You are on page 1of 7

1: Defina inflamao aguda.

R; A inflamao aguda uma resposta rpida a um agente nocivo encarregada de levar mediadores de defesa do hospedeiro leuccitos e protenas plasmticas- ao local da leso.

2: Defina inflamao crnica. R; A inflamao crnica uma inflamao prolongada na qual a inflamao ativa, a destruio tissular e a tentativa de reparar os danos ocorrem simultaneamente. Apesar de ser a continuao da inflamao aguda a inflamao crnica frequentemente comea de maneira insidiosa como uma reao pouco intensa, geralmente assintomtica.

3:qual o papel do processo inflamatrio? R: A inflamao fundamentalmente um mecanismo de defesa, cujo objetivo final a eliminao da causa inicial da leso celular e das suas causas. Sem a inflamao, as infeces se desenvolveriam descontroladamente, as feridas nunca cicatrizariam e o processo destrutivo nos rgos atacados seriam permanentes. 3/16/13

4: Diferencie infeco de inflamao. R; Infeco a penetrao, desenvolvimento e multiplicao de microrganismos no organismo, e que podem ter efeitos variados geralmente nocivos. Inflamao uma reao complexa a vrios agentes nocivos, como os microrganismos e clulas danificadas, geralmente necrticas, que consiste de respostas vasculares,migrao e ativao de leuccitos e reaes sistemticas.

5: quais as clulas envolvidas no processo inflamatrio? Discorra sobre cada uma delas(caractersticas, funo e localizao) R: Linfcitos eles esto localizados na circulao e so mobilizados nas reaes imunes humorais e celulares, na reao no mediada imunologicamente. Podem ser ativados na presena do antgeno, quando ativados produzem linfocinas que um estimulador dos moncitos e macrfagos. Mastcitos clulas do tecido conjuntivo e participam de reaes inflamatrias agudas e persistentes tipos especficos de infeces parasitria esto relacionadas a nveis aumentados de ige e ativao dessas clulas. Eosinfilos so clulas da circulao sanguinea estos presentes em reaes imunes mediadas por Ige e das infeces plamaticas.
3/16/13

Macrfagos esto presentes no tecido conjuntivo como a prima dona da inflamao crnica, quando ativado produz um grande numero de substncias. Plasmocitos produzem anticorpos dirigidos contra antgenos persistentes no local inflamatrio ou contra componentes teciduais alterados. Neutrfilos e Moncitos esto presentes na circulao e em seu interior contem grnulos de lisossomas que quando liberados, podem contribuir com a reao inflamatria. Os neutrfilos tem dois tipos de grnulos, os grnulos especficos e o azurfilos, os dois tipos de grnulos podem descarregar seu contedo nos vacolos fagocitrios que se formo em torno do material capturado ou o contedo dos grnulos podem ser liberados no espao extracelular. 6: Quais os sinais que caracterizam o processo inflamatrio? Discorra sobre cada um deles. R; Os sinais so tumor, calor, dor, rubor e perda de funo. 7: Quais os principais mediadores qumicos da inflamao? Qual a funo dos mesmos no processo inflamatrio? 3/16/13

8: O que apoptose? Como ela se da? Sua importncia? R; a apoptose a via de morte celular que induzida por um programa intracelular altamente regulado, no qual as clulas destinadas a morrer ativam enzimas que degradam seu DNA nuclear e as protenas citoplasmticas. A morte celular por apoptose tambm responsvel pela perda de clulas em uma variedade de estado patolgicos. A via intrnseca ou mitocondrial da apoptose. Ela resulta do aumento da permeabilidade mitocondrial e da liberao de molculas proapoptoticas no citoplasma, sem a participao dos receptores de morte. A via extrnseca da apoptose. Esta via iniciada pela ativao de receptores de morte celular em varias clulas. 9:o que sistema complemento ? Qual a sua funao ? O sistema complemento consiste 20 proteinas que so encontradas em maior concentraao no plasma. O sistema tanto na imunidade natural quanto na adquirida contra agentes microbianas tem a seguintes funoes estimular ativivaao de histaminas pelos mastocitos assim a permeabilidade vascular causando vasodilataao .ativaao de leucocitos facilitam fagocitose por neutrofilos

3/16/13

10. O que sistema de coagulaao ?descreva sua sequencia de ocorrencia . R; O sistema de coagulaao esta dividido em duas vias que comvergem culminando na ativaao da trombina e na formaao de fibrina . A trombina ligaao entre o sistema da coagulaao a inflamaao a ativaao do sistema resulta na ativaao da trombina apatir do seu precusor o protronbina . A trombina enzima que cliva o fibinogenio soluvel circulante para gera um coagulo insoluvel de fibrina,ea principal protease da coagulaao 11. Oque sistema calicreina cinina ? Quais as funoes ? R; O sistema das cininas gera peptdeos vasoativos a partir de protenas plasmticas ,os cininogenios, atravez de proteases especificas chamadas calicreinas . A bradicininas aumenta a permeabilidade vascular e causa contrao do msculo liso, dilatao de vasos sanguineos e dor quando injetada na base. 12: Qual a importncia do acido aracdnico no processo inflamatrio? R; Os eicosanides so os metablitos do cido aracdnico, estes se unem aos receptores ligados protena G de vrios tipos celulares e podem mediar virtualmente cada passo da inflamao. Eles podem ser encourados no exudatos inflamatrios e sua sntese esta aumentando nos locais em que h inflamao. Agentes estruturalmente distintos que suprimem a atividade da 3/16/13 ciclooxigenase reduzem a inflamao in vivo.

13: Descreva e esquematize a sequncia da cadeia inflamatria. R; O processo inflamatorio se dpa por cinco fases que esta podem ocorrer simultaneamente no mesmo tecido lesado. Irritativa ocorrem devido a leso das celulas que so estimuladas a liberar mediadores qumicos, os quais so responsveis pelos fenmenos vasculares e exudativos. Vasculares ocorre vasodilatao e alterao hemodinmica pela ao dos medicamentos ex: bradicininas, cininas, serotoninas. Nessa fase os leuccitos comea a marginao, depois ocorre o rolamento dos mesmos sobre o endotlio e adeso atravs dos receptores na membrana. Exudao fase em que ocorre sada clulas (diapedese) e substancia plasmticas para o interstcio ocorrendo a formao de edema. Reparativa ocorre absoro do exudato, produo de fibroblasto que sintetizam fibrina e esta se deposita na MEC dando origem ao novo tecido. Produtiva ocorre mudanas morfolgicas das clulas presentes no local de inflamao linfcitos T se diferenciam em plasmocitos e estes liberam anticorpos que agem sobre os antgenos, moncitos que se diferenciam em macrfagos que so responsveis pela fagocitose e fibroblastos responsvel pela reposio da MEC. 14: Expliquem a relao entre o processo inflamatrio e o processo de reparao tecidual. R: O processo de reparao no poder ocorrer seno passar por todos os processos inflamatrios, o inflamatrio so os pilares das doenas crnicas como a artrite reumatoide,e aterosclerose e o reparo pela fibrose pode causar cicatrizes deformadoras ou faixas fibrosas que podem causar obstruo intestinal ou limitar a mobilidade das articulaes.
3/16/13

15: O que o processo de fagocitose? R; Reconhecimento e fixao da partcula a ser ingerida pelo leuccito, seu engolfamento com subseqente formao de um vacolo fagoctico, destruio ou degradao do material ingerido. 16:Quais as formas de comunicao celulares existentes? Autcrina, Parcrina e endcrina. 17: Explique os fenmenos exudativos relacionando-os com o processo inflamatrio. R; Extravasamento de leuccitos e fagocitose as etapas, marginao , rolagem e aderncia, diapedese, quimiotaxia e fagocitose. 18: Quais as principais molculas envolvidas no reconhecimento de antgeno? R;

3/16/13

You might also like