You are on page 1of 27

ESCOLA ESTADUAL PAULO FREIRE

PLANO DE AULA: CONCEITOS E METODOLOGIAS.


EQUIPE:

PLANO DE AULA
um documento utilizado pelo professor para elaborar o seu dia letivo, para o registro de decises do tipo: o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer, como quem fazer.

O QUE DEVE CONTER:

Componente Curricular/Disciplina:
Compe a matriz curricular de um determinado curso em uma determinada etapa de ensino. obrigatria sua incluso com a carga horria determinada na matriz, a fim de que o curso tenha eficincia e validade.

O deve conter:
Ano: Ensino Fundamental (6 ano ao 9 ano), Ensino Mdio e Eja (Fundamental e Mdio) Tempo de Durao: Tempo necessrio para execuo do plano de aula ( dirio, semanal, quinzenal, anual ) na STE at 3 aulas, acima disso ser projeto.

Eixo Temtico:
um recorte na rea de conhecimento, neste caso da Educao. Nos eixos temticos, o programa aglutina investigaes e estudos de diferentes enfoques. O eixo temtico organiza a estrutura, limita a disperso temtica e fornece o cenrio no qual so construdos os objetos de pesquisa.

O que deve conter um plano de aula


Objetivo Geral: Objetivo a ser alcanado com a atividade proposta, ou seja, conhecimento adquirido pelo alunos. Contedos: Contedos que sero trabalhados com os alunos. Habilidades: Capacidade para fazer algo que resolva situaes de maneira apropriada atendendo as necessidades propostas.

Estratgias Metodologias/Procedimentos:
Forma como os contedos sero trabalhados, possibilitando o desenvolvimento das competncias e habilidades necessrias para atingir o objetivo proposto. Recursos: o que vai ser utilizados para realizar o plano de aula.

Avaliao
um processo a ser construdo no decorrer da aprendizagem, esta se dar atravs do ensino e da aprendizagem. importante ressaltar que os critrios estabelecidos para a avaliao dever ser respeitados, pois so estes que iro determinar se o planejamento contemplou os objetivos propostos e o desenvolvimento do mesmo.

PERFIL DE UM BOM PLANO DE AULA


Realista: conveniente que seja objetivo, adequado disponibilidade concreta das potencialidades humanas, tecnologia e aos recursos econmicos e financeiros. Claro e simples: No deve apresentar aspectos indefinidos, ser compreensvel.

PERFIL DE UM BOM PLANO DE AULA


Oportuno: satisfazer as necessidades exigidas pelas circunstncias. Integracionista: considerar todos os fatores concorrentes e capazes de colaborar com o melhor aproveitamento do recurso. Concatenado: iniciar com os antecedente e o presente (diagnstico) para projetar o futuro.

PERFIL DE UM BOM PLANO DE AULA


Estvel: ter consistncia, apresentar um contedo que merea confiana geral, que seja flexvel e que garanta sua realizao Funcional: ter todos os elementos que garantam sua efetiva execuo. Programado: descrio sistemtica das aes a serem realizadas, tempo e recursos necessrios para execuo. Informativo: que contenha fontes confiveis para determinar de forma precisa todos os elementos.

A FUNO DA AVALIAO ESCOLAR


A ao educativa intencional. um conjunto de objetivos a serem alcanados. Que a avaliao como parte integrante do planejamento do processo de ensino aprendizagem, apresenta trs funes:

Funo Diagnstica
Tem por finalidade realizar uma sondagem de conhecimentos e experincias j disponveis no aluno, bem como a existncia de prrequisitos necessrios aquisio de um novo saber. Permite ainda identificar progressos e dificuldades de alunos e professores diante do objeto proposto.

Funo Formativa
Tem por finalidade proporcionar o feedback (retroalimentao) para o professor e para o aluno, durante o desenvolvimento do processo ensinoaprendizagem .

Funo Somativa:
Temos propsito de oferecer subsdios para o registro das informaes relativas ao desempenho do aluno. Considerando que a funo somativa da avaliao visa proporcionar uma medida que poder ser expressa em nota ou conceito sobre o desempenho do aluno.

Habilidade
a conquista do conhecimento atravs de aproximaes sucessivas (proporcionadas pelos professores em suas aulas. aprendemos a dirigir com o instrutor e conquistamos habilidades de dirigir este veiculo.

Competncia
Saber fazer Bem, o que necessrio e desejvel. dirigir veiculo, estando sozinho e enfrentando o trnsito de uma cidade.

Plano de aula para STE


COMO ELABORAR UM PLANO DE AULA

NOME DO PLANO DE AULA:


O tema surge do contexto observado, e , ele que balizar todas as aes do plano. muito importante que o tema seja bem delimitado e que tenha uma relevncia para o contexto em que se pretende trabalhar.

CONTEDO:
Especifique os principais contedos curriculares trabalhados no projeto para atingir os objetivos propostos, ou seja, qual o contedo no planejamento curricular anual.

METODOLOGIA:
Como voc pretende alcanar os objetivos, qual a dinmica do projeto... Aqui todas as aes precisam ser descritas: - Desenvolvimento das aes: passoa-passo do trabalho e das atividades propostas, respeitando a ordem cronolgica.

RECURSOS:
Acesso ao site www.aprendelegal.com.br , datashom, retroprojetor, mquina fotogrfica... Especificar quais recursos sero utilizados!

DURAO:
quantas aulas voc trabalhar com esse plano de aula. Ex. 01 aula, 02 aula.

AVALIAO:
A base da avaliao a participao do aluno em todas as etapas do trabalho, porm o mais importante que os critrios sejam claramente expostos no incio do projeto. A nota (conceito) pode ser composta pela avaliao de empenho na busca e seleo de informaes, participao nas discusses e desvelo na elaborao do trabalho final. Todos os participantes do projeto (inclusive professores) devem fazer sua autoavaliao.

Observaes:
OBS: QUALQUER DVIDA PROCURE A COORDENAO PEDAGOGGICA OU OS PROFESSORES DA SALA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL.

OBS: ANTES DE UTILIZAR A SALA DE TECNOLGIA O PLANO DE AULA DEVER SER AVALIADO E VISTADO PELA COORDENAO PEDAGOGICA.

Sites sugeridos para elaborar planos de aula e preparar aulas


www.portaldoprofessor.gov.br www.sed.ms.gov.br www.novaescola.com.br http://catalogocolaborativo.wikispaces.com/ www.angelinatebet.wikispaces.com/ Orkut da escola: escolaangelinatebet@yahoo.com.br

Email da STEeeajtebet_ste@hotmail.com

OBRIGADA (O) !!!

You might also like