You are on page 1of 21

Projeto: Parmetros para a Educao Bsica do Estado de Pernambuco

Oficina dos Grupos de Trabalho de Professores: Discusso dos Parmetros Curriculares de Lngua Portuguesa e Matemtica

ETAPA I: PARMETROS CURRICULARES PARA EDUCAO BSICA


1 Momento: Parmetros Curriculares de Lngua

Portuguesa, Matemtica e EJA definidos por professores especialistas de Lngua Portuguesa, Matemtica e EJA Documentos de Referncia: Base Curricular Comum do Estado de Pernambuco Orientaes Terico-Metodolgicas Proposta Curricular para o Ensino Mdio Integral Linguagens e Cdigos e suas Tecnologias Proposta Curricular para o Ensino Mdio Integral Matemtica e Cincias da Natureza e suas Tecnologias pelos professores de Pernambuco.

2 Momento: Discusso dos Parmetros Curriculares

Oficina dos Grupos de Trabalho de Professores Mediao de um Monitor: Orientar o trabalho em uma oficina, ao estabelecer diretrizes de anlises do documento e esclarecer o papel do professor no projeto.

ORGANIZAO GERAL DA OFICINA


Gerncia Regional de Educao: Seis grupos por rea de conhecimento (Lngua Portuguesa e Matemtica) e dois grupos para Educao de Jovens e Adultos Trs grupos de professores para analisar a proposta de Lngua Portuguesa, sendo um para o Ensino Fundamental Anos Iniciais, outro para os Anos Finais e um grupo para o Ensino Mdio. Trs grupos de professores para analisar a proposta de Matemtica: um grupo para Ensino Fundamental Anos Iniciais, um para os Anos Finais do Ensino Fundamental e outro para o Mdio. Dois grupos de professores para analisar os Paradigmas da Educao de Jovens e Adultos: um grupo para os Parmetros de Lngua Portuguesa e outro de Matemtica.

ORGANIZAO GERAL DA OFICINA


Oito grupos com 10 professores em cada uma das 17

Gerncias Regionais professores)

de

Educao

(total

de

1360

FORMAO DOS GRUPOS Grupo 1: EF, (1 ao 5 ano), Lngua Portuguesa Grupo 2: EF, (1 ao 5 ano), Matemtica Grupo 3: EF, (6 ao 9 ano), Lngua Portuguesa Grupo 4: EF, (6 ao 9 ano), Matemtica Grupo 5: EM, Lngua Portuguesa Grupo 6: EM, Matemtica Grupo 7: EJA, Lngua Portuguesa Grupo 8: EJA, Matemtica

ORGANIZAO GERAL DA OFICINA


PROGRAMAO DE ATIVIDADES 17/03 e 18/03 LP EF Anos Iniciais MAT EF Anos iniciais LP - EM EJA - LP 24/03 e 25/03 LP EF Anos Finais MAT - EF Anos Finais MAT - EM EJA - MAT 31/03 e 01/04 LP EF Anos Iniciais MAT EF Anos Iniciais LP EM EJA - LP 14/04 e 15/04 LP EF Anos Finais MAT EF Anos Finais MAT - EM EJA - MAT 28/04 e 29/04 LP Educao Bsica (*) MAT Educao Bsica (*) EJA (**)

ORGANIZAO GERAL DA OFICINA


(*) Grupo de Professores Educao Bsica: trs professores representantes do EF - anos iniciais, trs professores representantes do EF anos finais e trs professores representantes do EM de cada rea do conhecimento. Atividade de Integrao, sntese das propostas de LP e Matemtica, articulando os nveis

de ensino (documento nico). (**) Grupo de Professores EJA: trs professores representantes de EJA em cada rea do conhecimento. Atividade Sntese, com a discusso da concepo de EJA como uma modalidade.

DETALHAMENTO DOS ENCONTROS


Parte Comum dos encontros de Lngua Portuguesa\ Matemtica e EJA: Atividade Inicial Comum\Coletiva: Apresentao do vdeo do Projeto (Vdeo); Apresentao do projeto Parmetros de Educao Bsica de Pernambuco aos professores (PowerPoint, Texto Introdutrio do Documento dos Parmetros Curriculares); Apresentao da proposta geral de cada componente curricular especfico e os princpios norteadores (PowerPoint);

DETALHAMENTO DOS ENCONTROS


Explicao de acordo com as especificidades

de cada documento: a formao por eixos (Lngua Portuguesa) e por reas (Matemtica) e, no caso da EJA, a justificativa para um documento diferenciado para a modalidade (Parmetros Curriculares, Ficha Sntese); Explicao da dinmica de participao dos professores na elaborao dos Parmetros Curriculares de Pernambuco.

DETALHAMENTO DOS ENCONTROS


Atividade Final Comum: Avaliao das Reunies (Ficha de

Avaliao).

DETALHAMENTO DOS ENCONTROS


Parte Especfica de Lngua Portuguesa

(32 horas/ dois finais de semana) nos seus respectivos grupos: Final de semana 1: Parmetros da Lngua Portuguesa Eixo 1: Apropriao do Sistema Alfabtico Eixo 3: Oralidade Final de semana 2: Parmetros da Lngua Portuguesa Eixo 4: Leitura Eixo 5: Escrita Eixo 6: Estticas Literrias e seus Contextos Sociohistricos (exclusivo para o Ensino Mdio) Observao: Anlise Lingustica um Eixo Vertical (2), diz respeito ao trabalho com a Gramtica Reflexiva e est relacionada com todos os Eixos

DETALHAMENTO DOS ENCONTROS

Parte Especfica de Matemtica

(32 horas/ dois finais de semana) nos seus respectivos grupos: Final de Semana 1: Parmetros de Matemtica rea Geometria rea Estatstica e Probabilidade rea lgebra e Funes Final de Semana 2: Parmetros de Matemtica rea Grandeza e Medidas rea Nmeros e Operaes

PROTOCOLO PARA ANLISE DO DOCUMENTO


Ficha Sntese
Baseada nos documentos dos Parmetros Curriculares destinada marcao de sua opo de acordo com a legenda e espao para detalhamento das alteraes necessrias definidas pelo grupo. A anlise coletiva, coordenada pelo monitor e as alteraes sero realizadas aps concluso do grupo. Para acompanhamento das atividades cada membro participante do grupo receber impresso o material

PROTOCOLO PARA ANLISE DO DOCUMENTO


O processo de discusso dos Parmetros Curriculares ser coordenado pelo monitor da seguinte forma:
Para cada expectativa de aprendizagem (EA) marcar na

Ficha Sntese de acordo com a seguinte legenda:


A - Aceitao Total (No caso do grupo concordar com a EA por ser clara, sucinta e importante para os educandos, alm de adequada ao nvel/ano proposto) B - Modificao Parcial (Apresentar proposta de alterao) C Modificao Total (Apresentar proposta alternativa)

PROTOCOLO PARA ANLISE DO DOCUMENTO


Modificaes Totais ou Parciais possveis: Explicar melhor a expectativa. Resumir a expectativa. Alterar o ano e/ou eixo da expectativa. Mudar o contedo da expectativa. Excluir a expectativa.

PROTOCOLO PARA ANLISE DO DOCUMENTO


Observao: No ltimo final de semana (5), os professores selecionados realizaro uma anlise global de todo o documento, unindo EF e EM. Nesse momento, eles podero revisar o que j fizeram e realizar uma anlise do eixo ou da rea. No caso de EJA, os professores realizaro uma reflexo sobre a concepo da Educao de Jovens e Adultos.

FUNES DO MONITOR
1 momento: Apresentar o projeto aos professores

Destacar o que j foi realizado, o papel deles nesse processo, o que ainda ser implantado e a importncia da proposta. (Essa apresentao ser realizada com o recurso de um vdeo previamente gravado, o qual o monitor apenas ter que reproduzir, alm da projeo de slides)
2 momento: Explicar os documentos

Nesse momento, os monitores precisaro explicar as especificidades de cada documento: a formao por eixos (Lngua Portuguesa) e por reas (Matemtica) e, no caso da EJA, a justificativa para um documento diferenciado para a modalidade.

FUNES DO MONITOR
3 Momento: Apresentar a dinmica de participao dos professores na elaborao dos Parmetros Curriculares de Pernambuco. 4 Momento: Coordenar anlise dos Parmetros e registro das concluses do grupo. Observao: O monitor responsvel pela

coordenao do grupo, no participando da discusso.


decises do grupo.

5 Momento: Preencher a Ficha Sntese com

FUNES DO MONITOR
6 Momento: Coordenar a escolha de trs representantes de cada grupo para participar da atividade prevista de anlise global (5 semana). 7 Momento: Orientar o grupo no preenchimento da Ficha de Avaliao. 8 Momento: Preencher o Relatrio Final das atividades do grupo de trabalho.

PRXIMAS ETAPAS
Os documentos produzidos sero compatibilizados, as respostas computadas, verificando as observaes de cada EA de Portugus e Matemtica

e EJA. Os ajustes para uma nova verso dos Parmetros sero organizados pelos coordenadores do Projeto de acordo com suas respectivas reas, preservando as sugestes propostas pelos grupos de professores, somente excluindo aquelas que estiverem em desacordo com os aspectos legais e princpios norteadores definidos pela proposta preliminar. Os documentos compatibilizados sero submetidos anlise dos especialistas de Pernambuco e do CAEd.

You might also like