You are on page 1of 134

PRIMEIROS SOCORROS

DEFINIO
Medidas iniciais aplicada as vitimas fora do ambiente hospitalar, com intuito de garantir a vida do doente, evitando o agravamento da leso

PRIMEIROS SOCORROS

SOCORROS DE URGNCIA E SUPORTE DA VIDA

Medidas iniciais e imediatas aplicadas a uma vtima fora do ambiente hospitalar, executadas por pessoa treinada para realizar a manuteno dos sinais vitais e evitar o agravamento das leses j existentes.

Atendimento prestado s vtimas de qualquer acidente ou mau sbito, antes da chegada de qualquer profissional qualificado.

PRIMEIROS SOCORROS

SOCORROS DE URGNCIA E SUPORTE DA VIDA Suporte bsico da vida uma medida de emergncia que consiste no reconhecimento e na correo imediata da falncia dos sistemas respiratrio e/ou cardiovascular, ou seja, avaliar e manter a vtima respirando, com batimento cardaco e sem hemorragias graves.

A correta aplicao das etapas de reanimao cardiopulmonar (compresso torcica externa, controle das hemorragias, abertura das vias areas e respirao artificial de uma vtima )

PRIMEIROS SOCORROS

PRIMEIROS SOCORROS SINAIS VITAIS E SINAIS DIAGNSTICOS

Sinais e os sintomas Os sinais so detalhes que voc descobrir fazendo o uso dos sentidos poder

Sintomas so sensaes que a experimenta e capaz de descrever

vtima

PRIMEIROS SOCORROS

SINAIS VITAIS E SINAIS DIAGNSTICOS

1. Pulso
O pulso uma onda de sangue gerada pelo batimento cardaco e propagada ao longo das artrias. A freqncia comum de pulso em adultos de 60 a 100 batimentos por minuto, a freqncia de pulso nas crianas em geral superior a 80 batimentos por minuto. O pulso palpvel em qualquer rea onde uma artria passe sobre uma proeminncia ssea ou se localize prxima a pele.

PRIMEIROS SOCORROS

SINAIS VITAIS E SINAIS DIAGNSTICOS 2. Respirao


A respirao normal fcil, sem esforo e sem dor. A freqncia pode variar bastante. Um adulto respira normalmente entre 20 a 26 vezes por minuto. Respirao e ventilao significam a mesma coisa, ou seja, o ato de inspirar e expirar o ar.

PRIMEIROS SOCORROS

SINAIS VITAIS E SINAIS DIAGNSTICOS


3. Pupilas
As pupilas quando normais so do mesmo dimetro e possuem contornos regulares. Pupilas contradas podem ser encontradas nas vtimas viciadas em drogas. As pupilas desiguais so geralmente encontradas nas vtimas com leses de crnio ou acidente vascular cerebral. Na morte, as pupilas esto totalmente dilatadas e no respondem luz.

As pupilas indicam um estado de relaxamento ou inconscincia, geralmente tal dilatao ocorre rapidamente aps uma parada cardaca.

PRIMEIROS SOCORROS

SINAIS VITAIS E SINAIS DIAGNSTICOS

4. Temperatura A temperatura normal do corpo de 37 C. A pele responsvel, em grande parte, pela regulao desta temperatura, irradiando o calor atravs dos vasos sangneos subcutneos e evaporando gua sob forma de suor.

PRIMEIROS SOCORROS

SINAIS VITAIS E SINAIS DIAGNSTICOS

5.Cor da pele

A cor da pele depende primariamente da presena de sangue circulante nos vasos sangneos subcutneos.
Uma pele plida, branca, indica circulao insuficiente e vista nas vtimas em choque ou com infarto do miocrdio. Uma cor azulada (cianose) observada na insuficincia cardaca, na obstruo de vias areas, e tambm em alguns casos de envenenamento. Poder haver uma cor vermelha em certos estgios do envenenamento por monxido de carbono (CO) e na insolao.

PRIMEIROS SOCORROS

SINAIS VITAIS E SINAIS DIAGNSTICOS

6. Presso arterial

A presso arterial a presso que o sangue circulante exerce sobre as paredes internas das artrias.

PRIMEIROS SOCORROS

SINAIS VITAIS E SINAIS DIAGNSTICOS

6.1 Presso arterial


Classificao da presso arterial para adultos (maiores de 18 anos)
Categoria
Normal Normal Alta Hipertenso leve Hipertenso moderada Hipertenso grave

Sistlica (mmHg)
< 130 130 - 139 140 - 159 160 - 179 180 - 209

Diastlica (mmHg)
< 85 85 - 89 90 - 99 100 - 109 110 - 119

Hipertenso gravssima

> 210

> 120

PRIMEIROS SOCORROS

SINAIS VITAIS E SINAIS DIAGNSTICOS

7.Estado de conscincia
Normalmente, uma pessoa est alerta, orientada e responde aos estmulos verbais e fsicos. Qualquer alterao deste estado pode ser indicativo de doena ou trauma.

PRIMEIROS SOCORROS

SINAIS VITAIS E SINAIS DIAGNSTICOS

8. Capacidade de movimentao
A incapacidade de uma pessoa consciente em se mover conhecida como paralisia e pode ser o resultado de uma doena ou traumatismo. A incapacidade de mover os membros superiores e inferiores, aps um acidente, pode ser o indicativo de uma leso da medula espinhal, na altura do pescoo (coluna cervical).

Primeiros Socorros

ZONA DE MEDULA ESPINHAL

PRIMEIROS SOCORROS

SINAIS VITAIS E SINAIS DIAGNSTICOS

9.Reao a dor A perda do movimento voluntrio das extremidades, aps uma leso, geralmente acompanhada tambm de perda da sensibilidade. Entretanto, ocasionalmente o movimento mantido, e a vtima se queixa apenas de perda da sensibilidade ou dormncia nas extremidades.

PRIMEIROS SOCORROS

O ATENDIMENTO INICIAL AO TRAUMATIZADO

PRIMEIROS SOCORROS

SEQNCIA DE ATENDIMENTO NO AMBIENTE PRHOSPITALAR

Reconhecimento e avaliao da cena; Proteo individual do socorrista (precaues universais); Local seguro risco iminente; Remoo da vtima para um local seguro; Avaliao da vtima/paciente (exames primrio e secundrio); Solicitao de socorro especializado; Tratamento pr-hospitalar e estabilizao da vtima; Transporte para o hospital com monitoramento constante; Transferncia para a equipe mdica e registro do atendimento.

ACIDENTE COM MOTOQUEIROS

TRANSPORTE E PESSOAL AUTORIZADO

PRIMEIROS SOCORROS

AVALIAO INICIAL E CONDUTA

Durante o socorro de acidentados, deveremos antes de qualquer outra atitude, obedecer a uma seqncia padronizada e, corrigir de imediato, os problemas encontrados que comprometam a vida do acidentado. O primeiro momento denominado de avaliao primria (risco imediato vida A segunda etapa do exame consiste na abordagem das leses que no impliquem risco imediato vida (avaliao secundria)

PRIMEIROS SOCORROS

AVALIAO PRIMRIA

Ao chegar na cena, o socorrista dever inicialmente verificar as condies de segurana e prevenir-se escolhendo adequadamente seus equipamentos de proteo individual (EPIs). A avaliao primria sempre o primeiro passo do socorrista aps a verificao das condies de segurana no local do acidente. Podemos conceitu-la como sendo um processo ordenado para identificar e corrigir de imediato, problemas que ameacem a vida a curto prazo.

PRIMEIROS SOCORROS

SUPORTE BSICO VIDA OU AVALIAO PRIMRIA

O socorrista dever posicionar-se ao lado da vtima e executar a avaliao, geralmente em um prazo inferior a 45 segundos, para determinar as condies da vtima nas seguintes reas: 1. Estado de conscincia e sinais de respirao 2. Circulao, - pulso e grandes hemorragias Massagem cardaca e hemostasia. ( 30 compresses cardacas) 3. Vias areas e coluna cervical, - abertura e limpeza 4. Respirao ( 02 ventilaes)

PRIMEIROS SOCORROS

AVALIAO PRIMRIA

OS PROBLEMAS QUE AMEAAM A VIDA, POR ORDEM DE IMPORTNCIA SO:

1.

est circulando sangue? Existe sangramento grave ?


2.

Circulao = existe pulso para indicar que o corao

estranho);

Vias areas = esto obstrudas? (pela lngua ou corpo

3. Respirao = existe respirao adequada?

PRIMEIROS SOCORROS

AVALIAO PRIMRIA

So fontes de informao no local da cena:


A cena por si s; A vtima (se estiver consciente e orientada); Familiares, testemunhas ou curiosos; O mecanismo da leso; e Qualquer deformidade maior ou leso bvia. Qualquer sinal ou sintoma indicativo de emergncia mdica.

PRIMEIROS SOCORROS

AVALIAO PRIMRIA

Check List ( 1 Passo)

O que

Como

Para que

Certifique-se da Observe segurana para si e visualmente a para a vtima. vtima e a rea Observar as do acidente. condies da cena e do ambiente.

A posio da vtima e arredores sero a chave para descobrir sobre mecanismos da leso e a histria da vtima.

PRIMEIROS SOCORROS

AVALIAO PRIMRIA

Check List ( 2 Passo) O que Como Estimule a vtima com movimentos leves nos ombros e Verifique o pergunte "voc est estado de bem?". Se a vtima est conscincia da consciente e responde ao vtima. seu chamado, pergunte-a Identifique-se. sobre o que aconteceu e sobre sua pessoa.

Para que

O tipo de resposta para os diversos estmulos importante para a elaborao da linha base de comparaes posteriores.

PRIMEIROS SOCORROS

AVALIAO PRIMRIA

Check List ( 3 Passo)

O que

Como

Para que
A abertura das vias areas o primeiro passo essencial no tratamento da vtima. Todas as outras manobras so inteis se voc no manter as vias areas permeveis e a coluna imobilizada permanentemente.

Abra as vias areas pelo mtodo da cabea inclinada/queixo elevado. Verifique as vias Se h suspeita de trauma areas da vtima cervical, no incline a e cabea, imediatamente estabilize sua posicione o coluna cervical. pescoo em posio neutra e use o mtodo de empurrar a mandbula.

PRIMEIROS SOCORROS

AVALIAO PRIMRIA

Check List ( 4 Passo) O que Como


Com as vias areas abertas, incline seu ouvido sobre a boca e o nariz da vtima e tente ouvir e sentir a respirao, observe a tambm se o peito da da vtima esta movimentando-se. Se a vtima no respira, inicie imediatamente a respirao artificial. Se possvel, use mscara de RCP.

Para que

Verifique respirao vtima.

A respirao poder estar ausente, rpida ou lenta, superficial ou profunda, ou ainda, com esforo. A ausncia da respirao requer manobras de ressuscitao imediatas, antes de qualquer outro tratamento.

PRIMEIROS SOCORROS

AVALIAO PRIMRIA

Check List ( 5 Passo)

O que

Como
Apalpe o pulso carotdeo no lado do pescoo onde a estiver posicionado. da Se no houver pulso, inicie imediatamente a RCP.

Para que
O pulso poder estar ausente, forte ou fraco, rpido ou lento, ou ainda, irregular. A ausncia de pulso requer manobras de ressuscitao imediatas (RCP), antes de qualquer outro tratamento.

Verifique circulao vtima.

PRIMEIROS SOCORROS

AVALIAO PRIMRIA

Check List ( 6 Passo) O que Como Procure por sangramentos que comprometam a vida do acidentado. Se houver sangramento externo grave, controle imediatamente com compresso direta sobre o ferimento. Use sempre luvas. Para que

Verifique hemorragias externas.

Hemorragias graves merecem ateno e controle imediato, antes de qualquer outro tratamento posterior. A vida fica ameaada diante da perda de grandes volumes de sangue.

PRINCPIOS DA REANIMAO
PRIMEIROS SOCORROS

As manobras de reanimao cardiopulmonar resumem-se na sequncia de origem da Associao Americana do Corao CAB da vida, :

C = Circulation = Circulao e Hemorragias A = Airway = Abertura das vias areas e Controle Cervical B = Breathing = Respirao

RESSUCITAMENTO CARDIO PULMONAR

PRIMEIROS SOCORROS

ACIDENTES POR ELETRICIDADE

PRIMEIROS SOCORROS

CHOQUE ELTRICO:

Conceito

Estmulo

rpido e acidental no corpo devido a passagem de um corrente eltrica. A leso causada varia de uma simples e abrupta contrao at a parada cardaca, que pode provocar a morte.

PRIMEIROS SOCORROS

FIBRILAO VENTRICULAR

Caracteriza-se
corao, sincronismo. isto

pelos batimentos irregulares , as contraes ficam fora

do de

PRIMEIROS SOCORROS

EFEITOS DO CHOQUE

O fator determinante da gravidade no a tenso

mas sim a intensidade da corrente que circular pelo corpo.

Um outro grande fator o caminho da corrente pelo corpo.

Ilustrao:Percentual da corrente que circula pelo corao em funo do tipo de contato.

10%

8%

3%

1.8%

0%

PRIMEIROS SOCORROS

FIBRILAO:

As

necessrio, apenas, uma corrente miliAmpres pra que haja a fibrilao.

de

10 mais

descargas de corrente alternada so perigosas do que as de corrente contnua.

PRIMEIROS SOCORROS

QUEIMADURAS:

As queimaduras so resultado do calor provocado pela passagem da corrente atravs da pele da vtima. A pele humana possui uma resistncia muito alta, mas se altera significativamente quando molhada. O valor, em mdia, cai de 400.000 Ohms para 15.000 Ohms.

PRIMEIROS SOCORROS

Queimadura por tenso de 13.800 volts

PRIMEIROS SOCORROS

CONTRAES MUSCULARES:
Uma corrente de 30 miliAmpres circulando pelo corpo, por um perodo curto, conduz a uma contrao espasmdica do diafragma, msculos intercostais internos e externos, os escalenos, os denteados e msculos abdominais, acarretando em asfixia da vtima por parada respiratria.

PRIMEIROS SOCORROS

PRINCPIOS DA REANIMAO

PRIMEIROS SOCORROS

PRINCPIOS DA REANIMAO

Atualmente, o conceito da "Corrente da Sobrevivncia" da Associao Americana do Corao, nos informa que as chances de sobrevivncia das vtimas de paradas cardacas podero crescer muito se observarmos os quatro elos da corrente, ou seja: 1 Elo - ACESSO RPIDO AO SEM Compreende desde os primeiros sinais de um problema cardaco, seu reconhecimento, o acionamento de equipes especializadas atravs do fone 193, at o despacho de profissionais mdicos ou socorristas para o atendimento da emergncia no local.

PRIMEIROS SOCORROS

PRINCPIOS DA REANIMAO

2 Elo - RCP IMEDIATA As manobras de RCP so mais efetivas quando iniciadas imediatamente aps o colapso da vtima. fundamental que se desenvolvam programas de treinamento para capacitar as pessoas da comunidade na identificao de problemas cardacos, na forma de acionamento dos servios de emergncia e na execuo das manobras de RCP ao nvel de suporte bsico da vida.

PRIMEIROS SOCORROS

PRINCPIOS DA REANIMAO

3 Elo - RPIDA DESFIBRILAO Uma rpida desfibrilao o elo da corrente que provavelmente represente a maior chance de sobrevivncia numa emergncia cardaca. A Associao Americana do Corao recomenda que as manobras de desfibrilao externa sejam difundidas e que organizaes como os Corpos de Bombeiros sejam treinadas e equipadas com desfibriladores, de forma a possibilitar seu emprego no menor espao de tempo possvel.

PRIMEIROS SOCORROS

PRINCPIOS DA REANIMAO

4 Elo - CUIDADOS AVANADOS SEM DEMORA Este ltimo elo, diz respeito as manobras de suporte avanado, providenciadas no local da cena por mdicos ou paramdicos para o tratamento do problema cardaco de forma mais efetiva.

PRIMEIROS SOCORROS PRINCPIOS DA REANIMAO


As doenas cardacas possuem fatores de risco que podem ser alterados, so eles: 1. Fumar Um fumante tem 70% a mais de probabilidade de sofrer um ataque cardaco em relao a um no fumante; 2. Alta presso sangnea A hipertenso arterial a principal causa dos ataques cardacos e dos acidentes vasculares cerebrais. 3. Alto nvel de gordura no sangue Um mdico poder facilmente medir o nvel de colesterol no sangue com um simples teste. Uma alimentao equilibrada, com uma dieta de baixo nvel de colesterol e gorduras, poder ajudar a controlar esses nveis. 4. Diabetes A diabetes aparece mais freqentemente durante a meia idade, muitas vezes em pessoas com peso corporal excessivo. Somente exames mdicos peridicos podero identificar adequadamente esta enfermidade e recomendar um programa adequado ao seu controle.

PRIMEIROS SOCORROS

PARADA RESPIRATRIA

Podemos definir a parada respiratria como uma supresso sbita dos movimentos respiratrios, podendo ser ou no, acompanhada de parada cardaca.

PRIMEIROS SOCORROS

PARADA RESPIRATRIA

EM CASO DE PARADA RESPIRATRIA, SIGA AS INSTRUES A SEGUIR:

1. DETERMINE O ESTADO DE CONSCINCIA E OS SINAIS DE RESPIRAO.

PRIMEIROS SOCORROS

PARADA RESPIRATRIA

2. ABRA AS VIAS AREAS (ESTABILIZE A COLUNA CERVICAL)

PRIMEIROS SOCORROS

PARADA RESPIRATRIA

4. INICIE A RESPIRAO ARTIFICIAL.


Se a vtima no respira, proceda da seguinte forma:
1. Utilize equipamentos tipo: mscara de bolso; mscara descartvel ou respirador AMBU; 2. Se sentir condies de segurana, faa a respirao tipo boca a boca; 3. Se necessrio respirao boca a nariz.

PRIMEIROS SOCORROS

DESOBSTRUO DAS VIAS AREAS

TCNICA DA EXTENSO

MANOBRA DE DA CABEA

1. Deitar a vtima de costas, posicionar-se na altura do trax. 2. Inclinar a cabea para trs, posicionando uma mo na testa da vtima e dois dedos na mandbula que empurrada para cima (no hiperestender). (Usar este mtodo quando a vtima no apresenta leso de coluna)

PRIMEIROS SOCORROS

DESOBSTRUO DAS VIAS AREAS

TCNICA DA MANOBRA MODIFICADA (MTODO DE EMPURRAR A MANDBULA COM A CABEA EM POSIO NEUTRA).

1. Deitar a vtima de costas e posicionar-se a frente da parte superior da cabea desta. 2. Colocar as mos em cada lado da cabea da vtima. 3. Levantar a mandbula com os dedos indicadores, mantendo a cabea em posio neutral (estabilizada). (Usar este mtodo para vtimas com leso ou suspeita de leso da coluna cervical)

Primeiros Socorros
DESOBSTRUO DAS VIAS AREAS

Primeiros Socorros

PARADA CARDACA

A parada cardaca definida como uma cessao sbita e inesperada dos batimentos cardacos. O corao para de bombear o sangue para o organismo e os tecidos comeam a sofrer os efeitos da falta de oxignio.
O crebro, centro essencial do organismo, comea a morrer aps cerca de trs minutos privado

Primeiros Socorros

PARADA CARDACA

A COMPLICAES MAIS COMUNS PRODUZIDAS POR MANOBRAS INADEQUADAS DE RCP SO AS SEGUINTES: 1. A vtima no est posicionada sobre uma superfcie rgida; 2. A vtima no est em posio horizontal (se a cabea est elevada, o fluxo sangneo cerebral ficar deficitrio);

3. As vias areas no esto permeveis;


4. A boca ou mscara no est apropriadamente selada na vtima e o ar escapa;

Primeiros Socorros

PARADA CARDIACA

5. As narinas da vtima no esto fechadas;


6. As mos foram posicionadas incorretamente ou em local inadequado sobre o trax;

7. As compresses so muito profundas ou demasiadamente rpidas (no impulsionam volume sangneo adequado);
8. A razo entre as ventilaes e compresses inadequada; 9. A RCP deixa de ser executada por mais de 5 segundos (alto risco de leso cerebral).

Primeiros Socorros

PARADA CARDACA

Primeiros Socorros

PARADA CARDACA

Primeiros Socorros

PARADA CARDACA

Tcnicas e Procedimentos (RCP em adultos)

Verifique se est consciente. Chame o Pronto Socorro Imediatamente. Deite a pessoa de costas. Abra as vias areas. Verifique se h respirao ( espere 3-5
segundos) D 2 sopros moderados. Verifique o pulso. Aplique 30 compresses cardacas

PRIMEIROS SOCORROS

OBSTRUO DE VIAS AREAS

O engasgamento ou sufocao pode ser definido como uma obstruo total ou parcial das vias areas, obstruo esta, provocada pela presena de um corpo estranho. Na obstruo total das vias areas a vtima no consegue tossir, falar ou respirar.

PRIMEIROS SOCORROS

OBSTRUO DE VIAS AREAS

Em caso de engasgamento ou sufocao, auxilie a vtima prestando o socorro da forma que segue:
1. Se a vtima est consciente, de p ou sentada, posicione-se por trs dela e coloque seus braos ao redor da cintura da vtima. Segure um dos punhos com a sua outra mo, colocando o polegar contra o abdome da vtima, entre o final do osso esterno (apndice xifide) e o umbigo. De ento repetidos puxes rpidos para dentro e para cima, a fim de expelir o corpo estranho. Repita os movimentos at conseguir desobstruir as vias areas da vtima, ou ento, at ela ficar inconsciente.

PRIMEIROS SOCORROS

OBSTRUO DE VIAS AREAS


2. Se a vtima est inconsciente, deite-a
de costas e posicione-se sobre o seu quadril. Coloque a palma de uma de suas mos contra o abdome da vtima, cerca de 4 dedos acima do umbigo. Com a outra mo sobre a primeira, comprima 5 vezes contra o abdome da vtima com empurres rpidos para cima. Depois abra a boca da vtima e pesquise a presena do corpo estranho. Se esse aparecer na boca, retire-o com seu dedo. Se no, providencie uma ventilao e se o ar no passar, reposicione a cabea e ventile novamente. Se a obstruo persiste repita o procedimento novamente, at conseguir expulsar o objeto que causa a obstruo respiratria.

PRIMEIROS SOCORROS

OBSTRUO DE VIAS AREAS

Obs.:

em pessoas extremamente obesas ou em estgio avanado de gravidez, a tcnica de compresso abdominal (manobra de Heimlich) no deve ser executada. Nesses casos, recomenda-se a compresso sobre a parte inferior do trax da vtima, ou seja, a substituio da compresso abdominal por compresso torcica.

Primeiros Socorros

HEMORRAGIAS

Hemorragia ou sangramento significa a mesma coisa, isto , sangue que escapa de artrias, veias ou vasos capilares. As hemorragias podem ser definidas como uma considervel perda do volume sangneo circulante. O sangramento pode ser interno ou externo e em ambos os casos perigoso.

HEMORRAGIAS

(Controle)
.

TCNICA DE COMPRESSO DIRETA SOBRE O FERIMENTO Controle a hemorragia fazendo uma compresso direta sobre a ferida que sangra com sua mo (protegida por luva descartvel), ou ainda, com a ajuda de uma pano limpo ou gaze esterilizada, para prevenir a infeco. TCNICA DA ELEVAO DO PONTO DE SANGRAMENTO Mantenha a regio que sangra em uma posio mais elevada que o resto do corpo, pois este procedimento contribuir para diminuir o fluxo de sangue circulante e, conseqentemente, o sangramento.

HEMORRAGIA

TCNICA DA COMPRESSO SOBRE OS PONTOS ARTERIAIS Caso a hemorragia for muito intensa e voc no conseguir fazer parar a sada do sangue, tente controlar o sangramento pressionando diretamente sobre as artrias principais que nutrem de sangue o local lesionado.

Primeiros Socorros

HEMORRAGIAS

Inicialmente, as hemorragias produzem palidez, sudorese, agitao, pele fria, fraqueza, pulso fraco e rpido, baixa presso arterial, sede, e por fim, se no controladas, estado de choque e morte.

Primeiros Socorros

HEMORRAGIAS (Gravidade)

A hemorragia severa quando a freqncia respiratria aumenta, o pulso torna-se rpido, a presso arterial cai e o nvel de conscincia fica acentuadamente deprimido.

Primeiros Socorros

HEMORRAGIAS

SUA GRAVIDADE DEPENDE DE ALGUNS FATORES:

- A rapidez com que o sangue sai dos vasos; - Se o sangramento arterial ou venoso; - Se o sangramento ocorre livre ou para uma cavidade fechada; - A origem do sangue; - Quantidade de sangue perdida; - Idade, peso e condio fsica geral do paciente; - Se a hemorragia afeta a respirao (vias areas).

Primeiros Socorros

HEMORRAGIAS

DE ACORDO COM O VOLUME DE SANGUE PERDIDO, PODESE CLASSIFICAR AS HEMORRAGIAS EM 4 CLASSES: Hemorragia Classe I: perda de at 15% do volume sangneo. Neste caso os sintomas e sinais so mnimos. Nas situaes menos complicadas, pode ocorrer discreta taquicardia, presso arterial, presso de pulso - diferena entre a presso arterial sistlica e a diastlica - e freqncia respiratria inalteradas.

Primeiros Socorros

HEMORRAGIAS

Hemorragia Classe II: perda de 15% a 30% do volume sangneo. Em um adulto de 70 Kg uma Hemorragia Classe II corresponde a perda de 750 a 1500 ml de sangue. Ocorre taquicardia (FC > 100 bat/min em adulto), aumento da freqncia respiratria e reduo da presso de pulso pela elevao da diastlica. H, tambm, alteraes do Sistema Nervoso Central como ansiedade, freqentemente caracterizada como hostilidade.

Primeiros Socorros

HEMORRAGIAS

Hemorragia Classe III: perda de 30% a 40% do volume sangneo. Corresponde a perda de aproximadamente 2 litros de sangue em adultos. Nesses casos, existem sinais e sintomas de uma insuficiente perfuso tecidual. Assim, verifica-se um acentuado aumento da freqncia cardaca e respiratria, queda da presso sistlica e intensificao das alteraes mentais.

Primeiros Socorros

HEMORRAGIAS

Hemorragia Classe IV: perda de mais de 40% do volume sangneo. Requer imediata reposio sangnea e pode causar a morte. H acentuado aumento da freqncia cardaca e respiratria, queda intensa da presso sistlica e muita dificuldade na deteco da diastlica.

Primeiros Socorros

HEMORRAGIAS
O QUE FAZER PARA CONTROLAR A HEMORRAGIA EXTERNA

Varias so as formas, simples ou complexas. Algumas requerem muito pouco treinamento ou equipamento e outras necessitam de material muitas vezes no facilmente disponvel. Algumas com poucos riscos, outras com srios riscos e contra-indicaes
compresso direta sobre a leso elevao do membro lesado

compresso dos pontos arteriais


torniquete imobilizao (mtodo coadjuvante) resfriamento (mtodo coadjuvante)

QUEIMADURAS

QUEIMADURAS

So leses trmicas causadas pela ao de um agente fsico (calor ou frio) sobre a superfcie da pele. A pele o maior rgo do corpo humano e sua destruio pode levar a alteraes locais e sistmicas, essa ltima causada pelo comprometimento de outros rgos do corpo humano que geralmente ocorre aps uma queimadura. So classificadas de acordo com a profundidade da leso cutnea e a extenso corporal atingida. Quanto maior a extenso da superfcie corporal queimada e a profundidade da leso, maior a gravidade.

QUEIMADURAS DO 1 GRAU

QUEIMADURAS DO 2 GRAU

QUEIMADURAS DO 3 GRAU

ACIDENTES COM FOGO E CHANCES DE SOBREVIVNCIA


100 90 80 70 60 50 40 30 20 10 0 20-29
Queimadura de 1o. Grau:

% de sobrevivncia

danos por queima

25% 50% 75%

30-39 40-49 anos de idade

50-59
Queimadura de 3o Grau:

Queimadura de 2o. Grau:

Tem maior abrangncia mas relativamente menos perigosa em cuidados mdicos.

Danifica seriamente a pele mas mostra recuperao completa com adequada ateno mdica.

Queima profunda que destroi a pele e requer extensivo cuidado mdico.

QUEIMADURAS

Principais Agentes Causais


Lquidos superaquecidos - gua quente (principal), alimentos quentes Substncias inflamveis - lcool, gasolina, solventes, gs de cozinha, materiais slidos, etc Corrente eltrica - eletricidade (fios, tomadas descobertas, exploses) Substncias qumicas - cidos (muritico, sulfrico,etc.), bases (soda custica, etc.) Agentes biolgicos - gua viva , caravela Fogos de artifcio - explosivos e no explosivos

QUEIMADURAS
O que no fazer diante de um queimado:

Colocar sobre a rea queimada alimentos como leite, manteiga, leo de comida, cebola, ovo, etc.
Colocar sobre a rea queimada pomadas sem orientao mdica Tentar tratar o paciente sem o devido conhecimento mdico cientfico necessrio para a cura da leso.

QUEIMADURAS

O que fazer diante de um queimado:


- Apagar a chama com um pano limpo mido; - Esfriar a leso com gua fria corrente; - Proteger a rea queimada com um pano limpo; - No alimentar o paciente; - Encaminhar imediatamente para um hospital.

QUEIMADURAS

Queimaduras so leses graves que atingem a pele e que causam disfunes em mltiplos rgos e sistemas podendo levar a morte por vrias causas. A causa mais comum a infeco da rea queimada, adquirida pela perda da proteo da pele, que se torna sistmica. A preveno o melhor remdio Nas queimaduras que ocorrem em ambiente fechado geralmente existe inalao de fumaa e so mais graves. Necessitam portanto de tratamento mdico imediato porque causam insuficincia respiratria.

QUEIMADURAS

Regra dos Nove para determinao da extenso da rea queimada:

Cabea e pescoo: 9% da superfcie corporal (SC) Cada membro superior: 9% SC Cada quadrante do tronco: 9% SC Cada coxa 9% SC Cada perna e p: 9% SC Genitais e perneo: 1% SC

QUEIMADURAS
Extenso das Leses: depende da porcentagem de rea corporal acometida. a) Leve: Pequeno queimado adulto: < 10% do 2 Grau ou < 5% do 3 Grau. No h necessidade de internao, a menos que haja acometimento de estruturas nobres: cabea-pescoo, perneo e mos. b) Moderada: Mdio queimado adulto: 10 a 20% do 2 Grau ou 5 a 10% do 3 Grau. c) Grave: Grande queimado adulto: > 25% do 2 Grau ou >10% do 3 Grau. Para crianas estes valores so: leve <5% do 2 Grau; moderada 5 a 15% do 2 Grau; grave > 15% 2 Grau. As queimaduras de 3 Grau que atingem mais de 3% de rea corporal so consideradas importantes.

LESES ORTOTRAUMATICAS

LESES ORTOTRAUMATICAS

Primeiros Socorros

FRATURA/ENTORSE/LUXAO

Cotovelo

Punho

Primeiros Socorros

FRATURA/ENTORSE/LUXAO

Clavcula

Primeiros Socorros
FRATURA/ENTORSE/LUXAO Bacia Fmur

Dedo da mo

Primeiros Socorros
FRATURA/ENTORSE/LUXAO

Articulao

Primeiros Socorros FRATURA/ENTORSE/LUXAO

Articulaes

Primeiros Socorros
FRATURA/ENTORSE/LUXAO

Ombro

Mo

Primeiros Socorros FRATURA/ENTORSE/LUXAO

Primeiros Socorros
FRATURA/ENTORSE/LUXAO

Primeiros Socorros
FRATURA/ENTORSE/LUXAO

Primeiros Socorros FRATURA/ENTORSE/LUXAO

Primeiros Socorros FRATURA/ENTORSE/LUXAO

Tipo cadeira pelas costas

Tipo cadeira pelas laterais

Ombros e pernas

Com cadeira

MACA RIGIDA

MACA RIGIDA

PRIMEIROS SOCORROS

Animas peonhentos

ABELHAS

VRIAS FERRUADAS

CONSEQUNCIAS PARADA CRDIO RESPIRATRIA

PRIMEIROS SOCORROS

Animas peonhentos

ESCORPIO

CONSEQUNCIAS
SENSAO DE INCMODO DOR LOCAL

PRIMEIROS SOCORROS

Animas peonhentos

ARANHA

SENSAO DE INCMODO
DOR LOCAL

COMPLICAES

PRIMEIROS SOCORROS
Animas peonhentos

JARARACA

Antes de 6 horas Dor

Edema
Calor Rubor

Aps 6 horas Bolhas Equimoses Necrose

Oligria e Anria

ANIMAIS PEONHENTOS

Primeiros socorros
O procedimento mais indicado : Acalme a vtima; Deite a vtima o mais rpido possvel; No deixe a vtima fazer qualquer esforo, pois o estmulo da circulao sangnea difunde o veneno pelo corpo; Sempre que possvel, encaminhe o animal junto vitima. NO DEIXE a vtima caminhar ; NO LHE D lcool, nem querosene ou infuses (alho, andiroba, orelha de ona, etc); NO FAA garroteamento; JAMAIS CORTE a pele para extrair sangue.

PRIMEIOS SOCORROS

AVALIAO SECUNDRIA

VTIMA CONSCIENTE

PRIMEIROS SOCORROS

AVALIAO SECUNDRIA

A avaliao secundria visa obter os componentes necessrios para que o socorrista possa fazer a deciso correta dos cuidados merecidos pela vtima. Podemos defini-la como um processo ordenado para descobrir leses ou problemas mdicos que, se no tratados, podero ameaar a vida.

PRIMEIROS SOCORROS

AVALIAO SECUNDRIA

A AVALIAO SECUNDRIA DIVIDIDA EM TRS ETAPAS DISTINTAS, SO ELAS:

1. Entrevista com a vtima ou testemunhas;


2. Aferio dos sinais vitais; e 3. Exame padronizado da cabea aos ps.

PRIMEIROS SOCORROS

AVALIAO SECUNDRIA

ENTREVISTE O ACIDENTADO, UTILIZANDO AS SEGUINTES PERGUNTAS CHAVES: 1. Nome e idade (se menor, contatar com seus pais ou um adulto conhecido). 2. O que aconteceu? (identificar a natureza da leso ou doena) 3. Isso j ocorreu antes? 4. Algum outro problema ou enfermidade atual? 5. Est em tratamento mdico? 6. alrgico a algum medicamento ou alimento? 7. Ingeriu algum tipo de droga, ou alimento?

PRIMEIROS SOCORROS

AVALIAO SECUNDRIA

ENTREVISTA Etapa da avaliao onde o socorrista conversa com a vtima buscando obter informaes dela prpria, de familiares ou de testemunhas, sobre o tipo de leso ou enfermidade existente e outros dados relevantes.

PRIMEIROS SOCORROS

AVALIAO SECUNDRIA

Sinais Vitais

Respirao
Pulso Presso arterial Temperatura relativa da pele.

PRIMEIROS SOCORROS

AVALIAO SECUNDRIA

Exame da cabea aos ps

Apalpao e inspeo visual realizada pelo socorrista, de forma ordenada e sistemtica, buscando identificar na vtima, indicaes de leses ou problemas mdicos.

PRIMEIROS SOCORROS

AVALIAO SECUNDRIA
Entreviste o acidentado, utilizando as seguintes perguntas chaves: 1. Nome e idade (se menor, contatar com seus pais ou um adulto conhecido). 2. O que aconteceu? (identificar a natureza da leso ou doena) 3. Isso j ocorreu antes? 4. Algum outro problema ou enfermidade atual? 5. Est em tratamento mdico? 6. alrgico a algum medicamento ou alimento? 7. Ingeriu algum tipo de droga, ou alimento?

PRIMEIROS SOCORROS

AVALIAO SECUNDRIA

Check List ( 1 Passo)


O que Registre os sinais vitais da vtima (executado durante o exame ou aps o tratamento da vtima. Como Para que

Verifique e anote: a respirao, o pulso, a presso arterial sistlica e a diastlica e a temperatura relativa da pele

A verificao e comparao dos sinais vitais da vtima fundamental na avaliao de suas reais condies.

PRIMEIROS SOCORROS

AVALIAO SECUNDRIA

Check List ( 2 Passo) O que Como Para que

Apalpe todo o crnio, Inspecione e Para identificar procure por apalpe a possveis leses deformidades, cabea da na cabea. ferimentos, edemas, vtima. equimoses.

PRIMEIROS SOCORROS

AVALIAO SECUNDRIA

Check List ( 3 Passo)

O que

Como

Para que

Inspecione os olhos da vtima.

Observe ambas as pupilas, procure por edemas, equimoses, leses nas crneas ou plpebras.

Para indicar possveis leses na cabea, no prprio olho, uso de drogas, etc.

PRIMEIROS SOCORROS

AVALIAO SECUNDRIA
Check List ( 4 Passo)

O que

Como
Apalpe os ossos da face, o nariz e a mandbula da vtima. Procure hemorragias, deformidades, ferimentos ou equimoses. Pesquise por liquor no nariz. Verifique na boca possveis leses na lngua, perda de dentes ou prtese, pesquise o hlito.

Para que

Inspecione e apalpe a face, nariz, boca e mandbula da vtima.

Para indicar possveis leses na cabea, fraturas de ossos faciais, fraturas no crnio, leses na boca e mandbula, ingesto de lcool, etc.

PRIMEIROS SOCORROS

AVALIAO SECUNDRIA

Check List ( 5 Passo)


O que Como Pesquise a sada de sangue ou liquor pelos ouvidos. Certifique-se de que a vtima pode ouvir. Pesquise edemas ou equimoses atrs das orelhas. Para que

Inspecione ambas as orelhas da vtima (sem movimentar a cabea).

Para indicar possveis perdas da audio traumatismo crnio-enceflico ou ferimentos na cabea.

PRIMEIROS SOCORROS

AVALIAO SECUNDRIA

Check List ( 6 Passo) O que Como Pesquise veias dilatadas, ferimentos, deformidades ou desvios da traquia. e Verifique a coluna o cervical, pesquisando da por edemas ou deformidades. Aplique o colar cervical apropriado. Para que

Inspecione apalpe pescoo vtima.

Para indicar possveis problemas cardacos ou respiratrios e traumatismos na regio da coluna cervical.

PRIMEIROS SOCORROS

AVALIAO SECUNDRIA

Check List ( 7 Passo)

O que

Como

Para que Para indicar possveis leses na cintura escapular da vtima. Fraturas e/ou luxaes nos ossos dos ombros

Inspecione e apalpe os ombros da vtima (bilateralmente).

Apalpe a clavcula e a escpula da vtima bilateralmente, procure por deformidades, ferimentos, hemorragias ou edemas.

PRIMEIROS SOCORROS

AVALIAO SECUNDRIA

Check List ( 8 Passo) O que Como Para que

Apalpe as regies anterior e lateral do trax. Pesquise Inspecione e movimentos apalpe o trax respiratrios da vtima anormais, (bilateralmente). deformidades, fraturas, reas de contuso ou edemas.

Para indicar possveis problemas respiratrios, fraturas de costelas ou esterno, feridas abertas no trax.

PRIMEIROS SOCORROS

AVALIAO SECUNDRIA

Check List ( 9 Passo) O que Como Para que

Apalpe e pesquise contuses, Inspecione e ferimentos, apalpe o abdome hemorragias, da vtima. evisceraes. Observe sensibilidade e o tnus/rigidez.

Para indicar possveis hemorragias internas, evisceraes, contuses e ferimentos.

PRIMEIROS SOCORROS

AVALIAO SECUNDRIA
Check List ( 10 Passo) O que Como Para que

Apalpe as regies anterior, lateral e posterior da bacia. Inspecione e Pesquise apalpe a regio instabilidade, dor, plvica da ferimentos ou vtima. hemorragias. Procure identificar leses na regio genital.

Para indicar possveis leses na regio da bacia. Fraturas e/ou luxaes dos ossos da pelve. Possveis leses nos rgos genitais.

PRIMEIROS SOCORROS

AVALIAO SECUNDRIA

Check List ( 11 Passo)

O Que

Como

Para que

Apalpe os membros inferiorese membros superiores. Pesquise por ferimentos, Inspecione e apalpe hemorragias, as extremidades da deformidades ou edemas. vtima. Cheque a capacidade de movimentao, a sensibilidade, a presena de pulso distal e perfuso sangnea.

Para identificar possveis fraturas, luxaes, entorses, ferimentos, traumatismo de coluna, trauma crnio-enceflico, etc.

PRIMEIROS SOCORROS

AVALIAO SECUNDRIA
Check List ( 12 Passo) O que Como A vtima deve ser rolada em monobloco (90 graus). Aps posicion-la lateralmente (mantendo e sempre a coluna alinhada), inspecione toda a a coluna por apalpao. da Pesquise nas costas e ndegas, deformidades, reas de contuso, ferimentos ou hemorragias. Para que

Apalpe inspecione visualmente regio dorsal vtima.

Para identificar possveis leses na regio dorsal da vtima e traumatismo de coluna.

You might also like