You are on page 1of 30

Ensino Superior

Lgica Matemtica e Computacional


1 Introduo Lgica

Amintas Paiva Afonso

1.1 Conceito de Lgica


Para Aristteles, a Lgica no era uma cincia terica, prtica ou produtiva, mas, sim, um instrumento para todas as cincias. A Lgica Matemtica lida com a formalizao e a anlise

de

tipos

de

argumentao

utilizados

na

Matemtica.

Conceito de Lgica
Parte do problema com a formalizao da argumentao matemtica a necessidade de se especificar de maneira formal. precisa uma linguagem matemtica Linguagens

naturais (Portugus ou Ingls) no servem para


este propsito: elas so muito complexas e esto em constante modificao, alm de serem ambguas.

Conceito de Lgica
Por outro lado, linguagens de programao, que so rigidamente definidas, so muito mais simples e menos flexveis que as linguagens naturais. Diante disso, a Lgica tenta justamente combinar os benefcios das duas anteriores.

Exerccios de lgica
1. Lgica matemtica:

Qual a lgica da seqncia dos nmeros e quem x?


2,4,4, 6,5, 4,4,4, 4,x 10 11 12 13 x = 9 2,10,12,16,17,18,19, x ? x = 200
2,4,4,6,5,4,4,4,4,

x?

1,11,21,1211,111221,

x ? x = 312211

2. Charadas: lgica filosfica.

Um homem olhava uma foto, e algum lhe perguntou: De quem essa foto? Ao que ele respondeu: No tenho irmos nem irms, mas o filho deste homem filho de meu pai. De quem esta foto?

O homem olhava a foto de seu pai.

Testes de Lgica
1. Voc est numa cela onde existem duas portas, cada uma vigiada por um guarda. Existe uma porta que d para a liberdade, e outra para a morte. Voc est livre para escolher a porta que quiser e por ela sair. Poder fazer apenas uma pergunta a um dos dois guardas que vigiam as portas. Um dos guardas sempre fala a verdade, e o outro sempre mente e voc no sabe quem o mentiroso e quem fala a verdade. Que pergunta voc faria?
Pergunte a qualquer um deles: Qual a porta que o seu companheiro apontaria como sendo a porta da liberdade?
Explicao: O mentiroso apontaria a porta da morte como sendo a porta que o seu companheiro (o sincero) diria que a porta da liberdade. E o sincero, sabendo que seu companheiro sempre mente, diria que ele apontaria a porta da morte como sendo a porta da liberdade. Concluso: Os dois apontariam a porta da morte como sendo a porta que o seu companheiro diria ser a porta da liberdade. Portanto, s seguir pela outra porta.

Testes de Lgica
2. Voc prisioneiro de uma tribo indgena que conhece todos os segredos do Universo e portanto sabem de tudo. Voc est para receber sua sentena de morte. O cacique o desafia: "Faa uma afirmao qualquer. Se o que voc falar for mentira voc morrer na fogueira, se falar uma verdade voc ser afogado. Se no pudermos definir sua afirmao como verdade ou mentira, ns te libertaremos. O que voc diria?
Afirme que voc morrer na fogueira.
Explicao: Se voc realmente morrer na fogueira, isto uma verdade, ento voc deveria morrer afogado, mas se voc for afogado a afirmao seria uma mentira, e voc teria que morrer na fogueira. Concluso: Mesmo que eles pudessem prever o futuro, cairiam neste impasse e voc seria libertado.

Testes de Lgica
3. Epimnides era um grego da cidade de Minos. Dizem que ele tem a fama de mentir muito. Certa vez, o mesmo citou esta passagem: Era uma vez um bode que disse: - Quando a mentira nunca desvendada, quem est mentindo sou eu. Em seguida o leo disse: - Se o bode for um mentiroso, o que o drago diz tambm mentira. Por fim o drago disse: - Quem for capaz de desvendar a minha mentira, ento, ele estar dizendo a verdade. Qual deles est mentindo? Este teste mais conhecido como paradoxo de Epimnides! Ao tentar responder ao enigma, encontram-se informaes que se ligam umas s outras e acabam no levando a resposta alguma. Esse enigma pode ser denominado como Paradoxo do mentiroso. Veja o exemplo de um paradoxo simples e interessante: A afirmao abaixo verdadeira. A afirmao acima falsa.

UFMG 2006

Raquel, Julia, Rita, Carolina, Fernando, Paulo, Gustavo e Antnio divertem-se em uma festa. Sabe-se que: Essas pessoas formam quatro casais; e Carolina no esposa de Paulo. Em um dado momento, observa-se que a mulher de Fernando est danando com o marido de Raquel, enquanto Fernando, Carolina, Antonio, Paulo e Rita esto sentados, conversando. Quem a esposa de Antnio ?

Lgica Jota Quest

Exagero de vida Exagero de amor Exagero de ego Exagero da falta Falta de vida, de amor, de valor. Falta de graa e de grana Falta dos irmos. A vida dura injusta A vida crua e assusta A vida jogo e luta A vida fogo e cruz A vida passa A vida pouco. A vida sua

A vida pouco a pouco... Entre a vida e a morte Onde esta a lgica? Entre a guerra e a paz O amor no tem lgica Amor por tudo Amor profundo Um amor maior que o mundo Amor sem paz Amor que di demais Amor de me e pai Entre a vida e a morte Onde est a lgica? entre a guerra e a paz O amor no tem lgica

A Lgica e o nosso contexto.

O que Lgica? O que significa estudar Lgica? Qual a sua definio?

A Lgiga a anlise de mtodos de raciocnio. No estudo desses mtodos a Lgica est interessada principalmente na forma e no no contedo dos argumentos. Exemplos de argumentos:

Todo homem mortal. Scrates um homem. Portanto, mortal. Todo co late. Tot um co. Portanto, Tot late.

Do ponto de vista da Lgica, esses argumentos tm a mesma estrutura ou forma.

Todo X Y. Z X. Portanto Z Y.

A Lgica o estudo de tais estruturas. Alguns autores dizem que a Lgica essencialmente o estudo da natureza do raciocnio e as formas de incrementar sua utilizao.

Outras definies de Lgica.


Estudo do raciocnio; Estudo do pensamento correto e verdadeiro; Regras para demonstrao cientfica verdadeira; Regras para pensamentos no-cientficos; Regras sobre o modo de expor o conhecimento; Regras para verificao da verdade ou falsidade de um pensamento.

Tais definies so muito gerais e sintticas. No fcil definir de forma precisa o que Lgica, um tema to amplo.

Por que estudar Lgica?


Estamos na Era do Conhecimento, onde os principais produtos da mente humana so as idias. Aps o surgimento de uma grande idia, seus fundamentos sero criticados e analisados logicamente.

Aumentar a capacidade de anlise crtica dos argumentos mentais utilizados na organizao das idias e dos processos criativos; Tomar conscincia dos elementos fundamentais capacidade de argumentar e expor suas idias; Tornar mais capaz na racionalizao e organizao de suas idias; Estudar como as pessoas devem raciocinar; Em suma, para saber adequadamente e concretizar os sonhos, o primeiro passo tomar conscincia da natureza do raciocnio, como devemos raciocinar.

O aprendizado da Lgica auxilia os estudantes no raciocnio, na compreenso de conceitos bsicos, na verificao formal de programas e melhor os prepara para o entendimento do contedo de tpicos mais avanados.

Introduo
Neste curso, o principal objetivo ser a investigao da validade de ARGUMENTOS: conjunto de enunciados dos quais um a CONCLUSO e os demais PREMISSAS. Os argumentos esto tradicionalmente divididos em DEDUTIVOS e INDUTIVOS.
ARGUMENTO DEDUTIVO: vlido quando suas premissas, se verdadeiras, a concluso tambm verdadeira. Premissa: "Todo homem mortal." Premissa: "Joo homem." Concluso: "Joo mortal." Esses argumentos sero objeto de estudo neste curso. ARGUMENTO INDUTIVO: a verdade das premissas no basta para assegurar a verdade da concluso. Premissa: " comum aps a chuva ficar nublado." Premissa: "Est chovendo." Concluso: "Ficar nublado." No trataremos do estudo desses argumentos neste curso.

Introduo
As premissas e a concluso de um argumento, formuladas em uma linguagem estruturada, permitem que o argumento possa ter uma anlise lgica apropriada para a verificao de sua validade. Tais tcnicas de anlise sero tratadas no decorrer deste curso.

Portanto
Ao lgico s interessa a correo do processo, uma vez completado. Sua interrogao sempre esta: A concluso a que chegou deriva das premissas usadas ou pressupostas?

Se as premissas fornecem bases ou boas provas para a concluso, se a afirmao da verdade das premissas garante a afirmao de que a concluso tambm verdadeira, ento o raciocnio correto. No caso contrrio incorreto.
A distino do raciocnio correto e o incorreto o problema central que incumbe lgica tratar. Os mtodos e as tcnicas do lgico foram desenvolvidos, primordialmente, com a finalidade de elucidar essa distino. O lgico est interessado em todos os raciocnios, independentemente do seu contedo, mas s a partir desse ponto de vista especial.

Uma Classificao da Lgica


Alguns autores dividem o estudo da Lgica em:
LGICA INDUTIVA: til no estudo da teoria da probabilidade (no ser abordada neste roteiro).

LGICA DEDUTIVA: que pode ser dividida em:

LGICA CLSSICA - Considerada como o ncleo da lgica dedutiva. o que chamamos hoje de CLCULO DE PREDICADOS DE 1 ORDEM com ou sem igualdade e de alguns de seus subsistemas. Trs Princpios (entre outros) regem a Lgica Clssica: da IDENTIDADE, da CONTRADIO e do TERCEIRO EXCLUDO os quais sero abordados mais adiante.

LGICAS COMPLEMENTARES DA CLSSICA: Complementam de algum modo a lgica clssica estendendo o seu domnio. Exemplos: lgicas modal, dentica, epistmica , etc. LGICAS NO-CLSSICAS: abolem algum ou alguns dos princpios da lgica clssica. Exemplos: paracompletas e intuicionistas (o princpio do terceiro excludo); paraconsistentes (o princpio da contradio); no-alticas (o terceiro excludo e o da contradio); no-reflexivas (o princpio da identidade); probabilsticas, polivalentes, fuzzy-logic, etc...

Citao 1

razovel esperar que a relao entre a computao e a lgica matemtica produza tantos frutos ... quanto a que se instalou entre a Anlise Matemtica e a Fsica no curso do sculo XIX (John McCarthy).

Citao 2

As conexes entre a Lgica e a Informtica crescem e se aprofundam rapidamente. Ao lado da demonstrao automtica, da programao em lgica, da especificao e verificao de programas, outros setores revelam uma fascinante interao mtua com a Lgica, como a teoria de tipos, a teoria do paralelismo, a inteligncia artificial, a teoria da complexidade, as bases de dados, a semntica operacional e as tcnicas de compilao (Jos Meseguer).

Lgica e Computadores
A Lgica extensivamente usada em reas como Inteligncia Artificial, e Cincia da computao.

Nas dcadas de 50 e 60, pesquisadores previram que quando o conhecimento humano pudesse ser expresso usando lgica com notao matemtica, supunham que seria possvel criar uma mquina com a capacidade de pensar, ou seja, inteligncia artificial. Isto se mostrou mais difcil que o esperado em funo da complexidade do raciocnio humano. A programao lgica uma tentativa de fazer computadores usarem raciocnio lgico e a linguagem de programao Prolog comumente utilizada para isto. Na lgica simblica e lgica matemtica, demonstraes feitas por humanos podem ser auxiliadas por computador. Usando demonstrao automtica de teoremas os computadores podem achar e checar demonstraes, assim como trabalhar com demonstraes muito extensas. Na cincia da computao, a lgebra booleana a base do projeto de hardware.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lgica

1.2 Aspectos Histricos da Lgica

Perodos da Histria da Lgica


PERODO ARISTOTLICO ( 390 a.C. a 1840 d.C.) A histria da Lgica tem incio com o filsofo grego ARISTTELES (384 322 a.C.) de Estagira (hoje Estavo) na Macednia. Aristteles criou a cincia da Lgica cuja essncia era a teoria do silogismo (certa forma de argumento vlido). Seus escritos foram reunidos na obra denominada Organon ou Instrumento da Cincia. Na Grcia, distinguiram-se duas grandes escolas de Lgica, a PERIPATTICA (que derivava de Aristteles) e a ESTICA fundada por Zeno (326-264a.C.). A escola ESTICA foi desenvolvida por Crisipo (280-250a.C.) a partir da escola MEGRIA (fundada por Euclides, um seguidor de Scrates). Segundo Kneale (O Desenvolvimento da Lgica), houve durante muitos anos uma certa rivalidade entre os Peripatticos e os Megrios e que isto talvez tenha prejudicado o desenvolvimento da lgica, embora na verdade as teorias destas escolas fossem complementares.
GOTTFRIED WILHELM LEIBNIZ (1646-1716) merece ser citado, apesar de seus trabalhos terem tido pouca influncia nos 200 anos seguidos e s foram apreciados e conhecidos no sculo XIX .

Perodos da Histria da Lgica


PERODO BOOLEANO ( 1840 a 1910)
Inicia-se com GEORGE BOOLE (1815-1864) e AUGUSTUS DE MORGAN (1806-1871). Publicaram os fundamentos da chamada lgebra da lgica, respectivamente com MATHEMATICAL ANALYSIS OF LOGIC e FORMAL LOGIC. GOTLOB FREGE (1848-1925) um grande passo no desenvolvimento da lgica com a obra BEGRIFFSSCHRIFT de 1879. As idias de Frege s foram reconhecidas pelos lgicos mais ou menos a partir de 1905. devido a Frege o desenvolvimento da lgica que se seguiu. GIUSEPPE PEANO (1858-1932) e sua escola com Burali-Forti, Vacca, Pieri, Pdoa, Vailati, etc. Quase toda simbologia da matemtica se deve a essa escola italiana.

Perodos da Histria da Lgica


PERODO ATUAL (1910 - ...)
Com BERTRAND RUSSELL (1872-1970) e ALFRED NORTH WHITEHEAD (1861-1947) se inicia o perodo atual da lgica, com a obra PRINCIPIA MATHEMATICA. DAVID HILBERT (1862-1943) e sua escola alem com von Neuman, Bernays, Ackerman e outros. KURT GDEL (1906-1978) e ALFRED TARSKI (1902-1983) com suas importantes contribuies. Surgem as Lgicas no-clssicas: N.C.A. DA COSTA com as lgicas paraconsistentes , L. A. ZADEH com a lgica "fuzzy" e as contribuies dessas lgicas para a Informtica, no campo da Inteligncia Artificial com os Sistemas Especialistas. Hoje as especialidades se multiplicam e as pesquisas em Lgica englobam muitas reas do conhecimento.

Origem

Aristteles - filsofo grego - 342 a.C, sistematizou os conhecimentos existentes em Lgica, elevando-os categoria de cincia. Para ele, a lgica no era uma cincia terica, prtica ou produtiva, mas, sim, uma cincia para todas as cincias. Em sua obra chamada Organum (ferramenta para o correto pensar), estabeleceu princpios to gerais e to slidos que at hoje so considerados vlidos. Aristteles se preocupava com as formas de raciocnio que, a partir de conhecimentos considerados verdadeiros, permitiam obter novos conhecimentos. A partir dos conhecimentos tidos como verdadeiros, caberia Lgica a formulao de leis gerais de encadeamentos lgicos que levariam descoberta de novas verdades. Essa forma de encadeamento chamada, em Lgica, de argumento.

Origem

Aristteles fez um estudo minucioso de certos tipos bsicos de argumentos, estabelecendo regras para distinguir os que so vlidos daqueles que no o so. Estes ltimos so chamados de falcias ou sofismas. Exemplos: Parar de fumar uma bobagem, meu av fumou a vida inteira e morreu com 87 anos. Todas as pessoas que morreram de cncer nos ltimos 50 anos bebiam gua, logo Aristteles procurou eliminar as frases ambguas, trabalhando apenas com as que no deixassem dvida quanto ao seu significado. Exemplos:

Pssaros comem insetos, por Todos os pssaros comem insetos ou Alguns pssaros comem insetos. ndios no so carecas, por Nenhum ndio careca ou Alguns ndios no so carecas

1.3 Postulados Clssicos

Princpios Fundamentais das Proposies


1) Princpio da contradio Dadas duas proposies contraditrias (uma negao da outra), uma delas falsa. 2) Princpio da no-contradio Uma proposio no pode ser verdadeira e falsa ao mesmo tempo. 3) Princpio do terceiro excludo Uma proposio s pode ser verdadeira ou falsa, no havendo outra alternativa, isto , verifica-se sempre um desses casos e nunca um terceiro.

4) Princpio da identidade Todo objeto idntico a si mesmo.

Princpios aristotlicos da lgica

Princpio da identidade se um enunciado verdadeiro, essa sua identidade. A lei da no contradio duas proposies contraditrias no podem ser verdadeiras. A lei do terceiro excludo ou V ou F, exclui uma terceira possibilidade.

No se pode negar e afirmar algo simultaneamente.

You might also like