You are on page 1of 68

Suspenso, Direo e Freios

Fernando Luiz Mattos

Suspenso

Funo
Conforto e segurana
Sustentao de todo o conjunto monobloco Controle direcional das rodas (estero e cmber)

Controle dinmico das foras geradas pelos pneus


Controle da inclinao da carroceria ou rolagem Manter o contato do pneu com o solo

Manobrabilidade e dirigibilidade

Molas
Mola helicoidal
Fatores que influenciam suas propriedades: Dimetro, perfil e composio do fio Dimetro interno e externo Altura e nmero de espiras

Componentes

Tubo reservatrio Guarda-p

Adaptadores

Vlvulas do pisto

Vlvula da base

Selo e guia da haste

Haste

O leo do amortecedor, ao ser forado a passar atravs dos orifcios das vlvulas, amortece os impactos e absorve as vibraes transmitidas ao veculo pelas irregularidades do piso

Quando est em operao, o amortecedor executa centenas de oscilaes por minuto, movimentando o leo em seu interior
Esta movimentao, associada a temperaturas elevadas, d origem ao fenmeno da aerao - formao de bolhas de ar dentro do leo

Estas bolhas diminuem a capacidade do leo de absorver as vibraes causando tambm outro fenmeno: vcuo, fazendo com que o amortecedor perca momentaneamente sua ao A soluo empregada pela COFAP, para eliminar estes inconvenientes, foi a pressurizao interna do amortecedor atravs da utilizao do gs Nitrognio, fazendo com que o leo fique sob presso e impedindo a formao de bolhas e tambm a formao de vcuo A pressurizao feita com baixa presso max. 10 bar, e o gs Nitrognio inerte e no oxida as partes internas

Eixo rgido
Vantagens
Nenhuma variao de cmber sob rolagem Pouca variao de cmber em curva Menor desgaste de pneu (menor variao de alinhamento)

Desvantagens

Mais suscetvel a transmisso de vibraes carroceria SHIMMY


Manuteno cara (troca do conjunto completo) Maior espao ocupado Maior peso

Suspenso independente
Vantagens
Menor peso

Menor espao ocupado


Maior resistncia a rolagem Independncia das rodas

Maior flexibilidade (diferentes geometrias de suspenso) Maior conforto (Reduo do Shimmy)

Alfa Romeo GTV

Suspenso semi-independente
Sistema composto por um eixo semi-rgido que sofre toro. O movimento de uma das rodas transmitido parcialmente outra. Este eixo pode ou no ser combinado a uma barra estabilizadora.

Suspenso independente - McPherson


Projetado por Earle McPherson por volta de 1946

Principais vantagens
Menor nmero de componentes Menor custo Manuteno Espao transversal ( Peso )

Batente
Batente de fim de curso
Durante a compresso, absorve a energia excedente que no foi absorvida pela mola.

Guarda-p
Protege a haste do amortecer contra impurezas.
Guarda-p

Batente

Marea e Marea Weekend


Em caso de ruptura da fixao do batente da suspenso traseira

Batente modificado

Batente anterior

46750209

46470781

Uno Mille Fire


Suspenso dianteira

1. Batente de fim de curso do amortecedor dianteiro - rangido ao passar em quebramolas - ressecamento/danificao.

Novo Palio Weekend


Suspenso traseira

Torque: 123 Nm

Importante
Atravs de testes efetuados na fbrica, verificamos que a utilizao da ferramenta desempenador automotivo na suspenso dianteira do veculo, para correo da cambagem das rodas, pode causar danos aos amortecedores dos veculos (tipo estrutural), uma vez que este procedimento ir ocasionar um empenamento do corpo do amortecedor em relao sua base de fixao ao montante. Esse empenamento pode provocar afrouxamento dos parafusos de fixao do amortecedor, alm de submeter a haste a um atrito maior com a bucha/selo de vedao superior ocasionando sua fadiga prematura.

Salientamos que, alm de comprometer a integridade dos amortecedores, o procedimento abaixo pode danificar os rolamentos de rodas em funo das elevadas cargas que atuam nas pistas internas e externas, deformando as mesmas, gerando por conseqncia, rumorosidade.

Amortecedores em bom estado

Amortecedores gastos

Direo

Caixa de direo

A caixa de direo que constitui o sistema um conjunto de peas que funcionam transformando o movimento rotativo, produzido pelo motorista no volante, em movimento linear. O funcionamento por meio de um engrenamento, que transmite o movimento do volante s barras de direo.

O sistema de pinho e cremalheira o que melhor atende s exigncias da direo, podendo ser mecnico ou hidrulico.

Caixa de direo com pinho e cremalheira

um sistema de engrenamento entre um pinho e uma cremalheira.

A caixa de direo com pinho e cremalheira utilizada nos carros mais leves. Esse modelo possui boa absoro de vibraes da roda e no apresenta folga quando as rodas esto esteradas. Quando o volante de direo acionado pelo motorista, o pinho gira e aciona a cremalheira, que comanda as barras de direo e as rodas atravs dos tirantes.

Coluna de direo

o elemento de ligao entre o volante e o mecanismo de direo.

A coluna de direo foi muito estudada por exigncia de sua posio. Alguns modelos possuem regulagens de altura e distncia, proporcionando uma posio de dirigir mais adequada s caractersticas fsicas do condutor... Alm do conforto que proporcionado quando o veculo possui esse mecanismo. Com o avano tecnolgico visando uma maior segurana, foram criados dispositivos como a coluna retrtil que, em caso de impacto frontal, deforma-se impedindo que o motorista seja atingido pelo volante.

Coluna de direo com regulagem de altura e profundidade


Cuidados na utilizao:
Operar apenas com veculo parado; Garantir que a alavanca de regulagem esteja travada antes de movimentar o veculo.
Regulagem mnima Regulagem mxima

Alavanca de regulagem

No prevista lubrificao em manuteno.

rvore inferior
A rvore inferior faz a ligao entre a coluna e o mecanismo de direo. utilizada nos casos em que ocorre um desalinhamento entre a extremidade inferior da coluna e o pinho de acionamento, com o objetivo de corrigir esta falha.

A direo hidralica

O sistema hidrulico composto de uma caixa de direo servoassistida tipo pinho e cremalheira que auxilia o sistema mecnico.
Esse sistema reduz o esforo fsico do motorista em manobras, em consequncia o nmero de voltas do volante tambm, deixando a direo com uma resposta mais gil e segura. A presso hidrulica necessria para o funcionamento do sistema gerada pela bomba, que acionada pelo motor. O sistema hidrulico funcionar quando o motorista girar o volante.

Giro do volante no sentido horrio (Giro direita)

Volante na posio neutra (Mecanismo sem ao)

Giro do volante no sentido anti-horrio (Giro esquerda) De acordo com a toro transmitida pelo volante, o leo da bomba enviado ao reservatrio ou a uma das cmaras do cilindro operador, determinando o deslocamento do pisto e da cremalheira. Esta est ligada a um mbolo que desliza, sob presso do fluido, dentro do cilindro de trabalho.

A direo hidralica
Para confirmar se a falha no sistema hidrulico ou no sistema mecnico, utilizar o analisador de vazo. E lembre-se que a direo hidrulica foi desenvolvida para proporcionar maior segurana e conforto ao motorista, e sua aplicao passou pelos mais rigorosos testes nas fbricas.

A direo hidralica - componentes


So vrios os componentes do sistema hidrulico, como reservatrio, mangueiras, vlvulas, cilindros e um outro importantssimo que a bomba hidrulica.
Mangueira de alimentao Reservatrio remoto

Bomba hidralica

Mangueira de retorno

Mangueira de presso

Mecanismo de direo hidralica

Bomba hidralica
A bomba hidrulica compe-se de um grupo rotativo que executa a compresso de leo. Possui tambm a zona de controle com a vlvula de alvio de presso, evitando que a bomba continue comprimindo leo, e a vlvula de controle de vazo que determina o volume do fluido fornecido ao sistema. Alguns modelos possuem vlvulas controladoras que proporcionam aos veculos uma direo com maior sensibilidade. A bomba hidrulica tem a funo de gerar vazo e presso para suprir o sistema. Seu funcionamento muito simples, ou seja, quando o motor est funcionando, um eixo aciona o rotor onde esto as palhetas deslizantes, alojadas em ranhuras radiais.
Alta presso de leo Baixa presso de leo Alta presso de leo Baixa presso de leo

Foras iguais e opostas

A direo eltrica
Sensor ptico de estero do volante

Vantagens em relao servodireo hidrulica:


O Sistema tem um menor nmero de componentes e portanto um peso e uma complexidade de implantao menor A instalao e a manuteno tem tempos reduzidos e maior simplicidade A servodireo eltrica absorve energia do motor s quando pedida a servoassistncia, reduzindo consumo e as emisses Menor rudo em relao ao sistema hidrulico Possibilidade de escolha do modo de direo (CITY / NORMAL)

Central eletrnica e motor eltrico para servoassistncia

Alinhamento
Cmber Convergncia Cster

Ordem correta de acerto da geometria da suspenso


1. Cmber traseiro 2. Convergncia traseira 3. Cster dianteiro 4. Cmber dianteiro 5. Convergncia dianteira

Sistema de freios

O sistema de freios o que transforma as presses de aplicao em foras mecnicas para retardar o movimento das rodas at par-las.

A fora aplicada no cilindro-mestre ser atuante em todas as lonas e pastilhas de freio localizadas nas rodas.

Cilindro-mestre

Disco Pastilhas

Pedal do Freio 1 Haste PEDAL Atuao Mecnica 1 2 Caliper 3

Roda 4

Solo FREIO RODA Atuao Mecnica 3 4

CILINDROMESTRE
Presso Hidrulica

Freio a disco

Freio tambor

O fluido de freio
O fluido de freio deve ter caractersticas que possibilitem o perfeito funcionamento do sistema, dentre elas podemos citar:
Ponto de ebulio entre 205 C e 235 C, de acordo com o tipo de trabalho
Baixa variao da viscosidade de acordo com a temperatura

PH entre 7 e 11,5 (de neutro a alcalino)


Baixa higroscopia (absoro de gua em contato com o ar) Baixo ponto de congelamento Resistncia s altas temperaturas sem perder propriedades

Devido sua caracterstica higroscpica (caracterstica de absorver humidade) o fluido de freio dever ser substituido a cada 24 meses ou 45.000 km. A presena de humidade no sistema pode comprometer a eficiencia de frenagem, pois a humidade presente no fluido quando aquecida pelo calor gerado durante a frenagem poder gerar bolhas de ar no sistema. O fluido retirado no processo de sangria no deve ser reutilizado.

A classificao dos fluidos de freios, no que se refere ao ponto de ebulio dos mesmos, definido pela classificao DOT.
Em alguns veculos se utiliza o fluido DOT 3 para sistemas sem ABS, e DOT 4 nos sistemas dotados de ABS.

O servofreio

O servofreio um componente do sistema que auxilia na frenagem, diminuindo o esforo do condutor ao acionar o pedal.

Posio de repouso com motor funcionando


Vcuo

Posio aplicada
Vcuo Presso atmosfrica

Posio de equilbrio
Vcuo

Presso atmosfrica

Sem auxlio do vcuo


Presso atmosfrica

Vlvula reguladora da presso

Tem a funo de compensar a carga de frenagem entre as rodas dianteiras e traseiras.


Funciona a partir de uma mola que comprimida por uma haste e que libera mais ou menos fluido para a frenagem, de acordo com a carga imprimida nas rodas dianteiras ou traseiras.

Vlvula corretora de frenagem

uma vlvula reguladora de presso do fluido dos freios traseiros que aplica a carga necessria de acordo com a carga transportada, evitando que as rodas traseiras travem antes das dianteiras nas freadas bruscas.

Rodas e pneus

Rodas e pneus
Roda Hoje podemos conceituar a roda como um conjunto formado por aro e disco, servindo de elemento intermedirio entre o pneu e o veculo. Portanto, aro o elemento anelar onde o pneu montado; e disco o elemento central que permite a fixao da roda ao cubo do veculo.
Disco Aro

Aro
O tamanho de um aro normalmente constitudo por dois conjuntos de nmeros, sendo que o primeiro representa a largura do aro, medida de flange a flange, em polegadas e o segundo, o dimetro nominal do aro, tambm em polegadas. As letras (ou letra) ao lado da largura indicam o tipo de perfil do aro, conforme normas internacionais.
Onde:
PF

D = Dimetro Nominal PF = Off-Set (Distncia entre a linha de centro do pneu/roda e a face de apoio do disco da roda. Geralmente gravado na maioria das rodas).

L = 4,5

Exemplo: 6 JJ X 14 Significa um aro com 6 de largura, perfil tipo JJ (aro de centro rebaixado) e com 14 de dimetro nominal.
4,50 B X 13 H

Pne u Hump (*)

Hump

Dimetro nominal em polegadas


Tipo perfil Largura do aro em polegadas

Rod a

(*) Hump uma salincia que existe no perfil do aro em toda sua circunferncia, facilitando o assentamento dos tales do pneu.

H - Altura da seo
Distncia entre o calcanhar do talo e o centro da banda de rodagem. D - Dimetro do aro Dimetro medido entre os assentos dos tales. L - Largura do aro Distncia entre os flanges do aro, medida internamente. Circunferncia de rotao Distncia percorrida pelo pneu inflado e com carga em uma volta completa da roda, a uma certa velocidade.

O pneu e suas partes


Banda de rolagem Cinturas Flanco

Carcaa

Talo

As principais vantagens dos pneus radiais esto na durabilidade, economia de combustvel, melhor aderncia nas aceleraes e freadas mais eficientes.
O quadro abaixo mostra o comportamento dos pneus na relao solo e rea de apoio:

Vejamos agora as diferenas bsicas dentro dos pneus. Os sem cmara possuem no interior uma camada de borracha especial, denominada liner que garante a reteno do ar.
Devem ser montados em aros apropriados, utilizando vlvulas especiais.
Pneu com cmara (tube type)
Pneu Cmara de ar Aro a canal (Centro rebaixado) Vlvula

Pneu sem cmara (tubeless)


Pneu Hump Liner Aro a canal (Centro rebaixado) Vlvula 5

Para melhor entendimento das informaes, vamos fazer a leitura dos cdigos que caracterizam os pneus.
Dimenses
149 70 R 13 74 S Limite de velocidade (at 180 km/h) ndice de carga (mximo de 375 kg por pneu Dimetro interno do pneu (polegadas) Construo radial Altura de seo em % Largura da seo do pneu (mm)

Nota: Quando no houver a gravao da relao altura/largura nos pneus, entenderemos cdigo 82.
165 70 R 13 76 S Limite de velocidade (at 180 km/h) ndice de carga (mximo de 400 kg por pneu) Dimetro interno do pneu (polegadas) Construo radial Quociente percentual entre altura da seo e largura da seo do pneu (A/L = 0,70) Largura da seco do pneu (mm)

Obs: Quanto ao limite de velocidade e ndice de carga, consultar tabelas 1 e 2.

Codificao do pneu (gravada na pea)


Pirelli

Firestone

Goodyear

Tabela 1
O smbolo de ndice de Carga(IC) indica a carga mxima a que o pneu pode ser submetido.

Tabela 2
O Smbolo de Velocidade indica a velocidade a que o pneu pode ser submetido, carga correspondente ao seu ndice de Carga nas condies de servios especificados pelo fabricante do pneu.

You might also like