You are on page 1of 28

ACORDOS INTERNACIONAIS E ORGANIZAES

QUE REGULAMENTAM O COMRCIO INTERNACIONAL

As relaes econmicas entre diferentes pases objeto de acordos que regulamentam as transaes comerciais. Atuao liberalizada, livre-cambitas, protecionista.

INCIO
Iniciou-se no sculo XVII e teve como palco principal a Inglaterra e os EUA. Na Inglaterra: Corn-laws contestadas por David Ricardo e John Stuart. Nos EUA: produtores de algodo escravistas do Sul

OBJETIVO:

Os organismos que regulam o comrcio internacional tem como funes principais a promoo do equilbrio do comrcio global e a resoluo de disputas resultantes da prticas comerciais entre os seus membros.

Os principais organismos intervenientes no comrcio internacional e dos quais o Brasil integrante desde sua fundao so: Organizao Mundial do Comrcio (OMC), 1995; Conferncia das Naes Unidas para o Comrcio e o Desenvolvimento (Unctad), 1964.

Entre esses acordos, o de maior alcance que ainda hoje serve de trave mestra regulamentao do comrcio internacional o Acordo Geral sobre Tarifas e Comrcio (GATT), a que o Brasil aderiu desde seu incio. Foi sendo modificado e serviu de base para a OMC.

CARACTERSTICAS
RECIPROCIDADE DE TRATAMENTO, em que os direitos aduaneiros somente sero alterados mediante acordo mtuo; PARIDADE DE TRATAMENTO de taxas na qual os mesmos impostos devem ser aplicados tambm aos produtos similares; CLUSULA DA NAO MAIS FAVORECIDA, em que os pases signatrios do tratado recebero os mesmos privilgios porventura concedidos a outro pas.

O GATT 94 prev que seus aderentes criem condies que conduzam liberalizao do comrcio mundial e a progressiva eliminao de barreiras que dificultam a troca de mercadorias entre os pases. A OMC de vital importncia s economias emergentes em geral pois tem como representao majoritria os pases em desenvolvimento.

Em 1947, visando impulsionar a liberalizao comercial, combater prticas protecionistas adotadas desde a dcada de 1930 foi criado o GATT para regularizar as relaes entre o comrcio internacional.

Clusula da nao mais favorecida. Excees clusula: unies aduaneiras e zonas de livre comrcio; pases em desenvolvimento e pases de comrcio de Estado.

CLUSULA DE SALVAGARDA
Qualquer pas poderia denunciar unilateralmente um acordo. Estabelece excees sempre que se trata de matria contrria aos interesses de segurana dos pases. Se evocar que essa importao provocaria prejuzo grave economia.

AS CRTICAS GATT

A primeira crtica residiu no prprio questionar do sucesso de funcionamento da organizao. Predisposta a implementar um sistema de livre cambismo entre todos os seus membros signatrios, as disposies normativas contidas no GATT partiam de uma lgica de funcionamento que era inerentemente incapaz de resolver contradies sempre flexveis, e srios entraves prossecuo dos seus objetivos.

Em segundo lugar, a lgica de liberalizao das economias e gradual remoo dos direitos aduaneiros falhou na delimitao de um enquadramento comercial internacional global, assim contribuindo para a criao de blocos de interesses nem sempre cooperativos. Adotou-se, pois, uma lgica mercantilista mais focada nas exportaes do que nas importaes.

A ORGANIZAO MUNDIAL DO COMERCIO OMC

Surge a necessidade da criao de organismos internacionais e rgos financeiros que possam regular as disparidades econmicas e comerciais existentes no mundo Com objetivo de tentar amenizar o processo, a OMC (Organizao Mundial do Comrcio) ocupa um lugar de destaque no cenrio mundial, no mesmo patamar que se encontra importantes rgos financeiros internacionais como o FMI e o Banco Mundial.No ano de 2000, a OMC era integrada por 142 pases, o rgo tem como finalidade impor regras e normas para estabelecer um entendimento entre os pases e as instituies internacionais que atuam no campo econmico.

As maiores dificuldades que a Organizao Mundial do Comrcio encontra esto relacionadas ao protecionismo, como as que ocorrem na Frana, que taxou todos os produtos agropecurios, a insero de tributos impede a entrada de mercadorias dessa natureza, oriundos de outros lugares, com essa atitude o governo visa proteger os seus produtores. Uma das funes da organizao atuar como um intermediador, no momento em que dois pases geram conflitos por motivos comerciais, derivados por medidas protecionistas de um dos lados.

AS RODADAS DE NEGOCIAO

Desde o final da Segunda Guerra Mundial a idia do multilateralismo tomou grande importncia nas questes do comrcio internacional. O Acordo Geral de Tarifas e Comrcio, o GATT, surgiu de uma tentativa fracassada de se criar uma instituio internacional que regulamentasse o processo do comrcio entre pases. O GATT contou com sete rodadas de negociao, que tiveram um amplo impacto sobre o comrcio mundial.

PRTICAS DESLEAIS DO COMRCIO EXTERIOR

As prticas desleais do comrcio exterior de mercadoria so aquelas que tm como finalidade desestimular ou eliminar a indstria local. Tais prticas, no integradas em um sistema normal de concorrncia, podero levar extino determinados setores da indstria atingida.

A reao dos pases importadores a tais prticas denominada defesa comercial. A investigadora que autoriza a aplicao de medidas de defesa comercial, que insere na estrutura da Secretaria de Comrcio Exterior (Secex), no mbito do Ministrio de Desenvolvimentos, Indstria e Comrcio Exterior (MDIC), o Departamento de Defesa Comercial (Decom).

DEPARTAMENTO DE DEFESA COMERCIAL

O Departamento de Defesa Comercial (Decom) atua em matrias relacionadas com as prticas desleais do comrcio exterior, formulando pareceres que apiam a aplicao de medidas compensatrias

AS CLUSULAS DE SALVAGUARDA NA OMC

Um membro da OMC poder restringir temporariamente importaes de um produto por meio de aes de salvaguarda sempre que a indstria nacional tenha prejuzos ou ameaas graves causadas por essas importaes: o prejuzo nesse caso dever ser comprovadamente elevado.

O DUMPING

Considera-se h pratica de Dumping, quando se Implica a exportao de uma mercadoria para outro pas por um preo abaixo do valor normal. Entendendo-se como tal um preo inferior ao custo de produo do bem ou ento inferior aquele praticado internamente no pais exportador.

SUBSIDIOS E MEDIDAS COMPENSATRIAS


Entende-se por subsidio a concesso de um beneficio em funo das seguintes hipteses: Haja, no pas exportador,qualquer forma de sustentao de renda ou de preos que, direta ou indiretamente, contribua para aumentar exportaes de qualquer produto. Haja contribuio financeira de um governo ou rgo publico no interior do territrio do pas exportador.

UNCTAD

Estabelecida em 1964, a Conferncia das Naes Unidas para o Comrcio e o Desenvolvimento (Unctad) tem por objetivo o desenvolvimento e a integrao de forma amigvel dos pases em desenvolvimento na economia mundial. A conferncia um frum privilegiado das naes unidas para o tratamento integrado do comercio, desenvolvimento e assuntos relacionados com as reas de finanas, tecnologia, investimento e desenvolvimento sustentvel.

O SISTEMA GERAL DE PREFERNCIAS (SGP)

Os pases desenvolvidos, membros da Organizao de Cooperao e Desenvolvimento Econmico (OCDE), com o acordo aprovado em outubro de 1970 pela junta de comercio e desenvolvimento da Unctad estabelecem o Sistema Geral de Preferncia (SGP), o qual concede reduo parcial ou total do imposto de importao. Dessa forma a margem de preferncia representa-se com um subsdio indireto aos exportadores dos pases beneficiados pelo SGP ao reduzir o preo nos mercados importadores e aumentar o seu poder concorrencial.

ADMINISTRAO DO SGP NO BRASIL


Elaborao das normas e dispositivos que iro reger o SGP no Brasil, de acordo com as determinaes dos pases outorgantes, mantendo a devida coerncia com a legislao brasileira. Divulgao e constante atualizao das informaes recebidas dos pases outorgantes, que sejam de interesse do publico exportador e sirvam de material de apoio para o trabalho das agncias emissoras. Prestao de esclarecimento s autoridades alfandegrias dos pases outorgantes sobre duvidas por ventura surgida quanto ao atendimento s regras por eles determinadas.

SISTEMA GLOBAL DE PREFERNCIAS COMERCIAIS (SGPC)

O Sistema Global de Preferncias Comerciais foi criado com o objetivo de funcionar como uma instncia para o intercmbio de concesses comerciais entre os membros do grupo dos 77 e pretende ser instrumento para a promoo do comercio entre os membros do grupo.

A CMARA DE COMRCIO INTERNACIONAL (CCI)

Tem como objetivo atuar em favor de um comrcio livre, criando instrumentos que facilitem, com a convico de que as relaes econmicas internacionais conduzem prosperidade das naes e paz entre os pases.

A CCI, nica organizao mundial de empresas, cobre um amplo espectro: arbitragem e resoluo de conflitos, defesa do livre comrcio, sistema de economia de mercado, autorregulao das empresas, publicao de regras e usos uniformes, pagamentos internacionais nas diferentes modalidades, publicao de termos comerciais facilitando o entendimento das negociaes internacionais e luta contra a corrupo e outros crimes comerciais.

You might also like