You are on page 1of 18

CINCIA POLTICA

Unidade 1 - O Poder Poltico e seus Componentes: Autoridade e Comunicao

O QUE PODER?
o

O poder o ponto de partida de todos os estudiosos da poltica.

Ora se refere a objetos ou fenmenos naturais:


A esponja tem um poder de absoro maior que a madeira

Ex: O calor tem o poder de irritar as pessoas.

Ora designando a capacidade ou a possibilidade de agir, de produzir efeitos. A televiso tem feito s pessoas repensarem suas posies sobre a maioridade penal.

Ex: S os governos podem acabar com a violncia

Ora denominando certa ao de indivduos e grupos.

Ex: No comcio das Diretas J, o povo demonstrou poder ao regime militar.

Fidel Castro: lder cubano que esteve no poder por quase 59 anos (1959-2008).

PODER SOCIAL

O homem , ao mesmo tempo, sujeito [aquele que age] e objeto [que sofre a ao]. o poder de um homem sobre outro homem (STOPPINO, 1998, p. 934 )

um tipo especfico de poder, cujo sentido est relacionado capacidade de agir, ou capacidade de influenciar o comportamento de outros.

PODER

Poder paterno - a capacidade que um pai tem de dar ordem ao filho e ser obedecido. Poder desptico - a dominao do senhor sobre o escravo. Poder econmico - influncia daqueles que possuem determinadas propriedades, principalmente econmicas, em influenciar e at induzir resultados (eleitorais, partidas de futebol, consumo de certos bens...) Poder ideolgico - A ao de certas ideias sobre a conduta das pessoas. Poder poltico - A obedincia dos cidados s determinaes, mandatos e ordens de um Governo. 3 elementos existentes nestes tipos de poder: a pessoa ou o grupo que detm o poder;

a pessoa ou o grupo que a ele est sujeito;


a esfera de atividade qual o poder se refere, ou seja, a esfera do Poder.

TEORIAS QUE FUNDAMENTAM O PODER

Substancialista: o poder algo que se possui e se usa como um outro bem qualquer.

Seguidores: Thomas Hobbes: o poder de um homem consiste nos meios de que aparentemente dispe para obter qualquer visvel bem futuro.

Bertrand Russerll: o poder consiste na produo dos efeitos desejados. Podendo ser fsico e constritivo (militar); psicolgico, base de ameaas de punio ou promessas de recompensa (econmico); mental, base da persuaso (educao).

TEORIAS QUE FUNDAMENTAM O PODER


Subjetivista:

o poder a capacidade de obter certos efeitos.

Seguidores: John Locke: o fogo tem o poder de fundir os metais do mesmo modo que o soberano tem o poder de fazer as leis e, fazendo as leis, influir sobre a conduta dos seus sditos.
Os

juristas: para definir o direito subjetivo faculdade que o ordenamento jurdico confere a determinados sujeitos para obter certos efeitos.

TEORIAS QUE FUNDAMENTAM O PODER

Relacional: por poder se deve entender a relao entre dois sujeitos, dos quais o primeiro obtm do segundo um comportamento que, em caso contrrio no ocorreria.

Seguidores: Max Weber: toda a probabilidade de impor a prpria vontade numa relao social, mesmo contra resistncias, seja qual for o fundamento dessa probabilidade. Robert Dahl: a influncia uma relao entre atores, na qual o ator induz outros atores a agirem de um modo que,em caso contrrio, no agiriam. Anthony Giddens: capacidade que indivduos ou grupos possuem para fazer valer os seus prprios interesses, mesmo quando outros se opem.

O PODER POLTICO

O poder poltico um tipo especfico, ou, nos termos da teoria relacional, um modo particular de fazer valer certos interesses ou preocupaes mesmo diante da resistncia de muitos.
Segundo John Locke: aquele que dita leis como de pena de morte e, consequentemente, todas as penas menores, com vistas a regular e a preservar a propriedade, e de empregar a fora do Estado na execuo de tais leis e na defesa da sociedade poltica contra os danos externos, observando to somente o bem pblico.

O PODER POLTICO

Poder COATOR;

O meio especfico a FORA;


Manifesta-se quando os conflitos so resolvidos SEM o uso da fora; A FORA uma ameaa a que sempre se pode recorrer;

A ameaa da FORA possibilita a a coao ou a submisso da vontade de um vontade de outro.


A base do poder poltico : AUTORIDADE E DOMINAO

AUTORIDADE
Poder

revestido de consentimento; , o consentimento

Estabilidade, isto precisa ser estvel;

Poder continuado no tempo; Os subordinados devem obedincia incondicional recebidas. prestar uma s ordens

DOMINAO

Dominao: implica o reconhecimento da autoridade, poder revestido de consentimento. DOMINAO X PODER

DOMINAO: uma probabilidade de que o mandato seja obedecido, implica em consentimento. PODER: possibilidade de impor a prpria vontade, o comando no , necessariamente, legitimo, nem a obedincia, forosamente, um dever. Lembre-se, no caso do poder poltico, a fora uma ameaa sempre presente.

LEGITIMAO
Legitimao

: a convico que assegura a obedincia, isto , que essa seja exercida sem recorrer ao uso da fora, a no ser em casos espordicos. PODER legitimo quando obedecido sem o uso da fora, isto , s pela CONVICO.

Um

TIPOS DE DOMINAO

DOMINAO CARISMTICA : dominao em virtude de devoo afetiva pessoa do senhor e seus dotes sobrenaturais (carisma) e, particularmente a faculdades mgicas, revelaes ou herosmo, poder intelectual ou de oratria. Princpio de legitimao: Extraordinrio e pessoal dom da graa; Tipo mais puro: dominao do profeta, do heri guerreiro e do grande demagogo; Associao predominante: de tipo comunitrio, na comunidade ou no squito; Quem obedecido: a pessoa do lder; Escolha do quadro administrativo: segundo o carisma e devoo ao lder; Administrao: tem por base a revelao ou criaes momentneas, a ao e o exemplo.

TIPOS DE DOMINAO

DOMINAO TRADICIONAL : dominao em virtude da crena na santidade das ordenaes e dos poderes senhoriais de h muito existentes.
Princpio de legitimao: a autoridade do eterno ontem, (hbitos arraigados, consolidados gerao aps gerao); Tipo mais puro: a dominao patriarcal; Associao predominante: de tipo comunitrio; Quem obedecido: o senhor e os que obedecem so sditos; Escolha do quadro administrativo: formado por seguidores e so escolhidos por laos de parentesco ou fidelidade pessoal e seus poderes e atribuies dependem da confiana do governante; Administrao: pode ser patriarcal (os servidores so recrutados em completa dependncia pessoal do senhor) ou estamental (os servidores so pessoas independentes do senhor, tm posio prpria que lhes d proeminncia social).

TIPOS DE DOMINAO

DOMINAO RACIONAL-LEGAL: Dominao em virtude do estatuto (normas, leis).


Princpio de legitimao: crena na validade do estatuto legal e da competncia funcional baseada em regras racionalmente criadas. Tipo mais puro: a dominao burocrtica; Associao predominante: eleita ou nomeada, e ela prpria ou todas as suas partes so empresas; Quem obedecido: obedece-se regra estatuda que define a quem se deve obedecer e em que medida. Aquele que ordena superior e ele prprio est submetido ao estatuto. Escolha do quadro administrativo: so selecionados por competncia tcnica; Administrao: O Estado Moderno encarna esse tipo de dominao, assim como a moderna empresa capitalista ou uma associao com fins utilitrios ou uma unio de qualquer outra natureza desde que possua um quadro administrativo numeroso e hierarquicamente articulado.

TEORIA DA BUROCRACIA
Weber

construiu a partir da anlise dos tipos de dominao , tendo por base dois elementos:
forma de legitimao: existncia de normas legais e abstratas que condicionam o exerccio do poder poltico.

aparelho administrativo: um corpo administrativo profissional, selecionado tendo por base as competncias que so definidas pelo estatuto.

TEORIA DA BUROCRACIA

A burocracia o tipo mais puro de dominao legal-racional e tem por caractersticas: Regras abstratas e definidas s quais esto subordinados os detentores do poder, o aparelho administrativo e os dominados. As relaes de autoridade esto ordenadas sistematicamente de modo hierrquico por: Esfera de competncia; Diviso do trabalho; Separao entre a pessoa e o cargo; O corpo burocrtico constitudo por indivduos livres que exercem suas funes tendo por base o contrato e so remunerados por salrio, previamente estipulado. Duas ticas: dos polticos e dos burocratas tica da responsabilidade (dos polticos) - a ao deve ter em vista as consequncias dos atos frente s finalidades ltimas da ao poltica (preservao do Estado, o bem-estar e a prpria preservao da coletividade), respondendo pelos seus atos perante a coletividade. tica das convices (dos burocratas, dos cientistas, dos filsofos) - compromisso intrnseco com a verdade, com a exatido dos fatos.

XITO A TODOS!!!

You might also like