You are on page 1of 23

Estrutura do SFN

SUBSISTEMA NORMATIVO SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL (SFN) SUBSISTEMA DE INTERMEDIAO

3/22/2013

Estrutura do SFN
CONSELHO MONETRIO NACIONAL (CMN)

Comisses Consultivas

BANCO CENTRAL (BACEN) SUBSISTEMA NORMATIVO (CVM) COMISSO VALORES MOBILIRIOS INSTITUIES ESPECIAIS

B.B.

Responsvel pelo funcionamento do mercado financeiro e de suas instituies.


3/22/2013

BNDES
CEF
2

Estrutura do SFN
Instituies Financeiras Bancrias

Instituies Financeiras no Bancrias SUBSISTEMA DE INTERMEDIAO


Sistema Brasileiro de Poupana e Emprstimo (SBPE)

Instituies Auxiliares Composto pelas instituies bancrias e no bancrias que atuam em operaes de intermediao financeira.
3/22/2013

Instituies no Financeiras

Subsistema Normativo
CONSELHO MONETRIO NACIONAL (CMN)

Comisses Consultivas

BANCO CENTRAL (BACEN) SUBSISTEMA NORMATIVO (CVM) COMISSO VALORES MOBILIRIOS INSTITUIES ESPECIAIS

B.B.

Responsvel pelo funcionamento do mercado financeiro e de suas instituies.


3/22/2013

BNDES
CEF
4

CMN
FINALIDADE PRINCIPAL: FORMULAO DE TODA A POLTICA DE MOEDA E DO CRDITO, OBJETIVANDO ATENDER AOS INTERESSES ECONMICOS E SOCIAIS DO PAS. Fixar diretrizes e as normas da poltica cambial Regulamentar as operaes de cmbio Controlar a paridade da moeda e o equilbrio do Balano de Pagamentos Regulamentar as taxas de juros Regular a constituio e o funcionamento das instituies financeiras Fixar ndices de encaixe, capital mnimo e normas de contabilizao Acionar medidas de preveno ou correo de desequilbrios Disciplinar o crdito e orientar na aplicao dos recursos Regular as operaes de redesconto e as operaes no mercado aberto
3/22/2013 5

CMN
Composto por: Ministro da Fazenda Ministro de Planejamento Presidente do Banco Central Comisses Consultivas: assessoram em assuntos tais como: Assuntos Bancrios Mercado de Capitais e Mercados Futuros Crdito Rural Crdito Industrial Poltica Monetria Poltica Cambial
3/22/2013 6

Funes Bsicas da CVM


Incentivar a poupana no mercado acionrio.

Estimular o funcionamento das bolsas de valores e das instituies operadoras do mercado acionrio.
Assegurar a lisura nas operaes de compra/venda de valores mobilirios. Promover a expanso dos negcios do mercado acionrio. Proteger aos investidores do mercado acionrio.
3/22/2013 7

Atuao da CVM
Instituies Financeiras do Mercado

CVM

Companhias de Capital Aberto

Investidores

3/22/2013

BACEN
Executor das polticas traadas pelo CMN e rgo fiscalizador do SFN. Banco fiscalizador e disciplinador do MF. Banco que aplica penalidades, na interveno e na liquidao extrajudicial de instituies financeiras. Banco gestor do SFN ao expedir normas e autorizaes e promover o controle das instituies financeiras. Banco executor da poltica monetria. Banco do Governo.
3/22/2013 9

Atribuies do BACEN
Fiscalizar as instituies financeiras. Autorizar o funcionamento, instalao e transferncia de sedes, fuses e incorporaes das IF. Realizar e controlar operaes de redesconto e as de emprstimo no mbito das IF bancrias. Emitir dinheiro e controlar a liquidez do mercado. Controlar o crdito, os capitais estrangeiros e receber os depsitos compulsrios dos bancos. Efetuar operaes de compra/venda de ttulos pblicos e federais. Supervisionar o sistema de compensao de cheques. Receber depsitos compulsrios das IF e executar operaes de poltica monetria.
3/22/2013 10

Banco do Brasil
Sociedade Annima de capital misto, controlada pela Unio. At 1986 foi considerada uma autoridade monetria, atuando na emisso de moeda. O privilgio foi revogado por deciso do CMN. Agente financeiro do Governo Federal: na execuo de sua poltica creditcia e financeira sob a superviso do CMN. Banco Comercial: pode exercer atividades prprias dessas instituies. Banco de Investimento e Desenvolvimento: financia atividades rurais, industriais, comerciais e de servios, alm de fomentar a economia de diferentes regies.
3/22/2013 11

BNDES
Empresa pblica vinculada ao Ministrio do Planejamento, principal instrumento de mdio e longo prazo de execuo da poltica de financiamento do Governo Federal. Objetivo: reequipar e fomentar empresas de interesse ao desenvolvimento do pas. Atua atravs de agentes financeiros, pagando uma comisso chamada del credere. Esses agentes so co-responsveis na liquidao da dvida junto ao BNDES.
3/22/2013 12

CEF
As caixas econmicas so instituies financeiras pblicas, autnomas e que apresentam um claro objetivo social. A CEF executa atividades caractersticas dos bancos comerciais e mltiplos. A CEF o principal agente do SFH, atuando no financiamento da casa prpria. O SFH foi criado em 1964 e , com a extino do BNH, a CEF se transformou no seu rgo executivo. Os recursos para o SFH so originados pelo FGTS, cadernetas de poupana e fundos prprios dos agentes financeiros.
3/22/2013 13

CEF
Outros objetivos da CEF:
Administrar com exclusividade os servios de loterias federais

Constituir-se no principal arrecadador do FGTS


Ter o monoplio das operaes de penhor, que so emprstimos garantidos com bens de valor e alta liquidez como jias, metais preciosos, pedras preciosas, etc..
3/22/2013 14

Subsistema de Intermediao
Instituies Financeiras Bancrias

Instituies Financeiras no Bancrias SUBSISTEMA DE INTERMEDIAO


Sistema Brasileiro de Poupana e Emprstimo (SBPE)

Instituies Auxiliares Composto pelas instituies bancrias e no bancrias que atuam em operaes de intermediao financeira.
3/22/2013

Instituies no Financeiras

15

Instituies Financeiras Bancrias


Bancos Comerciais:
Constitudas em forma de S.A. Executam operaes de crdito de curto prazo Capacidade de criar moeda Tendncia a concentrao via fuses Prestao de servios, pagamento de cheques, cobranas, transferncias, ordens de pagamentos, aluguel de cofres, custdia de valores, operaes de cmbio Classificao:
Bancos de varejo: trabalham com muitos clientes Bancos de negcios: voltados a grandes operaes Private bank: atende pessoas fsicas de renda/patrimnio elevado Personal bank: atende pessoas fsicas de renda elevada e pequenas e mdias empresas Corporate bank: atende pessoas jurdicas de grande porte
3/22/2013 16

Instituies Financeiras Bancrias


Bancos Mltiplos: formados com base nas atividades (carteiras) de quatro instituies: banco comercial, banco de investimento e desenvolvimento, sociedade de crdito, financiamento e investimento e sociedade de crdito imobilirio. Para ser configurada como Banco Mltiplo, uma instituio deve operar pelo menos duas das carteiras mencionadas, sendo uma delas a de Banco Comercial ou Banco de Investimento. Sua criao foi uma evoluo do mercado, que mostrava que a segregao de operaes impunha restries ao setor financeiro com grandes disponibilidades em algumas IF e dficits em outras.
3/22/2013 17

Instituies Financeiras no Bancrias


No tm capacidade de criao de moeda. Bancos de Investimento: grandes fornecedores de crditos de mdio e longo prazo, suprindo os agentes carentes de recursos com fundos para capital de giro e capital fixo. Realizam operaes de maior escala como repasse de recursos oficiais e recursos do exterior. Avais, fianas, custdias, administrao de carteiras de ttulos e valores mobilirios, etc. Usam recursos de terceiros provenientes da colocao de CDB, vendas de cotas de fundos de investimento, emprstimos contratados no pas e no exterior.
3/22/2013 18

Instituies Financeiras no Bancrias


Bancos de Desenvolvimento: instituies pblicas estaduais que visam promover o desenvolvimento econmico e social da regio de atuao. Apoiam o setor privado da economia por meio de emprstimos, financiamentos e arrendamento mercantil. Sua constituio e funcionamento dependem de autorizao do Banco Central.

3/22/2013

19

Instituies Financeiras no Bancrias


Sociedades de Crdito, Financiamento e Investimento: conhecidas como financeiras, dedicam-se a financiar bens durveis s pessoas fsicas por meio do mecanismo de crdito direto ao consumidor (CDC). Alm dos recursos prprios, a fonte de recursos destas IF, consiste no aceite e colocao de LC no mercado. As LC so emitidas pelo devedor e aceitas pela IF. Crdito com intervenincia: a IF compra os crditos comerciais de uma loja. A empresa comercial emite as LC e a financeira as aceita.
3/22/2013 20

Instituies Financeiras no Bancrias


Sociedades de Arrendamento Mercantil: realizam operaes de leasing de bens nacionais, adquiridos de terceiros e destinados ao uso dos arrendatrios. Os recursos so levantados pela emisso de debntures e emprstimos no pas e no exterior. Os principais tipos de leasing so:
Operacional: similar a um aluguel, realizado pelas empresas fabricantes dos bens. Financeiro: realizado por bancos mltiplos e sociedades de arrendamento mercantil. No final do prazo pode ser exercido o direito de compra pelo valor residual. Lease - back: venda e aluguel automtico de um bem.
3/22/2013 21

Instituies Financeiras no Bancrias


Cooperativas de Crdito: voltadas a viabilizar crditos a seus associados, alm de prestar determinados servios. Sociedades de Crdito Imobilirio: voltam-se ao financiamento de operaes imobilirias, que envolvem compra e venda de imveis. Prestam apoio a outras operaes do setor imobilirio como loteamentos, incorporaes, etc. Os recursos so levantados por meio de letras imobilirias e cadernetas de poupana. Associaes de Poupana e Emprstimo: IF que atuam tambm na rea habitacional, por meio de financiamentos imobilirios.
3/22/2013 22

INSTITUIES AUXILIARES

Bolsas de Valores

Sociedades Corretoras de Valores Mobilirios

Sociedades Distribuidoras de Valores Mobilirios

Agentes Autnomos de Investimento

3/22/2013

23

You might also like