You are on page 1of 53

INTRODUO

Regras da Gramtica Consultar dicionrios Cuidado com palavras ambguas Linguagem adequada Clareza, objetividade e preciso Reler e reescrever o texto

ESTILO
Palavra como instrumento do pensamento Frase bem construda Abreviaturas Palavras estrangeiras

ESTRUTURA
Descritiva Dissertativa Expositiva Argumentativa

CONCLUSO
Arremate de idias No resumo!!!!!

REDAO
Requisitos bsicos para produo de um texto: - ter domnio do idioma;
- conhecer o assunto a ser tratado; - conhecer as tcnicas.

PRODUO DAS IDIAS

- seleo das informaes;

- organizao das informaes.

TIPOLOGIA TEXTUAL
DESCRIO a forma mais primria de produo de textos.

Descrever caracterizar uma cena, um estado, um momento vivido ou sonhado por meio da nossa percepo sensorial e de nossa imaginao criadora.
Alicerces da descrio: nossa imaginao e os nossos cinco sentidos.

NARRAO

Narrar contar um ou mais fatos que ocorrem com determinados personagens, em local e tempo definidos.

DISSERTAO a exposio de opinies a respeito de um determinado assunto.


Dissertar discutir idias, analis-las e apresentar provas que justifiquem e convenam o leitor da validade do ponto de vista de quem as defende.

Dissertar , pois, analisar de maneira crtica situaes diversas, questionando a realidade e apresentando nosso posicionamento diante dela.

A dissertao, por isso, pressupe:

- exame crtico do assunto sobre o qual se vai escrever;


- raciocnio lgico; - clareza, coerncia e objetividade na exposio.

ESTRUTURA DA DISSERTAO

INTRODUO

DESENVOLVIMENTO

CONCLUSO

INTRODUO a apresentao do assunto. O pargrafo introdutrio caracteriza-se por apresentar uma idia-ncleo por meio de uma afirmao, interrogao, definio, citao, etc., combinados ou no entre si.

DESENVOLVIMENTO

a anlise crtica da idia central.


Pode ocupar vrios pargrafos em que se expem juzos, raciocnios, provas, exemplos, testemunhos histricos e justificativas que argumentem a idia central proposta no primeiro pargrafo.

Para desenvolver o assunto de uma dissertao, podemos utilizar os seguintes recursos: a) citaes b) dados estatsticos c) justificativas d) exemplos e) comparaes

CONCLUSO
o ponto de chegada da discusso, a parte final do texto em que se condensa o contedo desenvolvido, reafirma-se o posicionamento exposto na tese ou lanase perspectiva sobre o assunto. Um meio adequado de bem concluir aquele em que sintetizamos o assunto nos termos em que foi proposto ou questionado na etapa introdutria.

Caractersticas de um boa dissertao: Um texto no um mero aglomerado de frases ou pargrafos avulsos. Um bom texto constitui-se de uma seqncia de idias argumentadas e harmonizadas entre si destinadas a um interlocutor real ou virtual.

Para se redigir um texto dissertativo, so indispensveis:


UNIDADE: O texto deve desenvolver-se em torno de um assunto.

As idias que lhe so pertinentes devem suceder-se em ordem seqente e lgica, completando e enriquecendo a idiancleo expressa na tese.
No deve haver redundncia pormenores desnecessrios. nem

COERNCIA:
Deve haver associao e correlao das idias na construo dos perodos e na passagem de um pargrafo a outro. Os elementos de ligao so indispensveis para entrosar oraes, perodos e pargrafos.

CLAREZA DE IDIAS:

Vocabulrio preciso e coerente s idias expostas.


O aprimoramento da linguagem e a diversidade so fundamentais para adequar idias e palavras. obrigatrio o uso da lngua padro culta.

CRITICIDADE: Exame e discusso crtica do assunto, por meio de argumentos convincentes, gerados pelo acervo de conhecimento pessoais. um processo de anlise e sntese.

COESO:

Distribuio organizada do contedo pelos pargrafos e uma clara articulao entre as partes por meio do uso apropriado de recursos coesivos como a pronominalizao, a elipse, a sinonmia, os conectivos.

ORIGINALIDADE:
Consiste em apresentar os aspectos, fatos ou opinies de modo pessoal, sem imitao de processos ou particularidades alheios. Na originalidade, est a criatividade. Pode revelar-se tanto nas idias como nas expresses.

Idias originais so idias prprias.

TTULO A redao s deve ser intitulada depois de concluda. No h necessidade de sublinhar o ttulo ou de coloc-lo entre aspas.
S coloque pontuao, se houver verbo.

TCNICAS PARA ELABORAR UMA DISSERTAO


Esquema bsico da dissertao Tema: No vero, os habitantes de Florianpolis passam por diversos problemas. POR QU?
1. O trnsito para as praias fica congestionado. 2. H constante falta dgua. 3. Muitos turistas comportam-se de maneira inadequada.

As relaes de Causa e Conseqncia


Tema: Constatamos que, no municpio de Florianpolis, existe um grande movimento migratrio que se desloca de diversos locais do Brasil.

POR QU?
Causa: Muitas cidades no oferecem mais qualidade de vida para seus moradores, dificultando, desse modo o sua permanncia nelas.

O QUE ACONTECE EM RAZO DISSO? Conseqncia: Florianpolis encontra-se despreparada para absorver esses migrantes e oferecer-lhes condies de vida esperada por eles.

A abordagem de temas polmicos


Tema: Existem discusses que divergem com relao legalizao dos cassinos no pas.

Aspecto favorvel: Com a legalizao haver pagamento de impostos.


Aspecto contrrio: O jogo uma ameaa estrutura familiar.

A retrospectiva histrica
Tema: Vivemos atualmente a era da comunicao e recebemos todos os dias informaes sobre os mais diferentes pontos da Terra, que nos chegam com a rapidez e eficincia dos veculos eletrnicos do mundo contemporneo.

Retrospectiva:

poca mais distante. poca mais prxima. poca atual.

A localizao espacial
Tema: No raro tomamos conhecimento, pelos meios de comunicao, do desejo de promover o dilogo Norte-Sul, para tentar buscar uma nova ordem nas relaes econmicas entre os pases desses dois hemisfrios.

REGIO GEOGRFICA 1

REGIO GEOGRFICA 2

A dissertao com predominncia crtica


Tema: O ser humano, no decorrer de milnios de sua Histria, tem provado possuir uma natureza destrutiva que persiste independentemente do desenvolvimento cientfico e cultural da humanidade.

Introduo:
A perplexidade diante da situao.

Desenvolvimento:
1. Referncia a fatos de conhecimento pblico. 2. Comentrios crticos ( crtica dos fatos, idias ou circunstncias).

Concluso:
Observao crtica seguida de uma expectativa.

EXERCCIO
Observe os temas a seguir e aponte o esquema mais adequado para desenvolvlos:
a) Nos ltimos tempos, vm ocorrendo intensas discusses a propsito dos meios de combater a violncia praticada por menores, nas grandes cidades. b) Cogita-se, com muita freqncia, da implantao da pena de morte no Brasil. c) Chegando ao terceiro milnio, o homem ainda no conseguiu resolver graves problemas que preocupam a todos.

d) Em nossa sociedade, a mulher tem conseguido um grande avano na luta pela sua emancipao. e) A maior parte da classe poltica brasileira no goza de muito prestgio e confiabilidade por parte da populao. f) A melhor maneira de melhorar o padro de vida est em melhorar o padro de pensamento. g) A felicidade no consiste em alcanar aquilo que se deseja, mas em gostar do que se tem.

ARGUMENTOS DISSERTATIVOS
Argumentar convencer ou tentar convencer algum a respeito da veracidade das idias que estamos veiculando.

o procedimento usado para convencer o leitor de que nossa posio a correta e para lev-lo a dar sua adeso s teses defendidas pelo texto.

Como se faz uma boa argumentao?


1o preciso ter bem claro o que queremos dizer delimitar bem o assunto; 2o formular idias tambm claras sobre o assunto delimitado;

3o estruturar essas idias com frases bem formuladas;


4o tentar provar cada idia argumento por meio da evidncia do raciocnio e das provas.

RECURSOS LINGSTICOS USADOS PARA CONFIRMAR A VALIDADE DAS IDIAS:


Argumentos de autoridade: citar autores renomados d credibilidade sobre um ponto de vista. Argumentos baseados no consenso: citar proposies aceitas como verdadeiras, numa certa poca.

Argumentos baseados em provas concretas: apoiar as posies pessoais em fatos. Comprov-las por dados pertinentes e adequados. Argumentos com base nas relaes de causa e conseqncia. Argumentos baseados em exemplos.
Argumentos baseados em oposio: apontar oposies entre idias e fatos.

Argumentos baseados em semelhanas; aproximar dois elementos com base na semelhana entre eles.

LEMBRETES QUE PODEM MELHORAR SEU TEXTO


1. antes de comear a escrever, faa um esquema de seu texto, dividindo em pargrafos as idias que pretende expor. Isso evita repetio ou esquecimento de alguma idia;
2. Cheque se os pontos de vista que voc vai defender no so contraditrios em relao tese. Elabore as relaes de causa e conseqncia ou os plos positivos e negativos do tema;

3. No tenha preguia de refazer seu texto vrias vezes. a melhor maneira de se chegar a um bom resultado. Procure redigir em aproximadamente uma hora; 4. Enquanto escreve em casa, tenha sempre mo um dicionrio para checar a grafia das palavras e descobrir sinnimos que evitem a repetio;

5. No fuja do tema proposto;

6. Escreva o que voc pensa sobre o tema dado e no o que voc acredita que o corretor do texto gostaria que fosse escrito. Jamais analise os temas propostos movido por emoes exageradas;
7. No escreva sobre o que voc no conhece, nem utilize sua redao para fins doutrinrios; 8. Use a linguagem padro em seu nvel culto;

9. Empregue a linguagem denotativa; 10. No empregue palavras cujo significado seja desconhecido para voc; 11. Evite lugar-comum: frases feitas e expresses cristalizadas, como a pureza das crianas, a sabedoria dos velhos, etc. evite tambm grias e a palavra coisa (procure o vocbulo adequado a cada idia); no use etc.; no abrevie palavras;

12. Evite repetir palavras, use sinnimos. H repeties que enfatizam. Mas, fora o caso intencional da nfase, repetir revela pobreza de vocabulrio ou desleixo; 13. Evite expresses do tipo belo, bom, mau, incrvel, pssimo, triste, pobre, - so juzos de valor sem carga informativa, imprecisos e subjetivos;

14. No encha lingia! Cada palavra deve ser fundamental e informativa na redao. falta de idias, no fique repetindo a mesma coisa com palavras diferentes. Isso redundncia, prolixidade, terrvel defeito! prefervel poucas linhas bem redigidas a muito mal escritas. Faa um trabalho honesto;
15. No aumento o tamanho da letra para dar a impresso de que escreveu bastante. Isso indispe o avaliador;

16. Letra estilo bicho-de-p, no pode (s se v a linha de to pequena). ( avaliador no vai colocar lente de aumento s para corrigir a sua redao; 17. No repita idias, tentando explic-las. Se voc escrever com clareza, uma s vez basta; 18. No se desculpe dizendo que no escreveu mais porque o tempo foi pouco;

19. Cuidado com o uso inadequado das conjunes. Elas podem estabelecer relaes que no existem entre as frases e tornar o texto sem nexo;
20. Se usar uma pergunta na tese, responda-a ao longo do texto. Evite interrogaes na argumentao e na concluso. Para aprofundar seus argumentos, suas afirmaes, use exemplos: fatos notrios ou histricos, conhecimentos geogrficos, cifras aproximadas e informaes adquiridas por meio de leitura, estudo e aquisies culturais (bagagem cultural);

21. Pensamento novo, perodo novo. comum, entre os que iniciam, misturar no mesmo perodo idias que no se completam;
22. Tome cuidado com os perodos muito longos: resultam confusos e so propcios a perodos incompletos; 23. No empregue a primeira pessoa do singular; 24. Ateno falta de paralelismo;

25. Centralize o ttulo (s use aspas se for citao);


26. Faa pargrafos a, mais ou menos, trs centmetros da margem; 27. Atinja a margem direita e esquerda sem ultrapass-las; 28. Faa letra legvel; se escrever em letra de forma, procure distinguir as maisculas das minsculas;

29. No borre, no rabisque, nem rasure o texto definitivo;

30. Rascunhe suas idias antes de pass-las para a folha definitiva; 31. No exceda o limite mximo de linhas; nem fique aqum do limite mnimo;

32. Com os temas dissertativos, o texto deve apresentar:

a) concatenao de idias (pargrafos e frases interligados coerentemente);


b) elaborao crtica, coerncia e clareza; c) domnio do lxico e da estrutura da lngua; d) uso da terceira pessoa do singular, mais partcula se; ou, primeira pessoa do plural; e) tese, argumentao e concluso; f) coerncia com o tema proposto.

33. Texto dissertativo no deve apresentar:


a) interrogaes na argumentao ou na concluso (s o ttulo e a introduo podem apresentar interrogao); b) uso da primeira pessoa do singular, salvo exigncias feitas pela banca; c) conversa com o leitor;

d) fuga ao tema ou modalidade (dissertao) solicitada;

e) ttulo inadequado;
f) uso indevido de clichs, frases prontas e chaves, palavres, grias; g) abordagem subjetiva e emocional do tema; h) superficialidade, julgamentos gratuitos e infundados; i) linguagem inadequada (coloquial);

j) dilogo, nem personagens.

34. Na concluso possvel:


a) retomar a tese, reafirmando-a; b) retomar a tese, oferecendo solues viveis para os problemas abordados na argumentao.

You might also like