You are on page 1of 17

Elementos da Comunicao

Prof. Regi Pinheiro

regipinheiro11@yahoo.com.br

O processo da comunicao
Em todo ato de comunicao esto envolvidos vrios elementos : 1. Emissor ou remetente: 2. Receptor ou destinatrio: 3. Mensagem: 4. Suporte/portador/veculo:

5. Cdigo: um sistema de signos convencionais que permite dar informao emitida (pelo emissor) uma interpretao adequada (pelo receptor). A lngua portuguesa, por exemplo, um cdigo; o sistema de sinais Morse outro cdigo. Mas, para que o processo comunicativo se realize a contento, o emissor e o receptor devem empregar um mesmo cdigo, do contrrio no haver comunicao. 6. Contexto ou referente: ambientao, situao em que se d o processo de comunicao.

Os principais elementos da comunicao podem ser assim esquematizados: Contexto

Mensagem

Emissor
suporte

Receptor

Cdigo

Lngua, fala, nveis de fala, linguagem, gramtica Conceitos bsicos: 1. Lngua: Lngua um sistema de signos que serve de meio de comunicao entre os membros de uma comunidade lingustica. Os signos de uma lngua substituem os objetos e os representam. Assim : Signo = significante = significado Bola

= Significao

A lngua um verdadeiro cdigo social, enriquecido com o passar do tempo e disposio dos indivduos para que dele se apropriem adequadamente.

2. Fala:

Denominamos fala ao uso que os membros da comunidade lingustica fazem da mesma lngua. Em outras palavras, ele o ato concreto e individual das pessoas que se apropriam da lngua comum e lhe imprimem um estilo particular de expresso.
3.Nveis de fala: Nveis de fala so os modos variados com que o individuo usa a lngua, de acordo com o meio sociocultural em que ele vive. Nesse sentindo, distinguimos o nvel comum do literrio, o coloquial do formal e o popular erudito.

4. Linguagem: Linguagem a capacidade comunicativa que tm os seres humanos de usar qualquer sistema de sinais significativos, expressando seus pensamentos, sentimentos e experincias. Desse modo, desenhos, gestos, sons, cores, cheiro, onomatopias, palavras, etc... so formas de linguagem.

5. Gramtica:
Finalmente, gramtica a descrio do sistema de uma lngua, ou descrio da lngua como sistema de meios de expresso. Como esse sistema trplice fnico (de sons), mrfico(de formas), sinttico (de frases) , a gramtica divide-se normalmente em fonologia, morfologia e sintaxe, ficando a estilstica e a semntica como partes suplementares.

Em sntese, as funes da linguagem podem ser resumidas assim:


Funes predominantes
A)Referencial ou denotativa B)Emotiva ou expressiva

Finalidade
Transmitir informaes Exprimir sentimentos e emoes

Recursos
Frase declarativa: Comunicao impessoal e objetiva.
Frase exclamativa: Comunicao pessoal e subjetiva; uso de recursos como: interjeio, superlativos, aumentativos, diminutivos, hiprboles, figuras, entonao e etc...

C) Apelativa ou conotativa D)Ftica ou de contato E) Metalingstica

Influenciar, persuadir o receptor Gerar, sustentar, favorecer e facilitar a comunicao Definir, explicar, analisar, criticar o cdigo lingstico Valoriza a elaborao da linguagem como meio de expresso

Frases imperativa: Comunicao indutora, convincente, decidida. Frases breve, exata, clara, de fcil compreenso. Explicaes, definies, conceituaes.

F) Potica

Frases de valor artstico, com o predomnio da conotao, figuras de linguagem e musicalidade.

Vemos abaixo os componentes do processo de comunicao e a relao entre eles. Na comunicao oral ou escrita, normalmente, um dos elementos mais enfatizado que outros.

Contexto
funo referencial

Emissor
funo emotiva

Mensagem
funo potica

Receptor
funo apelativa

Canal
funo ftica

Cdigo
funo metalingstica

Registro formal: respeita-se a norma culta do idioma; preocupa-se com a correo gramatical; elabora-se um texto formal com uma linguagem erudita. 17 * Erudito Fa-lo-a se lhe fosse anudo? * Culto Voc faria isso se fosse possvel? Registro informal: os emissores cometem pequenas falhas conforme a norma coloquial; quando ocorre erros graves, especialmente, de ortografia e concordncia, a linguagem se classificar como inculta ou vulgar. * Coloquial D pra fazer isso? * Vulgar Num d pra mim faz. Tu pode?

HORA DA REVISO!

Preste muita ateno porque, na maior parte do tempo, a coisa mais importante a que voc no sabe

Posso te falar dos sonhos, das flores, de como a cidade mudou... Posso te falar do medo, do meu desejo, do meu amor... Posso falar da tarde que cai E aos poucos deixa ver no cu a lua Que um dia eu te dei.
(A lua que eu te dei/ Ivete Sangalo)

- Al, al, marciano. Aqui quem fala da Terra. Pra variar estamos em guerra. (Elis Regina

At onde existe amor De quem assume esta sina Viver um vo para a felicidade e a voz da verdade (Daqui por diante/ Baro)

You might also like