You are on page 1of 19

Teorias da Personalidade

Psicologia Aplicada ao Direito Prof Ilana Andretta

Personalidade
Conjunto complexo de qualidades psicolgicas nicas que influenciam os padres de comportamento caractersticos de um indivduo em diferentes situaes ao longo do tempo. Modo de funcionamento psicolgico, arraigado, resistente, habitual, que caracteriza o estilo de um indivduo. Trata-se de uma intricada organizao de atitudes, percepes, hbitos, emoes e comportamentos, que caracterizam a pessoa no modo de relacionar-se com os outros e consigo mesma.

Teorias da personalidade
Enunciados hipotticos sobre a estrutura e o funcionamento das personalidades individuais, que contribuem para Compreender a estrutura Predizer o comportamento As teorias de personalidade diferem com relao nfase que do s questes relacionadas hereditariedade x ambiente; aos processos de aprendizagem x leis inatas do comportamento; causas passadas, comportamentos presentes e metas futuras; conscincia x inconsciente; disposies x situaes Proporcionam vises diferentes da personalidade humana.

Perspectivas tericas
Teoria Psicanaltica (Freud) Teoria dos Traos (Allport) Perspectiva Humanista (Maslow e Rogers) Comportamentalismo (Skinner) Teoria Social Cognitiva (Bandura)

Teoria psicanaltica
Primeira tpica Consciente Pr-consciente Inconsciente Segunda tpica Id Ego Superego
Sigmund Freud (18561939)

Desenvolvimento da personalidade
Estgio Oral Age 0-18 meses Foco ertico/ centros de prazer Boca: suco, mastigao, morder Experincias Experincia com o seio materno

Anal

18-36 meses

nus: excreo ou reteno das fezes

Treino de toilete (demandas de controle)

Flico

4-5

Genitais: estimulao masturbatria

Crise de dipo: identificao com o pai de mesmo sexo (sentimentos sexuais incestuosos)

Latncia

6-12

Nenhum (represso dos desejos sexuais)

Aprendizado na escola e contato social com o mundo exterior

Genital

Puberda de em diante

Genitais: intimidade sexual e intercurso

Desenvolvimento da capacidade de amar e trabalhar

Mecanismos de defesa
Tratam-se do esforo do ego para proteger a personalidade, falsificando a natureza da origem da ansiedade - Recalcamento - Deslocamento - Negao - Projeo - Formao reativa - Racionalizao - Sublimao

Teoria dos traos


Gordon Allport (18971967) Interesse: descrever a personalidade em termos de traos fundamentais, quais os comportamentos tpicos e motivaes conscientes das pessoas A personalidade definida em termos de padres de comportamento identificveis

Modelo dos cinco fatores


Fatores Extroverso Afabilidade (Simpatia) Conscienciosidade (Conscincia) irresponsvel. Definies bipolares Falante, enrgio e afirmativo versus quieto, reservado e tmido. Simptico, gentil e afetivo versus frio, agressivo e cruel. Organizado, responsvel e cuidadoso versus despreocupado, frvolo e Estvel, calmo e satisfeito versus ansioso, instvel e

Neuroticismo (Estabilidade emocional) temperamental. Abertura para experincias rotina

Imaginativa, preferncia pela variedade e independente versus prtica, preferncia pela e conformada

Perspectiva Humanista
nfases
no potencial de crescimento das pessoas saudveis, na identificao dos aspectos de auto-determinao, autoaceitao, auto-realizao (em oposio s doenas dos pacientes de Freud) na pessoa completa, para alm da compartimentao realizada pelos testes (em crtica teoria dos traos)

Abraham Maslow (19081970)


Auto-realizao: A tendncia fundamental do organismo de AUTOse realizar, manter, REALIZAO aperfeioar e de cumprir com o seu potencial. ESTIMA (auto-estima, autonomia)

SOCIAIS (afeto, aceitao, amizade)

SEGURANA (proteo contra danos fsicos/emocionais)

FISIOLGICAS (sede, fome, sexo)

Pirmide das necessidades de Maslow

Carl Rogers (1902 - 1987)


Pressuposto bsico: as pessoas so boas e dotadas de tendncia para a auto-realizao Trs condies para a promoo do crescimento: Autenticidade (pessoas genunas, verdadeiras) Aceitao (considerao positiva incondicional) Empatia (ausncia de julgamento)

Comportamentalismo
Objeto de estudo: comportamento observvel
Influncia: objetivismo e mecanicismo, psicologia animal e funcional Reforo

Punio
Modelagem

Comportamentalismo
O comportamento aquilo que pode ser objetivamente estudado; A personalidade uma coleo de comportamentos objetivamente analisveis; O comportamento pode ser modelado atravs da administrao de reforos positivos e negativos, o que implica tambm numa relao causal entre reforo (causa) e comportamento (efeito);

Para os behavioristas radicais a personalidade resultado da experincia de vida e histria de reforamento de cada pessoa. o repertrio comportamental do indivduo o conjunto de comportamentos que ocorre de forma consistente em muitas situaes, resultado de contingncias tambm consistentes ao longo do tempo.

Perspectiva Social Cognitiva


Enfatiza as origens sociais do comportamento e a Fatores Fatores importncia de Pessoais ambientais (cognitivos) processos cognitivos em todos os aspectos do funcionamento humano motivao, Comportamento emoo e ao. Determinismo recproco

Albert Bandura (1925 - )


O que as pessoas pensam, acreditam, e sentem afeta a forma como se comportam. Os efeitos naturais e extrnsecos de suas aes, por sua vez, determinam parcialmente seus padres de pensamento e reaes afetivas. (Bandura, 1978)

Experimento com o boneco


Em um experimento (Bandura, Ross e Ross, 1961), um grupo de crianas assistia a um vdeo de uma pessoa atacando um palhao de plstico (Joo Bobo), enquanto um outro grupo controle assistia a um vdeo onde o modelo brincava com os outros brinquedos e ignorava o palhao. Aps o vdeo as crianas foram colocadas em uma sala com brinquedos, mas no poderiam toc-los. Quando levadas para outra sala, onde havia os mesmos brinquedos vistos no vdeo, no grupo que foi exposto ao modelo de agresso observou-se que cerca de 80% das crianas imitou o modelo violento visto no filme. E oito meses depois, 40% destas mesmas crianas ainda apresentava o mesmo comportamento violento.

De acordo com Bandura, as crianas

vem os adultos como modelos a serem seguidos. Assim, se um adulto emite comportamentos agressivos, a criana vai emiti-los tambm; e no v problemas porque se o modelo est fazendo isso, ela tambm pode faz-lo.

http://www.youtube.com/watch?v=6yBPqlSLtks

You might also like