You are on page 1of 15

FORMAO DO ESTADO MODERNO

As principais fases do Estado Moderno


O Estado Moderno teve incio com a transio da Idade Mdia para a Idade Moderna, perodo em o Feudalismo perdeu foras e o rei concentrou foras at o extremo do Absolutismo. Esta transio foi acompanhada por outras grandes transformaes de ordem cultural e religiosa: o Renascimento e a Reforma da Igreja.

Renascimento
O termo renascimento, ou renascena, faz referncia a um movimento intelectual e artstico surgido na Itlia, entre os sculos XIV e XVI, e da difundido por toda a Europa. concepo medieval do mundo se contrape uma nova viso, emprica e cientfica, do homem e da natureza. A ideia de um 'renascimento' ocorrido nas artes e na cultura relaciona-se revalorizao do pensamento e da arte da Antigidade clssica e formao de uma cultura humanista.

Reforma da Igreja ou Contrarreforma


Contrarreforma, tambm conhecida por Reforma Catlica o nome dado ao movimento criado no seio da Igreja Catlica em resposta Reforma Protestante iniciada com Lutero, a partir de 1517.

Na passagem do Feudalismo para o Capitalismo, ocorreram muitas mudanas tanto na economia, na igreja, nas cidades, como tambm, e principalmente, no homem, tornando- o mais crtico e menos teocentrista.

A ascenso do "Estado moderno", como um poder pblico que constituem a suprema autoridade poltica dentro de um territrio definido dentro da Europa Ocidental est associado a gradual desenvolvimento institucional que comea no final do sculo XV, culminando com a ascenso do absolutismo e do capitalismo.

ABSOLUTISMO

Historicamente, o absolutismo remete a um determinado tipo de regime poltico que, em geral, predominou na Europa entre os sculos 16 e 18.

Sua consolidao coincidiu com o fim do perodo medieval e o incio da modernidade, sendo, assim, expresso poltica de um novo modelo de Estado que surgia naquele momento de transio: o Estado Absolutista.
O Absolutismo foi o regime da centralizao: os soberanos passaram a concentrar todos os poderes, ficando os cidados excludos de qualquer participao e controle na vida pblica.

A base social do Absolutismo era o privilgio: honras, riquezas e poderes eram reservados a um pequeno grupo de pessoas. Eram: privilgios sociais (acesso exclusivo a cargos, oficialato no exrcito, colgios, distino nas vestes...); privilgios jurdicos (direito de passar testamento, tribunais e penas especiais); privilgios econmicos (isenes de impostos que recaam sobre os pobres).

OS ESTADOS ABSOLUTISTAS REALIZAM:


A CENTRALIZAO ADMINISTRATIVA; CRIAM EXRCITOS PERMANENTES; PROCURAM FIRMAR AS FRONTEIRAS NACIONAIS; EMPREENDEM POLTICAS MERCANTILISTAS E COLONIAIS; TORNAM SEUS PASES POTNCIAS EUROPIAS.

Tericos do absolutismo

Jacques Bossuet, Thomas Hobbes e Nicolau Maquiavel: expoentes do pensamento absolutista

Entre os principais pensadores do absolutismo, podemos dar destaque obra do italiano Nicolau Maquiavel, autor de O prncipe; do pensador britnico Thomas Hobbes, autor de Leviat; o jurista francs Jean Bodin, criador de Os seis livros da Repblica; e Jacques-Bnigne Bossuet, telogo francs autor de Poltica Segundo a Sagrada Escritura.

FAZER ATIVIDADE COM OS ALUNOS NO DIDTICO

Elaborado desde os fins da Idade Mdia, o absolutismo predominou no continente europeu at o sculo XVIII. Nessa poca, a disseminao dos valores iluministas e o advento da Revoluo Francesa, refutaram a existncia de uma estrutura de poder centralizada e assentada em justificativas religiosas. A partir daquele momento, o absolutismo perdeu seu espao e ficou conhecido como o Antigo Regime.

SEXTA-FEIRA, 2 DE OUTUBRO DE 2009 Monarquias absolutas na atualidade Arbia Saudita; Bahrein; Sultanato de Brunei - uma Monarquia islmica e quem manda no pas o Sulto; Qatar; Suazilndia; Vaticano.

Ainda h outras, que j esto sob a forma de Monarquia constitucional, como a Jordnia e Arbia Saudita. Esses pases, apesar de serem monarquias constitucionais, quem manda realmente e emite os decretos reais a famlia real, que age independentemente da aco do Parlamento.

You might also like