You are on page 1of 55

DIREITO EMPRESARIAL

AULA 03

HOMENAGEM AS MULHERES

E NO LTIMO ENCONTRO...
RPIDA REVISO

DIREITO EMPRESARIAL
AULA 03

PROPRIEDADE INDUSTRIAL
LEI N 9.279, DE 14 DE MAIO DE 1996.
.

CONCEITO P.I.
Conjunto de normas e institutos que tm como objetivo a proteo dos bens imateriais pertencentes ao empresrio e ligados atividade por ele desenvolvida.

NORMA CONSTITUCIONAL
ART. 5, XXIX A lei assegurar aos autores de inventos industriais privilgio temporrio para sua utilizao, bem como proteo s criaes industriais, propriedade das marcas, aos nomes de empresas e a outros signos distintivos, tendo em vista o interesse social e o desenvolvimento tecnolgico e econmico do Pas.

Propriedade Industrial - Proteo


Art. 2 da Lei 9.279/96: A proteo dos direitos relativos propriedade industrial, considerado o seu interesse social e o desenvolvimento tecnolgico e econmico do Pas, efetua-se mediante:

I concesso de patentes de inveno e de modelo de utilidade; II concesso de registro de desenho industrial; III concesso de registro de marca; IV represso s falsas indicaes geogrficas; V represso concorrncia desleal.

Bens protegidos pelo Direito de Propriedade Industrial


Inveno e modelo de utilidade concesso de patente (carta patente). Marca concesso de registro (certificado de registro).

INPI Instituto Nacional de Propriedade Industrial


Autarquia federal, vinculada ao Desenvolvimento, Indstria e Comrcio. Ministrio de

Atribuio: conceder privilgios e garantias aos inventores e criadores em mbito nacional. Ente administrativo suas decises podem sempre ser revistas pelo poder judicirio, em funo do princpio da inafastabilidade do controle jurisdicional. As Aes contra o INPI tero competncia a Justia Federal, j que se trata de uma Autarquia federal.

Das Patentes
Patente um ttulo de propriedade temporria sobre uma inveno ou modelo de utilidade, outorgados pelo Estado aos inventores ou autores ou outras pessoas fsicas ou jurdicas detentoras de direitos sobre a criao. Em contrapartida, o inventor se obriga a revelar detalhadamente todo o contedo tcnico da matria protegida pela patente.
(http://www.inpi.gov.br/menu-esquerdo/patente/pasta_oquee)

Das Patentes
A inveno e o modelo de utilidade, ter proteo especfica mediante a concesso de patente, instrumentalizada pela respectiva carta-patente. Pedido: junto ao INPI pelo autor da inveno ou modelo de utilidade, herdeiros ou sucessores do autor, pelo cessionrio ou por aquele a quem a lei ou o contrato de trabalho ou de prestao de servios determinar que pertena a titularidade (art. 6, pargrafo 2). Se o invento for realizado em conjunto, o pedido de proteo poder ser feito por todos os inventores, ou por qualquer deles. Se dois ou mais autores tiverem realizado a mesma inveno ou modelo de utilidade de forma independente o direito de obter patente ser assegurado quele que provar o depsito mais antigo, independente das datas de inveno ou criao

Das Patentes - Requisitos


Art. 8 patentevel a inveno que atenda os requisitos de novidade, atividade inventiva e aplicao industrial.

a) Novidade; b) Atividade inventiva; c) Aplicao industrial (ou industriabilidade); d) Licitude (ou desimpedimento).

Patente nos casos de invento realizado por empregado ou prestador de servio.


Art. 88. A inveno e o modelo de utilidade pertencem exclusivamente ao empregador quando decorrerem de contrato de trabalho cuja execuo ocorra no Brasil e que tenha por objeto a pesquisa ou a atividade inventiva, ou resulte esta da natureza dos servios para os quais foi o empregado contratado. Art. 90. Pertencer exclusivamente ao empregado a inveno ou o modelo de utilidade por ele desenvolvido, desde que desvinculado do contrato de trabalho e no decorrente da utilizao de recursos, meios, dados, materiais, instalaes ou equipamentos do empregador. Art. 91. A propriedade de inveno ou de modelo de utilidade ser comum, em partes iguais, quando resultar da contribuio pessoal do empregado e de recursos, dados, meios, materiais, instalaes ou equipamentos do empregador, ressalvada expressa disposio contratual em contrrio.

Das Patentes

Brasil adota o princpio do first to file (primeiro a depositar).

Prazo de durao da Patente


Patente de inveno: 20 anos. Patente de modelo de utilidade: 15 anos. *Contados da data de depsito.

Obs. O prazo de patente no poder ser inferior a 10 anos (inveno) e 7 anos (modelo de utilidade). * Contados da concesso da patente.

Das Patentes

Terminado o prazo de validade, a inveno cai em domnio pblico, no havendo possibilidade de renovao.

Das Patentes
Aps concedida a patente, seu titular possui os seguintes direitos (art. 42 da LPI): Impedir terceiros, sem o seu consentimento, de produzir, usar, colocar venda, vender ou importar com estes propsitos: I produto objeto de patente; II processo ou produto obtido diretamente por processo patenteado.

Das Patentes
Extino da Patente (Art. 78 da LPI): i) pela expirao do prazo de vigncia;
ii) pela renncia, ressalvado o direito de terceiros; iii) pela caducidade: falta de explorao efetiva de seu objeto; iv) pela falta de pagamento da retribuio anual, e v) caso a pessoa domiciliada no exterior no constitua e mantenha procurador devidamente qualificado e domiciliado no Brasil, com poderes para represent-la administrativa e judicialmente, inclusive para receber citaes.

Estado da tcnica
O Estado da Tcnica tudo aquilo tornado pblico antes da data de depsito do pedido de patente por qualquer meio (escrito ou oral), que tenha comprovao de data no Brasil ou exterior.
Por exemplo, se um inventor solicita a patente de um medicamento para tuberculose, o examinador buscar nos bancos de dados por tudo o que j existe sobre medicamentos e tuberculose. Assim, ele poder avaliar se aquela inveno realmente nova, nunca foi inventada antes, e se no bvia em face do que j foi inventado ou um plgio.

Deciso judicial - Patente


Deciso judicial anula patente do anticoncepcional Yasmin 17 de setembro de 2008 Uma deciso tomada pelo Tribunal Regional Federal da 2a Regio, no Rio de Janeiro, abriu caminho para o barateamento de vrios remdios. Por unanimidade e com o entendimento do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), a justia fluminense decidiu pela anulao da patente do anticoncepcional Yasmin, fabricado pela Schering. A empresa pretende recorrer ao Supremo Tribunal Federal. A ao foi movida pela Libbs Farmacutica, que produz o contraceptivo Elani, que tem o mesmo princpio ativo do Yasmin, mas tem um preo 30% menor. A patente da plula feita pela Schering j havia sido quebrada ano passado nos Estados Unidos. (...) Um parecer do INPI mostrou que a patente do Yasmin no possua atividade inventiva, um dos requisitos para que ela continue em vigor. Atualmente a cartela com 21 comprimidos da plula Yasmin custa, em mdia, R$ 50. A deciso abre caminho para o fim da patente de outros medicamentos que se enquadram na mesma categoria, entre eles o Viagra, o Omeprazol e quatro dos 18 remdios do coquetel anti-Aids. Mdia Eletrnica: http://oglobo.globo.com/vivermelhor/15/09/2008

Marcas
Conceito: Sinais distintivos visualmente perceptveis no compreendidos nas proibies legais (art. 122 da LPI) Trata-se de um sinal aposto a um produto, uma mercadoria ou indicativo de um servio, destinado a diferenci-lo dos demais.

Marca

possvel registrar como marca um sinal sonoro, ou determinado cheiro ou odor?

Marca
Espcies de marca: Marca de produto ou servio. Marca de certificao. Marca coletiva.

Marca de Produto

Marca de certificao

Marca coletiva

Marca
Forma de apresentao: Nominativas; Figurativas; Mistas; Tridimensionais (Ex: vidro de perfumes).

Marca Nominativa

Marca Figurativa

Marca Mista

Marca tridimensional

Marcas - Requisitos
Percepo visual; Distintividade; Disponibilidade, e Licitude.

Marcas

Quem pode requerer o registro? Qualquer pessoa fsica ou jurdica, de direito pblico ou direito privado (art. 128 da LPI).

Marcas
Art. 129 da LPI: os direitos relativos a uma marca somente so adquiridos com a concesso do registro validamente expedido.

Marcas
Art. 129 1 Toda pessoa que, de boa f, na data da prioridade ou depsito, usava no Pas, h pelo menos 6 (seis) meses, marca idntica ou semelhante, para distinguir ou certificar produto ou servio idntico, semelhante ou afim, ter direito de precedncia ao registro.

O registro neste caso ter carter constitutivo ou declaratrio de Direitos?

Marcas
Prazo de vigncia: 10 anos. Art. 133. O registro da marca vigorar pelo prazo de 10 (dez) anos, contados da data da concesso do registro, prorrogvel por perodos iguais e sucessivos.

Marcas
Princpio da especialidade. Entende-se que uma marca protegida estritamente no mbito dos produtos ou servios que descreve.

Marcas
Exemplo:
Marca VEJA
marca: VEJA apresentao: nominativa registro n. 006.018.530 Classe: 11.10 (jornais, revistas e publicaes peridicas em geral) Titular: Editora Abril S.A. marca: VEJA apresentao: nominativa registro n. 811.527.417 Classe: 03.10 (preparados para lavanderia, produtos e instrumentos de limpeza, exceto os de uso pessoal e industrial) Titular: Reckitt Benckiser Ltda.

Marcas
Princpio da territorialidade. Estabelece que uma marca somente ter validade no territrio ou pas em que foi registrada.

Marcas
Excees aos princpios da especialidade e territorialidade: Exceo ao princpio da especialidade: Marcas de alto renome Exceo ao princpio da notoriamente conhecidas. territorialidade:

Marca de Alto renome

Art. 125. marca registrada no Brasil considerada de alto renome ser assegurada proteo especial, em todos os ramos de atividade.

Marca de alto renome

Marca Coca Cola


Marca: COCA-COLA Apresentao: mista Registro n. 003.469.263 (20.05.1977) Situao: notria (ou de alto renome)189 Classe: 35.10 (bebidas, xaropes e sucos concentrados) Titular: The Coca-Cola Company

Marca Notoriamente conhecida


Art. 126. A marca notoriamente conhecida em seu ramo de atividade nos termos do art. 6 bis (I), da Conveno da Unio de Paris para Proteo da Propriedade Industrial, goza de proteo especial, independentemente de estar previamente depositada ou registrada no Brasil. 1 A proteo de que trata este artigo aplica-se tambm s marcas de servio. 2 O INPI poder indeferir de ofcio pedido de registro de marca que reproduza ou imite, no todo ou em parte, marca notoriamente conhecida.

Marca Notoriamente conhecida

Marcas
Segundo o art. 142 da LPI, o registro de marca extingue-se nas seguintes condies: Pela expirao do prazo de vigncia; Pela renncia, podendo esta ser total ou parcial em relao aos produtos ou servios; Pela caducidade, ou Caso a pessoa domiciliada no exterior no constitua e mantenha procurador devidamente qualificado e domiciliado no Brasil, com poderes para represent-la administrativa e judicialmente, inclusive para receber citaes.

CONCORRNCIA

Concorrncia desleal
Existem diversas motivaes de ordem pblica na represso concorrncia desleal, podendo-se destacar a garantia de lisura na prtica das atividades empresariais e a construo de um ambiente que estimule o profissional a ser criativo no manejo dos mais diversos elementos atinentes propriedade intelectual. Ronaldo Lemos

DESLEALDADE NA CONCORRNCIA

Concorrncia desleal
Art. 2, V, da Lei n 9279/96, o qual assim dispe: Art. 2 A proteo dos direitos relativos propriedade industrial, considerado o seu interesse social e o desenvolvimento tecnolgico e econmico do Pas, efetua-se mediante: V represso concorrncia desleal.

Concorrncia desleal
Direito Civil: Responsabilidade civil.

Direito Penal: Crime.

UM OLHAR SOBRE O COMRCIO

OBSERVAO DO MERCADO

Deciso Judicial Concorrncia desleal


Deciso judicial autoriza a lata vermelha da Itaipava.
O Grupo Petrpolis foi liberado pela Justia para vender as cervejas Itaipava em latas vermelhas. Lanada em setembro de 2010, a embalagem foi proibida de ser comercializada em janeiro deste ano. A AmBev entrou com ao que alegava cpia e concorrncia desleal Brahma, que lanou a lata vermelha antes, em julho. A companhia defendeu que a estratgia da Itaipava, de adotar a embalagem da mesma cor, iria confundir os consumidores da bebida. De acordo com a deciso da Juza Natasha Maculan Adum Dazzi, no houve concorrncia desleal, uma vez que inmeras outras cervejas produzidas pelos mais diversos fabricantes h muito se utilizam da cor vermelha em suas embalagens. O motivo da cassao da liminar foi que o Grupo Petrpolis sempre utilizou o vermelho em seu material de divulgao, freezers, cadeiras e mesas.

RPIDA REVISO
O QUE APRENDEMOS HOJE?

You might also like