You are on page 1of 30

Jacqueline Dontila Ferreira Demo

PRESUNO DE CONSTITUCIONALIDADE DAS LEIS


Leis

Infraconstitucionais gozam desta presuno. O reconhecimento da inconstitucionalidade das leis medida excepcional, que somente poder ser proclamada por um rgo que disponha de competncia constitucional para tanto e, ainda assim, desde que motivadamente.

O Princpio da Supremacia Constitucional


Constituio e Emendas Constitucionais (alterao constitucional) Leis Complementares Leis Ordinrias; Leis Delegadas e Medidas Provisrias Resolues, Decretos, e Portarias

A no-adequao das normas infra-constitucionais Constituio Federal resulta na excluso do sistema INCONSTITUCIONALIDADE. Conceito: a verificao da adequao vertical que deve existir entre as normas infraconstitucionais e a Constituio.

FUNDAMENTO
O fundamento do controle de

constitucionalidade encontra-se na idia de SUPREMACIA da Constituio escrita decorre de sua prpria rigidez.

O controle de constitucionalidade envolve a verificao dos seguintes requisitos:

Formais subjetivos
Formais objetivos Substanciais

ORIGEM
JOHN ADAMS (Presidente EUA) WILLIAM MARBURY THOMAZ JEFFERSON (novo Presidente EUA)

nomeado Juiz de Paz (Juiz Federal) mas a comisso para o cargo, embora assinada, no lhe foi entregue.

JAMES MADISON nomeado Secretrio de estado no efetivou a Comisso por ordem de Jefferson.

JOHN

MARSHALL,

Chief

Justice

CONCEITO DE LEI E ATO NORMATIVO PARA EFEITO DE CONTROLE EM ABSTRATO DA CONSTITUCIONALIDADE

Constituio Federal estabelece, em seu art. 102, I, a, que poder ser declarada a inconstitucionalidade de qualquer lei ou ato normativo federal ou estadual.

ESPCIES DE INCONSTITUCIONALIDADE
A Constituio de 1988 reconhece duas formas de inconstitucionalidade:

Inconstitucionalidade por AO (Atuao) Inconstitucionalidade por OMISSO (absteno) (art. 102, I, a, e III, a, b e c, e art. 103 e pargrafos 1 a 3).

MOMENTOS DE CONTROLE
Alguns autores classificam a inconstitucionalidade quanto ao momento de sua argio em Preventivo e Repressivo, o que significa dizer que o controle de constitucionalidade pode ser exercido antes e depois da aprovao do ato legislativo ou normativo. So, portanto, dois os momentos de controle de constitucionalidade das leis:

PREVENTIVO

REPRESSIVO

No Brasil, o controle de constitucionalidade repressivo judicirio exercido de duas formas:

SISTEMA DE CONTROLE

DIFUSO

CONCENTRADO

CONTROLE DIFUSO (via de exceo


ou defesa)
Tambm

chamado jurisdio constitucional difusa, ocorre quando vrios ou todos os rgos judiciais so competentes para declarar a inconstitucionalidade de lei ou norma. A declarao de inconstitucionalidade necessria para o deslinde do caso concreto, no sendo o objeto principal da ao.

CONTROLE
1. COMPETNCIA 2. LEGITIMAO

DIFUSO
Qualquer Juiz ou Tribunal Qualquer interessado, no curso de um processo judicial. O representante do Ministrio Pblico; O juiz, de ofcio.

3.DECLARAO DE Somente pela maioria absoluta dos seus INCONSTITUCIONALIDADE PELOS julgadores ou do rgo especial (Reserva de Plenrio art. 97/CF) TRIBUNAIS 4. EFEITOS DA DECISO
Deciso do Poder Judicirio (inter partes em regra, ex tunc) Suspenso do Senado Federal (erga omnes ex tunc)

5. ATUAO DO SENADO

Por Resoluo No est obrigado No pode modificar a deciso do STF Alcana leis federais, estaduais e municipais; irretratvel (no admite desistncia)

CONTROLE CONCENTRADO
Este controle s exercido por um Tribunal

Superior do Pas ou por uma Corte Constitucional (no caso da Alemanha), mediante a propositura da Ao Direta de Inconstitucionalidade ADIN. Atravs deste controle, procura-se obter a declarao de inconstitucionalidade da lei ou ato normativo em tese, independentemente da existncia de um caso concreto. O objeto da ao a prpria declarao de inconstitucionalidade do ato legislativo ou normativo.

EFEITOS DA DECISO

INTER PARTES

Ocorre no controle difuso, a deciso produz efeitos somente entre as partes que participaram da relao processual. uma conseqncia da via de defesa.

ERGA OMNES

A deciso produz efeitos para todos. uma conseqncia da via de ao. Efeito geral ou para todos. No caso do STF declarar a inconstitucionalidade em caso concreto, incidentalmente, via recurso extraordinrio, por maioria absoluta de seus membros, os efeitos s sero estendidos a todos se o Senado Federal, nos termos do art. 52, X da CF, atravs de Resoluo, suspender a execuo no todo em parte, da lei declarada inconstitucional por deciso definitiva daquele rgo.

NATUREZA DA DECISO
EX TUNC Regra geral, a deciso que declara a inconstitucionalidade de uma lei ou ato normativo, no controle concentrado, retroativa, alcanando a lei e todas as suas conseqncias jurdicas desde a sua origem. EX NUNC Somente de forma excepcional pode a deciso que declara a inconstitucionalidade de uma lei ou ato normativo ser ex nunc, isto , no retroagir, produzindo efeitos a partir da publicao da deciso de inconstitucionalidade. Entretanto o STF, tendo em vista razes de segurana jurdica ou de excepcional interesse social, por 2/3 de seus membros, pode estabelecer que a deciso produza efeitos ex nunc (no retroage), a partir do trnsito em julgado ou de outro momento que venha a ser fixado. (STF 2/3 = 8 Ministros). A concesso de efeitos ex tunc e ex nunc admitida tambm nas hipteses de concesso de medida cautelar.

MODALIDADES DE AO DIRETA
AO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE

ADI GENRICA - Art. 102, I, a, CR; AO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE POR OMISSO - ADI SUPRIDORA DE OMISSO - Art. 103, 2, CR; AO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE INTERVENTIVA ADIN INTERVENTIVA - Art; 36. III, CR ; AO DECLARATRIA DE CONSTITUCIONALIDADE ADECON (ADC) - Art. 102, I, a, in fine, EC n 03/93. ARGIO DE DESCUMPRIMENTO DE PRECEITO FUNDAMENTAL ADPF - Art. 102, 1, CR e LEI 9.882/99

AO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE (ADI GENRICA)


a ao tpica do controle abstrato brasileiro, tendo como objetivo a defesa da ordem jurdica, pela apreciao da constitucionalidade, em tese, de lei ou ato normativo federal ou estadual, com base nas normas e princpios constitucionais vigentes. Competncia Legitimados Direito Pr-Constitucional. As Leis Municipais. Leis do Distrito Federal.

PROCEDIMENTO DA ADIN NO STF


Lei n. 9.868/99.
A maioria absoluta dos membros do Tribunal poder

conceder medida cautelar, dotada de eficcia contra todos e com efeitos ex nunc, salvo se o Tribunal entender que deva conceder-lhe eficcia retroativa. A deciso sobre a constitucionalidade ou a inconstitucionalidade do ato impugnado somente ser tomada se presentes na sesso pelo menos oito Ministros e se pelo menos seis Ministros se pronunciarem num ou noutro sentido.
A deciso irrecorrvel. (Exceo???) Efeito Vinculante

1. PRESSUPOSTOS Fumus boni iuris Periculum in mora

MEDIDA

C A U T E L A R (ADIN)

2. EFEITOS Em regra - ex nunc; Podero ser ex tunc desde que o STF o faa expressamente; Efeito vinculante

3. FORA DA MEDIDA CAUTELAR a) Suspende a eficcia da norma impugnada, at o julgamento do mrito. b) Torna aplicvel a legislao anterior, acaso existente, salvo manifestao do STF em sentido contrrio.

AO DE INCONSTITUCIONALIDADE POR OMISSO (ADO)


A ao direta de inconstitucionalidade por omisso, novidade introduzida no Direito Brasileiro pela vigente Constituio, constitui modalidade abstrata de controle da omisso, destinada a tornar efetiva norma constitucional que dependa de complementao ordinria.

Lei n 12.063 de 27 de outubro de 2009.

COMPETNCIA
Compete ao STF processar e

julgar. Legitimados. Efeitos da Deciso declara a mora.

AO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE INTERVENTIVA


Por ser um meio de efetivao do controle de constitucionalidade, a tambm denominada ao direta de inconstitucionalidade interventiva tem por objetivo a preservao dos chamados princpios sensveis enumerados no art. 34, inciso VII, da CF, a saber: forma republicana, sistema federativo e regime democrtico;
direitos da pessoa humana autonomia municipal; prestao de contas da administrao pblica, direta e indireta; aplicao do mnimo exigido da receita resultante de impostos estaduais,

compreendida a proveniente de transferncias, na manuteno desenvolvimento do ensino e nas aes e servios pblicos de sade.

LEGITIMAO ATIVA
A CF admite apenas que o Chefe o Ministrio Pblico da Unio, (o

Procurador-Geral da Repblica), no mbito da interveno federal, ou o Chefe do Ministrio Pblico Estadual (o Procurador Geral de Justia do Estado), no caso de interventiva estadual

COMPETNCIA

Apenas

o Supremo Tribunal Federal ou o Tribunal de Justia do Estado-membro.

AO DECLARATRIA DE CONSTITUCIONALIDADE - ADC


Essa

ao visa a declarao da constitucionalidade de uma lei ou ato normativo federal. preciso demonstrar sria divergncia ou controvrsia jurisprudencial (decises pela inconstitucionalidade) em torno do ato normativo a ser analisado.

ARGIO DE DESCUMPRIMENTO DE PRECEITO FUNDAMENTAL (ADPF)


Competncia. Lei 9.882/99 -

no enumerou aqueles dispositivos constitucionais que devem ser considerados como preceitos fundamentais, para ensejar a propositura de ADPF, cabendo ao STF, na qualidade de guardio da Constituio, a identificao dos preceitos fundamentais no texto da CF/88.

Legitimados.

PRINCPIO DA RESERVA DE PLENRIO


Decises em ADI e ADC, bem como no

controle difuso, feito pelos tribunais, somente podero ser tomadas por maioria absoluta de votos, em observncia ao princpio da Reserva de Plenrio, inserido no art. 97 da CR.
O quorum para instalao da sesso de

julgamento ser de, no mnimo, oito.

FUNO: PROCURADOR-GERAL DA REPBLICA ADVOGADO-GERAL DA UNIO AMICUS CURIAE

CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE DE LEIS MUNICIPAIS

PAPEL DO SENADO FEDERAL NO CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE

You might also like