You are on page 1of 13

Estudos Culturais

a disciplina que se ocupa do estudo dos diferentes aspectos da cultura, envolvendo, por exemplo, outras disciplinas como a histria, a filosofia, a sociologia, a etnografia, a teoria da literatura, etc.

Trata-se de uma disciplina acadmica, cujas origens possvel determinar, sendo habitual ligar essa origem ao prprio desenvolvimento da ps-modernidade. O que PS-MODERNIDADE?

s vezes parece que o mundo est de pernas para o ar. No bombardeio de informaes e notcias que chegam sociedade a cada instante, seja por meio do rdio, da televiso, de revistas ou da Internet, a violncia, os atos de corrupo, os seqestros, os crimes com requintes de crueldade ganham cada vez mais destaque.

Colocar temas j conhecidos em debate.


A educao recebida dos pais e das escolas, os valores como tica, moral e carter, a religio, a solidez do casamento e da famlia, esto perdendo espao para novas formas de comportamento regidas pelas leis do mercado, do consumo e

do espetculo.

Vive-se numa poca de grande barbrie e de pouca solidariedade. So tempos de alta competitividade guiados pela lgica da acumulao de bens e das aparncias.

Em nome dessa nova ideologia, os indivduos se permitem agir passando por cima de valores que sequer chegaram a formar. O que importa ser
reconhecido, ser admirado, ter acesso a uma infinidade de produtos e servios e usufruir o mximo do prazer. E para isso, tudo vlido.

Age-se de acordo com o momento e com a convenincia. Pegar um atalho, como se diz na linguagem da informtica, tornou-se uma prtica comum. Nesse contexto, no h por que esperar e se sacrificar para adquirir bens e ter sucesso, se existe meios mais rpidos para conseguir o que se pretende. Mas afinal, que tempos so esses em que as pessoas passam umas por cima das outras, sem qualquer constrangimento ou culpa, em busca de dinheiro e poder?

Ser que possvel encontrar uma luz no fim do tnel e ter otimismo nesse cenrio?

A Ps-Modernidade como divisor de guas


Para muitos tericos, filsofos e socilogos, a poca atual marcada por fenmenos que representam um divisor de guas com a Modernidade.

Chamada e estudada como PsModernidade, ela caracterizada por mudanas significativas provocadas e vividas pelo homem. Entre as mais

evidentes, e que desencadearam muitas outras, pode-se apontar a globalizao, unificadora das sociedades do planeta, um novo modo de cultura e as novas condies que pem em perigo a continuidade da espcie humana.

A Ps-Modernidade surgiu com a desconstruo de princpios, conceitos e sistemas construdos na modernidade, desfazendo todas as amarras da rigidez que foi imposta ao homem moderno. Com isso, os trs valores supremos, o Fim, representado por Deus, a Unidade, simbolizada pelo conhecimento cientfico e a Verdade, como os conceitos universais e eternos, j estudados por Nietzsche no fim do sculo XIX, entraram em decadncia acelerada na PsModernidade.

Por conta disso, para a maioria dos autores, a Ps-Modernidade traada como a poca das incertezas, das fragmentaes, da troca de valores, do vazio, do niilismo, da desero, do imediatismo, da efemeridade, do hedonismo, da substituio da tica pela esttica, do narcisismo, da apatia, do consumo de sensaes e do fim dos grandes discursos.

O efeito cascata das grandes mudanas


Como conseqncia dessa derrocada, surgiram outros fenmenos sociais e culturais. O declnio da esfera pblica e da poltica, a crise ecolgica, o impasse histrico do socialismo, os tribalismos, a expanso dos fundamentalismos, as novas formas de identidade social e as conseqncias da informatizao sobre a produo e sobre o cotidiano trouxeram tona a discusso sobre a pluralidade e a fragmentao presentes na poca atual.

Os meios de comunicao funcionam como armas nesta guerra simblica.


Tornou-se e ainda se torna necessrio aos Estudos Culturais estabelecer uma relao de interdisciplinaridade mais do que institucional com as cincias sociais e com as humanidades/humansticas e apela-se ainda hoje transformao dos chamados estudos humansticos em estudos de cincias humanas.

A RELAO MAIS ELSTICA ENTRE AS REAS!


LEITURA E ESCRITA DE MUNDO NO CENTRO DOS QUESTIONAMENTOS. (No tomar os termos por leitura de orelha de livro e escrita de web...)
(como as estruturas da narrativa literria se inserem na questo?)
Resumo comentado de Denyse Canturia

You might also like