You are on page 1of 47

Empreendedorismo Aula 02 Plano de Negcios Profa. Socorro Braun sosbraun@hotmail.

com

Empreendedorismo
Maiores armadilhas no gerenciamento de pequenas empresas (Bangs, 1998)
Falta

de experincia Atitudes erradas Falta de capital Localizao errada

Empreendedorismo
Maiores armadilhas no gerenciamento de pequenas empresas (Bangs, 1998)
Expanso

inexplicada. Excesso de capital em ativos fixos. Difcil obteno de crdito. Usar grande parte dos recursos do proprietrio.

Empreendedorismo
PLANO DE NEGCIOS

um documento usado para descrever um empreendimento e o modelo de negcios que sustenta a empresa.
Fonte: Dornelas, 2001

Empreendedorismo
As

aes que compem o PN geralmente so padronizadas para facilitar o entendimento. Cada seo do PN tem um propsito especfico.
(Dornelas, 2001)

Empreendedorismo
Um

PN para uma empresa de pequeno porte pode ser menor do que de uma grande organizao, contendo uma mdia de 15 pginas.
(Dornelas, 2001)

Empreendedorismo Atravs do PN possvel: Entender e estabelecer diretrizes para o negcio. Monitorar diariamente a empresa e tomar aes corretivas quando necessrio.

Empreendedorismo

Atravs do PN possvel: Gerenciar de forma mais eficaz a empresa e tomar decises acertadas.

Empreendedorismo

Atravs do PN possvel: Aprovao de financiamentos e recursos junto a bancos, governo, investidores, capitalistas de risco, entre outros.

Empreendedorismo

Atravs do PN possvel: Identificar oportunidades e transform-las em diferencial competitivo para a empresa. Estabelecer comunicao interna eficaz na empresa.

Empreendedorismo Estrutura do PN No existe uma estrutura rgida e especfica para se escrever um PN. Deve manter um nmero de sees de modo a proporcionar um entendimento do negcio.

Empreendedorismo Estrutura do PN Deve permitir um entendimento de como a empresa organizada, seus objetivos, produtos e servio, mercado, sua estratgia de marketing e financeira.

Empreendedorismo

Estrutura do PN Capa Deve ser feita de maneira limpa e com as informaes necessrias e pertinentes.

Empreendedorismo
Estrutura do PN Capa
Nome da empresa. Endereo da empresa. Telefone da empresa (incluindo DDD). Logotipo, se a empresa tiver um. Nomes, cargos, endereos e telefones dos proprietrios da empresa. Ms e ano em que o plano foi feito. Nome de quem fez o Plano de Negcios.

Empreendedorismo Capa

Empreendedorismo Estrutura do PN Sumrio - Ttulo de cada seo c/ pgina - Principais assuntos relacionados em cada seo.

Empreendedorismo

Estrutura do PN 1. Sumrio Executivo Funciona com um espcie de introduo ao Plano. Principal seo do PN, tornando atrativa ou no a leitura do mesmo. Deve ser a ltima seo a ser escrita.

Empreendedorismo

Estrutura do PN 1. Sumrio Executivo Deve explicar o objetivo do PN, por exemplo, requisio de financiamento junto a bancos, capital de risco, apresentao da empresa para potenciais parceiros ou clientes.

Empreendedorismo
Estrutura do PN 1.Sumrio Executivo Mostra uma viso geral sobre a empresa: o empreendedor, o produto ou servio a ser oferecido, o mercado e os elementos de diferenciao, o que se espera do negcio sobre o ponto de vista financeiro.

Empreendedorismo
Estrutura do PN 1. Sumrio Executivo Nome ou Razo Social da Empresa CPF ou CNPJ; Inscrio Estadual; Endereo, telefone, fax e site; Enunciado do Projeto; Competncia dos Responsveis; Os Produtos e a Tecnologia; O Mercado Potencial a oportunidade; Elementos de Diferenciao; Previso de Vendas; Rentabilidade e Projees Financeiras; Necessidades de Financiamento;

Empreendedorismo
Estrutura do PN Anlise estratgica Deve responder s seguintes questes: O que a empresa deve fazer? Para quem a empresa deve fazer? Por que a empresa deve fazer? Como a empresa deve fazer? Onde a empresa deve fazer?

Empreendedorismo
Estrutura do PN Anlise estratgica So definidos os rumos da empresa Misso (razo de sua existncia) A descrio da empresa comea com a sua Misso; a descrio sucinta do que a empresa pretende realizar;

Empreendedorismo Estrutura do PN Anlise estratgica - Misso Na misso empresarial deve ficar clara impresso de como aquela empresa atua, de modo bem amplo; Descrever suas crenas e valores;

Empreendedorismo Estrutura do PN Anlise estratgica - Misso Seu relacionamento para com o mercado, clientes e colaboradores, etc; A Misso de uma empresa pretende ser o seu retrato.

Empreendedorismo Misso da C&A Existimos para oferecer artigos e servios orientados para a moda, com excelente relao custobenefcio, sempre atuando com tica e buscando superar as expectativas dos clientes, associados e acionistas.

Empreendedorismo

Misso - Lojas Colombo Comercializar e distribuir bens e servios de forma gil e inovadora, com competitividade e rentabilidade, atendendo s expectativas de seus clientes, funcionrios, acionistas e comunidade.

Empreendedorismo

Misso Farmcias Pague Menos Encantar pessoas, promovendo saudabilidade, atravs de atitudes inovadoras e cidads.

Empreendedorismo

Anlise Estratgica Situao atual: Oportunidades e ameaas externas; Foras e fraquezas Objetivos e metas de negcio.

Empreendedorismo

Descrio da Empresa objetivos O que a empresa pretende: Situao planejada desejada o que a empresa deseja; Foco da Empresa foco do negcio.

Empreendedorismo

Descrio da Empresa Histrico; Crescimento; Faturamento dos ltimos anos; Impostos; Estrutura organizacional e legal;

Empreendedorismo

Descrio da Empresa Localizao; Parcerias; Certificaes de qualidade; Servios terceirizados, etc.

Estrutura do PN
6. Produtos e servios - Produtos e servios da empresa: - recursos utilizados - Ciclo de vida - Fatores tecnolgicos envolvidos - Processo de pesquisa e desenvolvimento

Estrutura do PN
-

Principais clientes atuais Se a empresa detm marca ou patente de algum produto Acrescentar, se a informao estiver disponvel, o nvel de satisfao dos clientes, este feedback bastante importante.

Estrutura do PN

7. Plano Operacional - Apresentar aes que a empresa est planejando em seu sistema produtivo e o processo de produo, indicando o impacto que estas aes tero em seus parmetros de avaliao de produo.

Estrutura do PN

7. Plano Operacional -Informaes operacionais atuais e previstas como: produto ou servio, percentual de entregas a tempo, ndice de refugo, desenvolvimento de produto ou servio, entre outros.

Estrutura do PN

8. Plano de Recursos Humanos -Apresentao dos planos de desenvolvimento e treinamento de pessoal da empresa. -Indicar metas de treinamento associadas s aes do Plano Operacional, metas de treinamento estratgico, de longo prazo e no associadas diretamente s aes

Estrutura do PN

8. Plano de Recursos Humanos - Nvel educacional e a experincia dos executivos, gerentes e funcionrios operacionais, indicando os esforos da empresa na formao de seu pessoal.

Estrutura do PN
9. Anlise de mercado - Mostrar conhecimento do seu mercado de produtos/servio (por meio de pesquisas de mercado) - Como est segmentado, crescimento desse mercado, caractersticas do consumidor e sua localizao - Sazonalidade (como agir neste

Estrutura do PN

9. Anlise de mercado -Anlise da concorrncia, participao de mercado e a principais concorrentes.

sua dos

Estrutura do PN
10. Estratgia de Marketing - Contemplar como a empresa pretende vender seu produto/servio e conquistar seus clientes, manter o interesse dos mesmos e aumentar a demanda. - Abordar mtodos de comercializao, diferenciais do produto/servio para o cliente.

Estrutura do PN
10. Estratgia de Marketing - Poltica de preos - Principais clientes - Canais de distribuio - Estratgias de promoo/comunicao e publicidade, bem como projeo de vendas.

Estrutura do PN
11. Plano Financeiro - Apresentar em nmeros todas as aes planejadas para a empresa e as comprovaes, atravs de projees futuras (necessidade de capital quanto, e com que propsito) de sucesso do negcio. - Fluxo de caixa (trs anos) - Balano patrimonial

Estrutura do PN

11. Plano Financeiro - Anlise do ponto de equilbrio - Necessidades de investimento - Demonstrativo de resultado (DRE) - Anlise de indicadores financeiros do negcio (faturamento, margem prevista,
prazo de retorno sobre o investimento inicial,

Estrutura do PN
12. Anexos - Informaes adicionais consideradas relevantes para o melhor entendimento do PN. - Incluir a relao dos curriculo vitae dos scios e dirigentes da empresa. - Informaes como fotos de produtos. - Estatutos

Estrutura do PN
12. Anexos - Plantas da localizao. - Roteiros e resultados completos de pesquisas de mercado realizadas. - Material de divulgao do negcio
(folders, catlogos, entre outros).
-

Contrato social da empresa Planilha financeira detalhada.

O PN como Ferramenta de Gesto

Para que o PN se torne um instrumento eficaz de gerenciamento importante que as informaes nele contidas, possam ser divulgadas internamente empresa. Boas informaes trancadas em uma gaveta ou perdidas em uma montanha de papis na mesa de um gerente no so propriamente utilizveis e fatalmente caem no esquecimento.
Dornelas, 2001

O PN como Ferramenta de Gesto


As

informaes contidas no

PN

devem ser utilizadas internamente,

conduzindo e validando os esforos de


melhoria da empresa.

You might also like