You are on page 1of 19

SANEAMENTO E SADE PBLICA Integrando homem e ambiente Desenvolvimento sustentvel: - gesto voltada para o desenvolvimento sustentvel: estudo e compreenso

clara dos fatores econmicos, sociais, polticos, tecnolgicos e ambientais. - modificaes ambientais: poluio, consumo de recursos naturais, risco de exposio a doenas e de diminuio da qualidade de vida.

Algumas caractersticas que distingem os ambientes primevo, rural e antrpico.


Caracterstica Ambiente primevo Ambiente rural Ambiente antrpico

Biodiversidade (fauna e flora) Densidade demogrfica

Alta

Baixa

Muito baixa

Prxima de zero

Baixa

Mdia a muito alta

Atividade econmica principal


No existe Agropecuria

Indstria e servios

Bases energticas principais

Energia solar (fotossntese)

Energia solar, hidreltrica e combustvel fssil

Hidreltricas, combustveis fsseis e termonuclear

Ciclos biogeoqumicos
Completo Incompleto

Altamente desbalanceado e incompleto

Taxa de impermeabilizao do solo

Tendncia de crescimento Condio natural Alta

PROBLEMAS URBANOS: desafio para os gestores ambientais

- ocupao de margens de rios; - lanamento de resduos em cursos de gua e terrenos vazios; - ocupao de encostas com risco de deslizamentos; - ausncia de saneamento bsico;

PROBLEMAS URBANOS: desafio para os gestores ambientais

habitaes insalubres; trnsito e a poluio atmosfrica; poluio hdrica; rudo, etc.

ILHAS DE CALOR NAS CIDADES Causas: - falta de prioridade na ampliao e manuteno dos espaos verdes; - importao de energia (transporte, iluminao, produo industrial, absoro de calor pelas edificaes). ENCHENTES E ALAGAMENTOS Causas: - impermeabilizao do solo; - baixo ndice de reas verdes; - construo de casas nas vrzeas dos cursos de gua.

A QUESTO ENERGTICA NO CONTEXTO AMBIENTAL - h mais de 300 mil anos: energia dos alimentos (fora muscular); - descoberta do fogo e aprimoramento das atividades de caa: quantidade de alimentos e potencial de sobrevivncia e expectativa de vida; - domesticao dos animais: ganho no potencial energtico; - energia elica: embarcaes a vela e moinhos; - sculo XVIII: inveno do motor a vapor e eltrico

CONSUMO DE GUA mtodos tradicionais de irrigao X utilizao de bombas mecnicas (salto na capacidade de explorao dos recursos hdricos)

Aumento da capacidade de produo de

alimentos e de bens de consumo (relacionados a um padro de consumo de energia)

Aumento potencial da renda

Explorao dos recursos naturais e transformao


desses recursos em bens de consumo.

Resultados da mudana no padro de produo:


- progresso nos campos da sade, engenharia e medicina; - desenvolvimento descartveis. de produtos como embalagens

Conseqncias das mudanas no padro de produo sem estudo de impactos no ciclo de vida dos produtos:
Gerao de resduos qumicos, plsticos, gs clorofluorcarbono (CFC), organoclorados (DDT), etc.

CUSTOS DIRETOS E INDIRETOS ASSOCIADOS


- Aumento dos problemas de sade pblica - Reduo da biodiversidade - Escassez dos recursos vitais - Sobrecarga das receitas pblicas

DETERMINANTES DE AGRAVO SADE PBLICA


Determinantes fsico-qumicos

- representam fenmenos naturais, que podem ser agravados pelas atividades antrpicas.
-aumento da demanda de gua para as atividades humanas

(17 mil m3 per capita por ano em 1950 para 7.300 mil m3 em 1995)
- nveis de poluio atmosfrica aumentados

(1980: 1,3 bilhes de pessoas moravam em cidades que no atendiam aos padres da OMS para material particulado)

DETERMINANTES DE AGRAVO SADE PBLICA


Determinantes fsico-qumicos So Paulo, entre 1990 e 1991: - aumento de partculas inalveis acima de 100 g m3 leva a um aumento de 13% na taxa de mortalidade diria de idosos. - doenas respiratrias com impacto na economia e no processo de desenvolvimento.

DETERMINANTES DE AGRAVO SADE PBLICA Determinantes biolgicos: - fatores genticos e os fatores exgenos como acidentes com mordida de rato e as infeces provocadas por microrgansimos; - disposio inadequada de resduos slidos e efluentes; - extino de espcies da biota dos ecossistemas.

DETERMINANTES DE AGRAVO SADE PBLICA


Determinantes sociais: - fatores psicossociais, hbitos, estilos de vida; - migraes; - excluso social: ausncia de polticas de qualidade de vida e de sade pblica. - ocupao desordenada do solo associada a outros fatores como desnutrio crnica, desgaste fsico e a problemtica de segurana urbana (so problemas de sade pblica).

SADE PBLICA
Definio da OMS: Estado de completo bem-estar fsico, mental e social, e no apenas a ausncia de doenas. VIII Conferncia Nacional de Sade (1986)

Prope o entendimento do conceito de sade como a resultante das condies de alimentao, habitao, educao, renda, meio ambiente, trabalho, transporte, emprego, lazer, liberdade, acesso e posse da terra e acesso a servios de sade.

Relatrio de gesto de problemas da poluio no Brasil (Banco Mundial, 1998) - falta de abastecimento de gua potvel e falta de coleta segura de esgotos; - poluio atmosfrica; - poluio das guas superficiais em reas urbanas (com impactos visuais, odor e restrio das atividades de lazer); - gesto inadequada dos resduos slidos (proliferao de vetores); - poluio localizada acentuada (zonas industriais).

Principais atividades que compem o saneamento do meio - sistema de abastecimento de gua; - sistema de coleta e tratamento de guas residurias; - sistema de limpeza pblica;

- sistema de drenagem urbana;


- controle de artrpodes e roedores; - controle da poluio das guas, do ar e do solo; - saneamento dos alimentos; - saneamento dos meios de transporte;

- saneamento de locais de reunio, recreao e lazer;


- saneamento de locais de trabalho;

Principais atividades que compem o saneamento do meio - saneamento de escolas; - saneamento de hospitais; - saneamento de habitaes; - saneamento no planejamento territorial; - saneamento em situaes de emergncia, etc. As aes de saneamento devem considerar e respeitar as caractersticas culturais, sociais, ambientais e econmica de cada local.

BIBLIOGRAFIA Saneamento, Sade e Ambiente: desenvolvimento sustentvel. fundamentos para um

Arlindo Philippi Jr, editor. Barueri, SP: Manole, 2005

You might also like