You are on page 1of 14

Influncia da Lngua Estrangeira na qualificao profissional

A rapidez com que as mudanas ocorrem exige um novo profissional com viso mais globalizada, com conhecimentos mais abrangentes e conscincia do seu papel no conjunto de aes que desempenha.

A empresa para conquistar espao necessita alcanar as melhores prticas e desempenho, e para que isso ocorra, busca empregar pessoas que busquem o aprendizado constante, e que a formao profissional se apresenta como um projeto dinmico e inacabado.

Estudiosos em recursos humanos dos tempos atuais advertem para a necessidade do trabalhador investir na aquisio da lngua estrangeira, para melhor atender o mercado de trabalho (globalizado) e da tecnologia de informao. O mercado de trabalho exige do profissional um conhecimento que vai alm de simplesmente ler e escrever num outro idioma, conhecer a cultura uma parte significativa da educao geral de qualquer cidado, conhecimento este que facilita a compreenso da prpria lngua.

O uso da LE na indstria um resultado direto da internacionalizao da economia, um processo envolvendo capital, produtos e funcionrios. O ingls pode estar inserido em alguns nveis:

Nvel gerencial, o ingls usado para facilitar a comunicao entre os membros do grupo com diferenas lingsticas, em pases diferentes. No uso do hardware eletrnico principalmente computadores, que no tenham sido adaptados a lngua local. No marketing o ingls usado intensamente . A lngua tem um importante papel na distribuio de mercadorias aos consumidores pelo seu uso nas marcas, rtulos, instrues de uso etc.

O fato da lngua inglesa dominar a comunicao no mundo dos negcios o acesso a literatura tcnica e cientfica, torna difcil para aqueles que no tem o conhecimento se inserirem neste contexto, com essas exigncias foi necessrio implantar cursos de ingls instrumental em escolas tcnicas entre outras, com a finalidade de preparar o individuo em sua rea de atuao.

O ingls a lngua internacional do mundo de hoje, o que quer dizer que supostamente, todos os pases do mundo deveriam aprend-la como segunda lngua. Cada vez mais saber ingls importante para conseguir um emprego simples, comum (sem requerer a formao superior) assim como o emprego de secretria ou de atendente de uma loja em um shopping Center. No existem, ento, profisses em que seja maior ou menor a necessidade de aprender ingls, porque todas as profisses de hoje requerem algum conhecimento da lngua (formal ou informal).

A atual busca de informao aliada necessidade de comunicao em nvel mundial fez com que o ingls fosse promovido de lngua dos povos americanos, britnicos, irlands, australiano, neozelands, canadense, caribenhos, e sul africano, lngua internacional. Enquanto que o portugus falado em 4 pases, por cerca de 195 milhes de pessoas, o ingls falado como lngua materna de 400 milhes de pessoas.

Para o professor de ingls, alm de conhecer os contedos, ele deve ser capaz de: _ Analisar um tpico at torn-lo compreensvel; _ Observar qual a melhor maneira de aproximar do contedo; _ Selecionar as estratgias metodolgicas mais adequadas; _ Organizar as ideias, a informao e as tarefas para o aluno.

Segundo Masetto (2003), incentivar a participao dos aprendizes no processo de aprendizagem resulta em motivao e interesse do aluno pela matria, e dinamizao nas relaes entre aluno e professor um aliado para sua formao, e no um obstculo, e sente-se igualmente responsvel por aprender.

A aula funciona numa dupla direo: recebe a realidade, trabalha-a cientificamente, e volta a ela de uma forma nova, enriquecida com a cincia e com propostas novas de interveno. Quando os alunos vivenciam essa dupla direo e percebem que as aulas lhes permitem voltar sua realidade pessoal, social e profissional com mos cheias de dados novos e contribuies significativas, esse ambiente comea a ser um espao de vida para eles. E, ento, faz sentido frequentar a aula e dela participar.

READ AND TRANSLATION THE TEXTS Smell the flowers ( text 1)

An American soldier put some flowers on a grave At the same time a Chinese soldier put a plate of rice on nearby grave The American then looked at the Chinese with surprise and asked: _ what time do you think you dead will come to eat you rice? _ At the same time yours will come to smell your flowers!

CAN ANGELS FLY? (text 2) _Can angels fly, mother? _yes, my daughter. why? _ yesterday Daddy called our maid my angel! when is she going to fly? _ Right now.

You might also like