You are on page 1of 62

GRUPO SESMT CONTREX SERVIOS LTDA

NR 18

Somos uma empresa com seis anos de mercado, sediada em Aracruz ES e especializada na produo, montagem e locao de andaimes industrial, contamos com um servio completo de engenharia de andaimes, onde contemplam projeto estrutural e projeto tridimensional, e recebemos a certificao como fornecedor qualificado PRODFOR.
Possumos Sede e instalaes prprias, equipada com todo maquinrio necessrio para a fabricao, instalado em uma rea de 2.450 m, e rea construda (galpo) e sede administrativa de 800 m, com o anexo que j esta em obras.

BAHIA PULP VERACEL SUZANO CENIBRA RIPASA CONTREX - SEDE ARCEL - ARACRUZ NOBRECEL LWARCEL ARCEL GUABA

Contedo Programtico
Definio andaime Material utilizado na montagem Tipos de andaime Normas aplicaveis ao andaime Procedimentos de montagem Suportao de Peso Segurana na montagem Epis utilizados na montagem Cuidados na montagem Fase da atividade X Risco X medidas preventivas Fotos de insegurana

Andaime
Plataforma necessria execuo de trabalhos em lugares elevados, onde no possam ser executados em condies de segurana a partir do piso.

Material utilizado na Montagem de andaime:


Travessa Braadeiras fixas e giratrias Tubos Postes Teclit e Contrex Placa de base Placa de base Regulvel Rodzios Escadas de Marinheiro Luvas Pranches de madeira e alumnio Rodap

Travessa
Pea dotada de sistema de encaixe, atravs de cunha, sendo usada em tubos e postes auxiliando no travamento da estrutura do andaime.

Cabea da Travessa Travessa

Cunha

Braadeira Fixa e Giratria


Pea confeccionada em ao especifico a sua aplicao, utilizada para unir tubos, travessas e postes.
Braadeira Fixa: Utilizado para 90 graus entre as partes Braadeira Giratria: Utilizado para qualquer ngulo entre as partes

Tubos
Canal cilndrico de ao com dimetro Nominal de 1 , dimetro externo de 48,3 mm e espessura variando de 2,65 mm a 3,05 mm .

Tubos

Braadeiras

Poste Teclit e Contrex


Haste de ao, presa verticalmente no solo para servir de suporte s estruturas do andaime.

Poste Contrex

Poste Teclit

Placa de Base
Chapa de ao com pino no centro ou ressalto para apoio do tubo e distribuio da carga aplicada ao solo .

Pino central Chapa de ao

Placa de base regulvel


Chapa de ao com uma barra roscada no centro para apoio do tubo e nivelamento da estrutura girando o pino soldado uma porca sextavada, utilizados tambm para transferir a carga do poste para o solo.

Rosca

Chapa de ao

Rodzio
Roda metlica, afixada aos ps dos andaimes, para que seja possvel desloc-los na horizontal com facilidade, dotados de trava de segurana.

Pino

Trava de segurana

Escada de marinheiro
Estrutura fixa ou mvel constituda de gaiola protetora e uma srie de degraus e por onde se sobe ou desce para acessar plataformas de trabalho.

Gaiola protetora

Luva
Pea tubular utilizada para conexo de tubos

Entrada para os tubos

Pranches de madeira
Tbuas utilizadas para forrar os andaimes.

Rodap
Parte integrante do andaime localizado abaixo do guarda-corpo, afim de prevenir queda de materiais abaixo do andaime.
Rodap

Tipos de andaimes ( NBR 6494 )


Andaimes suspensos mecnico
Andaimes em balano

Andaimes simplesmente apoiados


Fixos Mveis

Andaimes suspensos mecnicos


Andaime em que o estrado sustentado por travessas metlicas ou de madeira, suportado por meio de cabos de ao, movimentando-se no sentido vertical com auxilio de guinchos.

Estrado

Andaimes em balano
Andaimes que se projetam para fora da construo suportados por vigamentos ou estruturas em balano, que tenham sua segurana garantida, seja por engastamento ou por sistema de contrabalanceamento.

Andaime em Balano

Andaimes simplesmente apoiados


A diferena entre os andaimes fixos e mveis a presena ou no do rodizio que permitir o deslocamento horizontal do andaime.

Andaime na chamin

Normas aplicveis ao andaime


NR 18 da Portaria 3.214 Itens 18.15, 18.13.5, 18.12.5 e 18.36.5. NBR 6494 da ABNT Segurana nos andaimes

Resumo das Normas

DEFINIES NR-18
18.15. Andaimes. 18.15.1. O dimensionamento dos andaimes, sua estrutura de sustentao e fixao, deve ser realizado por profissional legalmente habilitado. 18.15.2. Os andaimes devem ser dimensionados e construdos de modo a suportar, com segurana, as cargas de trabalho a que estaro sujeitos. 18.15.3. O piso de trabalho dos andaimes deve ter forrao completa, antiderrapante, ser nivelado e fixado de modo seguro e resistente. 18.15.4. Devem ser tomadas precaues especiais, quando da montagem, desmontagem e movimentao de andaimes prximos s redes eltricas. 18.15.5. A madeira para confeco de andaimes deve ser de boa qualidade, seca, sem apresentar ns e rachaduras que comprometam a sua resistncia, sendo proibido o uso de pintura que encubra imperfeies. 18.15.5.1. proibida a utilizao de aparas de madeira na confeco de andaimes.

18.15.6. Os andaimes devem dispor de sistema guarda-corpo e rodap, inclusive nas cabeceiras, em todo o permetro, conforme subitem 18.13.5, com exceo do lado da face de trabalho. 18.15.7. proibido retirar qualquer dispositivo de segurana dos andaimes ou anular sua ao. 18.15.8. proibida, sobre o piso de trabalho de andaimes, a utilizao de escadas e outros meios para se atingirem lugares mais altos. 18.15.9. O acesso aos andaimes deve ser feito de maneira segura.

Andaimes Simplesmente Apoiados


18.15.10. Os montantes dos andaimes devem ser apoiados em sapatas sobre base slida capaz de resistir aos esforos solicitantes e s cargas transmitidas. 18.15.11. proibido trabalho em andaimes apoiados sobre cavaletes que possuam altura superior a 2,00m e largura inferior a 0,90m .

18.15.12. proibido o trabalho em andaimes na periferia da edificao sem que haja proteo adequada fixada estrutura da mesma.

18.15.13. proibido o deslocamento das estruturas dos andaimes com trabalhadores sobre os mesmos.

18.15.14. Os andaimes cujos pisos de trabalho estejam situados a mais de 1,50m de altura devem ser providos de escadas ou rampas.
18.15.15. O ponto de instalao de qualquer aparelho de iar materiais deve ser escolhido, de modo a no comprometer a estabilidade e segurana do andaime.

18.15.16. Os andaimes de madeira no podem ser utilizados em obras acima de 3 pavimentos ou altura equivalente, podendo ter o lado interno apoiado na prpria edificao.
18.15.17. A estrutura dos andaimes deve ser fixada construo por meio de amarrao e entroncamento, de modo a resistir aos esforos a que estar sujeita. 18.15.18. As torres de andaimes no podem exceder, em altura, 4 (quatro) vezes a menor dimenso da base de apoio, quando no estaiadas.

Andaimes Mveis 18.15.26. Os rodzios dos andaimes devem ser providos de travas, de modo a evitar deslocamentos acidentais. 18.15.27. Os andaimes mveis somente podero ser utilizados em superfcies planas. Andaimes em Balano 18.15.28. Os andaimes em balano devem ter sistema de fixao estrutura da edificao capaz de suportar 3 (trs) vezes os esforos solicitantes. 18.15.29. A estrutura do andaime deve ser convenientemente contraventada e ancorada, de tal forma a eliminar quaisquer oscilaes.

DEFINIES NBR - 6494


1 Objetivo 1.1 Esta Norma fixa as condies exigiveis de segurana dos andaimes quanto sua condio estrutural, bem como de segurana das pessoas que neles trabalham e transitam. 1.2 Esta Norma se aplica aos andaimes que servem para auxiliar o desenvolvimento vertical das construes, bem como aqueles que operam em construes j elevadas para efeito de reparos, reformas, acabamentos, pinturas, torres de acesso, outros. 1.3 Esta Norma no se aplica segurana de terceiros, a qual deve ser regida por legislao especfica dos rgos pblicos competentes. 1.4 Esta Norma abrange os andaimes conforme a seguinte classificao: a) andaimes suspensos mecnicos, - pesados; - leves; b) andaimes em balano; c) andaimes simplesmente apoiados, - fixos; -mveis Nota : Os andaimes no incluidos nesta classificao devam ser objeto de projeto e/ou clculo elaborado por profissional devidamente habilitado s atender s condies de segurana estabelecidas nesta Norma.

2 Definies Para os efeitos desta Norma so adotadas as definies de 2.1 a2.1.3. 2.1 Andaimes Plataformas necessrias execuo de trabalhos em lugares elevados, onde no possam ser executados em condies de segurana a partir do piso. So utilizados em servios de construo, reforma, demolio, pintura, limpeza e manuteno.

2.1.1 Andaimes suspensos mecnicos Andaimes, pesados ou leves, em que o estrado sustentado por travessas metlicas ou de madeira, suportado por meio de cabos de ao, movimentando-se no sentido vertical com auxilio de guinchos. 2.1.1.1 Andaimes suspensos, mecnicos-pesados Andaimes cuja estrutura e dimenses permitem suportar cargas de trabalho de 4 kPa (400 kgf/m2) no mximo, respeitando os fatores de segurana de cada um dos seus componentes.

2.1.1.2Andaimes suspensos, mecnicos-leves Andaimes cuja estrutura e dimenses permitem suportar carga total mxima de trabalho de 3 kN (300 kgf), respeitando os fatores de segurana de cada um dos seus componentes. Nota: Entende-se como carga de trabalho a somatria das cargas de materiais, ferramentas e pessoas sobre o andaime. 2.1 .2 Andaimes em balano

Andaimes que se projetam para fora da construo so suportados por vigamentos ou estruturas em balano, que tenham sua segurana garantida, seja por engastamento ou outro sistema de contrabalanamento no interior da construo, podendo ser fixos ou deslocveis.
2.1.3 Andaimes simplesmente apoiados Andaimes cuja estrutura trabalha simplesmente apoiada, podendo ser fixos ou deslocveis horizontalmente.

3 Condies gerais As seguintes condies devem ser observadas. 3.1 Projeto e construo dos andaimes 3.1.1 Todos os andaimes devem ser projetados para resistir s solicitaes a que estaro submetidos. 3.1.2 Todos os andaimes devem ter dispositivos de segurana apropriados ao tipo de trabalho a ser executado. 3.1.3 Todo o equipamento utilizado deve ser de boa qualidade e encontrar-se em bom estado de uso, atendendo s normas brasileiras. 3.1.4 Os projetos de andaimes devem indicar as cargas admissveis de trabalho. 3.1.5 Os andaimes no devem receber cargas superiores s especificadas em projeto e a sua carga deve ser repartida de modo uniforme e sem obstruir a circulao de pessoas. 3.1.6 O acesso ao andaime, em fase de montagem e desmontagem, deve ser interditado a todos, com exceo da equipe responsvel pelo servio. 3.1.7 O vo livre do piso deve estar de acordo com a sua resistncia, e com as cargas que vai suportar, no sendo permitidas flechas superiores a 1/200 do vo.

3.1.8 Os pisos em pranchas ou tbuas devem apoiar-se preferencialmente sobre trs travessas com dispositivos em suas extremidades para evitar o escorregamento. No caso de apoio sobre duas travessas, a fixao das extremidades obrigatria. A madeira empregada na execuo dos pisos deve ser de boa qualidade, seca e sem ns ou rachaduras. 3.1.8.1 Transversalmente, as pranchas ou tbuas devem ser colocadas lado a lado, sem deixar vos ou intervalos, de modo a cobrir toda a largura do piso, e fixadas para evitar qualquer deslocamento. 3.1.8.2 Pisos em tbuas de 0,025 m de espessura no podem ter vos maiores que 2,00 m, e devem ser travados entre si. Para vos at 1,50 m, no obrigatrio o travamento. 3.1.8.3As emendas das pranchas ou tbuas devem ser por justaposio, devendo haver sempre uma travessa sob cada ponta. Em casos excepcionais, permitida a emenda por sobreposio, desde que sobre uma travessa e com pelo menos 0,20 m para cada lado (ou seja, uma sobreposio de, no mnimo, 0.40 m). Nestes casos, obrigatria a sinalizao adequada do local (indicando a existncia de degrau e pintura de uma faixa de alerta no piso), bem como afixao cuidadosa das pontas, de modo a no permitir que fiquem levantadas do piso. 3.1.8.4 As pranchas ou tbuas no devem ter mais de 0,20 m de balano.

3.1.9 Os pisos no devem ser lisos, e mesmo sendo metlicos, devem apresentar rugosidade suficiente para no permitir o escorregamento de calados, mesmo quando midos. 3.1.10 Todos os andaimes extemos devem ter seu piso fixado, de modo a evitar quedas provocadas pelo vento. 3.1.11 Os pisos para execuo dos trabalhos devem estar na horizontal.

3.2 Segurana e proteo nos andaimes 3.2.1 Os andaimes devem ser munidos, sobre todas as faces externas, de guarda-corpos, colocados a 0,50 me 1,00 m acima do estrado e, de rodaps de no mnimo 0,15 m de altura, nos nveis de trabalho. O conjunto do guarda-corpo deve resistir a uma carga horizontal pontual de 35ON aplicada em sua parte superior mais desfavorvel, sem deformao permanente. O guarda-corpo deve ser sempre fixado de modo a no se deslocar em qualquer direo, sob hiptese alguma. 3.2.2 Quando houver possibilidade de queda de pessoa que estiver trabalhando no estrado do andaime em direo face interna, deve ser prevista proteo adequada de guarda-corpo. 3.2.3 Quando os intervalos entre montantes forem inferiores a 1,00 m, os guarda-corpos referidos em 3.2.1 e 3.2.2 podero ser em correntes ou cabos, respeitadas as alturas.

3.2.4 Nos andaimes suspensos, o vo entre o guarda-corpo e o rodap deve ser fechado, inclusive nas cabeceiras, com tela ou qualquer outro material equivalente. 3.2.4.1 Alm do fechamento entre o guarda-corpo e o piso, deve ser colocada tela ao longo de toda a periferia externa, para prevnir queda de objetos. A tela utilizada no deve ter malha maior que 25 mm. 3.2.5 O local de trabalho e todos os acessos devem ser convenientemente iluminados.

3.2.6 Devem ser tomadas precaues especiais, durante a montagem, movimentao e utilizao de andaimes prximos s redes eltricas. Toda a fiao eltrica para iluminao e fora utilizada em andaimes deve ser em cabo isolado. 3.2.7 Quando necessrio, os andaimes devem ser protegidos e sinalizados contra o impacto de veculos e equipamentos, 3.2.8 Os andaimes suspensos devem ser convenientemente ancorados, de maneira que estejam protegidos contra oscilaes em qualquer sentido, 3.2.9 As plataformas dos andaimes suspensos leves devem distanciar-se no mximo 0,30 m da superficie de trabalho. 3.2.10 Os cabos utilizados nos andaimes suspensos devem ser de comprimento tal que, para a posio mais baixa do estrado, restem pelo menos duas voltas sobre cada tambor. 3.2.11 A roldana-guia do cabo de suspenso deve rodar livremente e o seu sulco deve ser mantido em bom estado de limpeza e conservao, bem como deve ser dimensionado adequadamente para o dimetro do cabo. 3.2.12 Os dispositivos de suspenso devem ser inspecionados antes do incio dos servios, por pessoa qualificada.

3.3 Segurana na utilizao dos andaimes 3.3.1 Toda precauo deve ser tomada para evitar queda de objetos dos andaimes. No deve haver empilhamento de material sobre os andaimes. 3.3.2 Toda a sobra de material deve ser retirada, acondicionada adequadamente ou atravs da utilizao de dutos de descarga. 3.3.3 Toda a movimentao vertical de componentes e acessrios para a montagem elou desmontagem de andaimes deve ser feita atravs de cordas ou sistemas prprios de iamento. No permitido lanar peas em queda livre. 3.3.4 No se deve permitir que pessoas trabalhem em andaimes sob intempries, tais como chuva ou vento forte. 3.3.5 Os servios em andaimes nunca devem ser realizados por uma nica pessoa. Deve haver pelo menos uma outra pessoa no local de servio para auxili-la em caso de emergncia. 3.3.6 Equipamentos de proteo individual, como capacetes, cintures de segurana, outros, devem ser utilizados sempre que necessrios. Estes equipamentos devem estar em bom estado e disposio dos trabalhadores a qualquer tempo. 3,3,7 As pessoas que trabalham em andaimes suspensos a mais de 2,00 m do solo devem estar com os cintures de segurana, com sistemas trava-quedas, ligados a um cabo de segurana, com sua extremidade superior fixada na construo, independente da estrutura do andaime. 3.3.8 Deve haver a proteo com tela dos andaimes, para aparar a queda eventual de materiais, bem como com plataforma de proteo na altura do primeiro p-direito.

4.4 Andaimes em balano 4.4.1 Os andaimes em balano no incluem as plataformas sustentadas por cabos de ao. 4.4.2 O sistema de fixao do andaime em balano estrutura existente deve garantir que o momento resistente seja no mnimo igual a trs vezes o momento solicitante, 4.4.3 A estrutura do andaime em balano deve ser calculada e projetada para as cargas solicitantes, em cada caso. 4.4.4 Durante a montagem deve ser garantida rea totalmente bloqueada circulao, sob a sua projeo ampliada em 3,00 m para cada lado. 4.4.5 Todos os elementos do andaime devem ser fixados, no sendo permitidas, sob hiptese alguma, peas soltas. 4.4.6 A estrutura do andaime deve ser convenientemente contraventada e ancorada, obtendo-se ausncia total de oscitaes.

4.5 Andaimes simplesmente opoiados

4.5.1 Podem ser metlicos ou de madeira e devem ter os montantes apoiados sobre bases capazes de resistir s cargas transmitidas, e compatveis com a resistncia do solo. 4.5.2 A estrutura deve ser convenientemente contraventada e ancorada ou estaiada, obtendo-se ausncia total de oscilaes. A freqncia dessas amarraes para os andaimes de fachada deve ser de no minimo uma para cada 36,00 m2, distando entre si no mximo 6,00 m em ambas as direes. Os montantes devem estar perfeitamente aprumados. 4.5.3 permitido o trabalho em andaimes apoiados sobre cavaletes, desde que sua altura no ultrapasse 2,00 m do piso em que se apia, e sua largura seja no mnimo igual a 0,60 m. 4.5.4 Em andaimes de madeira recomenda-se que os montantes no tenham seo com lado menor que 0,075 m ou dimetro inferior a 0,085 m, contraventados, e que sua allura no exceda a 12,00 m, sem projeto especfico. Os pregos utilizados em andaimes de madeira nunca devem ser menores que 18 x 27(3 mmx 60 mm). 4.5.5 Em andaimes metlicos os montantes devem ter espessura de parede mnima igual a 2,65 mm e dimetro mnimo de 42,20 mm1. 4.5.6 As plataformas de servio nos andaimes devem ter uma largura mnima de 0,60 m com altura livre mnima de 1,75 m. 4.5.7 Antes de se instalar qualquer aparelho de iar material, deve ser escolhido o ponto de aplicao, de modo a no comprometer a estabilidade e segurana do andaime.

4.5.8 Todo o andaime deve prever acesso adequado para o pessoal em todos os niveis, sem comprometer a livre circulao e a segurana das pessoas. Os acessos verticais devem ser em escada, podendo ser do tipo marinheiro, incorporada ao sistema de andaime ou atravs de torre de acesso prpria. 4.5.9 Os andaimes mveis devem prever que o sistema utilizado na movimentao do conjunto (rodizios ou similares) resista a pelo menos uma vez e meia o peso mdio do andaime com sobrecargas. No caso de rodizios, estes no podem ser de dimetro menor que 0,13 m, e devem ser providos de trava. 4.5.10 A estrutura do andaime mvel deve prever contraventamento conveniente para suportar os esforos durante a sua movimentao, sem se deformar, e ser fixada e amarrada antes de sua utilizao, 4.5.11 O andaime mvel deve ser formado por um conjunto rgido, sem elementos soltos que podem representar riscos de queda ou desmonte durante a sua movimentao. Durante a movimentao deve ser observado que o conjunto esteja perfeitamente equilibrado, sem risco de tombamento. No deve ser permitida a movimentao de andaimes com pessoas, ou materiais soltos, em qualquer ponto deste. 4.5.12 Nenhum andaime mvel pode ter a sua altura maior que quatro vezes a menor dimenso da base.

4.5.13 Para andaimes mveis de madeira, a ligao entre montantes, travessas, contraventos e longarinas deve ser obrigatoriamente com parafusos passantes, tipo francs ou mquina. 4.5.14 Os andaimes mveis devem estar permanentemente travados, exceto no momento de seu deslocamento.

Montagem de andaimes
Primeiro Passo Deve-se posicionar 02 postes na distncia desejada, para que seja travada a travessa nos postes. Poste

Travessa

Montagem de andaimes
Segundo Passo Anel Aps travados os 02 postes da fase inicial, puxase a segunda travessa para se colocar o terceiro poste, formando assim o L, que ir facilitar a colocao do quarto poste, travando-as em seguida. Aps serem travados e fechado o anel do andaime, deve-se colocar os calos de madeira, para melhor distribuir as cargas do andaime ao solo. A cada 2 m deve ser formado um anel para travar o andaime. Calo de madeira

Montagem de andaimes
Terceiro Passo Escada de acesso Completadas as fases anteriores, deve-se dar ateno ao acesso plataforma do andaime, ou seja, formar a escada de acesso colocando travessas na posio da orelha do poste travandoas em seguida. Aps definir o nvel do piso de trabalho, deve-se colocar e travar as travessas na posio das orelhas do poste, formando o anel superior, para que seja colocada as tbuas em seguida, esta fase chamada de forrar os adaimes. Plataforma de trabalho

Montagem de andaimes
Guarda-corpo Quarto Passo Colocar e travar as travessas para que seja formado os guarda-corpos na plataforma de trabalho. Todo andaime deve dispor de guarda-corpo duplo. Colocar quebra vo nas travessas de apoio as tbuas para dar maior segurana ao usurio do andaime. Quebra vo

Rodap

Montagem de andaimes
Quinto Passo

Estamos j na fase final da montagem, devemos formar a plataforma de trabalho, colocando tbuas e travando-as em seguida com as travessas, travando-as sob as pontas das tbuas.
Travadas as tbuas, deve-se colocar o rodap na plataforma de trabalho. Agora o andaime j esta pronto para ser usado com segurana.

Travessa travando as tbuas

Tabela de Suportao de Peso


SUPORTAO DE PESO SOBRE ANDAIMES
ANDAIME TIPO TORRE SIMPLESMENTE APOIADA
LARG m COMP. m ALT m CARGA DISTRIBUI CARGA DA P/ m - kg NO PISO kg

ITENS A SEREM INSPECIONADOS

1,05 1,05 1,80 1,80 2,40

1,80 315,00 2,40 256,00 1,80 183,75 2,40 149,33 2,40 112,00 OBS.: Travar com diagonais a cada 6

595,35 645,12 595,35 645,11 645,12 m.

ALTURA MXIMA DO ANDAIME SEM TRAVAMENTO NA ESTRUTURA PERMITIDO PELA NR 18

LARG m

ALTURA m

1,05 1,50 1,80 2,10 2,40

4,20 6,00 7,20 8,40 9,60

1. O andaime no est obstruindo sadas de emergncia, vlvulas, hidrantes, extintores? 2. O andaime est montado com afastado das linhas eltricas? 3. Os guarda-corpos esto adequados? 4. O piso est sem frestas? 5. O andaime est nivelado? 6. O andaime sobre rodas est travado? 7. O andaime sobre rodas est com sistema de travamento adequado? 8. O andaime possui placa de base? 9. O andaime est devidamente travado com as diagonais? 10. O andaime est devidamente travado externamente? 11. O andaime est com rodap? 12. O acesso ao andaime est correto?

AT 15 m

Segurana na Montagem de Andaimes


NR 6 Equipamento de Proteo Individual
De acordo com a NR-6 da Portaria n 3214 de 8 de junho de 1978, do Ministrio do Trabalho e Emprego, considera-se Equipamento de Proteo Individual EPI: Todo dispositivo de uso individual destinado a proteger a sade e a integridade fsica do trabalhador. A empresa obrigada: Fornecer aos empregados, gratuitamente, EPI adequado ao risco; Em perfeito estado de conservao e funcionamento; Treinar o trabalhador sobre o uso adequado, guarda e conservao.

Segurana na Montagem de Andaimes


CLT Consolidao das Leis de Trabalho / Captulo V Segurana e Medicina do trabalho / Seo IV - do equipamento de proteo individual Art.166 - A empresa obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, equipamento de proteo individual adequado ao risco e em perfeito estado de conservao e funcionamento, sempre que as medidas de ordem geral no ofeream completa proteo contra os riscos de acidentes e danos sade dos empregados. No uso dos EPIs Considerar o EPI um empecilho produo; Considerar o EPI uma ofensa a suas habilidades; Considerar que o EPI reduz seus movimentos;

Epis utilizados na Montagem


Capacete

Protetor auricular

culos de segurana

Montagem de andaimes
Cinto de Segurana PQD

Luva de vaqueta

Calado em couro

A no utilizao do EPI, resulta em leses srias.

O EPI ameniza a leso, mais o acidente pode ocorrer.

Cuidados na montagem
Sempre amarrar a chave catraca, afim de evitar que em caso de queda acidental, atinja algum.

Isolar toda a rea durante a montagem e desmontagem, com corda de cizal e placas de segurana.
Seguir os procedimentos de segurana na montagem. No improvisar recursos ao andaime. Cada material tem sua funo e deve ser utilizado ao qual foi projetado. Sempre certificar-se que a rea a ser montada est segura para realizar a montagem. No montar andaimes obstruindo hidrantes, vlvulas, painis, rotas de fuga. Ateno deve ser tomada para reas prximo a rede eltrica. Manter comunicao entre os montadores, principalmente durante a entrega de material.

Fases da Atividade
1- TRANSPORTAR/ INSTALAR MATERIAL

Riscos
1.1- Leses diversas/ Prensamentos/ Corpo estranho nos olhos 1.2- Queda de material no trajeto 1.3- Queda de materiais/ Rompimento de cabos/ Queda de pessoas na movimentao vertical

Medidas Preventivas
1.1.1- No permanecer em posio de risco, expondo partes do corpo 1.1.2- Utilizar luvas de proteo, culos de segurana contra impacto, botina e capacete. 1.1.3- Utilizar somente ferramentas em perfeito estado de conservao. 1.2.1- Posicionar/ fixar corretamente todo o material no caminho/ carro de mo. 1.3.1- Verificar se os cabos, cintas manilhas e demais equipamentos esto em perfeito estado de conservao. 1.3.2- Somente efetuar operao de equipamentos de guindar empregados treinados e credenciados. 1.3.3- Verificar se os equipamentos so compatveis com o tipo e peso da carga a ser movimentada. 1.3.4- Utilizar cinto de segurana durante o manuseio de materiais no fosso das talhas e manter controle da talha fixado com ala.

Fases da Atividade
2- MONTAGEM E DESMONTAGEM DE ANDAIMES

Riscos
2.1- Contato com materiais cortantes e perfurantes/ Prensamentos/ Corpo estranho nos olhos 2.2- Queda de pessoas/ Queda de materiais 2.3- Danificar equipamentos, instrumentos etc

Medidas Preventivas
2.1.1- No expor partes do corpo em posio de possveis prensamentos 2.1.2- Utilizar EPIs especficos. 2.1.3- Utilizar preferencialmente tubos para fixao dos pranches de andaime. 2.1.4- Imediatamente aps a retirada de pranches ou outros materiais travados com pregos efetuar a retirada dos pregos e acondicionamento em caixas especficas ou rebater-los. 2.2.1- Utilizar cinto de segurana com talabarte duplo, estando sempre com, pelo menos, uma das cordas de segurana atracadas em pontos de ancoragem firmes, se necessrio instalar cabo guia. 2.2.2- As ferramentas utilizadas durante a montagem e desmontagem devero estar amarradas. 2.2.3- A montagem de andaimes dever ser efetuada somente por profissionais capacitados. 2.2.4- Toda a rea de risco dever estar devidamente isolada e sinalizada quanto aos riscos existentes. 2.2.5- No permanecer sob peas elevadas manualmente ou cargas suspensas. 2.2.6- No fixar o cinto de segurana em tubulaes de fibra, eletrodutos e leitos de cabos. 2.3.1- Manter ateno ao movimentar materiais para no atingir instrumentos, cabos etc. 2.3.2- Verificar com a operao e registrar as interferncias com os equipamentos da rea.

Fotos de Insegurana

Fotos de Insegurana

Fotos de Insegurana

Fotos de Insegurana

Fotos de Insegurana

You might also like