You are on page 1of 36

Instituto de Cincias Ambientais e Desenvolvimento Sustentvel

Universidade Federal da Bahia

A Saga dos Planos Heterodoxos: A Economia Brasileira de 1985 a 1994


Iad104 Economia I
Prof. Dr. Mrcia De Liberal

1
Jany Gleisse Karina Costa Laade Lima Vildete Silva

A Saga dos Planos Heterodoxos: A Economia Brasileira de 1985 a 1994


Plano heterodoxos: 1985 at o momento Entre os Planos que se destacaram: Cruzado 1986 Bresser 1987 Vero 1989 Collor I e II 1990 / 1991

Esses planos tinham por base o diagnstico da inflao inercial, trazendo como principal elemento o congelamento dos preos.

A Saga dos Planos Heterodoxos: A Economia Brasileira de 1985 a 1994


Ao longo dos planos, os agentes foram aprendendo com a lgica do perodo - a cada insucesso um novo plano viria assim, os agentes precaviam-se de novos congelamentos, provocando uma constante acelerao inflacionria.

Todo esse processo que ocorreu se deu em um ambiente de democratizao, que colocava novas presses politicas e sociais. Exemplo: a constituio de 88 que dificultou ainda mais a estabilizao.

A Saga dos Planos Heterodoxos: A Economia Brasileira de 1985 a 1994

Governo Sarney: maro de 1985 a maro de 1990

O governo da dcada perdida

Governo Sarney: maro de 1985 a maro de 1990


Principal objetivo: foi conciliar a reformulao das instituies polticas em um sentido democrtico representativo e de encontrar solues para manter uma estabilidade econmica. Desafio do primeiro governo da Nova Repblica era conter a inflao dos preos, que em 1985 chegou a 235% ao ano.

Plano Cruzado
Principais medidas: congelamento de preos; substituio da moeda corrente do pas, do cruzeiro para o cruzado; gatilho salarial. Melhoria nas condies de vida;

Popularidade;
Transformou preos. a populao em fiscais de

Plano Cruzado
Plano econmico lanado em 28 de fevereiro de 1986, durante o governo de Jos Sarney. Tinha como principal objetivo a reduo e controle da inflao, que na poca era muito elevada.

Principais Medidas Econmicas


Salrio convertido pelo poder de compra dos ltimos seis meses + abono de 8% e 16% para salrios mnimo; Congelamento de Preos no nvel de 28/02/86;

Taxa de Cmbio fixada no nvel de 27/02;


Aluguis com valores mdios recompostos por meios de fatores multiplicativos com base em relaes mdia-pico;

Substituio das ORTNs pelas OTNs ; Contratos ps fixados , os juros acima da correo monetria transformaram se em juros nominais; Contratos pr-fixados , introduziu-se a tablita.

10

Efeitos na Economia
Primeiros Meses: Queda abrupta na taxa de inflao, com bnus polticos ao governo; Crescimento econmico no imediato ps plano; Estmulo demanda interna ( fato que tenderia a aumentar as dificuldades do plano de estabilizao e a manuteno do congelamento);

11

Efeitos na Economia
Fatores que explicam o aumento da demanda: Aumento do salrio real; Expanso exagerada da oferta da moeda; Iluso Monetria; Diminuio no recolhimento do imposto; Consumo reprimido durante a recesso; Preos defasados;

Expanso de crdito;

12

Efeitos na Economia
Expanso da demanda = escassez de produtos.

Tentativa de resoluo sem abrir mo do congelamento utilizando de instrumentos tais como: Isenes de impostos, subsdios, liberao da importao de produtos alimentcios etc.
Fora de controle o congelamento foi se tornando incuo e as tentativas de mant-lo acabavam rebatendo no lado fiscal e nas contas externas do pas.

13

Efeitos na Economia
O Cruzadinho implantado em 24/06;
Recusa pelo fim do congelamento; Tentativa de corrigir o desequilbrio pelo lado da oferta; Clima de fim do cruzado levou a um grande aumento do consumo; Piora nas contas externas.

14

Cruzado II
Liberao dos preos dos produtos e servios; Reajuste dos aluguis proprietrios e inquilinos; negociados entre

Alterao dos clculo da inflao;


Impostos das bebidas e cigarros foram reajustados; As exportaes caram enquanto as importaes aumentavam, esgotando as reservas cambiais; Em abril de 87 a inflao superou os 20% a.m., o que levou a queda do ministro Funaro a posse de Bresser;
Segundo Sarney em seu site: http://josesarney.org

o Cruzado II foi o maior erro que cometemos no governo e por ele, paguei muito caro.

15

O Fim do Cruzado
Seu fracasso pode ser atribudo: A durao excessiva do congelamento.

Aos fatores que provocaram o crescimento descontrolado da demanda e o descaso pelas contas externas.

16

Plano Bresser
O novo ministro da Fazenda, empossado em maio de 1987, foi o economista Luiz Carlos Bresser Pereira; O seu plano de estabilizao que combinava medidas heterodoxas j adotadas no Plano Cruzado com medidas ortodoxas; No tinha por objetivo a inflao zero, nem eliminar a indexao, apenas deter a acelerao inflacionria e evitar a hiperinflao.

17

Principais Medidas do Plano Bresser


Congelamento de preos e salrios por 90 dias, seguido de fase de flexibilizao para corrigir distores e, finalmente, liberao para permitir o funcionamento do sistema de preos de mercado; Poltica monetria de juros altos; Adoo de desvalorizao do cmbio real por pouco tempo; Criao da URP (Unidade de Referncia de Preos). Era um indexador para preos e salrios que era reajustado conforme o IPC mdio do trimestre anterior, com o objetivo de controlar sua elevao.

18

Resultados do Plano Bresser


O Plano Bresser fracassou rapidamente; A inflao caiu de quase 26% em junho de 1987 para um dgito no perodo de julho a setembro; Mas, nos meses seguintes, ela voltou a se situar em um patamar acima de 10% e chegou a 16% no final do ano; A inflao acumulada em 1987 atingiu mais de 400% ao ano.

19

Resultados do Plano Bresser


Enquanto isso, a taxa de crescimento do PIB, que atingiu 8% em 1986, caiu para 2,9% em 1987 O balano comercial atingiu um supervit de 11 bilhes de dlares, recuperando-se em relao ao ano anterior (mas foi menor do que os supervits de 84 e 85) As reservas internacionais relao ao ano de 1986 melhoraram em

20

Plano Vero
Ao longo de 1988, o Ministro Mailson adotou a chamada poltica feijo com arroz; 1. a inflao de 1988 mais do que duplicou em relao taxa de inflao de 1987. O IGP atingiu o patamar de quatro dgitos (1037,6%); 2. a base monetria se expandiu 622,3%. No perodo 1984/1986, ela tinha crescido abaixo de 300% e, em 1987, ela cresceu 181%. Isto significa que a poltica monetria do Plano Vero no foi contracionista; 3. O balano comercial apresentaria um excelente desempenho, com saldo recorde de 19 bilhes de dlares 4. As reservas internacionais ficaram em 9,3 bilhes de dlares, cerca de 25% acima daquelas verificadas em 1987; 5. A economia praticamente estagnou e o dficit pblico chegou a quase 9% do PIB

21

Medidas do Plano Vero


Em janeiro de 1989, ocorreu a ltima tentativa de congelamento de preos do governo Sarney: o Plano Vero (mera reedio dos Medidas do Plano Vero Planos Cruzado e Bresser).

1. Criao de uma nova moeda: o cruzado novo (com corte de trs zeros);
2. Extino da OTN e da URP e criao da BTN (bnus do Tesouro Nacional); 3. Uso da tablita de converso; 4. Reduo dos gastos com investimentos do setor estatal.

22

Medidas do Plano Vero


5. Simplificao no IRPF e rebaixamento de alquotas => pequena elevao na arrecadao de tributos

6. Manuteno da defasagem cambial iniciada com o Plano Cruzado. Esta defasagem era de 20% em 1989. Isto prejudicou o desempenho das exportaes (ainda assim, elas atingiram 16 bilhes de dlares neste ano); 7. Crescimento da base monetria em 1.754,2% (triplicou em relao ao ano anterior). Isto indicou que o governo no restringiu o uso de emisses para financiar o dficit pblico;
8. Apesar do congelamento temporrio de preos e salrios, houve uma queda da inflao mensal apenas por um breve perodo. O IGP acumulado de 1989 atingiu os 1.782,9%.

23

Desempenho da Inflao

24

Resultados do Plano Vero


No incio de 1990, ainda na gesto Malson e no final do governo Sarney, a inflao mensal chegou no perodo de janeiro a maro, a 71,9%, 71,7% e 81,3% (IGP);

25

Governo Collor/Itamar Franco

Fernando Collor de Mello (1990-1992) 32 Presidente da Repblica


Itamar Franco (1992-1994)

26

Plano Brasil Novo ou Plano Collor


Plano Collor I 1990 -Cruzeiro CR$ Inflao de 1100% Bloqueio da liquidez dos haveres financeiros; Queda da inflao 70% ao ms em Janeiro e em Fevereiro, para 10% voltando a crescer 20% a.m Iniciou com medidas anti-inflacionrias, de abertura comercial e de controle da crise fiscal Adotou um plano que visava romper com a indexao da economia

27

Principais Medidas:
I- Reforma Monetria Reduo da economia pelo bloqueio: metade dos depsitos vista; 80% das aplicaes de overnight e fundos de curto prazo e poupana 70%. II- Reforma Administrativa e Fiscal Objetivo: Ajuste fiscal de 10% do PIB, eliminando um dficit de 8% em 1989 e gerar um supervit de 2% em 1990.

28

Principais Medidas:
III Congelamento de preos e desindexao dos salrios em relao inflao passada;

IV Mudana do regime cambial para um sistema de taxas flutuantes;


V Mudana na poltica comercial incio da liberalizao do comrcio exterior, reduo das tarifas de importao em mdia de 40% para menos de 20%.

29

Reforma Fiscal
Reduo do custo da dvida pblica;
Suspenso dos subsdios; Incentivos fiscais e isenes; Ampliao da base tributria; Tributao das grandes fortunas; IOF extraordinrio sobre o estoque de ativos financeiros; Fim do anonimato fiscal.

30

Reforma Administrativa
Promover programas de privatizaes;
Melhoria dos instrumentos fiscalizao e de arrecadao; Maior controle estaduais; sobre os de

bancos

Aumentar eficincia da administrao do setor pblico;

Reduzir gastos.

31

O confisco da liquidez a grande ncora do plano;


Inflao de 1100% e caminhava para 2500% (FGV)

32

Plano Collor II (1991)


Eliminar o overnight e substitu-lo pelo fundo de aplicao financeira (FAF); 43% para ttulos pblicos;

13% para ttulos de desenvolvimento econmico;


Taxa referencial (TR); Congelamento de preos e salrios;

33

Plano Marclio ou Plano Nada

Plano Marclio ou Plano Nada Altas taxas de juros; Preos liberados, tendo que recorrer ao Fundo Monetrio Internacional (FMI): Dois bilhes para manter a estabilidade; Processo de Impeachment.

34

Itamar Franco (1992-1994)

Fases do Plano Real 1- Ajuste Fiscal (1993) Imposto provisrio financeira (IPMF); sobre movimentao

Plano de Ao Imediata (PAI)

35

2 - Indexao da economia, Unidade real de valor (URV) (1993 e 1994) - Crescimento do fluxo de capitais; Ampliao das reservas;

Maior abertura comercial

3 Reforma Monetria Transformao da URV em Reais (R$). (Julho/1994)

- A Inflao 916% 1994, caiu para 22,41% no ano seguinte.

36

You might also like