You are on page 1of 33

Um Brasil, ainda, sem terra...

Joaquin Herrera Flores defende a compreenso dos Direitos Humanos no como meras normas, bastantes em si mesmas, mas como processos institucionais e sociais para a conquista daquilo que entende ser o nico elemento tico e poltico universal: a dignidade humana alcanada atravs do acesso aos bens da vida. Os Direitos Humanos, assim compreendidos pelo autor, so um resultado das lutas sociais pela dignidade, pelo elemento tico universal. O que demonstra que os Direitos Humanos so sobretudo processos, resultados de lutas, e, assim, no devem ser compreendidos como algo posto ou imposto de cima para baixo, devem ser construdos, tanto que ressalta em mais de uma vez que so as aes sociais de baixo que geram a emancipao.

Uma das formas de estabelecer relaes de anlise entre os elementos do diamante tico atravs de dois eixos, o eixo material e o eixo conceitual, [...] coincidindo os dois no centro do diamante, onde se situa a idia de dignidade humana, a qual se concretiza na conquista de um acesso igualitrio aos bens materiais e imateriais que nos permitem levar adiante nossas vidas a partir de nossas particulares e diferenciadas formas de vida Flores (2009, p. 122).

A escolha se deve em razo da concepo complexa e relacional dos Direitos Humanos defendida pelo autor. O diamante segundo ele seria a figura que melhor permite visualizar toda profundidade e amplitude do tema, sendo a mais completa e singela possvel, mas contendo os elementos que compem a realidade dos direitos. Ressalvando que no pretende esgotar a quantidade de elementos, constituindo apenas um mnimo para compreender os Direitos Humanos em toda sua complexidade. Explicando o que pretende com o diamante tico o autor assim, explicita: O objetivo, portanto, dessa imagem metodolgica se baseia na idia de que tanto a dignidade humana como os direitos no so elementos isolados e, tambm, no so dados como antecedncia, mas sim construdos passo a passo pela prpria comunidade ou grupo afetado, o que lhes outorga um carter de direitos em movimento que se podem gerar e revisar atravs da metodologia que se prope (Flores, 2009, p. 123).

Uma das formas de estabelecer relaes de anlise entre os elementos do diamante tico atravs de dois eixos, o eixo material e o eixo conceitual, [...] coincidindo os dois no centro do diamante, onde se situa a idia de dignidade humana, a qual se concretiza na conquista de um acesso igualitrio aos bens materiais e imateriais que nos permitem levar adiante nossas vidas a partir de nossas particulares e diferenciadas formas de vida Flores (2009, p. 122).

Escolhemos o MST (movimento dos trabalhadores sem terra) em razo desse grupo/movimento social trazer vrias caractersticas que o autor Joaquim Herrera Flores entende como necessrias para a realizao dos Direitos Humanos na concepo de sua obra A (re) inveno dos Direitos Humanos principalmente no que tange sua luta pela dignidade humana, como demonstraremos no decorrer desse estudo.

ORIGENS DO MST O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) comea a se constituir no final dos anos 70/incio dos anos 80, num contexto histrico marcado pelo incio da crise do regime ditatorial militar que se instalara no pas em abril de 1964. Vrias lutas localizadas anunciavam o surgimento de um novo movimento de luta pela terra no Brasil: em Ronda Alta, no Rio Grande do Sul, em setembro de 1979, 110 famlias ocuparam as glebas Macali e Brilhante; em Campo Er, Santa Catarina, em 1980, ocorre a ocupao da fazendo Burro Branco; no Paran, mais de dez mil famlias, que teriam suas terras inundadas pela construo da barragem de Itaipu,organizavam-se contra o Estado; em So Paulo, ocorria a luta dos posseiros da fazenda Primavera, nos municpios de Andradina, Castilho e Nova Independncia, no Mato Grosso do Sul, nos municpios de Navira e Glria de Dourados, milhares de trabalhadores rurais arrendatrios lutavam pela permanncia na terra. Esses movimentos localizados, a partir de uma articulao promovida pela Comisso Pastoral da Terra (CPT), ligada ao setor progressista da Igreja Catlica, promovero vrios encontros regionais entre suas lideranas, que desembocaro num Encontro Nacional ocorrido em janeiro de 1984, em Cascavel, municpio do Paran, no qual fundado o MST como um movimento nacional de luta pela terra, pela reforma agrria e por mudanas sociais. Um ano depois, em janeiro de 1985, na cidade de Curitiba (PR), o MST realiza seu 1 Congresso Nacional.

25 anos de lutas e conquistas http://www.mst.org.br/jornal/289/estados acesso em 18/03/2013 Mato Grosso do Sul O embrio do MST no Mato Grosso do Sul foi a ocupao da Fazenda Idalina, em Ivinhema, em 1984. O fruto da mobilizao foi o Assentamento Padroeira do Brasil, em Nioaque. Os representantes dos sem-terra do estado haviam participado da fundao do MST em Cascavel (PR) e tambm estiveram presentes no 1. Congresso Nacional, em Curitiba. A partir de 1990, o Movimento expandiu-se por todo o estado e hoje so mais de 3,5 mil famlias acampadas. A maioria est entre seis a dez anos vivendo embaixo da lona preta. Atualmente, centenas de famlias esto em reas de pr-assentamento, esperando o parcelamento da rea por parte do Incra. Os assentados tambm enfrentam inmeros problemas por conta da morosidade na Reforma Agrria, que enfrenta a fora do latifndio aliado ao agronegcio.

[...] Uma das principais contribuies dos assentamentos do MST para a sociedade brasileira foi cumprir o compromisso de produzir arroz, feijo, leite, queijo, frutas, legumes e verduras para o povo brasileiro. Fruto da organizao de mais de 100 cooperativas e mais de 1.900 associaes em nossos assentamentos, trabalhamos de forma coletiva na produo de alimentos, gerao de renda no campo e elevao da qualidade de vida das famlias. [...] excerto da publicao MST: Lutas e Conquistas que foi produzida pela Secretaria Nacional do MST - Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra no ano de 2010.

Como leciona, Claudinei Coletti (2005, p. 28) em sua tese de Doutorado apresentada Universidade Estadual de Campinas, sobre a situao da estrutura fundiria no pas: Essas lutas pela terra, dispersas, no Brasil, no espao geogrfico e no tempo histrico, remetem-nos imediatamente a uma outra questo fundamental: chamada questo agrria brasileira, de maneira geral; e ao carter extremamente concentrado de nossa estrutura agrria, existente desde os tempos do Brasil-colnia, de maneira mais especfica. A concentrao fundiria no Brasil indica, por sua vez, que, em nenhum momento histrico tivemos a implementao de uma poltica efetiva de reforma agrria. Essa constatao, um tanto bvia, obriga-nos, portanto, a inserir o MST assim como os demais movimentos de luta pela terra existentes no Brasil numa discusso mais ampla sobre o carter que foi assumindo, ao longo da histria, o prprio desenvolvimento da agricultura brasileira. Tal desenvolvimento seguiu a denominada via prussiana numa referncia Prssia, regio alem dominada por grandes propriedades de agricultura comercial e voltada exportao -e no a via farmer -- numa aluso, nesse caso, ao desenvolvimento agrrio nos Estados Unidos, baseado na agricultura familiar e na pequena propriedade.

Art. 184. Compete Unio desapropriar por interesse social, para fins de reforma agrria, o imvel rural que no esteja cumprindo sua funo social, mediante prvia e justa indenizao em ttulos da dvida agrria, com clusula de preservao do valor real, resgatveis no prazo de at vinte anos, a partir do segundo ano de sua emisso, e cuja utilizao ser definida em lei.

Art. 186. A funo social cumprida quando a propriedade rural atende, simultaneamente, segundo critrios e graus de exigncia estabelecidos em lei, aos seguintes requisitos: I - aproveitamento racional e adequado; II - utilizao adequada dos recursos naturais disponveis e preservao do meio ambiente; III - observncia das disposies que regulam as relaes de trabalho; IV - explorao que favorea o bem-estar dos proprietrios e dos trabalhadores.

Art. 1 Esta Lei regula os direitos e obrigaes concernentes aos bens imveis rurais, para os fins de execuo da Reforma Agrria e promoo da Poltica Agrcola. 1 Considera-se Reforma Agrria o conjunto de medidas que visem a promover melhor distribuio da terra, mediante modificaes no regime de sua posse e uso, a fim de atender aos princpios de justia social e ao aumento de produtividade. 2 Entende-se por Poltica Agrcola o conjunto de providncias de amparo propriedade da terra, que se destinem a orientar, no interesse da economia rural, as atividades agropecurias, seja no sentido de garantir-lhes o pleno emprego, seja no de harmoniz-las com o processo de industrializao do pas.

Art. 9 A funo social cumprida quando a propriedade rural atende, simultaneamente, segundo graus e critrios estabelecidos nesta lei, os seguintes requisitos: I - aproveitamento racional e adequado; II - utilizao adequada dos recursos naturais disponveis e preservao do meio ambiente; III - observncia das disposies que regulam as relaes de trabalho; IV - explorao que favorea o bem-estar dos proprietrios e dos trabalhadores. 1 Considera-se racional e adequado o aproveitamento que atinja os graus de utilizao da terra e de eficincia na explorao especificados nos 1 a 7 do art. 6 desta lei. 2 Considera-se adequada a utilizao dos recursos naturais disponveis quando a explorao se faz respeitando a vocao natural da terra, de modo a manter o potencial produtivo da propriedade. 3 Considera-se preservao do meio ambiente a manuteno das caractersticas prprias do meio natural e da qualidade dos recursos ambientais, na medida adequada manuteno do equilbrio ecolgico da propriedade e da sade e qualidade de vida das comunidades vizinhas. 4 A observncia das disposies que regulam as relaes de trabalho implica tanto o respeito s leis trabalhistas e aos contratos coletivos de trabalho, como s disposies que disciplinam os contratos de arrendamento e parceria rurais. 5 A explorao que favorece o bem-estar dos proprietrios e trabalhadores rurais a que objetiva o atendimento das necessidades bsicas dos que trabalham a terra, observa as normas de segurana do trabalho e no provoca conflitos e tenses sociais no imvel.

repositorio para o trabalho\menina eternizada por sebastiao salgado.pdf

A forma como o movimento entende a realidade brasileira e as situaes contra as quais se insurge (lembrando que as bandeiras do MST vo muito alm da reforma agrria) so periodicamente discutidas em encontros nacionais e regionais, bem como na prpria educao especfica priorizada pelo movimento. Alm disso, existem canais de comunicao do movimento com os seus integrantes e com a sociedade, como o Boletim Informativo Letra Viva, a Revista Sem Terra e o Jornal Sem Terra, de grande importncia inclusive como contraponto a forma como a mdia hegemnica trata o movimento.

Conforme exposto, uma das principais bandeiras do MST a reforma agrria (embora no seja a nica). Esta reivindicao depende de aes do governo para ser atendida e a inrcia deste o principal motivo de conflitos. justamente por esta razo que a ocupao de terras foi adotada pelo MST, para fazer presso e chamar a ateno do governo para a situao dessas famlias. A relao com os Poderes Legislativo e Executivo bastante conturbada. As reivindicaes do movimento chegam a se transformar em normas jurdicas, as promessas de implementao so constantes, mas nada disso se torna real, ao menos no sem muita luta. Como o prprio Herrera Flores sustenta, as normas no criam direitos, embora no se possa retirar o aspecto positivo de sua positivao. Mas, muitas vezes (e isso muito presente no caso do MST) as normas so utilizadas apenas como manobra poltica, como forma de acalmar os nimos e fazer com que os movimentos sociais recuem em suas aes de luta diante da falsa sensao que lhes dada de que seus direitos a partir de ento sero respeitados e/ou implementados. Quanto ao Poder Judicirio, o principal problema est na criminalizao do movimento. Vrios integrantes j foram acusados de esbulho possessrio e formao de quadrilha ou bando. Internamente o movimento bastante organizado. Vrios setores foram estabelecidos para cuidar dos assuntos primordiais para a manuteno do movimento, como os Setores de Formao, Educao, Produo, Finanas, Projetos, Comunicao, Relaes Internacionais, Gnero, Direitos Humanos, bem como as secretarias nacional e estaduais, o Sistema Cooperativista de Assentados e a Frente de Massa. Alm disso, foram constitudas tambm Instncias de Representao espaos polticos onde se analisam as conjunturas e se traam as linhas polticas gerais de atuao.

O movimento contesta no s a forma como distribuda a terra no Brasil, mas tambm a forma como se d a produo agrcola. Defende, entre outras coisas, a supremacia do trabalho sobre o capital no processo de produo no campo, a eliminao de todas as formas de explorao e de opresso, a valorizao e a garantia de trabalho a todos como forma de libertao e de construo da dignidade e da igualdade entre as pessoas. Defende ainda a democratizao da terra e dos meios de produo, uma nova poltica agrcola que estimule a produo agropecuria, orientando-a de acordo com os seus objetivos, buscando tambm aumento de renda para todos os pequenos e mdios agricultores que produzem alimentos, bem como a adoo de um novo modelo tecnolgico na agricultura que no vise apenas o lucro das empresas produtoras de insumo. A principal forma eleita pelo movimento para organizar a produo nos assentamentos a cooperao agrcola, que, com fundamento na solidariedade, busca integrar e fortalecer os grupos de assentados, como uma forma alternativa ao modelo hegemnico praticado nos latifndios.

A educao e a formao dos integrantes do movimentos so pontos considerados de extrema relevncia para a manuteno do mesmo. Diante da situao brasileira em termos de distribuio de terra essa atuao do MST tem sido no sentido de levar os indivduos a uma tomada de conscincia de sua situao de verdadeiro abandono e descaso pelo Estado. Nesse sentido muito importante o papel da Frente de Massa. As ocupaes se iniciam com a formao dos grupos de famlia, atravs de trabalhos de base e conscientizao. Conforme Bernardo Manano Fernandes, esse setor faz a travessia das pessoas de fora para dentro do MST. No desenvolvimento desse processo de luta popular, elas vo construindo a conscincia e identidade com a luta e com o Movimento, ou seja, vo se construindo como sem-terra. Tornar-se sem-terra, nesse sentido, mais que tentar superar a condio de excludo da terra, possuir o sentido de pertena e a identidade com os princpios desse movimento campons. Dessa forma os integrantes passam a realmente fazer parte do movimento, atuando nas diversas formas de organizao, tornando-se verdadeiros militantes.

You might also like