You are on page 1of 19

Riscos Ambientais na Construo Civil

TST Ana Walker Diego Rosa

Riscos Ambientais

Previstos no PPRA, podemos dividir os riscos ambientais em cinco principais categorias: Fsico, qumicos, ergonmicos, biolgicos e de acidentes.

Riscos Fsicos
Dividem-se os riscos fsicos em seis principais categorias: rudos,vibraes,calor,radiaes no ionizantes,radiaes ionizantes e umidade.

As principais consequncias de cada risco fsico:


RUDOS: cansao, irritaes nos ouvidos, dores de cabea, diminuio da audio, aumento da presso arterial, problemas no aparelho digestivo e perigo de infarto. VIBRAES: cansao, dores nos membros, na coluna, doena do movimento, artrite, leses sseas, circulatrias e dos tecidos moles. CALOR: aumento da pulsao, irritaes, choque trmico, fadiga trmica, perturbaes das funes digestivas, hipertenso.

RADIAES NO IONIZANTES: queimaduras, leses nos olhos, leso na pele, e em outros rgos. RADIAES IONIZANTES: alteraes celulares, cncer, fadiga, problemas visuais. UMIDADE: doenas no aparelho respiratrio, quedas, doenas de pele e problemas de circulao.

Riscos Qumicos
Dividem-se os riscos qumicos em quatro categorias: Poeiras, fumos metlicos, poeiras alcalinas, nevoas, gases e vapores .

Riscos Biolgicos
Em obras comum encontrar bacilos, bactrias, fungos, parasitas, vrus, protozorios, insetos, aranhas, escorpies, ratos e cobras.

Riscos Ergonmicos
Trabalho fsico pesado, postura incorreta, posio incomoda, transporte e levantamento manual de material pesado: tem como consequncia o cansao, dores musculares, fraqueza, hipertenso arterial, diabetes, lcera, doenas nervosas, alteraes no sono, problemas de coluna, acidentes.

Riscos excessivos, jornada prolongada outras situaes causadoras de stress fsico e/ou psquico tem como consequncia: o cansao, dores musculares, hipertenso arterial, diabetes, lcera, doenas nervosas, alterao no sono, asma, tenso, ansiedade, medo, comportamento estereotipado.

Riscos de Acidentes
* Arranjo fsico deficiente: podem ter como consequncia os acidentes e desgaste fsico excessivo. * Mquinas sem proteo: as mquinas de corte como serra circular e serra policorte, sem proteo podem ser responsveis por acidentes graves, principalmente mutilaes e cegueira, uma vez que podem projetar objetos contra os olhos do trabalhador.

* Ligaes eltricas deficientes podem ter como consequncias: curtos-circuitos, choques eltricos, incndio, queimaduras, acidentes fatais. * Ferramentas defeituosas: podem ser responsveis por acidentes e mutilaes, principalmente nos membros superiores. * EPISs e EPCs inadequados ou inexistentes: a falta ou o uso inadequado podem trazer como consequncia de acidentes e doenas ocupacionais, como infeces, cegueira, problemas auditivos, quedas de nveis de materiais e outros.

Falta do uso do cinto de segurana, capacete, retirada de utenslios de proteo em equipamentos de alto risco como (serras circulares), em prol de uma maior rapidez de servio, so alguns dos erros mais frequentes em um canteiro de obras, que podem resultar em acidentes.

Conscientizao dos Funcionrios

Treinamentos e Palestras
O treinamento sobre segurana do trabalho obrigatrio por lei efetuado antes do inicio dos servios do funcionrio

Cartazes e quadros de aviso


Com o intuito de permanecer no tema segurana do trabalho no cotidiano do trabalhador da obra, os cartazes, quadros de aviso e jornais peridicos so importantes ferramentas de persuaso.

Fiscalizao

Concluso

A Segurana no o simples ato egosta de no querer acidentar, mas sobretudo, um ato de solidariedade de no deixar ocorrer acidentes

You might also like