You are on page 1of 28

OXIGENOTERAPIA

PROFESSORAS:

Juliana Garcia Magda Neves

OXIGENOTERAPIA

Respirao: uma das funes vitais, geralmente silenciosa e realiza-se sem esforo.
Uma pessoa que respira normalmente no toma conscincia desse processo. A freqncia respiratria e sua profundidade pode ser alteradas voluntariamente.

OXIGENOTERAPIA
Quando uma pessoa apresenta dificuldade em respirar (dispnia), torna-se bastante consciente de sua respirao e das tentativas de controlar sua presena e continuidade

OXIGENOTERAPIA
A incapacidade de obter oxignio e de controlar a funo respiratria, essencial vida, aterradora (angstia).

OXIGENOTERAPIA

Torna-se imperativa a pronta assistncia ao paciente,no somente pelo papel vital exercido pelo oxignio na manuteno da vida, mas tambm porque a ansiedade decorrente da dificuldade respiratria pode por si mesma interferir na respirao e agravar a situao.

OXIGENOTERAPIA
Os rgos da respirao funcionam para captar oxignio e eliminar o dixido de carbono - a vida no pode ser mantida sem oxignio e o dixido de carbono precisa ser eliminado.

OXIGENOTERAPIA
As doenas que acometem o trato respiratrio dificultam a respirao, interferindo na troca vital de gases onde causam para o paciente um desconforto agudo e muitas vezes crnicos.

OXIGENOTERAPIA
Nesses casos os cuidados devem ser dirigidos no sentido de facilitar a oxigenao e evitar a transmisso de infeco.

OXIGENOTERAPIA
a administrao de O2 numa concentrao superior de presso encontrada na atmosfera ambiental para corrigir e atenuar a deficincia de oxignio ou hipxia.

Caractersticas do Oxignio:

inodoro; inspido; incolor; ligeiramente mais pesado que o ar; alimenta a combusto.

Indicaes

Alterao na freqncia ou padro respiratrio do paciente:

- Hipoxemia - diminuio da tenso de O2 no sangue arterial; - Hipxia - diminuio do suprimento de O2 para os tecidos.

Sinais de Hipxia

Sinais Respiratrios: taquipnia, respirao


laboriosa ( retrao intercostal, batimento de asa de nariz), cianose progressiva;

Sinais Cardacos: taquicardia precoce,


bradicardia, , hipotenso e parada cardaca;

Sinais Neurolgicos:inquietao, confuso,


prostrao, convulso e coma.

Medidas de Segurana
Sendo o Oxignio inflamvel, muito importante: - no permitir fumar no local; - cuidado com aparelhos eltricos que podem emitir fascas; - no usar graxa ou leo nas vlvulas e no manmetro de oxignio; - transportar o torpedo com cuidado - exploso, o ideal canalizado.

Cuidados com oxignio e sua administrao

Explicar as condutas e as necessidades da oxigenoterapia ao paciente e acompanhante; orientar para no fumar; no administr-lo sem o redutor de presso e o fluxmetro (regula o fluxo de O2 em l/min);

Cuidados com oxignio e sua administrao

Oxignio deve ser administrado umidificado - seco lesa o epitlio ciliar; usar gua esteril - ateno quanto a quantidade de gua; observar se a mscara ou cateter est bem adaptado e em bom funcionamento; dar apoio psicolgico

Mtodos para Administrao do Oxignio

O oxignio pode ser administrado por intermdio de: cateter nasal; cnula nasal; mscara facial; mscara de Venturi;

Mtodos para Administrao do Oxignio

cnula endotraqueal; Cateter transtraqueal; tenda de O2; Ventilao mecnica.

Cateter Nasal

Usado quando o paciente necessita de mdia concentrao de O2; Fluxo entre 6 e 7 l/min; trocar a cada 24 horas; promover higiene nasal Vantagens econmico, fcil aplicao.

Desvantagens nem sempre tolerado por crianas, respirao bucal diminui a frao de O2, facilidade de deslocamento do cateter.

Cnula Nasal

Suporte plstico com 2 dentes de garfo; Fornece quantidade moderada de O2; Fluxo de at 6 l/min; Vantagens conforto, economia, facilidade para manter a posio; Desvantagens concentrao de O2 respirada desconhecida

Mscara Facial

Dispositivo aberto, de plstico, que cobre o nariz e a boca, fornece quantidade moderada de O2; Seu ponto bsico combater a hopoxemia.
Desvantagens desconfortvel, retirar a cada 2 horas (repouso), acmulo de gua na extenso, trocar a cada 24 horas

Mscara de Venturi

Mtodo mais confivel e preciso para uma administrao de O2 por meios no invasivos. Vantagens mistura o fluxo de O2 com um fluxo alto e varivel de ar para produzir uma concentrao de O2 constante.

Desvantagens baixa aceitao pelos pacientes.

Cnula Endotraqueal

Tubo introduzido atravs da boca ou nariz at a traquia tratamento de emergncia; Passado por meio de laringoscpio; Utilizado por tempo determinado.
Desvantagens desconforto, reflexo da tosse deprimido, as secrees tornam-se espessas e viscosas, uso prolongado pode levar ulcerao e estenose da laringe ou traquia.

Cnula Trans-traqueal

Cnula introduzida na traquia atravs de uma abertura (traqueostomia), realizado no centro cirrgico ou UTI; Pode ser temporrio ou permanente; necessrio aspirar a traqueostomia a cada 1 ou 2 horas ou sempre que necessrio; um procedimento estril.

Tenda de Oxignio

Fornece um teor elevado de umidade, alm de O2 suplementar; Utilizada com freqncia para crianas; Construdas de material plstico transparente no permite a difuso do O2 atravs do ar.

Ventilao Mecnica

um aparelho de respirao a presso positiva que pode manter a ventilao automaticamente por longos perodos Est indicado quando o paciente incapaz de manter nveis seguros de dixido de carbono arterial e/ou oxignio pela respirao espontnea;

Saturao do Oxignio

o teor de oxignio dividido pela capacidade de O2, expressa em volume %.


Oxmetro: instrumento fotoeltrico para medir o grau de saturao de oxignio no sangue.

Complicaes da Oxigenoterapia

A suscetibilidade toxicidade do O2 varivel, e o aparecimento e a severidade dos sintomas variam consoante os diferentes indivduos.

Efeitos Txicos com o O2 e com sua Administrao

Em pacientes com DPOC, a administrao de altas concentraes de O2 eliminar o estmulo respiratrio - apnia; resseca a mucosa do sistema respiratrio; altas concentraes de O2 (acima de 50%) por tempo prolongado ocasionam alteraes pulmonares: atelectasias, hemorragias, e outros.

You might also like