You are on page 1of 19

FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAO

PROF. FRANCISCO LAMPREIA NETO 2013

Objetivos Gerais do Curso


A proposta da disciplina capacitar os alunos com ambiente da gesto empresarial, introduzindo conceitos sobre organizaes, princpios administrativos, reas funcionais e competncias requeridas do administrador frente ao ambiente organizacional.

Objetivos Especficos do Curso

O objetivo especfico do curso proporcionar ao aluno as seguintes competncias: Conhecer sobre as reas funcionais das empresas e sobre o processo empresarial da administrao;
Apresentar e discutir as ferramentas administrativas que auxiliam na tomada de decises e trabalho em equipe; Enfatizar os temas da administrao contempornea que valorizem a correta adequao das tcnicas ao contexto social, econmico e poltico das operaes;

Contrato Pedaggico e Avaliaes


O curso ter a durao de 19 encontros, sendo aulas expositivas com a utilizao de Power Point, Vdeos e orientao de leituras a fim de obter melhor absoro pelos nossos alunos. Alm disso, utilizaremos a ferramenta Moodle a fim de complementar as aulas presenciais e realizaes de atividades em EAD. As avaliaes sero compostas por trabalhos em sala e discusses realizadas atravs de fruns valendo de zero a dois e duas avaliaes valendo de zero a oito pontos.

Contedo Programtico
1) Conceito de Administrao
2) reas de atuao do administrador 3) Os papis, competncias e habilidades do administrador 4) Tipos de organizaes 5) As funes administrativas bsicas: a) Planejamento b) Organizao c) Direo d) Controle 6) As reas funcionais da empresa: Gesto de Pessoas, Marketing, Financeira e Produo/Operaes 7) O ambiente das organizaes: Interno e Externo

O que significa administrao? Administrao vem do latim AD = direo ou tendncia para algo. Minister = Subordinao ou obedincia. Conceito de Administrao Administrao o processo de Planejar, Organizar, Liderar e Controlar o trabalho dos membros de uma organizao, e de usar todos os recursos disponveis da organizao para alcanar os objetivos estabelecidos.

Frederick Winslow Taylor


A administrao cientfica um modelo de administrao criado pelo americano Frederick Winslow Taylor no fim do sculo XIX e incio do sculo XX e que se baseia na aplicao do mtodo cientfico na administrao com o intuito de garantir o melhor custo/benefcio aos sistemas produtivos. Procurava uma forma de elevar o nvel de produtividade do trabalhador em menos tempo sem elevar os custos de produo.

HENRI FAYOL
(Teoria Clssica Administrativa - 1916)

AS 6 FUNES BSICAS DA EMPRESA

HENRI FAYOL
(Teoria Clssica Administrativa - 1916)
Fayol parte da proposio de que toda empresa pode ser dividida em seis grupos: 1. Funes Tcnicas, relacionadas com a produo de bens ou de servios da empresa; 2. Funes Comerciais, relacionadas com a compra, venda e permutao. 3. Funes Financeiras, relacionadas com a procura e gerncia de capitais.

HENRI FAYOL
(Teoria Clssica Administrativa 1916) 4. Funes de Segurana, relacionadas com a proteo e preservao de bens. 5. Funes Contbeis, relacionadas com os inventrios, registros, balanos, custos e estatsticas. 6. Funes Administrativas, relacionadas com a integrao da cpula das outras cinco funes. As funes administrativas coordenam e sincronizam as demais funes da empresa, pairando sempre acima delas.

Henry Ford

Fordismo um sistema de produo, criado pelo empresrio norte-americano Henry Ford, cuja principal caracterstica a fabricao em massa. Henry Ford criou este sistema em 1914 para sua indstria de automveis, projetando um sistema baseado numa linha de montagem.

Henry Ford
O objetivo principal deste sistema era reduzir ao mximo os custos de produo e assim baratear o produto, podendo vender para o maior nmero possvel de consumidores. O fordismo foi o sistema de produo que mais se desenvolveu no sculo XX, sendo responsvel pela produo em massa de mercadorias das mais diversas espcies. Em 1980 o sistema entra em declnio com o surgimento de um novo sistema de produo mais eficiente, o Toyotismo, surgido no Japo, seguia um sistema enxuto de produo.

Elton Mayo e a Teoria das Relaes Humanas


Cientista social, australiano, falecido em 1949, Elton Mayo considerado o fundador do movimento das Relaes Humanas, que se ops aos princpios do trabalho de Taylor. Como professor e diretor de pesquisas da Escola de Administrao de Empresas de Hardvard, Mayo dirigiu o projeto de pesquisa da fbrica de Hawthorne, entre 1927 e 1932.

Elton Mayo e a Teoria das Relaes Humanas


Mayo licenciou-se na Universidade de Adelaide, estudou Medicina em Londres e Edimburgo, ensinou Filosofia Mental e Moral em Queensland.
Elton Mayo escreveu trs livros, baseados nas descobertas das experincias realizadas em Hawthorne, dando origem Teoria das Relaes Humanas.

As pessoas so motivadas e incentivadas por


estmulos financeiros.

AULA 01 Planejamento

Conceito de Planejamento a funo administrativa que define objetivos e decide sobre os recursos e tarefas necessrios para alcan-los adequadamente.

Planejamento
As organizaes no trabalham na improvisao. Quase tudo nelas antecipadamente. base da planejado

O administrador precisa tomar decises estratgicas e planejar o futuro de sua organizao. No planejamento, os planos facilitam a organizao no alcance de suas metas e objetivos.

Planejamento
O planejamento define onde se pretende chegar, o que deve ser feito, quando, como e em que sequncia.

O Planejamento como uma funo Administrativa


A primeira das funes administrativas o planejamento, que um processo de estabelecer objetivos e definir a maneira de como alcan-los. Objetivos so os resultados especficos ou metas que se deseja adquirir.

Como todo planejamento se subordina a uma filosofia de ao, Ackoff aponta trs tipos de filosofia do planejamento: 1) Planejamento Conservador; 2) Planejamento otimizante; 3) Planejamento adaptativo;

Benchmarking Significa um marco de referncia, um padro de excelncia que precisa ser identificado para servir de base ou de alvo para mudana. Foi introduzido em 1979 pela Xrox do Brasil como comparaes com melhores empresas a fim de desenvolver seus produtos e tornar-se mais competitiva no mercado ultrapassando e no somente copiando seus concorrentes.
Benefcios do Planejamento: Foco e Flexibilidade (resultados, vantagens); Melhoria na coordenao; Melhoria no controle; Administrao do tempo;

prioridades

You might also like