You are on page 1of 16

Para Compreender o Auto da Barca do Inferno

Rita Castro, Diana Martins, Joana Barbosa 9B

1. A temtica
O Auto da Barca do Inferno uma pea de inspirao religiosa, e, sobretudo, uma pea de crtica social. Gil Vicente, classificou a sua pea de moralidade, ou seja, pea, de sabor medieval, destinada a transmitir aos espectadores lies sobre o bem e o mal, as virtudes e os vcios. Logo o seu propsito de natureza moral e religiosa e como veremos, o seu contedo de natureza alegrica. Nela, Gil Vicente toma como assunto a viagem das almas aps a morte e o seu julgamento pondo em relevo as noes de bem e de mal, de prmio e de castigo. Como argumento, Gil Vicente toma justamente o do julgamento das almas por duas personagens alegricas o Diabo e o Anjo.

2. A encenao
A encenao da pea muito rudimentar. Como cenrio, um rio e duas barcas, a do Diabo bastante elaborada e a do Anjo mais caracterizada pela sua simplicidade. No h nesta pea uma histria ou enredo. As quinze personagens perseguem um objectivo: viajar, atravessar o rio, embarcar para o outro mundo. Em primeiro lugar dirigem-se ao Diabo, ao reconhec-lo como tal, recusam-se a embarcar e dirigem-se ao Anjo que os reenvia para a Barca do Inferno. O movimento cnico por isso repetitivo. No havendo propriamente aco as personagens em cena no entram em conflito entre si, este centra-se entre elas e o Diabo.

3. As personagens
Nesta pea encontramos personagens alegricas, o Diabo e o Anjo que representam a noo de castigo e de prmio. Para alm destas surgem-nos quinze personagens humanas.

Fidalgo Onzeneiro Parvo Sapateiro Frade Alcoviteira

Brzida Vaz Judeu Procurador Corregedor Enforcado Quatro Cavaleiros de Cristo. Estes pertencem a todos os estratos sociais e no se representam a si mesmas como indivduos mas ao grupo social de que fazem parte ou seja so pergonagens-tipo ou planas, estticas e lineares.

4. Os processos de cmico
Cenrio alegrico com um propsito de julgar as almas segundo critrios de bem e de mal, com uma encenao e marcao de actores to rudimentar. Afinal porque rimos ns? O que que nos faz rir? - O riso resulta sempre de uma no adaptao, de um comportamento inslito (raro). - O sentimento do cmico resulta da noo de perda ou ruptura da lgica, da harmonia, do sentido da realidade.

Cmico de situao: - uma pessoa vai distrada, envolta nos seus pensamentos, na rua; de repente, vai de encontro a uma rvore ou um candeeiro; uma outra razoavelmente gorda, baixa-se; rompemse-lhe as calas. Ns rimos de imediato.

Cmico de carcter ou de personagem:


uma pessoa de idade muito avanada passeia-se na rua de T-shirt modernssima, de cor berrante e muito estampada; veste jeans e usa sapatilhas. Nesta pessoa de verifica um desajuste, uma no adaptao sua realidade (neste caso sua idade). o mesmo aconteceria se se desse o contrrio e um rapazinho aparecesse vestido de fato completo e apresentasse um ar muito compenetrado.

Cmico de linguagem: numa sesso de boas-vindas ao Presidente da Repblica, algum profere um discurso, usando e abusando do calo. Cmico de situao, de carcter e de linguagem so as principais modalidades de cmico. Humor, ironia e sarcasmo - cambiantes diversas do sentimento geral do cmico.

Ao longo do Auto da Barca do Inferno, Gil Vicente revela-se um ptimo produtor de efeitos cmicos. As suas personagens so notoriamente desajustadas: Em relao a si prprias (cmico de carcter), ao no se aperceberem de que j no so, aps a morte, aquilo que eram. Em relao situao (cmico de situao) em que se encontram, sujeitos a um julgamento definitivo e actuando como se ainda estivessem vivos.

Em relao linguagem (cmico de linguagem), com a sua linguagem solta, desbragada, feita de calo, insultos, obscenidades em ocasio to solene. Funo do cmico e da comdia ridicularizando pessoas, situaes, costumes, levar a um aperfeioamento moral da sociedade. Funo Social no apenas distrair, mas ensinar e educar.

5. A linguagem
O Auto da Barca do Inferno escrito em portugus, mas ainda no portugus medieval do tempo de Gil Vicente. Presena de muitos arcasmos palavras que representam um estdio anterior da nossa lngua, que caram em desuso ou adquiriram formas diferentes no portugus dos nossos dias. Processo diacrnico - observao da lngua no seu evoluir .

Gil Vicente oferece-nos nesta sua pea inmeros registos ou nveis de lngua, adequados s personagens em cena. Vo desde nvel cuidado ao nvel corrente, familiar, popular e ao calo. Introduo da gria e de vocbulos tcnicos. A linguagem nesta pea fonte de recursos cmicos .

Neste Auto encontra-se tambm o discurso lrico. As marcas do discurso lrico so uma das caractersticas gerais do teatro de Gil Vicente, que muitas vezes nos d cantigas ao modo tradicional, postas na boca de pastores, ou oferece-nos meditaes lrico-filosficas sobre a existncia humana ou cantos de louvor impregnados de exaltao religiosa.

Mas afinal porque que se vai para o Inferno ou para a Glria ?


Vai-se para o Inferno ou para o Paraso de acordo com a vida vivida na terra: o bem ou o mal praticado, as virtudes ou pecados da personagem que est a ser julgada, da apenas terem ido para o Paraso cinco pessoas, o Parvo e os quatro Cavaleiros pois nunca fizeram mal a ningum. Ou seja no conjunto da sociedade que Gil Vicente critica s se salvam os tolos (inconscientes) e os mrtires.

Concluso:
Com a leitura desta obra apercebemo-nos que Gil Vicente possua uma profunda religiosidade manifestada (crena na vida aps a morte, no prmio e no castigo, distino claro do bem e do mal, no Inferno e no Paraso, em Anjos e Diabos), este mostra-se bem firme na sua condenao da tirania, da opresso, da explorao dos humildes, da mentira e da hipocrisia nas relaes entre os Homens.

You might also like