You are on page 1of 7

O Efeito Estufa

O que o Efeito Estufa?


O efeito estufa gerado pela derrubada de florestas e pela queimada das mesmas, pois so elas que regulam a temperatura, os ventos e o nvel de chuvas em diversas regies. Como as florestas esto diminuindo no mundo, a temperatura terrestre tem aumentado na mesma proporo. A queima do leo diesel e da gasolina nos grandes centros urbanos tem colaborado para o efeito estufa. O dixido de carbono (gs carbnico) e o monxido de carbono ficam concentrados em determinadas regies da atmosfera formando uma camada que bloqueia a dissipao do calor. Esta camada de poluentes, to visvel nas grandes cidades, funciona como um isolante trmico do planeta Terra. O calor fica retido nas camadas mais baixas da atmosfera trazendo graves problemas ao planeta.

Quais so as suas consequncias?


Pesquisadores do meio ambiente j esto prevendo os problemas futuros que podero atingir nosso planeta caso esta situao persista. Muitos ecossistemas podero ser atingidos e espcies vegetais e animais podero ser extintos. Derretimento de geleiras e alagamento de ilhas e regies litorneas. Tufes, furaces, maremotos e enchentes podero ocorrer com mais intensidade

Problemas Ambientais
- Reteno do calor na atmosfera fazendo com que aumente a temperatura no planeta; - Com o aumento da temperatura no planeta (aquecimento global), j est em processo o derretimento das geleiras das calotas polares; - O derretimento das calotas polares provoca o aumento da quantidade de gua nos oceanos, podendo provocar, em breve, o alagamento de cidades litorneas e a submerso de ilhas; - O aquecimento global provocado pelo efeito estufa pode acelerar o processo de desertificao em algumas regies do planeta; - O efeito estufa pode alterar o funcionamento equilibrado de ecossistemas, provando o desaparecimento de espcies vegetais e animais;

- Mudanas climticas provocadas pelo efeito estufa podem potencializar fenmenos ambientais como, por exemplo, furaces, tempestades, secas e quantidade de chuvas (com enchentes) em determinadas regies; - Ao gerar o aquecimento da temperatura, o efeito estufa pode aumentar as condies favorveis para o princpio de incndios em reas verdes, principalmente em pocas secas e de baixa umidade; - As mudanas climticas geradas pelo efeito estufa podem alterar os cursos naturais das correntes martimas, provocando a extino de diversas espcies de peixes e outros animais marinhos; - Ao modificar o clima de determinadas reas, o efeito estufa pode prejudicar a agricultura em determinadas regies, diminuindo a produo de alimentos no mundo todo.

Solues e medidas
Parar de emitir gases de efeito estufa e comear a retirar o excedente da atmosfera. - 60% do gases de efeito estufa vm de indstrias e transportes e gerao de energia eltrica. - 10% da agricultura. - O resto vm das queimadas. Usar o transporte coletivo a melhor soluo, pois nele, carrega-se mais o peso dos passageiros do que num veculo particular. Pense num carro popular brasileiro, qualquer que seja o que voc pensou, ele pesa no mnimo 900kg...agora pense no seu motorista, quanto ele(a) pesa? Ou seja, ele (o carro) leva mais a si mesmo que os passageiros. Num nibus, trem ou metr, ele leva no mnimo o seu peso em passageiros.

Nem to vilo assim


graas ao efeito estufa que a Terra se mantm em condies adequadas manuteno da vida. Se ele no existisse, nosso planeta teria uma temperatura mdia de 20 C abaixo de zero, ou seja, os oceanos seriam blocos de gelo e ns todos estaramos congelados. Bem mas ento por que o efeito estufa tem sido considerado um "vilo" em nosso ambiente? Na verdade, o problema que preocupa tanta gente nos dias atuais a intensificao do efeito Estufa. Apesar de o efeito estufa ser figurado como algo ruim, um evento natural que favorece a proliferao da vida no planeta Terra. Contudo, recentemente, estudos realizados por pesquisadores e cientistas, tm indicado que as aes antrpicas (aes do homem) tm agravado esse processo por meio de emisso de gases na atmosfera, especialmente o CO2. Muitos desses gases estufa so produzidos naturalmente, como resultado de erupes vulcnicas, da decomposio de matria orgnica e da fumaa de grandes incndios. Por isso so indispensveis para a existncia de vida no planeta. Contudo, em escala global, o aumento exagerado desses elementos provoca o aquecimento do global e suas conseqncias catastrficas.

You might also like