You are on page 1of 14

Estrutura e Anlises das Demonstraes Financeiras

Resumo
Prof. Vanderley Soares vandsoares@uol.com.br

1. INTRODUO ANLISE DAS DEMONSTRAES FINANCEIRAS 1.1 Evoluo da Contabilidade


Origem desde o surgimento do Homo Sapiens h 4.000 anos A.C. >Controlar e inventariar os bens

Com a evoluo da sociedade > Maior a necessidade de organizar e controlar o patrimnio.


2

Formao da Cincia Contbil >1494 Tractatus de Computis et Scripturis Luca Pacioli Sist. de Partidas Dobradas Forma de controle semelhante a de hoje.

>A contabilidade sempre evoluiu conforme nossas necessidades


Leis 11.638/07 e 11.941/09 revogaram dispositivos da lei 6.404/76 NORMAS INTERNACIONAIS DE CONTABILIDADE > A partir de 2010, a contabilidade brasileira vem se adaptando ao sistema de contabilidade internacional
3

1.2 Finalidade das informaes contbeis O objetivo, da contabilidade o de oferecer informaes sobre a situao econmicofinanceiras aos diversos pblicos interessados. Pblicos Interessados Pblico interno: >Dirigentes da empresa: quem toma as principais decises Informaes P/ controle gerencial Capital de giro, Lucratividade, Receitas, Despesas, Ativo imobilizado, etc.

Pblico externo: >Investidores: acionistas, compradores de ttulos emitidos pela empresa Informaes p/ analisar qualidade e potencial empresa. >Credores: Fornecedores diversos; instituies financeiras, etc Informaes p/ analisar a situao financeira da empresa:
5

>Governos: Federal, Estadual e Municipal

instituies financeiras. Informaes para exigir os tributos e contribuies sociais e manter banco de dados sobre a economia.

1.3 Peas Contbeis


Peas so os relatrios ou demonstrativos elaborados pela contabilidade. So o produto final da contabilidade.

Peas contbeis (relatrios) exigidas pela Lei da Sociedade por Aes : Lei 6404/76 e suas atualizaes. a)Balano Patrimonial
Tem por finalidade apresentar a situao esttica do patrimnio, ou seja, o valor dos BENS, DIREITOS, OBRIGAES e P. LQUIDO da empresa em determinada data.

O balano Patrimonial deve ser elaborado ao menos uma vez no ano, ou seja, elaborado com base na data de 31/12/XX, referente ao exerccio social encerrado. Empresas S/A, com aes em bolsa, deve ter seu balano publicado em jornal, apresentando os dois ltimos exerccios: o atual e o do ano anterior.

b) Demonstrao de Resultados do ExerccioDRE Tem a finalidade de apurar e apresentar o resultado lquido alcanado pela empresa durante o exerccio social, ou seja, apresentar o lucro ou o prejuzo.
Esse relatrio apresenta os diversos tipos de receitas, os custos e as diversas despesas; finalizando com o resultado lquido: Lucro ou prejuzo.

c) Demonstrativos do Fluxo de caixa Este relatrio expe todas as entradas e sadas de recursos: as programadas e as efetivamente realizadas durante o perodo do exerccio social.
d) Demonstrativo do Valor Adicionado Este relatrio apresenta o valor das riquezas criadas pela PRPRIA empresa durante o perodo do exerccio social.
e) Demonstrativos de lucros ou prejuzos acumulados Valor dos lucros/prejuzo gerados e seus

respectivos perodos.

10

f) Notas Explicativas

Essas notas explicativos tm a finalidade de expor outras informaes que no constam nos demonstrativos normais, mas que interessam ao publico externo. Exemplo:o detalhamento das dvidas de longo prazo; participao acionria em outras empresas, etc.

11

g) Relatrio da Diretoria Neste relatrio, a Presidncia / Diretoria apresenta alguns comentrios sobre a gesto praticada no exerccio.

f) Parecer dos Auditores


um relatrio preparado por equipe de auditores independentes. Expem sobre a correo dos dados dos relatrios, assim como sobre a correo dos mtodos contbeis utilizados, etc.
12

Dentre as peas contbeis facultativas, temos: Balano Social Tem o objetivo de informar aos diversos pblicos externos sobre a o que a empresa tem realizado a favor da sociedade e do meio ambiente.

13

1.4 Importncia da anlise das demonstraes contbeis Os relatrios apresentam informaes que permitem analisar a situao:
Econmica: rentabilidade da empresa,

Financeira: qualidade das dvidas e situao de solvncia, gerao de receitas, etc.


Patrimonial: Ativo circulante, No circulante, P. Lquido, etc.

14

You might also like