You are on page 1of 66

Todo processo de fabricao de peas metlicas tem incio em um processo de solidificao.

Pode ser: Por formao de solues substucional ou intersticial Por formao de misturas heterogneas

Classificao das solues: Totalmente miscveis (ex. gua + lcool, CuNi) Totalmente imiscveis (ex. gua + leo, PbCu) Miscibilidade parcial (ex. gua + acar, gua + sal, SnPb) LIMITE DE SOLUBILIDADE - a concentrao mxima de tomos de soluto que pode se dissolver no solvente para formar uma soluo slida, a um dada temperatura especfica.

So condies necessrias, mas no suficientes para que dois metais apresentem solubilidade total: 1) Tamanho: diferena entre raios < 15% 2) Estrutura cristalina: deve ser a mesma 3) Eletronegatividade: deve ser semelhante 4) Valncias: devem ser iguais

Poro de matria que se diferencia de outra em termos de estrutura ou composio. fisicamente homognea e perfeitamente distinguvel. Uma fase identificada pela composio qumica e microestrutura. A interao de 2 ou mais fases em um material permite a obteno de propriedades diferentes. possvel alterar as propriedades do material alterando a forma e distribuio das fases.

Controle dos procedimentos utilizados em tratamentos trmicos, prediz as transformaes de fases; Informar sobre as propriedades dos materiais e a microestrutura em funo da temperatura e da composio qumica; A microestrutura de uma liga est relacionado s caractersticas do seu diagrama de fases; Fornece informao valiosas sobre os fenmenos da fuso, fundio, cristalizao. MICROESTRUTURA caracterizada pelo nmero de fases presentes, suas propores e o modo pela qual esto distribudas ou organizadas.

Determina as fases presentes para qualquer temperatura e composio, desde que a liga esteja em equilbrio. O equilbrio termodinmico descrito em termos da energia livre. Um sistema est em equilbrio se sua energia livre se encontra em um valor mnimo para alguma combinao especfica da temperatura, presso e composio. Ou seja, as caractersticas do sistema no mudam ao longo do tempo. SISTEMA ESTVEL.

EQUILBRIO DE FASES constncia no que se refere s caractersticas da fase de um sistema em relao ao tempo. As fases em equilbrio so representados pelas letras gregas no diagrama de fases. Sistema metaestvel (ou estado de no-equilbrio) so sistemas slidos em que um estado de equilbrio nunca completamente atingido, pois a taxa na qual se chega o equilbrio extremamente lenta.

Energia Livre (G) so iguais para as fases lquida e slida.

Gs=GL

So obtidas curvas trmicas para diferentes teores de soluto

ISOMORFOS completa solubilidade dos dois componentes nos estados lquido e slido. LINHA LIQUIDUS determina o lugar geomtrico das temperaturas acima das quais tem-se somente lquido. LINHA SOLIDUS determina o lugar geomtrico das temperaturas abaixo das quais tem-se somente slido.

O diagrama de fases fornece informao sobre os seguintes critrios de anlise da microestrutura: FASES PRESENTES localiza-se a temperatura e composio desejada e verifica-se o nmero de fases presentes. COMPOSIO QUMICA DAS FASES usa-se o mtodo da linha de coneco (isoterma) PROPORO DAS FASES quantidades relativas das fases. -> REGRA DA ALAVANCA

Proporo das fases Fase lquida

L =S R+S
Fase slida

L = C-C0 C-CL

S =R R+S

S = Co-CL C-CL

A microestrutura s segue o diagrama de equilbrio para velocidades de solidificao lenta (difusional). Na prtica, no h tempo para a difuso completa e as microestruturas no so exatamente iguais s do equilbrio. O grau de afastamento do equilbrio depender da taxa de resfriamento. Como conseqncia da solidificao fora do equilbrio temse a segregao (a distribuio dos dois elementos no gro no uniforme).

centro do gro

- Mudana na composio das fases durante o processo de solidificao. - A distribuio dos dois elementos no gro no uniforme. Ex.: o centro do gro mais rico do elemento com o elemento de maior ponto de fuso.

Representa um critrio para o nmero de fases que ir coexistir dentro de um sistema que se encontra em condies de equilbrio. expressa por: P+F=C+N P nmero de fases presentes. F graus de liberdade. C nmero de componentes. N quantidade de variveis do processo que no esto relacionadas com a composio (ex. temperatura e presso).

Reao euttica:

L+ EUTTICO vem do grego e significa de fcil fuso Neste caso a solidificao processa-se como num metal puro, no entanto o produto 2 fases slidas distintas. Microestrutura euttica lamelar com camadas alternadas de e . Ocorre desta forma porque o menor percurso para difuso.

REAO EUTETIDE quando uma fase slida se transforma em outras 2 fases slidas. +

REAO PERITTICA quando uma fase slida + uma fase lquida transforma-se em outra fase slida. +L

Envolve 3 fases em equilbrio.

HIPOEUTTICO composio menor que o euttico. HIPEREUTTICO composio maior que o euttico.

As fases , e , so solues slidas com carbono intersticial. O diagrama possui 2 estruturas ferritcas, uma a alta temperatura (ferrita ), e outra a baixa temperatura (ferrita ) e ambas possuem estrutura CCC. A fase austentica (), possui estrutura CFC. O ferro puro possui temperatura de fuso de 1534C.

Ferro puro: at 0,02% de carbono. Ao: de 0,02% at 2,06% de carbono. Ferro Fundido: de 2,1% at 4,5% de carbono. Fe3C (cementita): forma-se quando o limite de solubilidade do carbono ultrapassado (6,7% de C).

Ferrita

Austenita

Teor de carbono: 0,02-0,08% Estrutura: perlita + ferrita , as quantidades variam conforme o %C. Partes claras: preutetide ferrita.

Teor de C: 0,8-2,06% Estrutura: cementita + perlita , suas quantidades variam conforme a %C. Partes claras: preutetide cementita.

You might also like