Afinal, que gramticas existem?


Acepo 2 Enquadra-se, portanto, no domnio do normativo, no qual define o certo, o como deve ser da lngua e, por oposio, aponta o errado, o como no deve ser dito. Antunes, Irand. Muito alm da gramtica. Acepo 3 Ou seja, a cincia da linguagem tambm est em sintonia com as correntes de pensamento mais significativas em cada poca... Antunes, Irand. Muito alm da gramtica.

Afinal, que gramticas existem?


Acepo 4 As gramticas tambm ( bom lembrar) so produtos intelectuais, so livros escritos por seres humanos, sujeitos, portanto, h falhas, imprecises, esquecimentos alm, claro, de vinculados a crenas e ideologias. Por isso, no faz sentindo reverenciar as gramticas como se nelas estivesse alguma espcie de verdade absoluta e eterna sobre a lngua so produtos humanos, como outros quaisquer. Antunes, Irand. Muito alm da gramtica.

No h apenas uma norma vlida.


O termo norma, aqui, tem o sentido de normalidade, isto , de mais usual, mais regular, que as pessoas usam com mais frequncia. Por conta disso, cada grupo ou regio tem sua norma, seus usos preferenciais e so por eles identificados: surfista, mineiro, capixaba, funkeiro. A grosso modo, podemos focar os estudos em trs normas: a culta, a padro e a no padro. Sabendo, no entanto, que h vrias normas convivendo diariamente.

Norma Culta (formal)


Culto versus popular Certo versus errado Todos ns produzimos cultura, como defendem os estudos antropolgicos. Norma culta, em sntese,

a norma lingustica praticada, em determinadas situaes (aquelas que envolvem certo grau de formalidade), por aqueles grupos sociais mais diretamente relacionados com a norma culta escrita, em especial aquela legitimada historicamente pelos grupos que controlam o poder social. Faraco, C. A., Norma- padro brasileira. Desembaraando alguns ns.

Norma culta (formal)


Os suportes em que se observa essa norma so textos cientficos, jornalsticos, acadmicos; encarregados da informao pblica e formal. No sem propsito lembrar que a parcela da populao que usa essa norma real, como todas as outras, mvel, heterognea, e, portanto, se manifesta em usos variados. Antunes, Irand. Muito alm da gramtica.

Norma-padro (ideal)
Historicamente, era um conceito ligado a um projeto da sociedade letrada de pretender garantir uma certa uniformidade lingustica, padronizada, sem as especificidades de cada grupo. problema = o parmetro para o geral uma norma idealizada, fazendo com que a norma-padro seja regulada pela classe de prestgio. Quem fica fora do padro inferiorizado, desprestigiado. Mudanas naturais = sinais de decadncia.

Norma no-padro (informal)


Qualquer tipo de manifestao que no se enquadre na norma culta, tais como grias, linguagem coloquial, linguagem homossexual, entre outras. Alm das marcas de identidade dos grupos, os desvios de sintaxe, regncia, etc. caracterizam um discurso tido como informal.

Variao
A lngua viva e, por esse motivo, est constantemente em transformao. Nenhuma lngua permanece a mesma em todo o seu domnio e, ainda num s local, apresenta um sem-nmero de diferenciaes.[...] Mas essas variedades de ordem geogrfica, de ordem social e at individual, pois cada um procura utilizar o sistema idiomtico da forma que melhor lhe exprime o gosto e o pensamento, no prejudicam a unidade superior da lngua, nem a conscincia que tm os que a falam diversamente de se servirem de um mesmo instrumento de comunicao, de manifestao e de emoo. Cunha, Celso. Uma poltica do idioma.

Variao
A grande questo da tentativa de padronizao que nunca foi uma preocupao com a intercomunicabilidade, mas sim a da padronizao de uma lngua falada e escrita para fins cultos.

Assim, para o linguista, todo homem igual no s perante a lei, mas tambm frente a sua capacidade lingustica. Callou, D. & Leite, Y., Como falam os brasileiros.

Tipologia da variao
Diatpica variaes geogrficas Diastrtica fatores de classe social, faixa etria/socioletos Diafsica situaes de comunicao/grau de formalidade Diacrnica comparao entre pocas diferentes/mudanas lingusticas

You might also like