You are on page 1of 18

Os Direitos Fundamentais buscam resguardar o homem em sua liberdade, igualdade e fraternidade.

Isso j foi noticiado no lema da Revoluco Francesa, que, conforme nos lembra Bonavides, exprimiu em trs princpios cardeais todo o contedo possvel dos direitos fundamentais, profetizando at mesmo a sequencia histrica de sua gradativa institucionalizao: liberdade, igualdade e fraternidade.

TEORIA DOS QUATRO STATUS DE JELLINEK e AS FUNOES DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS 1. TEORIA DOS QUATRO STATUS DE JELLINEK Determina que todo indivduo pode fazer parte de uma esfera pblica enquanto membro de uma comunidade poltica, dependendo apenas do reconhecimento estatal.

Segundo Jellinek, para cara status, o indivduo encontra-se perante o Estado de uma forma distinta.

Indivduo torna-se membro da esfera poltica da comunidade, seja como titular de direitos ou de deveres.

Jellinek Jurista e Filsofo Alemo 1851 - 1911

a) Status Passivo ou Subjectionis: o indivduo encontra-se subordinado aos poderes estatais, sujeito a um conjunto de deveres, e no de direitos. O Estado vincula o indivduo por meio de ordens e proibies.

b) Status Negativo ou Libertatis: o indivduo dotado de personalidade, esfera de direito individual imune interveno estatal. So liberdades asseguradas em face do Estado, pois a autoridade do Estado exercida sobre homens livres (apud Jorge Miranda).

c) Status Positivo ou Civitatis: pode o indivduo cobrar do Estado determinadas aes, prestaes positivas que possibilitem a satisfao de certas necessidades.

d) Status Ativo: garante-se ao indivduo a possibilidade e o direito de participar ativamente da formao da vontade poltica estatal, visto ser membro da comunidade poltica, o que pode ser feito, como exemplo, por meio do voto.

Nestes quatro status passivo, negativo, positivo e ativo se resumem as condies em que o indivduo pode deparar-se diante do Estado como seu membro. Prestaes ao Estado, liberdade frente ao Estado, pretenses em relao ao Estado, prestaes por conta do Estado, tais vem a ser os diversos aspectos sob os quais pode considerar-se a situao de direito pblico do indivduo Geroge Jellinek

2. FUNES DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS


Os Direitos Fundamentais correspondem a cada um dos status, sendo que estes delegam queles certas funes

a) Funo de Defesa ou de Liberdade: Os DF possuem como sua gnese uma concepo Liberal-Burguesa, prevendo aos indivduos liberdades individuais que inibem que o Estado impea ou obstaculize determinadas aes do titular do direito, correspondendo um direito ou no impedimento s aes deste titular. Corresponde ao Status Negativo.
Ex: no pode o Estado criar censuras prvias para a manifestao da liberdade artstica ou religiosa, cercear a liberdade de locomoo e o direito de reunio, nem criar condies desmedidas para o exerccio de uma profisso. O Estado no pode, tambm, por meio de aes positivas, atentar contra os bens jurdicos fundamentais, tais como vida e privacidade, que protegem a prpria vida e a intimidade, sob pena de inconstitucionalidade. Asseguram a LIBERDADE 1 DIMENSO DE DIREITOS FUNDAMENTAIS

b) Funo de Prestao: Com a crescente necessidade dos indivduos e percepo, cada vez mais alarmante, das desigualdades materiais e sociais que o debilitavam, a presena do Estado passou a ser cada vez mais exigida, para dele se reivindicar uma postura ativa que reduzisse essas desigualdades. Surgem assim dos direitos fundamentais a prestaes, realizadas atravs do Estado, para gozar de alguma prestao que s os rgos estatais podem oferecer, tais como: Sade, educao, trabalho, habitao, cultura etc. Asseguram a IGUALDADE 2 Dimenso de Direitos.

c) Funo de Proteo: Consiste no dever do Estado de proteger os titulares de direitos fundamentais perante terceiros. Implica para o Estado, o dever de prestao na obrigao de adotar medidas positivas e eficientes, vocacionadas a proteger o exerccio dos direitos fundamentais. Deve o Estado proteger o direito vida, inviolabilidade do domiclio ou do sigilo de dados, o direito de reunio, o direito a propriedade, a liberdade de crena, a livre locomoo, aos direitos sociais em geral, de nacionalidade e polticos. d) Funo de Participao Consiste em garantir a participao dos cidados na formao da vontade do Pas, correspondendo ao captulo da CF relativo aos direitos polticos. OBS: tanto Alexy quanto Canotilho no reconhecem esta funo, visto que entendem que os Direitos Polticos encontram-se na esfera dos direitos de defesa ou entre os direitos de prestao.

3. EVOLUO DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS A Evoluo dos DF fruto de um lento desenvolver da sociedade na busca de bens e valores que coadunassem, cada vez mais, com o princpio da dignidade do ser humano.

Direitos conquistados paulatinamente.


3.1. Ciznia Doutrinria da Terminologia Gerao x Dimenso de Direitos Fund. -Segundo Willis Santiago Guerra Filho, o termo dimenso mais acertado pelo fato de os direitos fundamentais assumirem, a cada nova evoluo, outra dimenso de reconhecimento e afirmao. EX: Direito a propriedade individual, direito tpico da primeira gerao de direitos, em face do advento de novos direitos de segunda gerao, assume uma dimenso que exige o respeito funo social da propriedade, e ante os direitos de terceira gerao, adota dimenso que lhe impe o apreo sua funo ambiental. - Gerao de Direitos nos passa a ideia de algo ultrapassado, como se a cada nova gerao, a anterior perdesse sua validade ou sua importncia.

Isso de maneira alguma ocorre, visto que o progressivo reconhecimento de novos direitos fundamentais consiste num processo cumulativo, onde no h alternncia, substituio ou supresso temporal de direitos anteriormente reconhecidos.

Doutrina moderna reconhece 3 dimenses de Direitos Fundamentais, conforme a seguir estudaremos:

1. Direitos Fundamentais de Primeira Dimenso: Direitos Civis e Polticos (Status Negativo) Tem como principal fundamento: a) Declaraes do sculo XVIII (Fruto das Revolues Francesa e Americana) e das primeiras constituies escritas (Francesa e Americana), resultado do pensamento liberal-burgus. So direitos marcadamente individualistas, afirmando-se como direitos do indivduo frente ao Estado, so Direitos de Defesa, exigindo uma absentesmo do Estado, para que cada pessoa pudesse se desenvolver de modo digno. Compreende os direitos civis, entre os quais se destacam, pela acentuada inspirao jusnaturalista, os direitos: Vida, Liberdade, Propriedade, Segurana, e PRINCIPALMENTE a Sujeio de todos perante a Lei (inclusive o monarca e o parlamento). A estes direitos, posteriormente foram acrescidos os direitos de expresso coletiva (reunio e associao) e os direitos polticos (como o direito ao voto).

- Ponto

Principal: Proteger as pessoas do poder opressivo do Estado, impondo a este uma obrigao de no fazer, de no agir, ou seja, so direitos de liberdade dos indivduos oponveis ao Estados (Paulo Bonavides).

- Origem documental: - Magna Carta de 1215 - Bill of Rights 1689 - Declarao de Direitos do Bom Povo da Virgnia - Declarao dos Direitos do Homem e do Cidado de 1789, em Frana. - CF dos EUA (1787) e da Frana (1791).

2. Direitos Fundamentais de Segunda Dimenso: Direitos Sociais, Econmicos e Culturais O Estado liberal caracterizava-se por uma ao exclusivamente poltica, alheio e indiferente vida econmica e social; Havia Proteo apenas das liberdades individuais, garantidas na primeira dimenso de direitos.

O Estado liberal nasceu de uma dupla influencia: a) o individualismo filosfico e poltico do sculo XVIII e da Revoluo Francesa, que considerava a proteo dos direitos individuais um objetivo essencial contra o abuso da autoridade; b) o liberalismo econmico de Adam Smith, segundo o qual o Estado incompetente para exercer funes de ordem econmica.
Adam Smith, em 1776, pregava que as funes do Estado eram: a) proteger a sociedade da violncia e invaso; b) proteger cada membro da sociedade da injustia e opresso de qualquer outro membro; c) erigir e manter algumas obras pblicas, quando no fosse do interesse de qualquer indivduo ou de um pequeno nmero deles.

PROBLEMTICA para o Liberalismo: - Chegada do Sculo XIX Revoluo Industrial (Sc XVIII a XIX Principalmente do Reino Unido) avanos tecnolgicos modificaram estruturalmente a sociedade. - Aparecimento de gigantescas indstrias fabris, acarretaram a aglomerao urbana, mudando, de forma profunda, a vida social e poltica dos pases. - 1 grande migrao do campo para as cidades. A ingerncia do Estado torna-se necessria, para que venha equilibrar as relaes interpessoais e sociais, abarcando um maior nmero de atribuies, intervindo mais assiduamente na vida econmica e social, para compor os conflitos de interesse de grupos e de indivduos, sobretudo, para satisfazer as necessidades destes. Sculo XX, o Estado liberal perde o seu primado, devido a inmeras transformaes sociais e polticas, aceleradas pela I GM. Cria-se ento o Estado Social, em detrimento ao Estado Liberal.

- Fundamento: Desequilbrios contnuos gerados pela livre concorrncia, ao invs do equilbrio automtico da oferta e da procura; a inexistncia da garantia da justa renda, do justo preo, do justo lucro, do justo salrio, diante concentrao de capitais e do capitalismo de grupos; e, aproveitando-se das facilidades que lhes eram dadas pelo regime de iniciativa privada. Opresso dos fracos pelos poderosos. Os o mesmo Estado que antes era opressor, torna-se agora o libertador do homem, da opresso de seu igual. Nasce, nesse contexto, o Estado do Bem Estar Social, para que os direitos sociais e econmicos fosse indistinta e genericamente assegurados. O Estado se dispe a fornecer escola aos jovens, penso aos velhos, trabalho aos sos, tratamento aos doentes, para assegurar a cada um o bem estar (Manual. G. F. Filho).

Esses direitos, reconhecidos no Sculo XX, sobretudo aps a I GM, compreendem os direitos sociais, econmicos e culturais, denominados de direitos de igualdade, porque animados pelo propsito de reduzir material e concretamente as desigualdades sociais e econmicas existentes, que debilitavam a dignidade humana. Passa-se ento a exigir do Estado uma constante ao na realizao de programas sociais. Por isso so chamados de direitos positivos.

- Origem Documental - Constituio do Mxico 1917 - Constituio de Weimar 1919 (Parte II, arts. 109-165), aos novos direitos econmicos e sociais, sob a denominao genrica de Direitos e deveres fundamentais dos alemes. - Tratado de Versalhes 1919 (criao da OIT) que ps fim I Grande Guerra - Brasil CF de 1934 - O Brasil no poderia ignorar essa revoluo constitucional, que de Constitucionalismo liberal passou ao Constitucionalismo Social. Segundo Paulino Jacques: A revoluao de 1930 propiciou-lhe a integrao na nova ordem. A volumosa legislao social-trabalhista do Governo Provisrio, de 1930-1934, demonstrou que estvamos, realmente, integrados no esprito da poca. A Constituio de 1934, que incorporou os novos direitos ao seu texto, maneira de Weimar, revela a irrevogabilidade dessas reivindicaes.

3. Direitos Fundamentais de Terceira Dimenso: Direitos de Solidariedade

So os chamados direitos difusos ou coletivos, pois se destinam a proteger os direitos inerentes no apenas a um indivduo, mas sim a toda uma coletividade.
Ex: Direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, segurana, paz, solidariedade universal, reconhecimento mtuo de direitos entre vrios pases, comunicao, autodeterminao dos povos e ao desenvolvimento. So direitos de solidariedade ou fraternidade, em razo de um interesse comum que une e liga as pessoas. Rol exemplificativo de direitos de 3 dimenso, conforme Karel Vasak: a) Direito ao Desenvolvimento; b) Direito Paz ( para Bonavides, a paz um direito de 5 dimenso) c) Direito ao Meio Ambiente saudvel e equilibrado. d) Direito de Comunicao e informao. No tem por fim nem a liberdade ou a igualdade, mas sim preservar a prpria existncia do grupo. No se destinam a interesses individuais, mas sim Direitos Transindividuais. Representam uma nova e relevante preocupao com as geraes humanas, presentes e futuras, expressando a ideia de fraternidade e solidariedade entre os diferentes povos e Estados soberanos (MA/ VP). Na CF: Art. 225; 3, II; 4, III. VI, VII.

4. Direitos Fundamentais de Quarta Dimenso: Direito Democracia direta e os Direitos Relacionados biotecnologia
Os direitos fundamentais de quarta gerao, embora no tenham ainda se consagrado nas ordens jurdicas interna e internacional, j vem sendo aceitos pela doutrina. - Paulo Bonavides: estes direitos decorrem da globalizao dos direitos fundamentais, compreendem, conforme o autor, os direitos democracia direta, ao pluralismo e informao, que constituem a base de legitimao de uma possvel globalizao poltica e deles depende a concretizao da sociedade aberta do futuro, em sua dimenso de mxima universalidade, para a qual parece o mundo inclinar-se no plano de todas as relaes de convivncia. Destaca os seguintes Direitos: Democracia, Informao e Pluralismo. - Norberto Bobbio: decorre dos avanos da engenharia gentica, ao colocar em risco a prpria existncia humana, por meio da manipulao do patrimnio gentico.

5. Direitos Fundamentais de Quinta Gerao: o Direito paz Bonavides, devido a grande importncia que possui o Direito Paz, entende que esta deva ser tratada em dimenso autnoma, afirmando que a paz axioma da democracia participativa ou do supremo direito da humanidade. Dirley da Cunha Jr. E grande parte da doutrina ptria concorda.

You might also like