You are on page 1of 16

1 INTRODUO TCNICAS DE ADMINISTRAO

1.1 O que Administrao?


Administrao vem do latim

Ad = direo ou tendncia para algo.

Minister = subordinao ou obedincia.

1.2 Conceito de Administrao


"Administrao o processo de planejar, organizar, liderar e controlar o trabalho dos membros da organizao, e de usar todos os recursos disponveis da organizao para alcanar objetivos estabelecidos" (Stoner & Freeman, 1999).

1.3 Conceito de Organizao


Organizao uma entidade abstrata, de cunho jurdico, formada por duas ou mais pessoas, trabalhando juntas e de modo estruturado para alcanar um objetivo especfico ou um conjunto de objetivos. (Stoner & Freeman, 1999)

1.4 Porque as Organizaes so necessrias?

As Organizaes servem sociedade.


- Padaria e Polcia. As Organizaes realizam objetivos.

- Transportadora e Fbrica de Calados.


As Organizaes desenvolvem o conhecimento. - Tecnologia e pesquisa. As Organizaes proporcionam carreiras. - Emprego e empreendedorismo.

1.5 Os objetivos do Administrador na Organizao

PETER DRUCKER aponta que o Administrador deve ser:


Eficaz, ou seja, aquele que define corretamente o objetivo adequado a ser alcanado, pois Eficcia fazer a coisa certa, ou seja, um Fator Qualitativo. Eficiente, ou seja, aquele que obtm produtos e servios (atividade-fim) com o menor volume de recursos necessrios (meios), Eficincia fazer certo as coisas, ou seja, um Fator Quantitativo.

O bom Administrador aquele que conduz seu grupo at o destino almejado.

1.6 As funes do Administrador na Organizao


1.6.1 Planejar O que ? projetar seus objetivos e aes futuras, atravs de algum mtodo, plano ou lgica. Planejar o qu? a) O produto a ser produzido; b) O servio a ser prestado; c) O alvo a ser atingido; d) A rota a ser trilhada.

1.6 As funes do Administrador na Organizao


1.6.2 Organizar
O que ? o processo de determinar o trabalho, a autoridade e os recursos, entre os membros de uma Organizao, de modo que possam alcanar eficientemente os objetivos da mesma. O Qu?

Definir as instalaes, o maquinrio, a matriaprima, a tecnologia, os cargos, as funes, o pessoal, a infra-estrutura, as finanas, ...

1.6 As funes do Administrador na Organizao


1.6.3 Liderar (dirigir, coordenar e comandar) o ato de dirigir, influenciar e motivar o grupo a realizar as tarefas essenciais para se atingir os objetivos pretendidos. Quem? Gerente de Produo, Chefe de montagem, Diretor de Marketing, Supervisor de rea, Presidente da Corporao, Vice-Presidente de Logstica, etc.

1.6 As funes do Administrador na Organizao


1.6.4 Controlar certificar-se de que os atos dos membros da organizao levam-na, de fato, em direo aos objetivos estabelecidos. O qu?

O volume produzido, a quantidade vendida, o grau de satisfao do cliente, a qualidade de vida dos colaboradores, a lucratividade do negcio, ...

1.7 Tipos de administradores


1.7.1 Em relao ao nvel de influncia

Primeira linha ou Operacional


So os chefes e supervisores que coordenam o operacional, no supervisionando outros administradores. Mdio ou Gerencial So os gerentes que ocupam posio intermediria na hierarquia organizacional, sendo responsveis por outros administradores (chefes e supervisores) e por alguns empregados operacionais. Topo ou Estratgico So os responsveis pela administrao global da organizao. Estabelecem polticas operacionais e conduzem a interao da organizao com seu meio ambiente. trabalho

1.7 Tipos de administradores


1.7.2 Em relao as suas habilidades
Tcnica: o conhecimento especfico que envolve mtodos, processos, procedimentos e tcnicas. Interpessoal: a capacidade de trabalhar eficazmente como membro de uma equipe. Conceitual: ver a Organizao de forma holstica ou sistmica.

Investigativa: a capacidade de diagnosticar e resolver um problema.


Poltica: negociar e obter o poder necessrio para atingir objetivos.

1.8 Caractersticas necessrias Administrador moderno


Viso: enxergar alm do que , ou seja, ter uma abordagem holstica, no reduzindo seu universo a um mero "ano fiscal".
tica: ter um conjunto de regras e normas morais que fundamenta suas atitudes profissionais. Diversidade Cultural: escolher colaboradores talentosos, independente de diferenas raciais, culturais ou sexuais. Educao e Treinamento: buscar constante o aperfeioamento profissional.

para

Grupo de at 4 alunos e estudo de caso baseado no Case A copiadora da famlia de DUBRIN (1998, p. 15).
Ktia Lima, aps sua formatura no curso de Administrao, foi promovida a Chefe de Caixas do Banco Geral do Brasil (BGB). Um ano depois, seu tio, Jernimo, faleceu deixando sua tia Clara sozinha para cuidar da loja Lima Cpias e Imagens situada no centro de Novo Hamburgo. A tia Clara lhe fez a seguinte proposta: No tenho condies de gerenciar a loja, quero que voc assuma o negcio, ficando com 50% do lucro do ponto.

Aps avaliar que o banco no lhe apresentava grandes perspectivas e a loja possua uma boa estrutura, um bom volume de cpias, 10 funcionrios e era bem localizada, Ktia assinou um contrato de 2 anos com sua tia.

Depois de 1 ms gerenciando a empresa, Ktia identificou os seguintes problemas: A cadeia de lojas Copy Star, um rede de atuao nacional e especializada no ramo, instalou uma loja concorrente a 3 quadras da empresa. Os lucros da empresa da tia Clara no eram satisfatrios a pelo menos 6 meses. 30% dos clientes organizacionais atrasavam constantemente seus pagamentos, alguns at j fecharam suas portas.

Jlio, o funcionrio especializado em editorao eletrnica, deseja sair da empresa pois acredita que seu salrio muito baixo. Responda: Conforme os aspectos estudados neste mdulo, quais so as sugestes que o grupo d para Ktia resolver seus problemas?

Se voc fosse Ktia, ficaria ou desistiria de gerenciar a loja? Porqu?

You might also like