You are on page 1of 15

A sociologia surgiu no sculo XIX decorrente das transformaes causadas na sociedade pela Revoluo Industrial e pela Revoluo Francesa

de 1789. Os primeiros socilogos viam como ncleo dessa nova sociedade a forma organizacional trazida pela indstria, destacando o papel dos empresrios e da racionalidade cientfica. Ao estudar os novos fenmenos sociais trazidos pela industrializao, a indstria torna por si s objeto de estudo das cincias sociais.

Surgimento da Sociologia
Com o crescimento populacional e a demanda de produtos, houve grande necessidade de mudanas significativas nas formas de produo e organizao. As abordagens iniciais da sociologia, buscavam compreender o contexto da industrializao, o papel desempenhado na sociedade e seus principais agentes: o empresrio capitalista e o operrio. O surgimento da sociologia no sculo XIX possvel pela grande tomada de conscincia da existncia de uma sociedade complexa e dinmica geradora de novos problemas sociais.

Surgimento da Sociologia

Augusto Comte (1798 1857): Considerado o pai da sociologia tinha a idia de que uma cincia voltada para o social era necessria, devido o grande nmero de problemas trazidos pela industrializao e que refletiam em toda sociedade. Comte via a sociedade moldada de acordo com a organizao industrial. A fbrica, como sistema de produo destacava-se como uma organizao fundamental no novo tipo de sociedade que vinha substituindo as sociedades tradicionais baseadas na produo agrcola.

Surgimento da Sociologia
De acordo com os primeiros socilogos, a empresa torna-se a instituio bsica e modelar da nova sociedade, o eixo central de articulao de uma sociedade dinmica e baseada na produtividade. Os industriais e os novos trabalhadores assalariados unidos por vnculos recprocos de direitos e obrigaes, formam o ncleo desta nova instituio na qual surgem novas posies sociais, tais como: tcnicos, funcionrios administrativos gerentes, etc.

O Estudo das Organizaes Escola Clssica


No final do sculo XIX, motivados pelas mudanas na estrutura social, que estavam associadas com a Industrializao e a crescente burocratizao, intelectuais de diversas disciplinas comearam a prestar mais ateno s organizaes e seus efeitos na vida social. As primeiras abordagens tiveram foco na racionalizao (Estudos cientficos) do processo de trabalho, destacando-se os trabalhos de Taylor e Fayol que junto com Max Weber formam o que denominamos de Escola Clssica.

O Estudo das Organizaes Teoria da Relaes Humanas


Durante as dcadas de 1930 e 1940 cientistas sociais passaram a se contrapor as verses tecnocrticas da Escola Clssica Os psiclogos descobriram motivos individuais mais complexos. Antroplogos e socilogos revelaram a existncia no oficial de padres informais de cooperao, normas compartilhadas e conflitos dentro de cada grupo e entre gerentes e trabalhadores. Destacando-se o trabalho de Elton Mayo, sobre o comportamento das trabalhadoras da Western Electric.

O Estudo das Organizaes


O que estava ausente nas abordagens tanto da Escola Clssica quanto da Teoria das Relaes humanas era a anlise da organizao como uma unidade social, um agente diferenciado da sociedade. Bernard e Selznick, observaram que as organizaes no eram somente sistemas de produo tcnica, mas tambm sistemas sociais adaptveis que buscavam sobreviver em seu meio ambiente.

O Estudo das Organizaes


Barnad: Com foco nas estruturas formais e informais no interior das organizaes, percebeu que o ideal no projetar sistemas eficientes, mas criar e promulgar vises morais relacionadas com a misso da organizao comprometendo de forma mais concreta, os seu integrantes. Selznick: Qualquer organizao representa um sistema de relaes que define a disponibilidade de recursos que podem ser manipulados com eficcia e eficincia. Por outro lado, constituem sistemas cooperativo e estruturas sociais adaptveis.

O Estudo das Organizaes


Goldner ,dcada de 1950: Sintetizou as vizes de Barnad e Selznick em, um sistema racional e um sistema natural Sistema racional: As organizaes so como instrumentos que podem ser conscientemente manipulados e moldados. Sistema natural: V a organizao como um sistema orgnico buscando sua sobrevivncia. Posteriormente, Burns e Stalker identificaram estas duas vises e denominaram como mecnicas (ou mecanicista) e orgnicas

O Estudo das Organizaes


O socilogo Robert Merton (1910-2003) mostrou que as regras tendem a supervalorizadas na organizaes burocrticas. Para ele, a adeso s regras, originariamente concebida como meio, transforma-se em objetivo em si prprio, encobrindo os objetivos originais. Michel Croizer socilogo francs em seu livro O fenmeno burocrtico, de 1963, conclui que, apesar das organizaes burocrticas resistirem mais tempo s mudanas do meio ambiente, ser inevitvel a adaptao elas, pois a mudana se converteu em lei em nosso tempo.

O Estudo Sociolgico das Organizaes


Tem incio com o trabalho do socilogo alemo Max Weber (1864-1920), que abordou a burocracia.Apesar de ter focado a mudana dos padres da autoridade poltica e organizaes governamentais, a maioria das pesquisas que se seguiram e baseada em seus estudos tinham como foco empresas. O papel de Weber e destacado por vrios autores, entre eles Morgan. Morgan identificou que as formas burocrticas rotinizam o processo de administrao exatamente como a mquina rotiniza a produo.

O Estudo Sociolgico das Organizaes

Estudos de Etzioni apontavam que a maioria dos estudos tende a focalizar a unidade organizacional e as inter-relaes entre seus elementos e evidenciam uma tendncia para negligenciar sua relaes com outras unidades sociais, mesmo as significativas, como outras organizaes e coletividade. Considerava tambm que a sociologia organizacional era potencialmente capaz de desenvolver bases sadias para um estudo geral e comparativo das organizaes.

O Campo da Sociologia das Organizaes


Ainda na dcada de 1950, Etzioni considerava que a Sociologia Organizacional Focaliza o estudo das organizaes de acordo com quatro pontos de vista 1 As organizaes so analisadas como unidades sociais, com estudo dividido em estrutura formal e no formal 2 O estudo das organizaes aborda a relao de uma estrutura organizacional, como unidade, com outras estruturas de organizaes, e com unidade sociais que no so organizaes como: famlia, comunidade, classes sociais e a prpria sociedade

O Campo da Sociologia das Organizaes


3 As organizaes so analisadas do ponto de vista de suas relaes de necessidades com a personalidade dos participantes e culturais 4 A relao das organizaes e o meio ambiente Dean Champion: Concluiu que a interao social o alvo principal da indagao sociolgica.

O Campo da Sociologia das Organizaes


A sociologia pode abordar o fenmeno organizacional de trs modos distintos, tendo como referencia: O individuo onde o estudo se baseia nos problemas que dizem respeito s pessoas que pertencem organizao. A organizao trata-se de consider-la um todo complexo, e seu estudo foca a estrutura (hierrquica, fsica, de dominao etc.) Organizao na sociedade Considerando as organizaes como atores sociais, como agente ativos de transformaes (sociais, econmicas, culturais etc.)

You might also like