You are on page 1of 17

Bioma Costeiro

Paisagismo I Aluna: Raquel Afonso dos Santos Turma: A01

O bioma costeiro um mosaico de ecossistemas encontrados ao longo do litoral brasileiro. Manguezais, restingas, dunas, praias, ilhas, costes rochosos, baas, brejos, recifes de corais e outros ambientes importantes exemplificam a diversidade de ecossistemas que podemos encontrar. Cada um deles formado por caractersticas regionais e nicas. Algumas regies da costa brasileira apresentam caractersticas mais marcantes:

Bioma Costeiro

Com 8.500 km de extenso, ele se estende ao longo do litoral do pas. Os ecossistemas do bioma Costeiro possuem uma grande variedade biolgica. Peixes, moluscos, crustceos, garas, colhereiros, lontras, insetos, caranguejos, camares, ourios, corujas e pererecas so algumas das espcies animais presentes no bioma. As algas azuis, verdes, vermelhas e pardas, as orqudeas, bromlias e samambaias so exemplos de sua flora

Bioma Costeiro

O litoral amaznico apresenta grandes manguezais, assim como dunas e praias. Possui uma rica biodiversidade em espcies de crustceos, peixes e aves.

Bioma Costeiro

O litoral nordestino marcado por recifes, dunas, manguezais, restingas e matas.

Bioma Costeiro

O litoral sudeste muito recortado, com vrias baas e pequenas enseadas. Tem por principais caractersticas os recifes, as praias e especialmente a mata de restinga.

Bioma Costeiro

O litoral sul possui muitos manguezais, e especialmente rico em aves.

Bioma Costeiro

No possvel ento falar de caractersticas comuns de fauna, vegetao, solo, relevo e clima do bioma Costeiro. Por isso, faremos de outra forma, separando alguns ecossistemas que compem o bioma costeiro:

Bioma Costeiro

Manguezais Os manguezais esto em reas de transio entre o ambiente terrestre e o marinho. So comuns em esturios (lugares onde rios encontram o mar), enseadas e em lagunas de gua salgada. Eles esto presentes em cerca de 30% da costa brasileira. O solo dos manguezais lodoso, negro e profundo e fica constantemente inundado. Nele est uma rica camada de matria orgnica, que decomposta por micro-organismos e, assim, pode voltar ao meio na forma de nutrientes. Uma vegetao densa e intrincada caracteriza os manguezais. Normalmente so rvores de razes areas, isto , que se desenvolvem a partir do caule.

Bioma Costeiro

Manguezais Como um ambiente inundado, o manguezal morada de muitos peixes, moluscos e crustceos. So sardinhas, garoupas e tainhas. Mariscos e ostras. O ambiente funciona como berrio. L algumas espcies nascem e permanecem at a fase adulta. Em galerias escavadas no solo, escondem-se os caranguejos durante a mar baixa. Quando a mar est alta, esses habitantes dos manguezais sobem nos troncos e nas rvores. Aves marinhas tambm fazem parte deste ecossistema: como garas e colhereiros. E tambm pode se deparar com alguns mamferos que l buscam refgio, como as lontras e o mo-pelada.

Bioma Costeiro

Costes rochosos Costes rochosos so ambientes costeiros que, como o prprio nome diz, esto localizados em rochas a beira mar. Eles existem por quase todo o litoral brasileiro: do Maranho ao Rio Grande do Sul. So mais comuns em regies onde existem serras prximas ao mar. Fazem parte destes ecossistemas falsias e mataces, que so fragmentos de rocha em formado esfrico. Fazem parte da fauna deste ecossistema esponjas do mar, anmonas, caranguejos, camares e ourios. Nos costes rochosos aparecem inmeras algas. Algas azuis, verdes, vermelhas e pardas caracterizam este ambiente.

Bioma Costeiro

Dunas As dunas so elevaes formadas pelo acmulo de areia transportada pelo vento. Elas aparecem em reas com grandes faixas de areia seca. Fauna e flora so escassas nas dunas. Poucos animais esto adaptados vida neste ambiente condicionado pelo vento. Entre eles esto alguns insetos e o tuco-tuco, roedor que escava a areia. Quanto vegetao, so comuns gramneas e plantas rasteiras, como o cip-de-flores. Estas plantas tm um papel importante na fixao das dunas: suas razes muitas vezes impedem que a areia seja levada pelo vento.

Bioma Costeiro

Restingas So conjuntos de dunas e areais. A vegetao ento semelhante das dunas: baixa e rasteira. Mas, sendo um ecossistema maior, a restinga guarda mais espcies que a duna. Entre a vegetao so comuns aras-da-praia, sumars, aucenas, bromlias, orqudeas e sepetibas. A fauna formada principalmente por caranguejos, vivas-negras, baratas, sabis, corujas e pererecas. Mas o espao tambm utilizado por outros animais.

Bioma Costeiro

A densidade demogrfica mdia da zona costeira brasileira fica em torno de 87 hab./km2, cinco vezes superior mdia nacional que de 17 hab./km2. Pela densidade demogrfica nota-se que a formao territorial foi estruturada a partir da costa, tendo o litoral como centro difusor de frentes povoadoras, ainda em movimento na atualidade.

Bioma Costeiro

Hoje, metade da populao brasileira reside numa faixa de at duzentos quilmetros do mar, o que equivale a um efetivo de mais de 70 milhes de habitantes, cuja forma de vida impacta diretamente os ecossistemas litorneos. Dada a magnitude das carncias de servios urbanos bsicos, tais reas vo constituir-se nos principais espaos crticos para o planejamento ambiental da zona costeira do Brasil. No h dvida em defini-las como as maiores fontes de contaminao do meio marinho no territrio brasileiro. Alm do mais, as grandes cidades litorneas abrigam um grande nmero de complexos industriais dos setores de maior impacto sobre o meio ambiente (qumica, petroqumica, celulose).

Bioma Costeiro

Por fim sabemos que o ambiente costeiro foi um dos primeiros em que estabelecemos uma relao de uso e apropriao.

Bioma Costeiro

FIM

Obrigada

You might also like