You are on page 1of 15

QUALIFICAO PROFISSIONAL

Curso: Auxiliar Administrativo


Disciplina: Gesto Organizacional

Instrutora: Luziane Moreira Pedagogia/ Administrao Especialista em Superviso e Gesto Escolar

COMO IMPLANTAR O 5S?


O 5S pode ser implantado como um plano estratgico que, ao longo do tempo, passa a ser incorporado na rotina, contribuindo para a conquista da qualidade total e tendo como vantagem o fato de provocar mudanas comportamentais em todos os nveis hierrquicos.

EXCELENCIA NA QUALIDADE
PROGRAMA 10S

uma proposta que visa reeducar as pessoas, recuperar valores, buscar a melhoria nos ambientes, aumentar a produtividade, no descuidar da sade e segurana, modernizar as organizaes, e acima de tudo, buscar a conscientizao das pessoas para prtica de cidadania.

PROGRAMA 10S
A utilizao de tcnicas de estimulo cultura da qualidade desenvolvidas no Japo provocou diversas mudanas nas organizaes brasileiras. O Programa 5S foi uma das primeiras ferramentas utilizadas na melhoria da gesto. O programa 10S uma proposta que visa reeducar as pessoas, recuperar valores, buscar a melhoria nos ambientes, aumentar a produtividade, no descuidar da sade e segurana, modernizar as organizaes, e acima de tudo, buscar a conscientizao das pessoas para prticas de cidadania.

Prof. Luziane Moreira

PROGRAMA 10S
1. SEIRI - Senso de Utilizao 2. SEITON - Senso de Ordenao 3. SEISOH - Senso de Limpeza 4. SEIKETSU - Senso de Sade 5. SHITSUKE - Senso de Autodisciplina 6. SHIKARI YARO Senso de Determinao e Unio 7. SHIDO Senso de Treinamento 8. SETSUYAKU Senso de Economia e Combate aos Desperdcios 9. SHISEI RINRI Senso dos Princpios Morais e ticos 10. SEKININ SHAKAI Senso de Responsabilidade Social

Prof. Luziane Moreira

CONCEITOS DO PROGRAMA 10S


1 - Senso de Utilizao (SEIRI) O ponto inicial do 1 Senso saber o que essencial estar presente no ambiente de trabalho, eliminando tudo que no agrega valor, utilizando os recursos disponveis de acordo com as necessidades e adequao, evitando excessos, desperdcios e m utilizao. Saber utilizar , antes de qualquer coisa, saber arrumar, separando o que bom daqueles materiais que no servem mais para sua utilizao, lembrando sempre que, aquilo que no serve para voc pode ser til para outros.
Prof. Luziane Moreira

CONCEITOS DO PROGRAMA 10S


2 - Senso de Ordenao (SEITON)
O 2 Senso significa determinar o local para se achar com facilidade algum documento, material ou equipamentos necessrio. Ordenar a conseqncia natural de arrumar aquilo que se utiliza, colocando etiquetas, rtulos, palavras-chaves, etc. Ter o que necessrio, na quantidade certa, na hora e lugar adequados. preciso descobrir formas para que todos possam achar as coisas com facilidade, uslas e guard-las nos seus devidos lugares.

Benefcios
Reduz o tempo de busca daquilo que se precisa usar; Diminui a necessidade de controle de estoques; Facilita a movimentao interna; Evita compras desnecessrias e danos aos objetos estocados; Aumenta a produtividade, racionaliza o trabalho e diminui o cansao fsico e mental; Evacuao rpida em caso de perigo.

Prof. Luziane Moreira

CONCEITOS DO PROGRAMA 10S


3 - Senso de Limpeza (SEISOU) O 3 Senso significa deixar tudo limpo, com o cuidado de no varrer s por varrer, espanar s por espanar. A melhor interpretao para o senso de limpeza : no basta varrer tirando o p e a sujeira, importante que cada um, aps utilizar determinado instrumento de medio, veculo, mquina ou ferramenta deixe-os limpos nas melhores condies de uso possvel. Benefcios Ambiente mais agradvel e sadio; Ajuda na preveno de acidentes; Melhoria e preservao dos equipamentos, proporcionando maior vida til; Diminuio do desperdcio; Preveno da poluio; Melhoria da imagem interna e externa da empresa.

Prof. Luziane Moreira

CONCEITOS DO PROGRAMA 10S


4 - Senso de Sade e Higiene (SEIKETSU) Alm de cuidar da sade fsica e da segurana pessoal e coletiva, o 4 Senso significa verificar, por exemplo, o estado dos banheiros, sanitrios, refeitrios, oficinas, reas operacionais, etc. Se todos esses locais estiverem em perfeita limpeza pode-se dizer que o programa est sendo cumprido satisfatoriamente. Benefcios Preveno de acidentes; Elevao dos nveis de satisfao e motivao pessoal; Preveno e controle do estresse; Melhoria da qualidade de vida. Economia em combate a doenas (enfoque preventivo).

Prof. Luziane Moreira

CONCEITOS DO PROGRAMA 10S


5 - Senso de Autodisciplina (SHITSUKE) O 5 Senso significa cumprir os procedimentos operacionais e padres estabelecidos pela empresa. Este o S mais complexo de todos, porque o momento em que todos j devem executar as tarefas como hbito, sem achar que j est tudo funcionando perfeitamente ou que no h mais nada para evoluir. Benefcios Conscientizao da responsabilidade em todas as tarefas; Cumprimento das regras e procedimentos estabelecidos; Servios executados dentro dos requisitos de qualidade; Desenvolvimento pessoal e profissional; Aumenta a possibilidade de resultados de acordo com o planejado; Incrementa a qualidade geral dos servios e das relaes Prof. Luziane Moreira interpessoais.

CONCEITOS DO PROGRAMA 10S


6 - Senso de Determinao de Unio (SHIKARI YARO) a participao determinada dos gestores em parceria com a unio de todos os empregados. O exemplo vem de cima. Motivao, liderana e comunicao so as chaves do Senso. No ambiente da Qualidade, um ponto fundamental a transparncia na conduo da gesto, para que se tenha um bom trabalho em equipe, buscando assim o comprometimento de todos, visando alcanar os resultados almejados. Benefcios

Aumento da confiana dos empregados perante a organizao; Maior compromisso dos empregados na busca de resultados; Melhoria nas relaes interpessoais; Retm talentos.

Prof. Luziane Moreira

CONCEITOS DO PROGRAMA 7 - Senso de Aprendizado e Benefcios 10S Treinamento (SHIDO)


o treinamento do profissional e a sua educao. Estas aes o qualificam e ajudam a desenvolv-los para que possam ter maior empregabilidade. Nas prticas da administrao moderna, o ser humano tem que ser considerado o maior valor, pois atravs dele que se obtm os resultados almejados. 8 - Senso de Economia e Combate aos Desperdcios (SETSUYAKU) Modificaes e melhorias que combatem os desperdcios, reduzindo os custos e aumentando a produtividade. Combater o desperdcio no ambiente de trabalho fundamental para ajudar nos resultados da empresa.

Maior empregabilidade; Desenvolvimento de talentos; Aumento da produtividade e resultados.

Benefcios Economia com a reduo dos desperdcios de materiais e servios; Reduo de horas extras; Reeducao das prticas de aquisio de materiais; Preservao do meio ambiente.

Prof. Luziane Moreira

CONCEITOS DO PROGRAMA 9 - Senso dos Princpios Morais e Benefcios 10S ticos (SHISEI RINRI)
A empresa deve definir padres de conduta para seus empregados, criando compromisso dos mesmos com suas atitudes e comportamento. 10 - Senso de Responsabilidade Social (SEKININ SHAKAI) Empregados mais compromissados com os resultados da empresa, com atitudes ticas perante os clientes, acionistas, fornecedores e com as equipes de trabalho da qual fazem parte. Benefcios

Compromisso que a organizao e as pessoas, que dela fazem parte, devem ter para com a sociedade. Toda e qualquer ao que possa contribuir para a melhoria da qualidade de vida da sociedade.

Melhora da imagem perante a sociedade e rgos governamentais; Maior produtividade dos empregados; Transparncia nas aes com todos stackholders; Participao do crescimento scio econmico da populao; Preservao do meio ambiente de um trabalho ou projeto.
Prof. Luziane Moreira

CONCLUSO
O pleno domnio e controle do processo de produo da empresa, a eficincia na utilizao dos recursos humanos, materiais e financeiros, e a eficcia no alcance dos objetivos, so os resultados esperados com a implantao da Qualidade Total, resultados que garantem a satisfao dos clientes e a perenidade da empresa, alm de viabilizar a Governana Corporativa, ponto de convergncia entre os interesses dos proprietrios e as decises dos gestores do Prof. Luziane Moreira negcio.

QUALIFICAO PROFISSIONAL
Curso: Auxiliar Administrativo

Disciplina: Gesto Organizacional

Instrutora: Luziane Moreira Pedagogia/ Administrao Especialista em Superviso e Gesto Escolar

You might also like