You are on page 1of 54

IMAGINRIA BRASILEIRA

Prof. Lus Roberto de Francisco Histria da Arte Brasileira

A arte sacra brasileira, no perodo colonial, se fundamentou na construo de igrejas e ermidas, e sua decorao externa e interna. O maior objetivo do perodo (influenciado pelo barroco) era criar alegorias da eternidade, atravs de pinturas e imagens que trouxessem rostos, cores, smbolos e significados crena nos dogmas catlicos. Reunir a gente no templo e educar-lhe a f atravs da doutrina catlica fez das igrejas brasileiras o centro social e artstico de todo o perodo colonial.

A Imaginria a parte da arte sacra que se dedica escultura de imagens sacras, geralmente crucifixos ou representaes da Virgem Maria e dos santos. As imagens so feitas para retbulos ou capelas e oratrios. Nos retbulos as imagens so maiores, nos oratrios, sobretudo em casas, so bem pequenas. Os padres que se segue na escultura so o portugus e o espanhol, misturados s invenes locais, dada a notvel habilidade dos indgenas para o trabalho manual. Ao artista se d o nome de escultor ou santeiro ou, ainda, imaginador.

Santana Mestra Sc. XVIII Escola mineira

O barroco se utilizou bastante da imaginria para a representao dramtica de cenas da vida de Jesus e dos santos. A dor, o perdo, a gloriosa condio da ressurreio foram representados em cores entusiasmadas para influenciar o pensamento colonial.

Santa Tereza, sc. XVIII Atribuio a Aleijadinho

A devoo popular transformou algumas imagens em fonte de socorro na aflio. Determinadas invocaes serviram de apoio difcil condio social, no Brasil, imposta pela moralidade da religio, pelas questes sociais da escravido, da pobreza, das distncias, da falta de comunicao e pela pobreza e provisoriedade da vida.

Procisso de Passos, dc. 1990,

Itu.

Tipologia da imaginria brasileira


As imagens brasileiras foram produzidas em diversos lugares da colnia, em suportes diversos.

Sculos XVI e XVII terracota (barro cozido e pedra


Sculo XVIII madeira esculpida e policromada pedra sabo Sculo XIX (segunda metade) gesso, geralmente produzida na Frana papel mach tambm produzido na Frana biscuit - produo europeia

Sculo XVI e XVII As imagens do perodo foram feitas para as igrejas jesuticas ou de outras Ordens Religiosas e para fins devocionais capelas de engenhos de acar e casas rurais.

N. Sra. do Rosrio Imagens de terracota Sculo XVII Frei Agostinho de Jesus

Santo Anto Imagens de terracota Sculo XVII Vitria (ES)

O portugus Frei Domingos da Conceio e Silva ( 1643 1718) uma das primeiras referncias escultura no perodo colonial brasileiro. Tambm foi pintor e arquiteto. Produziu na igreja do mosteiro de So Bento do Rio de Janeiro, de Recife e Olinda.

Santo Amaro e N. Sra. da Purificao

N. Sra.dos Prazeres (as duas imagens Frei Domingos da Conceio

Frei Agostinho da Piedade (? - 1661) outro escultor importante que atuou no Brasil. Nascido em Portugal, no Brasil entrou para a Ordem de So Bento Sua obra considerada a primeira manifestao de arte erudita na escultura . So atribudas a ele 30 imagens de terracota (barro cozido) Trabalho muito em Salvador, onde est preservada a sua obra, no Museu de Arte Sacra.

Santo Amaro Sc. XVII Frei Agostinho da Piedade

Frei Agostinho de Jesus (c. 1600 1661) nasceu no Rio de Janeiro e viveu em Santana de Parnaba. Talvez tenha sido aluno de Frei Agostinho da Piedade. Sua produo foi feita para as igrejas de So Bento do Rio de Janeiro e So Paulo. A imagem de N. Sra. da Purificao (ao lado) est conservada no Museu de Arte Sacra de So Paulo. o possvel autor da imagem de N. Sra. Aparecida de Guaratinguet (padroeira do Brasil).

N. Sra. da Purificao Frei Agostinho de Jesus

So Bento da antiga igreja do mosteiro paulista

Imagens de terra cota. Sc. XVII. Da direita repintada

Imaginria no sculo XVIII


As paulistinhas so um tipo de imagem sacra de terracota, de carter popular (no-erudito) produzido nos sculos XVIII e XIX. So esculturas de pequeno porte (entre 15 e 20 cm) com acabamento muito simples. mais livre que as imagens de influncia portuguesa, um certo maneirismo paulista. So ocas de formato cnico, pois foram feitas a partir de um suporte do formato, retirado do interior depois da confeco.

A imaginria brasileira do sculo XVIII se destacou pela inspirao portuguesa, sobretudo no carter barroco, ou seja, na expresso exagerada de sentimentalismo de dor ou exaltao. Senhor Bom Jesus da Pedra Fria Pedro da Cunha (RJ) Sc. XVIII Altar lateral da Igreja do Carmo Itu

Crucifixo de altar Sculo XVIII Notem-se os ps, sobrepostos.

As imagens que no eram completamente esculpidas tinham somente os membros (rosto, mos, ps) esculpidos. O restante era uma armao (santo de roca) que era vestido de tecido, da seu outro nome santo de vestir. Notem o cabelo. N. Sra. das Mercs, sc. XVIII Igrejas das Mercs, So Joo del Rei

Armao e rosto das imagens da antiga igreja Matriz de Itu Incio do sc. XVIII. Terra cora e madeira

Conjunto de imagens da antiga igreja do Convento So Luis de Tolosa de Itu Sculo XVIII Pedro da Cunha (RJ) Apesar do equvoco da roupas...

Nosso Senhor dos Passos, entronizado no altar-mor da Capela Senhor dos Passos da Santa Casa de Misericrdia de Porto Alegre, Brasil. Tpica imagem de roca em madeira do sculo XIX, com policromia dramtica, membros articulados, cabelos verdadeiros, olhos de cristal e tnica de tecido. Autor desconhecido.

Jesus no Monte das Oliveiras Igreja do Carmo de Itu Escultura de Pedro da Cunha (RJ). Final do sculo XVIII

No sculo XVIII, influenciados pela imaginria portuguesa, os santeiros brasileiros aprimoraram o gosto pela retratao dos rostos, pelo panejamento dos tecidos e, sobretudo, dando ares de movimento s imagens, coisa prpria do movimento barroco.

Nossa Senhora Candelria Antiga padroeira de Itu Madeira policromada Sc. XVIII, portuguesa

Nossa Senhora da Conceio Antigo Convento Franciscano de Itu Imagem Portuguesa, sc. XVIII Madeira Policromada Supimpa!!!

So Miguel Arcanjo Madeira policromada, sculo XVIII, portuguesa Pernambuco

Luiza Roldan Esperanza Macarena -Sevilha Espanha -Sc. XVIII

N. Sra. Candelria Igreja Matriz de Itu Santeiro Guilherme dc. 1770

So Miguel Arcanjo Santeiro Guilherme Itu, sc. XVIII Madeira policromada

A qualidade dos rostos um do elementos mais significativos do barroco brasileiro Crucifixo, sc. XVIII, Igreja do Carmo - Itu Madeira policromada, Pedro da Cunha (RJ)

So Francisco recebendo as chagas Antigo Convento Franciscano de Itu, sc. XVIII Madeira policromada, Pedro da Cunha (RJ)

Santa Ifignia Museu Afro Brasileiro Minas Gerais, sc. XVIII Madeira policromada

So Francisco Xavier (RS) Misses Jesuticas, sc. XVII Madeira policromada

Talha de igreja Ouro Preto

anjo adorador Francisco Xavier de Brito

Francisco Xavier de Brito, nascido em Lisboa e falecido em Ouro Preto (1751) trabalhou como entalhadore escultor. Trabalhou a Igreja de S. Francisco no RJ e, de l, foi a Minas Gerais, produzindo em Catas Altas e Ouro Preto.

Santa Maria Magdalena Francisco Xavier de Brito Minas Gerais, sec. XVIII Madeira Policromada Museu de Arte Sacra de So Paulo

Antonio Francisco Lisboa 1738 Ouro Preto - 1814), Aleijadinho. Filho de arquiteto portugus. Trabalhou mais na produo de entalhe e enquanto santeiro. Trabalhou em Ouro Preto, So Joo del Rei, e Congonhas. o maior expoente da arte nas Amricas, dado o carter inventivo de sua obra. Transitou entre o barroco e o rococ na decorao da talha, neste ltimo oferecendo cores mais leves pintura de suas obras.
Santana Mestra Aleijadinho Madeira Policromada

Cristo ressuscitado Aleijadinho Capela dos Passos Congonhas do Campo Madeira Policromada

Obras atribuda a Aleijadinho

Senhor a caminho do Calvrio Capela dos Passos Congonhas do Campo Aleijadinho

Os doze profetas maiores foram retratados por Aleijadinho em pedra sabo, formando um monumento em forma de instalao, um conjunto escultrico que se adensa arquitetura de maneira nica e impressionante. a ltima obra do artista.

Altar erudito Bahia Sc. XVIII

Barroco no s tristeza!

Cristo ressuscitado Madeira policromada Bahia sc. XVIII

O gosto do Romantismo invade o Brasil no final do sculo XIX, com a fora da arte europeia italiana, francesa e alem e se instala por todo o sculo XX. Muitas imagens antigas so substitudas por novas, levando o patrimnio colonial decadncia. Em alguns lugares mudam-se tambm as devoes.

Santo Antonio de Pdua Sagrado Corao de Jesus Imagens de gesso, modelos europeus, sc. XX Igreja do Carmo - Itu

Devoo do sculo XX, Santa Therezinha de Lisieux, no tem imagens anteriores ao formato do gesso. Igreja do Carmo Itu

Conjunto escultrico francs Sagrado Corao de Jesus e Santa Margarida Maria 1904 Paris Santurio Nacional do Apostolado da Orao - Itu

Imagens de oratrio
As imagens de oratrio se caracterizam pelo pequeno porte, pelo carter simples na representao, marcada sobretudo pela devoo. Os oratrio so muito comuns nas residncias e nas capelas da zona rural.

Museu do Oratrio Ouro Preto

You might also like