You are on page 1of 34

Espectroscopia no Infravermelho

Humberto Casale Michelle Kimie

Classificao

- Faixa de comprimento de onda

Radiao infravermelha curta Radiao infravermelha mdia Radiao infravermelha longa

(0,7 ------------ 2,5 m) (2,5 -------------- 15 m) (14,3 -------------- 50 m).

Regies Espectrais
Infravermelho prximo

Tipo de Medida
Reflectncia difusa Absoro Absoro

Tipo de Anlise
Quantitativa

Tipo de amostra
Materiais comerciais slidos ou lquidos Misturas gasosas Compostos puros slidos, lquidos ou gasosos

Quantitativa Qualitativa

Quantitativa
Infravermelho mdio Cromatogrfica

Misturas complexas gasosas, lquidas ou slidas


Misturas complexas gasosas, lquidas ou slidas Compostos puros slidos ou lquidos Amostras atmosfricas Espcies puras inorgnicas ou

Reflectncia Emisso Infravermelho distante Absoro

Qualitativa Quantitativa Qualitativa

Tipos: Dispersivo (feixe duplo)

Transformada de Fourier (FTIR)

Dispersivo

FTIR

O uso generalizado da espectroscopia na regio do infravermelho mdio comeou no fim dos anos 1950. Com esse equipamento os qumicos passaram a identificar espcies orgnicas, inorgnicas e biolgicas. Resultou em reduo de tempo para a anlise estrutural.

GASES
O espectro de um lquido de ponto de ebulio baixo ou gs pode ser obtido expandindo-se a amostra em uma clula cilndrica evacuada dotada de janelas apropriadas para insero da mesma.

LQUIDOS
Quando a quantidade de uma amostra lquida pequena ou quando um solvente apropriado no est disponvel, pratica comum obter-se o espectro do lquido puro. Em geral uma gota do lquido puro espremida entre duas placas de sal de rocha para produzir uma camada com espessura de 0,01 mm ou menos

SLIDOS
Os espectros so freqentemente obtidos com disperses do slido em uma matriz slida ou lquida. Geralmente, nessas tcnicas, a amostra precisa ser moda at que o tamanho das partculas seja menor que o comprimento de onda da radiao, para evitar os efeitos de espelhamento de radiao.
A maior parte dos compostos orgnicos apresenta numerosos picos de absoro na regio do infravermelho mdio, e encontrar um solvente que no tenha picos que se superpem quase impossvel.

Dentre as tcnicas de transmisso, a utilizao de pastilha de KBr a mais recomendada para anlise de slidos, especialmente sob a forma de p, todavia o preparo inadequado de amostras pode resultar em anlises incorretas, vez que a qualidade do espectro diretamente afetada pela qualidade do disco.

A leitura feita de acordo com a necessidade da anlise, ou seja, o equipamento pode medir quantitativa e qualitativamente a concentrao de um nico ou de diversos compostos ao mesmo tempo.

Os detectores possuem algumas caractersticas que permitem sua classificao:

Seletivos: detectam apenas substncias com determinada propriedade fsico-qumica. Especficos: detectam substncias que possuem determinado elemento ou grupo funcional em suas estruturas. Sensibilidade: relao entre o incremento de rea do pico e o incremento de massa do composto, ou seja, capacidade de detectar diferentes concentraes, inclusive mudanas bruscas de concentrao.

Velocidade de resposta: tempo decorrido entre a entrada do composto na cela do detector e a gerao do sinal eltrico.

Limite inferior: a menor concentrao necessria no ambiente para atuao do detector.


Interferncia: deve-se ter o cuidado em manusear a amostra afim de evitar contaminaes por diversos fatores incluindo interferncia do ambiente.

Figura : Esquema ptico dos principais componentes do espectrofotmetro. As letras representam: (a) fonte de luz, (b) colimador, (c) prisma ou rede de difrao, (d) fenda seletora de X, (e) compartimento de amostras com cubeta contendo soluo, (f) clula foteltrica, (g) amplificador.

Atravs dos movimentos nucleares possvel determinar padres caractersticos marcadores para que a estrutura qumica da molcula possa ser identificada pela radiao infravermelha.

Os movimentos nucleares dependem de: Eletronegatividade


Esse fato define qualitativamente outra propriedade importante de molculas, que o momento de dipolo intrnseco: uma molcula AB, com diferentes valores de eletronegatividade dos seus tomos, apresenta momento de dipolo, enquanto que molculas diatmicas homonucleares apresentam momento de dipolo igual a zero.

Propriedade Espacial da Molcula


Momento de dipolo intrnseco apresenta componentes nos eixos x, y e z do sistema cartesiano.

A absoro da radiao infravermelha envolve o movimento dos tomos na molcula.

Quando a radiao eletromagntica na regio do infravermelho interage com uma molcula, para que o movimento vibracional possa ser interpretado experimentalmente, um fato que deve necessariamente acontecer que o momento de dipolo intrnseco da molcula varie com o movimento vibracional Excees: elementos diatmicos H2, N2,O2.

Todos os tomos e molculas se movem periodicamente em fase. O centro da massa da molcula permanece inalterado, logo a molcula no muda de orientao ou posio com a vibrao. Uma molcula pode absorver energia proveniente de uma radiao. Entretanto, este fenmeno no acontece em todos os casos, somente naqueles onde a energia do fton for compatvel com a energia de vibrao da molcula. Porm, se a energia dos ftons for compatvel com a energia vibracional, cada molcula absorver um fton, aumentando seu momento vibracional. Conseqentemente a intensidade do feixe que deixa a amostra ser menor que a intensidade incidente.

Predominante do alecrim (Cineol)

A banda na regio de 1070-1150 cm-1, correspondentes ao estiramento C-O; de 13501480 cm-1, flexo -C-H e de 2850-3000 cm-1, estiramento -C-H.

Predominante da camomila (Camazuleno)

H uma banda na regio de 1650 cm-1, correspondentes ao estiramento C=C; estiramento C-H de 2850-3000 cm-1 e estiramento =C-H e de 3000-3200 cm-1.

Controle de qualidade de medicamentos contendo diclofenaco de potssio. Indstria do petrleo


Identificao de compostos aps uma reao de polimerizao. Determinao de grupos funcionais presentes numa mistura homognea.

You might also like