You are on page 1of 42

Elaborao de Artigo Cientfico

O artigo cientfico parte de uma publicao com autoria declarada, que apresenta e discute idias, mtodos, tcnicas, processos e resultados nas diversas reas do conhecimento. (NBR 6022/maio 2003)

O artigo original parte de uma publicao que apresenta temas ou abordagens originais. (NBR 6022/maio 2003)

O artigo de reviso parte de uma publicao que resume, analisa e discute informaes j publicadas. (NBR 6022/maio 2003)

A apresentao pode variar conforme o peridico ao qual o artigo submetido. As normas devem basearse na ABNT

NBR 6022 Artigo em publicao peridica


(Maio, 2003)

NBR 6023 Referncias (Agosto, 2002)

NBR 6024 Numerao progressiva (Maio, 2003)


NBR 6028 Resumo (Novembro, 2003) NBR 10520 Citaes (Agosto, 2002) IBGE Apresentao tabular (1993)

O artigo constitudo de elementos : pr-textuais; textuais; ps-textuais.

Ttulo e subttulo (se houver)

Nome(s) do(s) autor(es)


Resumo na lngua do texto

Palavras-chave na lngua do texto

Introduo
Desenvolvimento Concluso

Ttulo e subttulo em lngua estrangeira Resumo em lngua estrangeira Palavras-chave em lngua estrangeira Nota(s) explicativa(s) Referncias Apndice(s) Anexo(s) Agradecimento(s) (opcionais)

Devem figurar na pgina de abertura do artigo. Se houver um sub-ttulo, este deve aparecer diferenciado tipograficamente ou separado por dois-pontos (:) do ttulo e na lngua do texto.

O nome de cada autor deve ser acompanhado de breve currculo que o qualifique na rea de conhecimento do artigo. O currculo, bem como os endereos postal e eletrnico, devem aparecer em rodap indicado por asterisco na pgina de abertura ou, opcionalmente, no final dos elementos ps-textuais

Elemento obrigatrio, constitudo de uma seqncia de frases concisas e objetivas e no de uma simples enumerao de tpicos, no ultrapassando 250 palavras, seguido, logo abaixo das palavras representativas do contedo do trabalho, isto , palavras-chave e/ou descritores, conforme NBR 6028.

Elemento obrigatrio, devem figurar logo abaixo do resumo, antecipadas da expresso palavras-chave:, separadas entre si por ponto e finalizadas tambm por ponto.

A introduo a parte inicial do artigo onde devem constar a delimitao do assunto tratado, os objetivos da pesquisa e outros elementos necessrios para situar o tema do artigo.

O desenvolvimento a parte principal do artigo que contm a exposio ordenada e pormenorizada do assunto tratado: reviso de literatura; materiais e mtodos; resultados; discusso.

a parte final do artigo no qual se apresentam as concluses correspondentes s hipteses do autor.

Precedem o resumo em lngua estrangeira e, se houver um sub-ttulo, este deve aparecer diferenciado tipograficamente ou separado por dois-pontos (:) do ttulo e na lngua estrangeira.

a traduo do resumo em lngua verncula, mantendo as mesmas carastersitcas (Abstract em ingls, Resumen em espanho, Rsum em francs).

Elemento obrigatrio, verso das palavraschave da lngua do texto para a mesma lngua do resumo em lngua estrangeira (keywords em ingls, palabras claves em espanhol, mots-cls em francs).

Conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de um documento, que permite sua identificao individual. (ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS, 2002).

Elemento obrigatrio, elaborado de acordo com as recomendaes da NBR 6023.

ORIENTAES PARA REDIGIR TRABALHOS DE PESQUISA

I ESBOO OU PLANO DE DESENVOLVIMENTO (construir a estrutura lgica do Trabalho) 1) Definio do Tema idia central do trabalho 2) Delimitao do Tema 3) Definio do Problema de Pesquisa 4) Objetivos - Geral - Especficos 5) Desenvolvimento (Esquema) (organizao das sees correspondentes ao desenvolvimento que se pretende dar ao assunto)

II IDENTIFICAO DAS FONTES


- livros de leitura corrente (de preferncia as obras cientficas) - obras de referncia (dicionrios, enciclopdias, manuais) - peridicos cientficos - teses e dissertaes - anotaes de encontros cientficos - peridicos de indexao e resumo

III LOCALIZAO DAS FONTES

- em biblioteca convencional - em base de dados (informaes em CD-ROM ou seu acesso via Internet) - pesquisa com sistema de busca (trs categorias:

. mecanismos de busca por palavra-chave); . diretrios (classifica o contedo em sites) e . mecanismos de metabusca (percorrem de uma s vez vrios sites de busca)

IV OBTENO DO MATERIAL

V LEITURA DO MATERIAL (exploratria, seletiva, analtica, interpretativa) VI DOCUMENTAO (registro; anotaes)

VII CONSTRUO LGICA DO TRABALHO

DELINEANDO A PESQUISA

O PROBLEMA
- selecionar o campo de atuao

- incio da investigao cientfica questo que impulsiona a procura de novas respostas - estabelecer qual o problema prioritrio - facilidade na conduo da pesquisa
- orienta - definio clara dos objetivos

- na indicao da metodologia
- depende da natureza do estudo e do tipo de pesquisa

O PROBLEMA
- apresentar de maneira clara, especfica e operacional o que pretende encaminhar - indagaes importantes:
. relevante? . adequado para mim?

. tenho condies concretas de realizao desse estudo?


. tenho fontes de consulta e de fcil manuseio?

. tenho tempo disponvel?

JUSTIFICATIVA

- Indagar sobre a RELEVNCIA do estudo (motivo da escolha; importncia; contribuies)

DEFINIO DE OBJETIVOS
. Estabelecer os objetivos direo ao trabalho (indicam a natureza do estudo e oferecem indicaes do percurso metodolgico) . Devem ser reais e atingveis
. Elaborao clara - com verbos no infinitivo - indicao dos resultados a serem conseguidos . Determinar Objetivos gerais mais amplo, questo principal da pesquisa Objetivos especficos definem aspectos mais especficos

(FUNDAMENTAO TERICA OU REVISO DE LITERATURA)


. Apoio terico para anlise dos dados

. Suporte terico do estudo


. No h consenso - deve emergir dos dados - a escolha supe um referencial

. No algo rgido / fechado

(FUNDAMENTAO TERICA OU REVISO DE LITERATURA)


. REVISO DE LITERATURA mapear o que se tem pesquisado na rea (= estado da questo) sobre determinado tema ou problema de pesquisa . No PROJETO - uma indicao do caminho - o processo de investigao determinar a aproximao com o objeto de estudo

papel

branco formato A4 (21,0 cm x 29,7 cm) impresso na cor PRETA (com exceo
em

uma s face Fonte

das ilustraes)

Arial fonte 12 (Para todo o texto) Arial fonte 10 (para citaes longas, notas de rodap e legendas)

Espao Dois

1,5 Para o texto.

Espaos 1,5 - Para separar os ttulos das subsees do texto que os precede e que os sucede. Simples - Citaes longas, notas de rodap, referncias, legendas das ilustraes e tabelas.

Espao

Duplo

si.

- Para separar as referncias entre

NBR 6024/maio 2003


Seo
1 SEO PRIMRIA 1.1 SEO SECUNDRIA 1.1.1 Seo terciria 1.1.1.1 Seo quaternria 1.1.1.1.1 Seo quinria

Formatao
Maisculas com negrito Maisculas sem negrito Inicial maiscula sem negrito Inicial maiscula sem negrito Inicial maiscula sem negrito

Quadro 2 Modelo de numerao progressiva das sees

NBR 6024/maio 2003

A numerao separada do ttulo apenas por um espao. No se deve utilizar ponto ou hfen aps a numerao.

Documentos produzidos pelo autor; So identificados por letra maiscula.


APNDICE A Avaliao numrica de clulas inflamatrias totais aos quatro dias de evoluo
APNDICE B Avaliao de clulas musculares presentes nas caudas em regenerao

Documentos trazidos de fora;


So identificados por letra maiscula.
ANEXO A Representao grfica de contagem de clulas inflamatrias presentes nas caudas em regenerao Grupo de controle I (Temperatura...) ANEXO B Representao grfica de contagem de clulas inflamatrias presentes nas caudas em regenerao Grupo de controle II (Temperatura...)

ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 6022: informao e documentao: artigo em publicao peridica cientfica impressa, elaborao. Rio de Janeiro: ABNT, 2003. 5 p. _____. NBR 6023: informao e documentao: referncias, elaborao. Rio de Janeiro: ABNT, 2002. 24p. _____. NBR 6024: numerao progressiva das sees de um documento. Rio de Janeiro: ABNT, 2003. 3p. _____. NBR 6028: resumos. Rio de Janeiro: ABNT, 2003. 2p.

_____. NBR 10520: informao e documentao, citao em documentos, apresentao. Rio de Janeiro: ABNT, 2002. 7p.
IBGE. Normas para apresentao tabular. 3.ed. Rio de Janeiro, 1993. 61p. Disponvel em: http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/monografias/visualiza_colecao_digital.php?titulo=Normas%2 0de%20apresentao%20tabular&link=Normas_de_Apresentacao_Tabulares. Acesso em: 21 ago. 2008.

You might also like